Sistemas de Suporte à Tomada de Decisão

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Temos então como pergunta de pesquisa “Como os sistemas de apoio a decisão podem auxiliar na gestão empresarial”, dessa forma o objetivo geral do trabalho é, através da análise da literatura demonstrar como sistemas de apoio a decisão tem trazido vantagem competitiva para as organizações com relação a gestão empresarial. Palavras-chave: gestão; sistemas de apoio da decisão; mineração de dados; BI. ABSTRACT The evolution of computing and information systems has allowed the automation of several tasks, making companies more competitive through the ability to collect and evaluate a large amount of data. However, this requires systems to support decision making, as well as greater harmony between the information technology sector and the rest of the company. Thus, tools such as BI and data mining were created, which assist in the decision-making process.

Assim, quando a TI está alinhada com os processos da empresa a mesma pode ser utilizada de forma estratégica de forma a gerar maior valor para a organização, tal fato pode ser visualizado na Figura 1. Figura 1: Valor da TI (Magalhães e Pinheiro, 2007). Podemos ver isso com clareza no meio digital, onde todos prezam por agilidade e eficiência nos sistemas e processos, colocando dessa forma o usuário do centro e valorizando sua mobilidade e acesso aos recursos. Podemos citar nesse contexto diversos setores, tais como bancos, compras online, rastreio de pedidos, transporte, redes sociais, troca de mensagens, compartilhamentos em geral, entre outros. Dessa forma, Campos Filho (1994) cita que a tecnologia da informação qualifica diversas práticas de trabalho nas organizações, sendo considerado também um diferencial e ponto de partida para inovações que podem garantir a sobrevivência dos negócios.

Muitos sistemas, como os Data Warehouse, tem dados sendo obtidos de diferentes fontes. No segundo nível temos uma evolução do dado, que já engloba que ele se transforme em uma informação, como por exemplo ele dentro de um contexto, relatório ou junto a outros dados. No terceiro nível temos o conhecimento que é gerado através da análise das informações, como por exemplo a quantidade de leitos hospitalares sobrando em determinada cidade (necessário ter acesso aos dados de todos os hospitais). E por fim, no quarto e último nível temos a sabedoria gerada através do conhecimento, que em um caso presente seria a decisão dos governadores em limitar atividades não consideradas essenciais conforme demais informações como: ocupação de leitos hospitalares, evolução de surtos, tempo médio de recuperação, entre outros.

Os sistemas de apoio a decisão passam ainda por 6 etapas do processo decisório, conforme Uris (1989), cujo objetivo é definir os objetivos da pesquisa, os dados que devem ser coletados para isso bem como as hipóteses que serão verificadas. Uma grande vantagem do BI é que ele apresenta os resultados em tempo real e também permite a análise de dados históricos, em geral, fazendo com que os gestores possam manipular e navegar pelos dados conforme o nível de abstração que desejam, o que é feito através de dashboards tal como demonstrado na Figura 3. Figura 2: Exemplo de dashboard (Melo e Pelissari, 2016). Dessa forma os sistemas BI podem ser implementados no funcionamento das organizações em qualquer nível operacional, com o objetivo de auxiliar os gestores a realizarem monitoramentos, gerenciar metas, verificar indicadores, entre outros, conforme Piedade (2011).

No nível estratégico, por exemplo, podem ser apontados indicadores de como a companhia está se saindo em determinado período e no operacional uma análise mais detalhadas quanto as atividades diárias, tal como nível de material perdido. MINERAÇÃO DE DADOS Conforme Tan et al. • Árvore de decisão: seu resultado final é similar a um fluxograma, apresentado na Figura 4, e sua finalidade é a demonstração de regras. Dependendo do modelo de dados tende a ficar muito complexa. Figura 4: Exemplo de árvore de decisão para pasto sujo/ limpo. Fonte: Neves, 2017. • Classificação: O objetivo da classificação é organizar e separar os objetos em grupos pré-definidos, onde cada conjunto contém diversos atributos e um deles é a classe. Fonte: Melo e Pelissari, 2016. A instituição visulizando que essa falta de informações em tempo hábil poderia impactar nos negócios em um futuro próximo decidiu investir em uma forma de inteligência de negócios que pudesse extrair as informações relevantes dos dados armazenados nos bancos de dados, tal como o BI.

Dessa forma, a empresa desejou realizar a implementação de um sistema de através da ferramenta QlikTech que seria utilizada por todos os setores da empresa com o objetivo de tentar antecipar os problemas, conhecer melhor a concorrência, parceiros, fornecedores e clientes e isso tudo permite que a empresa tenha autonomia no seu mercado de atuação e no ambiente competitivo como um todo. A ferramenta já vinha sendo utilizada pela empresa nas áreas de controladoria, de forma que a empresa decidiu expandir o uso da mesma para os outros setores de forma a utilizar uma única ferramenta centralizada. Foi necessário a realização de análise dos dados brutos para que se escolhessem os que seriam utilizados, e somente então foram implementados alguns dos indicadores que a empresa desejava avaliar, tal como apresentado na Figura 6.

CAZARINI, E. A Evolução do Processo Decisório. Encontro Nacional de Engenharia de Produção. CHOO, C. W. L. PINHEIRO, W. B. Gerenciamento de Serviços de TI na Prática. Rio de Janeiro: Novatec, 2007. NEVES, Alana K. Mineração De Dados De Sensoriamento Remoto Para Detecção E Classificação De Áreas De Pastagem Na Amazônia Legal. National Institute for Space Research. PIEDADE, Maria Beatriz Guerra da. Business Intelligence no Suporte ao Conceito e a Prática de Student Relationship Management em Instituições de Ensino Superior. pdf>. Acesso em: 1 fevereiro. PORTAL IBC. Disponivel em <https://www. ibccoaching. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. n. p. maio. jun. Rio de Janeiro. TURBAN, Efraim; SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursen. Decision Support and Business Inteligence Systems. ed. p.

Werner, I. A. Gestão do conhecimento: Ferramentas tecnológicas e portais do Conhecimento para empresas Desenvolvedoras de tecnologias de médio e pequeno portes. Revista Terra Viva.

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