RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS NA REDUÇÃO DE FIBROSE CICATRICIAL NO PÓS OPERATORIO CIRÚRGICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Fisioterapia
Metodologia: Esta pesquisa trata-se de uma revisão da literatura a partir de artigos científicos indexados nas bases de dados da saúde Scielo, Lilacs e PubMed em um coorte temporal dos últimos 10anos, entre 2010 e 2020. Este estufo foi desenvolvido nos meses de agosto a outubro do ano de 2020. Resultados e Discussão: Mediante a leitura dos periódicos científicos selecionados emergiu-se três categorias: o papel do fisioterapeuta na redução cicatricial, recursos manuais utilizados na redução cicatricial e sua eficácia e a importância do tratamento precoce para redução cicatricial. Considerações Finais: Foi evidenciado a fricção transversa profunda de ciriax, massoterapia, crochetagem, drenagem linfática manual e a utilização de bandagens neuromusculares como recursos terapêuticos manuais utilizados no tratamento de fibrose cicatricial no pós operatório cirúrgico bem como o papel do fisioterapeuta na implementação do tratamento e sua importância para um tratamento precoce contribuindo para melhores resultados no que tange a redução cicatricial.
Palavras Chave: Fibrose; Fisioterapia; Cicatrização. Diante do exposto, relacionados as sequelas teciduais de procedimentos cirúrgicos, a literatura cientifica afirma a eficácia de recursos terapêuticos utilizados pela fisioterapia como a drenagem linfática manual, técnicas da massagem clássica, crioterapia e a utilização da cinta compressiva na aceleração da cicatrização, visto que estas técnicas promovem o reparo tecidual, a melhora no aspecto da cicatriz, contribui para o alivio da dor, reduz edema e minimiza possíveis complicações, promovendo assim uma fase de pós-operatório de maior rapidez e menos sequelas auxiliando o paciente ao retorno as atividades de vida diária (JALES, 2017). Este estudo justifica-se pela necessidade de maior atenção e cuidado no pós operatório de uma cirurgia visto a possibilidade de amenizar sequelas superficiais e profundas estéticas e assim contribuir para o resultado final desejado, seja de cirurgias reparadoras ou de necessidade clínica promovendo melhor conforto e satisfação para o paciente.
Assim, baseado no que foi descrito, formulou-se a seguinte questão norteadora: Qual as evidências cientificas acerca de recursos terapêuticos manuais na redução de fibrose cicatricial no pós operatório cirúrgico? Visto a importância e complexidade desta temática, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar quais os recursos fisioterapêuticos manuais utilizados na redução da fibrose cicatricial no pós operatório cirúrgico e como objetivos específicos descrever o papel do fisioterapeuta na redução cicatricial bem como a importância do tratamento precoce para um resultado satisfatório a partir de uma revisão da literatura em um coorte temporal de 2010 a 2020. METODOLOGIA A presente pesquisa consiste em uma revisão da literatura. Este método baseia-se em material já elaborado em livros e artigos científicos tendo como principal vantagem permitir ao investigador uma ampla pesquisa e análise de forma completa, o que poderia não ter consistência se fosse feita de forma direta (BOTELHO, CUNHA, MACEDO 2011).
No primeiro momento foram recuperados 67 artigos científicos, após refinamento da busca e extração dos artigos conforme critérios de inclusão e exclusão, apenas 07 dessas publicações foram cuidadosamente selecionados pois estavam melhor relacionadas a questão norteadora e ao tema escolhido da pesquisa. A figura I mostra de forma criteriosa a escolha dos artigos: Registros de identificação das bases de dados da saúde Total = 67 Scielo 22 PubMed 29 Lilacs 16 Artigo não selecionados Ano de publicação = 21 Apenas resumos = 8 Artigos de revisão = 17 Editorial = 01 Tese = 02 Total = 49 artigos Artigos selecionados Total = 18 artigos Artigos excluídos Duplicatas = 02 Título = 05 Resumo = 04 Total = 11 Artigos incluídos na análise qualitativa Total = 07 artigos RESULTADOS Esta revisão seguiu-se pela análise de sete artigos que investigaram acerca dos recursos terapêuticos manuais na redução cicatricial pós operatório cirúrgico entre os anos de 2010 a 2020.
Os periódicos analisados foram descritos em título do periódico, autor/ano, método, revista de publicação e objetivo dos artigos como estão apresentados na Quadro I: Os artigos selecionados foram dos anos 2011 (PIVETTA et al. LOURO, SIMÕES), 2013 (MIGOTTO, SIMÕES), 2014 (SILVA et al. ANNIBOLETI et al. Pivetta et al. corroboram afirmando terem obtido resultados positivos e resolutividade no tratamento de fibrose tecidual a partir da massoterapia no tratamento pós operatório de lipoaspiração, esta técnica produz estimulação mecânica dos tecidos sendo realizada na pele com aderências a tecidos adjacentes e na formação de tecido fibroso com movimentos de fricção visando amolecer os tecidos fibrosos remodelando também o tecido adiposo ocasionando a liberação de aderências, age ainda no alivio do estresse, alivia dores, previne deformidades.
Foi encontrado a crochetagem como uma das técnicas utilizada na redução cicatricial, liberação de aderências, fibrólises e tratamento de algias do aparelho locomotor por meio da utilização de ganchos para tracionamento e mobilização sobre a pele, consiste em um tratamento indolor e geralmente usada como complemento para as variadas terapias da fisioterapia. Anniboleti et al. encontrou resultados satisfatórios relacionados a mobilidade funcional e redução da formação de nódulos fibrosos em um período de 45 dias por meio de estudo de caso de um paciente portador de contratura de Dupuytren. CONSIDERAÇÕES FINAIS A presente pesquisa evidenciou os recursos terapêuticos manuais utilizados no tratamento de fibrose cicatricial no pós operatório cirúrgico bem como o papel do fisioterapeuta no tratamento e sua importância para um tratamento precoce de forma a proporcionar melhores resultados no que tange a redução cicatricial.
Assim, pode-se afirmar que os objetivos desta pesquisa foram alcançados. Este estudo apresenta como limitação a extrema escassez de estudos originais relacionados a temática, dificultando a procura e seleção dos artigos mediante aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Desta forma, sugere-se novas pesquisas originais acerca dos recursos terapêuticos manuais na redução cicatricial no pós operatório cirúrgicoa fim de contribuir para melhoria da assistência de forma a otimizar a prática clínica do fisioterapeuta baseada em evidencias cientificas consistentes. REFERÊNCIAS ANNIBOLETI, Hélia Ribeiro; LEIXAS, Mirian Maria; INOCÊNCIO, Ana Maria; LIMA, Marcelo de Azevedo. BARDIN Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011. BENEVINUTO J. A; MONTEIRO E. C. A. MACEDO M.
O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade. Disponível em: <https://portalatlanticaeditora. com. br/index. php/fisioterapiabrasil/article/view/477>. Acesso em: 09 out. Disponível em: < http://lelivros. love/book/baixar-livro-fundamentos-de-metodologiacientifica-eva-maria-lakatos-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/#tab-reviews>. Acesso em: 30 de abril de 2020 LOURO, Janaina Alves, SIMÕES Naudimar di Pietro, ZOTZ Talita Gianello Gnoato. Estudo dos Efeitos da Manipulação Miofascial em Aderência Cicatricial de Pós-Operatório Tardio. RevBrasTerap e Saúde, ed. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. v. n. PAULA, de Simone. Atuação fisioterapêutica dermato funcional no pós operatório de cirurgias plásticas. portalatlanticaeditora. com. br/index. php/fisioterapiabrasil/article/view/807>. Acesso em: 09 out. VIDAL, Pedro et al. Gerenciando complicações de abdominoplastia: uma revisão da literatura. ArchPlastSurg. v. n.
174 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes