RECURSOS AUDIOVISUAIS: Uma estratégia eficaz para a aprendizagem da geração Z
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Administração
A pesquisa bibliográfica apresentou reflexões importantes para aprofundarmos os conhecimentos a respeito dos instrumentos já existentes, suas modalidades e aplicabilidade, que garantem uma educação de qualidade, gerando conhecimento de maneira criativa e habilidosa em um mundo cada dia mais inerte na tecnologia. Palavras chave: Multimídia, Educação, Tecnologia. ABSTRACT The Integrated Multidisciplinary Project XX of the Higher Technology course addresses the collection of information and the application of a reservation system for audiovisual equipment, in a public school of Basic Education (Elementary I and II, and High School), in the city of XXXXXXXXXXXX / XX, with the objective of providing more meaningful and efficient learning strategies to our generation Z, who was born immersed in technology and needs to be aware of this technological context to enhance their acquired knowledge.
The research, for the elaboration of the project, had a qualitative nature, in order to obtain data, aimed at the theme that led to the achievement of the following established objectives: to develop a project on the ways to identify, measure and include an audiovisual equipment reservation system and its feasibility to meet the exponential needs of teachers and students of Basic Education in public schools, including its functionality; demonstrating practical examples of use for pleasant, effective and meaningful learning for students. The bibliographic research presented important reflections to deepen the knowledge about the existing instruments, their modalities and applicability, to guarantee a quality education, generating knowledge in a creative and skillful way in a world that is more and more inert in technology. O APOGEU DA INTERNET NA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO O advento das tecnologias configurado pela era da informação, destaca-se como grande potencializador do conhecimento e desenvolvimento humano, com grande disseminação do saber, e compartilhamento de experiências que agregam valor a vida das pessoas.
Na área da educação as propostas para repassar os saberes de forma gratuita, e a muita gente, caminham a passos cada vez mais largos, contribuindo efetivamente para a evolução social e humana de nossos cidadãos. Vive-se um momento onde “pela primeira vez na história da humanidade, a mente humana é uma força direta de produção, não apenas um elemento decisivo no sistema produtivo” (CASTELLS, 1999, p. Constituindo, assim, a partida para as análises das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo estas como potencializadoras, onde a informação surge como matéria-prima e as TCI´s uma forma de agir sobre ela. É possível afirmar que essas tecnologias são as propulsoras da sociedade atual, oportunizando igualdade ao ensino, mesmo as pessoas com destinos muito distintos, ou seja, independente de sua cultura ou posição social os acessos podem ser os mesmos para todos.
Essa oportunidade atende os mais variados públicos, desde crianças até idosos, dialogando de maneira simples e objetiva para compartilhar os variados assuntos a agregar conhecimentos a todos. Em síntese a internet é inquestionavelmente a maior disseminadora de conhecimento na atualidade, com infinitas plataformas de acesso, gratuitas ou a baixo custo, capazes de tornar uma pessoa leiga em um profissional altamente capacitado, sendo assim esta tecnologia é entendida como a melhor forma de inclusão social vista até hoje na história da humanidade. SISTEMA DE RESERVA DE EQUIPAMENTOS AUDIOVISUAIS Não é necessário ter grande conhecimento em programação de sites para construir uma plataforma de ensino online e monetizar os conteúdos; pois existem muitos recursos disponíveis que facilitam a criação de canais ou plataformas destinados a este fim, sem que seja necessária a contratação de um experiente programador.
O método mais conhecido é o próprio youtube, onde qualquer pessoa pode inserir e disponibilizar suas videoaulas gratuitamente. E é com essa oportunidade que os professores podem fazer apresentações “fantásticas” de suas aulas, tornando a aprendizagem um rito muito significativo para a geração Z. No caso das escolas, as plataformas LMS são as que mais costumam atender às necessidades dos professores, pois possuem recursos como Blackboard (ambiente de aprendizagem virtual) e Moodle (apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual) têm um direcionamento para uma extensa reserva de conteúdos, podendo ser acessadas também fora do ambiente escolar. Elas permitem a transmissão ao vivo de aulas pelo sistema e o upload de conteúdos em diferentes formatos. As plataformas VOD comtemplam bem aos palestrantes, coaches e outros especialistas que contribuem com a formação profissional e disseminação de conhecimentos, sendo muito apreciadas pelos professores da Educação Básica, por seu fácil acesso; pois não existe a necessidade de um sistema de gestão complexo para esse tipo de conteúdo.
Uma plataforma simples, porém com funcionalidades importantes, que disponibiliza conteúdos em diferentes formatos. As funcionalidades dessas plataformas que disseminam o conhecimento, de acordo com Netshow. A maior vantagem das plataformas que oferecem essas formas transmissão é não depender de regras como as do YouTube, que acabam privilegiando somente para quem tem um grande número de espectadores. Com essas informações é possível delimitar a melhor maneira para que os professores busquem seus conteúdos e elaborem suas aulas, de acordo com o público que atende. METODOLOGIA O estudo de caso, ‘’estratégia escolhida ao se examinarem acontecimentos contemporâneos, mas quando não se pode manipular comportamentos relevantes’’ (YIN, 2001, pg. foi o método utilizado na pesquisa, além do referencial bibliográfico, foi este estudo de caso, tendo como elemento descritivo, o relatório de visita a sites, tutoriais e plataformas de disseminação de conhecimentos, que trazem grande contribuição na elaboração de aulas com uso de recursos midiáticos, além da visita a Escola Pública de Educação Básica, aqui na cidade de XXXXXXXXX / XX, que nos permitiu a propor este PIM.
Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com o intuito de dimensionar a relevância destas análises, com a contribuição dessas aulas audiovisuais no desempenho dos alunos. Fonte: O Autor Tem-se com este trabalho uma vertente comum entre toda a pesquisa, a qualidade do ensino e o sério compromisso de qualificar as pessoas e assim combater a desigualdade social. Educar para uma cultura de combate as desigualdades sociais em todos os níveis de estudos, é de suma importância para conseguirmos uma população igualitária; e a internet vem de encontro a proporcionar isso, para a grande parte dos cidadãos brasileiros. Uma postura consciente, que as oportunidades não podem ser desperdiçadas, abre caminhos para esse nicho tão promissor de aquisição de conhecimentos online, indo de encontro a contribuir com esse grande marco histórico da era digital.
O intento desse PIM é a apresentação de alternativas, que visem demostrar a melhor maneira de se adquirir conhecimentos e os equipamentos necessários para a transmissão desses conhecimentos aos alunos; sendo o sistema de reserva, desses equipamento, imperativo para o bom funcionamento das escolas e a gerar oportunidades iguais de acesso, a todos os profissionais no contexto inserido. Foi uma pesquisa inovadora, onde não detectou-se dificuldades em estabelecer estratégias para o uso de um eficiente, e simples, sistema de reserva de recursos audiovisuais, sugeridos como proposta no início desse PIM, é necessário contribuir com ofertas de conhecimentos e habilidades além das regularmente encontradas nas escolas. In: ARROYO, M. G. Org. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 6. ed. São Paulo: Contexto, 1999. IBGE Acesso à internet chega a 70% dos brasileiros.
Disponível em: https://www. portalt5. com. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. Ed. Porto Alegre: Bookman.
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