PTI - Abertura de uma empresa de calçados sustentável
Tarefa 3 – gestão de projetos (gestão de escopo) 7 2. Tarefa 4 – modelo de gestão 9 2. Tarefa 5 – Legislação social e trabalhista 11 3 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14 1 INTRODUÇÃO A Produção Textual Interdisciplinar – PTI aborda as disciplinas integradoras de Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Homem, Cultura e Sociedade, Modelos de Gestão, legislação Social e Trabalhista em um Seminário de Projeto Integrado I que permite o estudo do conteúdo a partir da Situação Geradora de Aprendizagem baseada na abertura de uma empresa de calçados sustentável. Nesse sentido, objetiva discutir: a possibilidade de aprendizagem interdisciplinar, o desenvolvimento crítico e a capacidade de analisar as situações características estas que suma importância para a formação do gestor. DESENVOLVIMENTO O trabalho desenvolvido busca apresentar uma nova forma de gestão, empreendedorismo e inovação a partir do estudo e proposta de solução para os desafios enfrentados para a abertura de uma empresa de calçados sustentável.
Além disso, o impacto social inclui salários, rupturas, adesão às leis trabalhistas, segurança, treinamento e várias outras práticas trabalhistas específicas. Finalmente, o impacto social inclui o impacto no setor de serviços públicos e sociais locais como resultado das atividades do negócio (DERANI, 2001). Não se espera que o negócio sustentável trate seus funcionários de maneira responsável, mas também garanta que esteja envolvido com fornecedores que compartilhem valores semelhantes. Ou seja, uma empresa sustentável também se preocupa com as práticas trabalhistas e as condições de trabalho das empresas de sua cadeia de fornecimento para garantir que os suprimentos e produtos que ela adquire foram produzidos de maneira responsável e ética. Empresas sustentáveis farão esforços razoáveis para garantir que não estejam comprando de fornecedores engajados no uso de oficinas clandestinas, trabalho infantil ou outros abusos de direitos humanos.
Inicialmente, os processos eram bastante lineares, o que significava que os materiais eram trazidos para a fábrica, o calçado era feito e embarcado e os resíduos eram descartados. E então, mais material novo foi trazido para fazer novos calçados. No tocante ao impacto ambiental alcança excelentes resultados ao abraçar a sustentabilidade. De forma lenta, mas constante, pode-se notar o impacto positivo que causará no meio ambiente, trabalhado para reduzir o uso geral de água através de um processo especial de tintura sem água. Sua visão é ter um objetivo de 'circuito fechado' e eliminar todos os produtos residuais dos processos de fabricação, eliminando assim completamente resíduos de fabricação de calçados de aterros ou incineração. Entregas do Projeto • Período base do Projeto - 30 dias a partir do start.
• Qualificação e homologação dos principais materiais - 60 dias a partir do start • Layout/design da modelagem de calçados - 60 dias após o start. • Protótipo testado e aprovado - 90 dias a partir do start. • Apresentação do produto para o Cliente - 100 dias a partir do start. • Aprovação e aceite final - 120 dias a partir do start. A sugestão de um modelo de referência se torna uma ferramenta para o gestor que objetiva criar e implantar um sistema de gestão da inovação, devendo o mesmo identificar as atividades principais, necessidade estrutural que vise a integração de setores e estabelecimento de fluxos de conhecimento contínuo, oportunizando a melhoria contínua do sistema como um todo. Aqui estão dez maneiras diferentes de criar um ambiente inovador: • Incentivar uma cultura de inovação: incentivar os funcionários a: a) ser honesto e aberto; b) compartilhar ideias, e; c) explorar iniciativas sem medo de represálias.
• Contratar pessoas com diferentes perspectivas: procurar funcionários que: a) entenda sua visão; b) alinhado com a sua cultura - mas não são necessariamente os mesmos que a do dono; c) pode ter diferentes perspectivas; d) vêm de diversas origens; e) tem paixões; f) reconhece como tendo capacidades; g) contratar funcionários com um conjunto alternativo de ideias e abordagens de solução de problemas gerará facilmente uma abordagem inovadora. • Liderar pelo exemplo: Incentivar todos os seus funcionários a compartilhar novas ideias e oferecer suporte; • Recompense os funcionários: mesmo que a ideia não seja implementada, os funcionários devem ser encorajados a sugerir todas as ideias. • Criar oportunidades: a) criar práticas de trabalho para incentivar novas iniciativas; b) ter trocas regulares de trabalho que promovam novas perspectivas de diferentes funcionários; c) desenvolver equipes multifuncionais (funcionários de diferentes partes do negócio) para discutir melhorias em processos e outras áreas do negócio; d) introduzir uma nova ideia ou "e se?" e) seção para reuniões regulares; • Oferecer treinamento: oferecer treinamento aos funcionários que inspirarão novos pensamentos e abordagens para os negócios.
º, XIV). A Flexibilização representa a atenuação da rigidez protetiva do Direito do Trabalho, com a adoção de condições trabalhistas, menos favoráveis do que as previstas em lei, mediante negociação coletiva, em que a perda de vantagens econômicas poderá ser compensada pela instituição através de outros benefícios, de cunho social, que não oneram excessivamente a empresa, nos períodos de crise econômica ou de transformação na realidade produtiva. A Flexibilização tende ao ideal de restringir a intervenção do Estado no campo trabalhista, passando-se ao sistema de auto-regulamentação das relações laborais, pelas próprias partes interessadas, por meio de negociação coletiva. Tal ideal, no entanto, apenas pode ser atingido com um sindicalismo forte, extensivo a todos os ramos produtivos, quanto ao poder econômico patronal (sobre os salários) pode opor-se, em igualdade condições, um pode sindical obreiro (sobre a prestação de serviços), de modo que tal poder de barganha, alcançado pela união dos trabalhadores, torne equilibrado o diálogo entre patrões e empregados.
Exemplo dessa prevalência do negociado sobre o legislado é a admissão do adicional de periculosidade proporcional ao tempo de exposição ao risco, previsto em acordo coletivo (Orientação Jurisprudencial n. Abordou também aspectos da legislação trabalhista vigente, sobretudo acerca da dicotomia “negociado x legislado”, nos aspectos da licença maternidade, jornada de trabalho e saúde e higiene do trabalho. Como resultado, houve o enriquecimento de conhecimento e aumento da capacidade crítica da autora. REFERÊNCIAS CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUEZ, Carla Regina Mota Alonso; PINTO, Rosãngela de Oliveira. Homem, Cultura e Sociedade. Livro Didático. Bookman, 2016. LIMMER, C. V. Planejamento, orçamentação e controle de projetos e obras – LTC 2010. LONGANEZI, T. – Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia- São Paulo- Makron Books, 1998).
200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes