PLANO DE NEGÓCIO: FASTSTEP
Comissão julgadora ________________________________________ Orientador e presidente _______________________________________ Examinador (1) _______________________________________ Examinador (2) São Bernardo do Campo Data de aprovação Dedicamos este trabalho de conclusão de curso aos nossos pais, familiares e amigos que de muitas formas nos incentivaram, dedicamos também ao Centro Universitário da FEI por nos dar a oportunidade e ao Prof° Marco Aurélio Martão que nos orientou em cada etapa deste trabalho, tonando possível sua concretização. AGRADECIMENTOS Agradecemos primeiramente a Deus pois sem a sua infinita misericórdia não teríamos chegado até aqui. A todos os amigos e familiares que de forma direta ou indireta contribuíram, seja motivando, incentivando, e principalmente pela compreensão de todos nas muitas vezes que foram necessários nos abster de encontros em família, ou passeio com amigos, viagens em prol do curso.
Aos programas sociais do governo, que por mais defeituoso que nosso governo seja, nos proporcionou a oportunidade de ingressar em uma graduação, com bolsa de estudos integral, estudar no Centro Universitário da FEI para nós é uma honra. Aos professores que nos acompanharam em todo esse ciclo ampliando nossos conhecimentos, e em muitas vezes ampliando nosso conhecimento de nós mesmos. Estrutura de comercialização 48 5 BMC BUSINESS MODEL CANVAS 49 6 PLANO OPERACIONAL 52 Layout ou arranjo físico 52 Capacidade produtiva/serviços/investimento em capital fixo 53 Investimentos 54 Processos Operacionais 54 Estrutura organizacional 56 Recrutamento 56 7 PLANO FINANCEIRO 58 Investimento Total 58 Receita e custos 59 Premissas 59 Caixa mínimo 62 Fonte de recursos 66 8 CONSTRUÇÃO DO MVP PRODUTO MINIMAMENTE VIÁVEL. CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS 74 10 CONCLUSÃO 78 REFERÊNCIAS. SUMÁRIO EXECUTIVO Em 15 de agosto de 2016, Alex Sandro Rodrigues, Daniela Souza Silva deram início a um plano de negócios que tem por objetivo entregar ao mercado um aplicativo chamado Fast Step, a fim de reduzir o tempo de espera por seu prato nas praças de alimentação.
O aplicativo Fast Step realizará pedidos, receberá pagamentos, aumentará a interação entre estabelecimento e cliente, também notificará o cliente final para retirada da refeição. Por meio de uma plataforma que oferecerá segurança, agilidade e controle para todas as partes que usufruem deste serviço. No portal de gerenciamento da Fast Step a empresa que utiliza seu serviço faz seu perfil, cadastre seu cardápio e gerencia todos os pedidos não somente por dados de clientes, mas também é possível extrair indicadores para facilitar sua visão do negócio. Horário de atendimento O horário de funcionamento do aplicativo dependerá de cada estabelecimento em que o aplicativo esteja em funcionamento. Equipe Por se tratar de um aplicativo, no qual seus dados são gerenciados pelos fornecedores e sua base de estruturação de dados é sólida e monitorada por freelancers dispostos a fazer manutenções preventivas.
A equipe se resume nos dois sócios. Sócio: Alex Sandro Rodrigues pereira Sócio: Daniela Souza Silva O cliente fará o pedido por meio do aplicativo, no qual se permite também fazer o pagamento por cartão de crédito. ANÁLISE DO MERCADO Para definir os aspectos relacionados ao plano de Marketing da Fast Step, foi realizado uma análise de mercado com o objetivo de entender seus clientes, seus concorrentes, o mercado em que atua e seus fornecedores. De acordo com pesquisas feitas pelo IBOPE inteligência (2016), passam 444 milhões de pessoas pelos Shoppings Centers todo mês, no nosso país. Com base em outros dados obtidos através da pesquisa, é possível identificar que o consumidor está deixando de utilizar o shopping para fazer apenas compras convencionais e partindo para comer e encontrar amigos.
Tabela 1- Índice do aumento de pessoas que vão ao shopping para comer Fonte: IBOPE Com base nesta pesquisa, podemos enxergar um comportamento através da projeção concebida pelo método de regressão linear, das visitas aos shoppings com intuito de frequentar a praça de alimentação: Figura 1 – Previsão da média de visita a praça de alimentação Fonte: Autores Todavia, mesmo diante desses dados favoráveis, para a implantação do aplicativo, nos shoppings, não será implantado este ano, mediante que o aplicativo está na versão “Beta”, ou ainda em fases de testes. Sendo assim, a FAST STEP oferecerá um serviço tecnológico, primeiramente na praça de alimentação do Centro Universitário da FEI, que é o local onde os integrantes da equipe estudam, de modo a viabilizar o MVP.
De acordo com nosso estudo sociocultural do macro ambiente, podemos notar que os dados da pesquisa estão em plena conformidade ao comportamento atual das grandes cidades como evidenciado em um levantamento feito pelo IBGE em 2015, em todo Brasil 7,4 milhões de pessoas moram numa cidade, porém estudam ou trabalham fora da cidade que reside. De acordo ainda com esse levantamento, no sudeste 72% da população na região possui essa rotina, enquanto nas outras partes do Brasil esta é uma cultura em ascensão, como no nordeste, o segundo colocado na porcentagem leva 23% da população da região a esse ritmo. Em virtude da escassez de tempo hábil para desfrutar do conforto da estadia de seu próprio lar, a população vem tentando diversas formas de encontrar praticidade dentre as diversas atividades no seu cotidiano.
O IBOPE levantou no estudo feito em 2014, que a população aumentou o hábito de comer em shoppings: 43% da população procuraram a praça de alimentação em 2014 contra 40% em 2012. IBOPE- Aumento no hábito de comer de 2014). No Diurno, obtivemos 68 respostas, destas 97% estão entre 17-21 anos. da pesquisa foi respondida pelo público masculino e 48% pelo público feminino, destes 93% encontram-se entre 17-26 anos. Sendo assim, o potencial público-alvo, como pode ser observado na análise da pesquisa, são alunos compreendidos na faixa de 17 a 26 anos. Levando em consideração uma pesquisa feita pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), de 2008 e 2014, que nos mostra a faixa etária de usuário de celular que possuem acesso à internet, estão entre 16-29 anos.
Muito próximo ao nosso público alvo, portanto, é relevante partimos da premissa que nosso público alvo possui condições plenas de utilizar nossos serviços. – Lei de Propriedade Industrial (Lei nº 9. de 14 de maio de 1996). – Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8. de 11 de setembro de 1980). – E-Commerce (Decreto 7. É por via dos avanços tecnológicos constante em que a empresa se encontra que é possível que os sócios possam monitorar, ou serem notificados automaticamente sobre o andamento das atividades do sistema e garantir ações corretivas imediatas. ANÁLISE AMBIENTE SETORIAL A Fast Step entende que compreender as forças que orbitam no mercado em que atua, é fundamental para elaborar estratégias eficazes, ou seja, aplicar esforços que, de fato, surtam efeito favorável para o sucesso da empresa.
Para tal avaliação, utilizamos o modelo das 5 leis de Porter, concebido por Michael Porter. Ameaça de novos entrantes- barreira de entrada Após análise dos fatores que podem impedir a entrada no mercado, a Fast Step compreende que por se tratar de um aplicativo, não há necessidade de um alto investimentos, pois os custos são relativamente baixos. O setor de aplicativos, especificamente no setor de serviços digitais direcionados para o ramo alimentício, vem crescendo a cada ano. Os concorrentes mais relevantes da Fast Step São: Figura 1 – Logo Concorrentes Fonte: Google A empresa Onyo atua no mercado de shopping, especificamente na praça de alimentação e com isso se torna um concorrente direto da Faz Step. A empresa Instaurant atua no mercado de restaurantes e bares sendo considerada uma empresa de concorrência indireta.
As duas empresas apesar de grandes concorrentes, possuem um mercado pequeno, a Onyo possui cinco mil downloads que representa dez vezes mais, em quantidade, do que o Instaurant, colocando-se ao topo deste mercado. Ameaça de fornecedores Consiste no poder de barganha, ou poder de negociação que o fornecedor tem diante da Fast Step, seja negociando prazos, preços ou meios de pagamento, e como os fornecedores atuam com a produção do principal produto oferecido pelo aplicativo, que no caso é a refeição, e detém 90% do contato direto com o cliente, no estabelecimento. Portanto, a imagem que a empresa construirá no mercado depende da escolha de fornecedores capazes de construírem uma boa imagem que favoreça a Fast Step. Onyo t - In Vivenda do Camarão instaurant Pontos Fortes *Todo o processo (pedido, pagamento e acompanhamento) pode ser feito por meio do aplicativo.
Disponibiliza Relatórios Gerenciais *Primeiro ofertar pedido, pagamento e acompanhamento do pedido via aplicativo *Qualquer restaurante pode se cadastrar, gratuitamente *Ampla divulgação, devido ao foco nas praças de alimentação *Oferece Estratégias de Mercado *sem comissão sobre vendas Pontos Fracos *Alto valor para adquirir *Muitas Reclamações referente ao funcionamento do App *Funciona apenas no Vivenda do Camarão. Muitas Reclamações referente ao funcionamento do App *Pouca Variedade de Fornecedores *Cobra Tarifa do Consumidor *Pouco divulgado *Não tem público definido Fonte: Autores Após concluir a análise dos concorrentes a Fast Step percebeu a importância de centralizar suas atividades em um único aplicativo, de maneira que seja fácil de utilizar e otimize o tempo do consumidor, centralizando esforços para que o software nunca apresente problemas, visto que os consumidores baixam o aplicativo em busca de tranquilidade e otimização do tempo.
Outro ponto levantado pelo estudo foram as reclamações recorrentes sobre a pouca variedade de fornecedores, mas uma vez reforçou a necessidade de centralizar tudo em uma única plataforma, que funcione da maneira esperada, de modo que o consumidor indique o aplicativo, propagando assim a boa imagem da Fast Step. Com tudo, podemos ver que todos os aplicativos analisados, possuem um modo diferente de operacionalizar o seu negócio, de maneira que os tornam útil ou não para seus clientes. Arranjo e processos que diminuem custos fixos Fraquezas: - Dependência por freelancers -Sócios sem experiência em gestão de negócios ou pessoas -Comunicação não presencial por entre os sócios e funcionários Forças x ameaças: Uma das forças do aplicativo Fast Step é justamente a entrada no mercado por meio de estabelecimentos que ja estão consolidados.
Portanto, esse fator pode influenciar positivamente na insegurança do cliente ao aderir o aplicativo. Fraquezas x Ameaças A dependência por freelancers pode aumentar a força de ameaças do problema com vírus e hackers no sistema, existe a possibilidade de que os freelancers, que costumam prestar serviço para a empresa, estarem engajados em outros projetos forçando a empresa a avaliar outro possível freelancer, deste modo, pode haver uma duração maior da manutenção até que o problema seja solucionado Forças x oportunidades Ser pioneiro em praças de alimentação de universidades juntamente com o aproveitamento da oportunidade de que esse mercado seja ainda pouco explorado, é um ponto positivo para a empresa e nos coloca a frente de concorrentes diretos, na competitividade pelo setor de shoppings.
Fraquezas x oportunidades Sócios que não possuem experiência com negócio, pode facilmente tomar decisões que prejudiquem o negócio e até mesmo, não enxerguem as oportunidades que a alta demanda por aplicativos podem trazer para a empresa. Caracterização do público alvo A empresa procura atingir jovens, estudantes, solteiros com idade de 17 a 26 anos que possuem uma renda média de R$1500,00, comumente proveniente de estágios localizado em cidades que não são as mesmas na qual reside. Uma interface agradável e de fácil entendimento. Público alvo: Pretendemos oferecer benefícios para os usuários aderirem o serviço por meio do aplicativo: Esses benefícios se basearam em promoções e vantagens para usuários assíduos como combos e cupons de desconto armazenados virtualmente.
Pedido: Para realizar o pedido não é necessário que o cliente esteja próximo ao estabelecimento. No caso de universidades, o cliente pode fazer pedidos em sala de aula e será notificado quando a refeição estiver pronta, dessa forma ele terá mais tempo para se manter nos estudos. Enquanto aos clientes frequentadores de praça de alimentação de shoppings, o cliente pode fazer seu pedido mesmo estando em outros andares do shopping aproveitando suas atrações e lojas, serão notificados também no momento em que sua refeição estiver pronta. ADMINISTRATIVA: Estará ligada a todas as áreas da empresa, acompanhando e gerenciando os riscos, fazendo o planejamento para a tomada de decisão da empresa. NEGOCIAÇÃO COM PARCEIROS E FORNECEDORES: Para que a empresa possa fornecer o aplicativo e para que ele chegue até os consumidores, a negociação com parceiros e fornecedores é necessária é uma atividade que será feita constantemente, sempre buscando novos fornecedores e promoções de modo que cada vez mais consumidores baixem e utilizem o aplicativo.
CONTABILIDADE; FINANÇAS E JURÍDICO: Inicialmente a contabilidade da empresa será feita por um escritório terceirizado, que controlará os valores a pagar e a receber, o patrimônio da empresa bens e direitos da empresa. Contará também com apoio jurídico/fiscal que fará a emissão de contratos, emissão de notas fiscais. O controle de contas a pagar e os pagamentos serão feitos internamente, as informações serão passadas imediatamente para a contabilidade pois a comunicação entre as áreas é essencial. Funções: O aplicativo poderá ser vinculado às principais redes sociais agilizando o momento do cadastro e dando mais conforto aos usuários. Não permitimos a divulgação de dados pessoais. Diferenciação: Serviço voltado para vários estabelecimentos da praça de alimentação comprimindo as opções em um só aplicativo.
Promoções em combos e cupons de desconto armazenados virtualmente. Maior comodidade aos usuários na compra. Na parte inferior da tela, há uma lupa e uma carta que remete ao entendimento de email. Em relação à lupa, o usuário pode procurar pelos estabelecimentos de sua preferência e referente à carta, o usuário pode compartilhar o que está comendo e compartilhar o aplicativo com seus contatos. Na parte superior esquerda se encontra o principal botão do aplicativo que dá acesso ao painel de controle no qual possui todas as opções desde seleção de restaurantes à visualização do seu perfil. Figura 5 – Aparência do Cardápio no Aplicativo Fonte: Autores Nesta segunda imagem o usuário já escolheu seu restaurante e está visualizando o cardápio e os preços das refeições que lhes oferece.
Figura 6 -Carrinho de Compra Fonte: Autores A terceira imagem remete ao processo inicial de compra, no qual o usuário escolhe a quantidade que irá comprar do produto escolhido. Avaliar a opinião dos clientes quanto ao seu estabelecimento, e extrair indicadores. Preço O preço para a implantação do aplicativo no estabelecimento do fornecedor, foi estimado através da pesquisa dos preços dos concorrentes, no entanto, a empresa decidiu adentrar o mercado utilizando a política de preço de valor supremo, deixando o valor do serviço oferecido abaixo do preço dos concorrentes, porém mantendo a qualidade. A longo prazo a política poderá ser mudada de acordo com a respostas dos clientes e o ciclo de vida do produto. A partir dessa análise, o preço final se estabeleceu em: • Compras feitas através do aplicativo 5% do valor do pedido.
• Compras feita através dos combos promocionais (anúncios), será cobrado 10% no valor do combo. Custo dos produtos vendidos Não há custos para a prestação do serviço por se tratar de uma plataforma digital. Estratégias promocionais A imagem que a Fast Step quer transmitir é de um aplicativo que chegou para otimizar o tempo, facilitando a vida de seus clientes, o público que espera atingir são todas as pessoas que tem necessidade de se alimentar em praças de alimentação seja em universidades ou em shoppings e possuem uma restrição de tempo para realizar suas refeições. A partir dessa análise a Fast Step criou sua logomarca: Figura 12: Logotipo Fast Step Fonte: Autores O logotipo é composto por um coelho branco dentro de um quadrado vermelho.
No qual o coelho simboliza velocidade. O fundo vermelho é o símbolo do calor, a brasa fica vermelha quando está quente, isso traz a sensação de comida feita na hora, comida saborosa. “Processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo, fazendo uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos”. Como a área de operação abrange os departamentos que agregam valor ao produto final, esta é de extrema importância para gestão da qualidade do produto, para atender a demanda e as expectativas dos clientes. Também é importante para a imagem da empresa não somente pelo fato de estar diretamente ligada ao produto ou serviço acabado, mas também é a área que tem a maior responsabilidade com o Lead-time.
A área de operações também é importante, pois o estudo de seus fluxos pode conter atividades que não agregam valor na percepção do cliente e estes geram custos que podem ser reduzidos. Os serviços oferecidos pela Fast Step são: ◦ Serviço de suporte ◦ Serviço de manutenção ◦ Serviço de monitoramento Não possui armazenagem ou estocagem de produtos, pois são serviços e por consequência óbvia, intangíveis. Tabela 3 - Investimentos Tipo Discriminação Quant. Valor unitário (R$) Valor total (R$) O Aplicativo (Contratado freelancer) 1 10. O Plataforma online para fornecedores 1 5. O Plataforma integrada de Pagamento /Cielo 1 1. Fonte: Autores Processos Operacionais O fluxo operacional da Fast Step na cor azul mostra as etapas realizadas pelo cliente durante o processo de utilização do aplicativo em ordem cronológica.
Financeiro. Fonte: Autores A Fast Step conta com dois sócios que inicialmente receberão um pró-labore de R$ 1000,00 cada. Inicialmente a empresa optou pela contratação de freelancers, visando qualidade a Fast Step entende a importância da manutenção preventiva a fim de prevenir “bugs” e paradas no aplicativo, será contratado um profissional pelo menos 16 horas mensais, nos quais ele acompanhará o funcionamento do aplicativo, para mitigar possibilidades de eventuais problemas. Caso ocorra algum tipo de problema no aplicativo, no caso haja necessidade da manutenção corretiva o profissional prestará o suporte Técnico para a Fast Step e em casos mais raros, para problemas em que haja necessidade de ir até o fornecedor. Recrutamento O responsável selecionará os profissionais que atendem aos requisitos necessários por meio de sites especializados, entrará e contato com os mesmos para uma pequena via Skype para a realização do cadastro interno o qual será utilizado para a solicitação de futuros serviços.
Quant. Valor unitário (R$) Valor total (R$) Aplicativo (Contratato freelancer) 1 1,00 10. Plataforma online para fornecedores 1 1,00 5. Plataforma integrada de Pagamento /Cielo 1 1,00 1. Total 18. É importante ressaltar que nosso serviço é prestado por meio de estabelecimentos já consolidados nas praças de alimentação das universidades e esse número foi extraído de pesquisas com alunos que, de fato, frequentam a praça de alimentação diariamente. Levando em consideração o nosso preço de venda que é em média 1,75%, no entanto cobraremos 5% do valor do produto vendido, pois de 2 à 3,25% é cobrado pela transação feita por cartões, na plataforma de E-commerce da Cielo e em relação à média dos valores de uma refeição que é 15 reais a receita média por produto vendido será de R$ 0,26. Tabela 7 - Receita Descrição dos serviços Quant.
Preço unitário (R$) Preço total (R$) Compras pelo Aplicativo 15. Total 4. Com base no valor de 18% de intenção de comer, segundo a pesquisa do IBGE. Tabela 8- Quantidade de visitantes mensais Shopping Qtd. de visitantes por mês Cidade São Bernardo Plaza Shopping 109. São Bernardo do Campo Golden Square 95. São Bernardo do Campo Metrópole 99. No caso de compra online, a maioria das compras são feitas através do crédito. DE acordo com a tabela de taxas da API´CIELO contratada pela empresa para que seja possível fazer transações por cartão de credito , o prazo médio de recebimento é de 31 dias. Prazo médio de rotação de estoque: Não possui estoque e nem compra de matéria prima e, portanto, a variável de rotação de estoque se mantém zero.
Figura 15- Taxas de pagamento Cartão de Crédito Fonte: Autores A plataforma de API-CIELO, foi escolhida porque tem as menores taxas do mercado e também aceita as principais bandeiras de cartões de crédito e débito do mercado. O plano não possui mensalidade, é uma vantagem para empresas que necessitam de reduzir seus custos e despesas fixas. Pró-labore 12. Encargos sociais sobre pró-labore 2. Depreciação, manutenção e seguro 3. Mão-de-obra terceirizada 5. Água, energia, telefone e combustíveis 3. A porcentagem de cada sócio no negócio deve ser definida em contrato logo de saída, assim como as obrigações e direitos de cada um na sociedade. Empréstimo: Pedir um empréstimo ao banco - deve ser usado com parcimônia. Risco: As linhas de crédito convencionais cobram taxas de juros que podem acabar por comprometer o sucesso do negócio.
BNDES: Alternativa para fugir dos altos juros dos empréstimos tradicionais são as linhas de fomento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). A instituição oferece diferentes linhas de acordo com a necessidade do negócio, abrangendo capital de giro, aquisição de máquinas, insumos e serviços e até investimentos em inovação A Fast Step dará início ao seu investimento com capital próprio, obtido por meio da rescisão do contrato de trabalho proveniente de 8 anos oferecido de mão-de-obra, juntamente com o FGTS. Para refutar a hipótese da morte a meta estabelecida foi a de ter pelo menos uma aceitação por parte do fornecedor e realizar pelo menos 5 vendas durante o período de teste. Um programador foi contratado, e com as especificações que os sócios entregaram foi feito uma versão beta do aplicativo e disponibilizada para download na Play Store, porém essa primeira versão por questão de custos ainda não possuía o módulo para pagamento pelo aplicativo.
Após isso, uma reunião foi feita com o Daniel (dono do Pastel Mania que está localizado na FEI) e o mesmo mostrou interesse pelo aplicativo, porém não achava viável sem a forma de pagamento pois acreditava que haveria muitos pedidos e os clientes não iriam retirar o produto, e isso seria um prejuízo para ele. Após essa reunião o programador foi contratado novamente para incluir o modulo de pagamento, e assim que os testes foram feitos, outra reunião foi marcada para apresentar as atualizações da versão beta e o fornecedor aceitou utilizar a plataforma. A partir desse ponto, foi divulgado para uma pequena parte de clientes do Pastel Mania que o pedido poderia ser feito via aplicativo e que o download era gratuito, uma parte dos clientes questionou sobre segurança dos dados, mas não se mostraram resistentes em baixar o aplicativo, outra parte baixou, se cadastrou e fez o pedido poucos minutos antes de saírem para o intervalo das aulas, assim que o pedido estava pronto os clientes foram apenas retirar o pastel, e alguns que optaram por realizar o pagamento em dinheiro retiraram seu troco juntamente com o pedido.
R$ 71. R$ 94. Ano 03 20897 33945 52971 R$ 65. R$ 96. R$ 165. Comissão sobre vendas 2. Impostos (excluso IR e CSLL) 1. Salário variável 7. Margem de Contribuição 36. Despesas Fixas Operacionais 30. Despesa Financeira 7- Lucro Antes do IR e CS 5. Contribuição Social sobre o Lucro Liquido 9 - Imposto de Renda 10- Adicional de Imposto de Renda 11- Resultado Líquido 5. Fonte: Autores Podemos ver na DRE, projetada por meio dos cenários, que no cenário realista há um resultado líquido de R$5608,00, no cenário pessimista o resultado líquido foi de 1534,98 e por fim, no cenário otimista o resultado foi de 14302,02. RETORNO SOBRE O ATIVO TOTAL (ROI) O retorno sobre o investimento apresenta o retorno do investimento sobre o ativo total da empresa. Foram utilizados três cenários, pessimista, realista e otimista: Tabela 14 - Retorno Realista Pessimista Otimista Investimento 18320 18320 18320 Resultado Liquido 5608,6 1534,98 14302,02 ROI 31% 8% 78% Fonte: Autores O retorno sobre o investimento referente ao primeiro ano, no cenário realista foi de 31%, no cenário pessimista 8% e 78% no cenário otimista.
No primeiro ano, esperamos um ROI positivo de 31% isso significa que a empresa logo no primeiro ano terá capacidade de obter lucro. O cenário pessimista, de acordo com nosso estudo, nos mostra que a empresa tem capacidade de obter um resultado líquido positivo de 1. com previsão de retorno sobre o investimento de 81 meses. Mesmo no cenário pessimista a empresa terá retornos que superam os custos como demonstrado por meio do ROI positivo de 8%. Em relação ao cenário otimista, a empresa possui capacidade de obter retornos que superam com tranquilidade os custos estimando um retorno sobre o investimento em 18 meses, ou seja, em pouco mais de 1 ano. fcmlaw. com. br/leis/5-leis-ao-criar-um-aplicativo/. DEARO, Guilherme. Números Reveladores Sobre Os Consumidores Nos Shoppings: Estudo do Ibope Inteligência mostra o perfil dos frequentadores de shopping centers em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Aperfeiçoando Processos Empresariais. São Paulo, Editora McGraw-Hill Ltda e Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1993. NO VAREJO. O novo frequentador de shopping: Pesquisa da GfK a pedido da Abrasce mostra o perfil de quem visita um mall. Publicado em: 3 set.
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