PROVA PIAGETIANA ANÁLISE DE ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Tipo de documento:Projeto de Pesquisa
Área de estudo:Psicologia
Método clínico 3 1. Provas operatórias 4 1. Reações Infantis 5 2. MÉTODO 6 2. Participantes 6 2. Que primeiramente era semelhante ao modelo de observação utilizado na psicologia clínica, método individual e casuísta. As pesquisas de Piaget estavam mais voltadas ao estudo da gênese e das estruturas do conhecimento. Ele foi responsável por avanços no conhecimento sobre a cognição humana e os potenciais infantis (QUEIROZ e LIMA, 2010). Os estudos de Piaget foram baseados em observações detalhadas de experiências e diálogos com crianças. Utilizando-se da entrevista clínica ou método clínico Piaget procura conhecer e estudar as estruturas psíquicas infantis (QUEIROZ e LIMA, 2010). O bom pesquisador deve ter duas principais características, saber observar, deixar a criança falar livremente e ao mesmo tempo procurar algo para basear uma hipótese.
Provas operatórias De acordo com Goulart (2008), aproximadamente a partir dos 7(sete) anos se instala a conservação e o egocentrismo regride e ações que antes deviam estar em contato direto com o real são substituídas por operações, que são ações interiorizadas. Ainda de acordo com o mesmo autor “A capacidade de representar mentalmente o mundo, iniciada aos 18 meses, leva cerca de 5 ou 6 anos para ser usada em sua plenitude, permitindo interiorizar as ações(GOULART,2008). ” As provas de Piaget visam investigar como a criança pensa e resolve determinada situação. Essas provas avaliam a noção de conservação e as operações lógicas de classificação e seriação, nos níveis concreto e formal, e encontram-se diluídas na obra de Piaget.
Ela não se diverte em responder e nem se preocupa em criar um mito. Fabulação Está reação é mais positiva com relação a anterior, visando que a criança apresenta maior interesse em responder. Aqui a criança não reflete nem raciocina para responder. Inventa uma história para explicar ou por prazer de verbalizar. Crença sugerida Nesta a criança responde para agradar quem está fazendo a pergunta, mesmo que sua opinião seja diferente ou contrária da resposta dada, sua intenção é agradar o outro. em forma de círculo com 2cm de diâmetro cada na cor amarela; e 10 (dez) peças de E. V. A. em forma de círculo com 2cm de diâmetro cada na cor azul. Utilizamos um roteiro de perguntas pré-estabelecida e folhas de sulfite e lápis para anotações.
porque eu fiz assim (aponta com o dedo) e contei E: Você contou, então a gente tem o mesmo número de ficha? O mesmo tanto de azul e o mesmo tanto de amarela? R: (balança a cabeça em sinal de positivo) E: Se eu fizer uma pilha para cima com as minhas fichas e depois você fizer com a sua, você acha que elas vão ter a mesma altura? R: Acho que sim E: Por que? R: Porque essa aqui tem igual e ali também vai ter igual E: Muito bem, eu vou mudar as minhas fichas. coloco as fichas azuis mais espaçadas umas das outras, ficando maior em cumprimento) Quem tem mais ficha agora, eu ou você? R: Silêncio. Ninguém E: Ninguém, as duas fileiras estão iguais? R: Não estão iguais E: Estão com o mesmo número de fichas? R: Hum (balança a cabeça afirmando) E: Mas a minha está mais comprida que a sua, será que eu não tenho mais? R: Não, ó (modifica as suas fichas para ficar igual as minhas), se a gente fizesse o mesmo teria o mesmo tanto.
E: Hummm. E se eu fizer assim. Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito. Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito (conta as azuis e amarelas) E: Um dia uma criança me falou que quando um círculo é maior que o outro é porque o maior tem mais fichas. R: Não, tem que fechar. que nem o seu. não tão fechado também né. E: Pode fazer mais perto. R: Não, não precisa. Obrigado. tempo). Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito (ela conta as fichas dela) e um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito (conta as minhas fichas) E: As Duas fileiras estão igualis ? Ou uma tem mais que a outra ? R: Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito (ela conta novamente), tá certo! E: tá certo? Tão iguais? R: (faz som) mais ou menos iguais.
Quem tem mais agora? R: Continuam com a mesma quantidade. E: Como você sabe? R: Porque você só diminuiu. você só juntou mais. E: humm. e se eu fizer assim (coloco as fichas amarelas em duas fileiras). agradeçi e sai) 3. DISCUSSÃO Podemos afirmar que o participante DVN já domina a operação de conservação das quantidades discretas, ele não vacila em responder que havia a mesma quantidade de fichas independente de sua modificação na disposição delas. Segundo Goulart (2008) aqui ele se baseou nas transformações e não na configuração ou aparência perceptiva. A participante SCPS embora com um pouco mais de dificuldade e confusão, támbem percebemos que está no mesmo estagio que DVN. Eles se encontram no período operatório concreto de acordo com a teoria de Piaget.
A. M. O método clínico experimental de Jean Piaget como referência para o conhecimento do pensamento infantil na avaliação psicopedagógica. Dissertação (Mestrado em Psicopedagogia) – Programa de Pós-Graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, SC. f. J. M. LIMA, V. A. A. São Paulo: casa do psicólogo, 2014. BRADESCO AG. C/C: 0008061 – 6 Natália Corsi Greggio.
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