PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM GESTÃO HOSPITALAR II Fundação São Francisco Xavier
Missão, Visão e Valores da Organização 5 1. Ramo de atividade na área da saúde 6 1. Produtos e Serviços 9 1. Dados macroeconômicos do segmento de atuação da empresa 9 1. Participação da empresa no seu mercado de concorrência 11 2 Estrutura Organizacional 12 3 Área da Gestão Hospitalar 13 4 Consultoria de Gestão Hospitalar 16 5 Considerações Finais 19 REFERÊNCIAS 20 INTRODUÇÃO Este trabalho visa apresentar as especificações sobre a Gestão Hospitalar. Kiyoshi Tsunawaki, 41, Bairro das Águas, município de Ipatinga, MG. CEP 35160-158; CNPJ 19. Inscrição Estadual 313. Quantidade de funcionários Quase seis mil; Número de filiais Sete (7). Quadro 1 - Dados oficiais da empresa Fonte: realizado pelo autor (2019) Ramo de atividade (Área de Saúde): Atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares de urgência. Maximiano (2011) cita que a missão pode ser entendida também como uma proposição de valor, ou seja, é uma proposta aos clientes e consumidores para que sejam motivados a negociar com a empresa, “a missão, como sendo a razão de ser da empresa, a visão, concretizada como o direcionamento e os valores, considerados como os padrões para o comportamento das pessoas na organização” (MAXIMIANO, 2011, p.
Kotler (2005) concorda que a missão da empresa dá direcionamento para os colaboradores, gerentes e até mesmo aos clientes, sobre o senso compartilhado de propósitos que a empresa deve trabalhar para atingir as metas organizacionais. Para Tavares (2000) tanto a missão, quanto a visão e os valores servem de critérios que orientam desde a definição dos objetivos, a tomada de decisões diversas, e até a estabelecer decisões estratégicas para os negócios. Assim, mediante o entendimento de que os serviços prestados são feitos com qualidade, e os objetivos organizacionais levam em conta a manutenção da excelência nos serviços prestados, há grandes chances de as metas estratégicas serem atingidas. A partir do estabelecimento da visão da empresa, é possível desenvolver as atividades empresariais de maneira a conquistar o seu público-alvo, tanto na maneira de desenvolver as atividades (qualidade nos serviços prestados) quanto na busca por produtos e serviços que valorizem a proposta de ser da empresa, que é o de ser um espaço de cuidado, de bom gosto e lugar para fazer boas amizades.
A Figura 1 apresenta o recorte do mapa do Brasil demonstrando os Estados que possuem unidades FSFX. Figura 1 - Estados que possui unidades da FSFX Fonte: FSFX (2017, p. Segmentação: A instituição atende todos os segmentos do mercado (indústria, comércio e prestação de serviços) através dos serviços de saúde ocupacional. As unidades hospitalares também são direcionadas aos diversos públicos, oferecendo serviços de internação para adultos e crianças, urgência e emergência, cuidados clínicos, cirúrgicos, maternidade, dentre outros. Nicho: Pacientes direcionados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Há também uma unidade que oferece tratamento oncológico. No Hospital Márcio Cunha (HMC), referência da Fundação e que está localizado em Ipatinga, são oferecidos 543 leitos, sendo que mais de 700 mil habitantes da cidade e da região do leste de Mingas Gerais podem encontrar atendimento para as suas demandas, que além dos serviços anteriormente citados, ainda são oferecidos tratamento cardíaco, hemodinâmica, implantes de marca-passo cardíaco, procedimentos renovasculares e eletrofisiológicos, neurocirúrgicos, tratamento neonatal e gestação de alto risco.
Terapia renal e transplantes renais, também são oferecidos na unidade. Dentre os benefícios à população que podem ser citados com os serviços prestados pelas unidades e pelo HMC na região mineira, está a facilidade de poder contar com serviços de alta complexidade, qualidade e multidisciplinaridade perto de casa, não precisando que as pessoas se desloquem até a capital, por exemplo, em busca de atendimento médico especializado. Dados macroeconômicos do segmento de atuação da empresa O serviço de saúde brasileiro abrange múltiplos serviços e organizações tanto públicas quanto particulares que atendem a população nas suas necessidades na área da saúde. Nordeste 80. Sudeste 244. Sul 68. Centro-Oeste 37. Fonte: Fonte: elaborado pela autor, a partir de Scheffer et al.
A tendência se mostra positiva, pois dentro do PMM há um incentivo para aumentar o número de estudantes de medicina e também as condições da sua formação, o que é um dado bastante relevante do ponto de vista da população. E do ponto de vista empresarial, significa mais oportunidades de inserir mão de obra preparada para atender e diante dos avanços tecnológicos, novas possibilidades de oferecer serviços variados e cada vez mais acessível à toda a população. Participação da empresa no seu mercado de concorrência No HMC de Ipatinga são mais de 400 médicos que fazem parte do corpo clínico atendendo em diversas especialidades; em Cubatão, o corpo clínico é composto por 80 médicos e em Itabira, por 70 médicos, representando a instituição com maior corpo clínico nestas cidades.
Mais de 70% do atendimento nestes hospitais são para pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo portanto grande representatividade para esta população específica. Os concorrentes da empresa são representados por serviços médicos como hospitais e clínicas especializadas que atuam nas cidades onde há unidades da Fundação e também em cidades vizinhas. Entre os objetivos está a gestão de infraestrutura física, dos equipamentos médicos e laboratoriais, além dos insumos utilizados no ambiente hospitalar, atendendo as áreas de processamento de roupas, higienização, nutrição e dietética, portaria e recepção e os processos ligados à gestão ambiental. Esta gestão tem como principal função a coordenação e articulação do relacionamento entre os setores acima descritos e as demais áreas assistenciais da unidade.
Políticas Públicas de Saúde: O HMC participa das questões relacionadas ao desenvolvimento social como membro dos conselhos municipais colaborando com a gestão de políticas públicas desenvolvias pelas Secretarias e órgãos públicos, praticando a cidadania. Dentre os Conselhos em que seus colaboradores atuam como membros, podem ser citados o Conselho Municipal da Saúde, o Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, Conselho Municipal da Igualdade Social e Conselho Municipal da Juventude. Gestão da Qualidade: Visando oferecer serviços de excelência e criar um ambiente propício para o desenvolvimento das melhores práticas, a Gestão de Qualidade se baseia em diretrizes institucionais, voltando suas atividades para o respeito e valorização do ser humano, na satisfação dos clientes, na valorização dos colaboradores e na sustentabilidade.
Entre as auditorias externas, podem ser citadas: Auditoria Clínica, Auditoria em Ergonomia, Auditoria Ambiental, dentre outras. Gestão de Farmácia e Nutrição Hospitalar: A atuação da gestão da Farmácia Clínica é adotar práticas que assegurem de forma ativa e frequente, o correto uso dos medicamentos. Desenvolve palestras no setor junto aos colaboradores envolvidos e à população médica de maneira geral, dentro das unidades. Com relação as funções do setor, a Gestão de Farmácia e Nutrição Hospitalar visa o planejamento, a programação de compra, a logística interna para a área, a dispensação de medicamentos para os setores, dos medicamentos e insumos nutricionais. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: A Gestão Ambiental atua nas questões ligadas à energia, água, efluentes e resíduos e a avaliação ambiental dos seus fornecedores.
são desenvolvidos cursos e palestras, bem como mantido um programa de motivação para os colaboradores. O engajamento também é almejado, como forma de motivar o colaborador. Gestão Mercadológica Marketing e Gestão Mercadológica é uma área atende diversos tipos de negócios, mas tem sua atenção voltada para as ações do Marketing organizacional e Comunicação Empresarial. A área é atendida pelo Superintende Corporativo de Comercial e Marketing, e entre as atividades desenvolvidas estão atender os principais canais que integram a assessoria de comunicação entre a empresa e os diversos públicos (externo, interno, programas corporativos, imprensa, poder público), além de planejar, organizar, executar e controlar as estratégias organizacionais. Consultoria de Gestão Hospitalar A empresa desta pesquisa é de porte grande na área de prestação de serviços em saúde, e realiza também outras atividades ligadas à Educação.
No projeto, foi abordado detalhes da gestão e dos subsistemas de gestão implementados na instiuição, sendo que a empresa é considerada de grande porte, possui cerca de seis mil colaboradores e é referência na prestação de serviços nas localidades onde atual. A Fundação analisada neste estudo apresenta o seu sistema de gestão bem delineado, com os substistemas atuantes e desenvolvendo atividades que visam a melhoria dos processos e dos serviços prestados na instiuição. Apresenta também, preocupação com os temas referenciados como transversais e que tem impactado a vida das pessoas, necessitando serem abordados dentro da instituição como forma de atender os diferentes públicos, problemas, situações e necessidades da vida humana. De maneira geral, as unidades hospitalares apresentam grande complexidade para a administração das atividades, insumos, recursos e materiais necessários para o desenvolvimento de suas atividades no dia a dia, sendo que compete às gestões de cada setor especializar-se para poder obter o máximo de conhecimentos na área e assim realizar um trabalho que, somado às demais áreas, podem fazer a diferença para o longevidade das instiuições.
REFERÊNCIAS BRASIL. CASTILHO V. GONÇALVES V. L. M. Gerenciamento de recursos materiais. br/index. php?option=com_content&view=article&id =25867>. Acesso em 25 nov. Quatro especialidades concentram 39% dos especialistas do País, 2018. Disponível m:http://www. Saúde Pública, v. p. FSFX. Fundação São Francisco Xavier. Disponível em: < http://fsfx. Fundação São Francisco Xavier completa 49 anos, 2019. Disponível em: < http://www. fsfx. com. br/noticia/450/fundacao-sao-francisco-xavier-completa-49-anos>. MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. ª ed. saude. gov. br/bvs/periodicos/ccs_artigos/v28_3programa_mais_medicos. pdf>. Acesso em 26 nov. Manual do gestor hospitalar. Brasília: Federação Brasileira de Hospitais, 2019. p. SCHEFFER, M. et al. Acesso em 25 nov. TAVARES, M. C. Gestão Estratégica. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
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