PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE OPERACIONAL ULTRAGAZ
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Administração
A Ultragás tornou-se pioneira neste segmento, devido também ao reconhecimento como empresa sustentável, adotando atitudes éticas, práticas que visam seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente contribuindo com o desenvolvimento da sociedade. Com determinação, seriedade e paixão pelo cliente a empresa tende a crescer aumentando o seu patrimônio, criando novos empregos e fortalecendo a marca a cada dia. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1 2 DESENVOLVIMENTO 1 2. A Empresa 1 2. História e forma de constituição 3 2. P20 – Gás para empilhadeiras 7 2. Botijão de Gás P45 – Larga escala 7 2. Botijão de Gás P90 – Maior volume 7 2. Produção, principais insumos, matérias-primas e serviços fornecidos 8 2. Principais mercados e segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo 8 2. DESENVOLVIMENTO 2. A Empresa A Ultragaz é uma empresa do mercado brasileiro de distribuição de gás domiciliar.
Teve sua origem na Empresa Brasileira de Gás à Domicílio, criada por Ernesto Igel, fundador do Ultra. Sendo a maior distribuidora de GLP no Brasil, com 23% de participação de mercado, a Ultragaz fornece o gás a aproximadamente 10,5 milhões de domicílios no segmento envasado e a mais de 40 mil clientes no segmento granel. Ernesto Igel era um jovem apaixonado pela música que em 1937 teve a iniciativa de utilizar o gás liquifeito de petróleo em fogões e aquecedores no Brasil, com capital aberto, originando então a empresa ULTRAGAS S/A atuando assim pelo todo o Brasil. com. br 2. História e forma de constituição A Ultragaz também deu início e faz parte do Ultra (Ultrapar Participações S/A), um dos mais sólidos conglomerados econômicos do país.
Outras empresas do grupo são a Oxiteno, única fabricante no Mercosul que produz óxido de eteno e seus principais derivados, produto de extrema importância para todo o setor industrial; Ultracargo, uma das líderes em armazenagem de granéis especiais sólidos e líquidos; Ipiranga, responsável pela distribuição de combustíveis líquidos; e Extrafarma, que atua no varejo farmacêutico. Líder de mercado no segmento de fornecimento de GLP, a marca de gás Ultragaz está presente em todo o território nacional, sendo que na Bahia a empresa atende por Brasilgás. Atualmente, destaca-se também no setor de distribuição de combustíveis, através da aquisição da Ipiranga e Texaco. Na década de 90, a Ultragaz comandou a modernização do setor, realinhando a empresa aos padrões de competitividade mundial.
Por meio do projeto Redenção, redefiniu sua imagem interna e externa. Mudou a logomarca, as cores dos uniformes e dos caminhões de distribuição. Nesse momento, foi também estabelecida a música “Sinos da Rua” na entrega do gás. Fruto do processo de expansão, a Ultragaz adquiriu em 2003 a operação de distribuição de GLP da Shell no Brasil, Shell Gás, o que permitiu à empresa alcançar a liderança no mercado de GLP. A Ultragaz também introduziu sistemas de encomendas pela internet e por SMS e permitiu que, nos caminhões de entrega da marca, o consumidor pudesse pagar o gás com cartões de crédito e débito, além de fazer recarga de celulares. Em outubro de 2011, por R$ 50 milhões, a Ultragaz adquiriu a distribuição de GLP da Repsol e incorporou um volume de vendas anuais de 22 mil toneladas, o correspondente a 1% no mercado brasileiro.
Atualmente, a Ultragaz conta com mais de 4. revendas. A Oxiteno é referência em soluções químicas e por meio delas potencializa o negócio. A empresa está presente em nove países das Américas, Europa e Ásia e conta com 12 unidade industriais no Brasil, EUA, México, Uruguai e Venezuela. Ramo de atuação A Ultragaz atua nacionalmente, por meio de revendas próprias, terceirizadas e através de sua frota de caminhões. Na Bahia, a empresa atua como Brasilgás. Porte Ela é uma empresa de grande porte, com o maior valor de mercado estimado no Brasil e na América Latina. Normalmente, o botijão de gás P2 não é adaptável aos reguladores de pressão e não deve ser utilizado em fogões comuns, exceto em casos de botijão com rosca grossa.
Botijão de Gás P5 – Residencial pequeno O botijão de gás de cinco quilos é utilizado em fogões residenciais. Sua instalação e manuseio são semelhantes aos do botijão de 13 quilos e, por isso, ele é uma opção para consumidores que utilizam menor quantidade de gás. As dimensões são: 272,5 mm de diâmetro x 333 mm de altura. Botijão de Gás P13 – Residencial padrão O botijão de gás de 13 quilos, também conhecido como gás de cozinha, é utilizado em fogões residenciais para cozinhar alimentos. Produção, principais insumos, matérias-primas e serviços fornecidos Assim que os botijões chegam à base de produção, uma equipe realiza a seleção visual (inspeção) de 100% dos botijões.
Os botijões em bom estado são enviados para o envase. Já aqueles que estão sem condições de uso são enviados para a requalificação, manutenção ou sucateamento. Os botijões são encaminhados ao carrossel eletrônico, onde o enchimento do GLP líquido é feito com toda a precisão. Todos os botijões são repesados após a saída do enchimento, para garantir que o consumidor receba o produto com peso certo. Além do mais, atualmente a ULTRAGAZ é a maior distribuidora de GLP do mercado brasileiro e uma das maiores (independentes) do mundo em volume. A empresa distribui mais de 1. milhões de toneladas/ano a cerca de 11 milhões de domicílios e 42 mil clientes empresariais no segmento granel, com frota própria e uma rede com 5 mil revendedores independentes.
A empresa detém hoje 33% de participação de mercado a granel desse produto, excluindo-se o botijão de 13 kg, que é para uso residencial. Possui 17 bases de engarrafamento e 21 bases de estocagem e distribuição. Em adição, no segmento granel a qualidade do serviço prestado e a base de clientes bem estabelecida são vantagens competitivas que a Ultragaz acredita possuir. No segmento a granel, a Ultragaz atende seus consumidores por meio de contratos de longo prazo, com duração que varia de dois a cinco anos. Isso limita as flutuações das vendas da Ultragaz na medida em que o contrato com consumidores a granel prevê que o tanque fornecido pela Ultragaz somente poderá ser preenchido com GLP entregue pela Ultragaz, e uma mudança de fornecedor de GLP imporia ao respectivo consumidor o ressarcimento à Ultragaz destes investimentos.
RESUMO DA SWAT Abaixo estão relacionados um resumo dos pontos positivos e negativos, pontos fracos e empreendedorismo utilizados na empresa. • Pontos Positivos: Produtos,serviços,sustentabilidade e inovação. • Custos: Ser o operador de menor custo. Visão • Ser referência mundial de GLP. Princípios • Segurança: definir os padrões da indústria. • Integração: colaboração como palavra-chave. • Inovação: cultura de aprendizagem. Com a necessidade de unificar e ampliar sua atuação social, em novembro de 2007, a gestão de Responsabilidade Social passou a fazer parte do sistema integrado de Recursos Humanos, reunindo todos os projetos sociais e culturais da empresa com foco em educação, que têm como missão “Contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, investindo em projetos educativos e de preservação ambiental com foco na sustentabilidade do negócio”.
Em 2008, a Ultragaz retrabalhou o posicionamento da sua marca através do conceito que a define como “a especialista” do setor. A Ultragaz foi pioneira em gás de cozinha no Brasil e até hoje é a empresa que traz inovações para o mercado, se mantendo sempre à frente. Através do seu rigoroso controle de qualidade em todas as etapas do processo e do serviço diferenciado, a Ultragaz garante o mesmo padrão de qualidade das principais companhias do mundo, comprovado por ser o fornecedor das melhores empresas do país. É por tudo isso que a Ultragaz é a grande especialista no assunto: “Ultragaz. A distribuição de GLP a granel, utilizado no setor comercial principalmente como gás de cozinha e para aquecimento de água em shopping centers, hotéis, condomínios, restaurantes, lavanderias e hospitais, é feita com tanques de aproximadamente 190 kg instalados nos estabelecimentos dos clientes.
Desde 1997, a Ultragaz opera instalações de granel de pequeno e médio porte e em caminhões de tecnologia bob-tail para distribuição do GLP, compondo o sistema de distribuição denominado UltraSystem. Os caminhões da Ultragaz abastecem diretamente recipientes instalados nos estabelecimentos destes consumidores, em um processo ágil, seguro e econômico. Abaixo está apresentado a cadeia de distribuição do GLP. Figura 1 – Distribuição de GLP no Brasil. de janeiro de 2014. Disponível em: <http://mundodasmarcas. blogspot. com. br/2014/01/ultragaz. ultragaz. com. br/UltragazPortal/faces/pages_empresa/ultragaz/missaovisaoprincipios?_adf. ctrl-state=11p8i8e6rr_83&_afrLoop=33522226530521811>. Acesso: 07 de junho de 2017.
62 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes