PROJETO INTEGRADOR V BIBI MOTOS

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Administração

Documento 1

Ao professor Marcos Francisco Stahl, pela sua orientação sempre nos auxiliando em cada etapa durante todo o desenvolvimento deste trabalho. A sua orientação e auxílio são inestimáveis para cada um de nós! Ao nosso Coordenador de Curso Professor Doutor Donizetti Leonidas de Paiva, e a toda equipe da coordenação, pela disponibilidade e acessibilidade em sanar todas as nossas dúvidas. Aos nossos Professores Daniel Fernandes de Nobrega, Fernando Estima de Almeida, Keli Cristiane Vido, Luiz Augusto Zazeri, Mário Eduardo Lourenço Matielo e Rosalice Marilia Hansch, pelas excelentes aulas ministradas e por toda a atenção e empenho prestados a fim de que o conteúdo ministrado se tornasse um conhecimento real em nossas vidas. Por fim, a todo Centro Universitário Senac campus Santo Amaro! "Entender para atender de forma lucrativa".

RaimarRichers RESUMO O desenvolvimento deste projeto implica na elaboração de um projeto da Bibi Motos, que atua no ramo de locação de motos elétricas na cidade de São Paulo e arredores. Bibliographic research was conducted on the central theme of the work, which is the sharing service and its implications. It was thoroughly analyzed all the potentialities as well as possible dysfunctions and obstacles to the implementation of the company in the market. Thus, it can be inferred that the shared economy system is a current, innovative and useful theme, since it promotes urban mobility and stimulates effective consumption. Therefore, to achieve this result requires a marketing plan, adding value to the service and expanding the segment and especially to make the customer aware of the use and benefit of the service.

Keywords: 1 Shared Economy. AMBIENTE INTERNO 19 5. AMBIENTE EXTERNO 26 6. ANÁLISE DE RISCOS (SWOT e Pestal) 34 8. CANVAS 41 10. JOB TO BE DONE 45 11. Entretanto, o número também vem crescendo nos pequenos municípios, o que vem resultando em congestionamentos generalizados e para agravar a situação o poder público segue priorizando a construção de vias em vez de criar políticas eficientes para o transporte público. De acordo com Jorge Abrahão, em São Paulo pesquisas mostram que um morador perde 45 dias a cada ano para realizar seu deslocamento diário o que representa 2h58 minutos por dia e este número ainda pode variar dependendo do meio de transporte. A Mobilidade Urbana assim como a Economia Compartilhada também é uma realidade e de grande relevância para os grandes centros urbanos, suprindo, melhorando toda a necessidade de deslocamento, com muita eficiência, sustentabilidade e economia.

Nesse contexto a utilização da moto elétrica surge como uma forma de transporte eficiente, econômico e sustentável, além de proporcionar uma otimização do tempo dos consumidores. Referencial teórico No cenário mercadológico atual, o alto nível de concorrência e a falta de preparo empresarial para lidar com as dificuldades faz com que muitas novas empresas fechem suas portas. Para Maximiano (2007), o plano de negócios começa compreendendo e trabalhando em função de cada etapa do ciclo de vida do planejamento do projeto em questão. As etapas são: - Ideia inicial: a geração de ideias depende totalmente do empreendedor, é a parte mais preciosa de um projeto e deve ser protegida, visto que no mundo atual pessoas podem se apropriar de sua ideia para se favorecem; - Avaliação da ideia: avaliar possíveis erros e acertos se colocarmos em prática a ideia, avaliar se é algo inovador, útil e rentável; - Planejamento do projeto: se a ideia passou pelo crivo preliminar, o empreendedor deve elaborar uma estrutura de projeto para trabalhar; - Plano de negócios: este complementa o plano do projeto, pois, é uma descrição detalhada do empreendimento, ou seja, nele são abordados desde o produto, até o serviço final ofertado bem como todos os aspectos administrativos, é como se a empresa já estivesse trabalhando.

Podemos afirmar que plano de negócios é uma projeção de como a empresa atuará e quais desafios enfrentará; - Implantação: que é colocar em prática o plano de negócios e iniciar a vida da sua empresa. Um empreendedor de sucesso sabe relacionar as necessidades de seus clientes com a sua ideia de inovação empresarial, tais necessidades podem ser identificadas por meio de pesquisas de mercado ou da sua experiência direta com o consumidor. O que de fato faz a diferença é o entendimento dessas necessidades e quais são os possíveis desafios que surgiram. Em seguida a administração decide que portfólio de negócios e produtos é o melhor para a empresa, e quanto apoio deve ser dado a cada um”. Assim podemos afirmar que o planejamento estratégico numa empresa serve como base e apoio para programar as ações de marketing necessárias, tornando os objetivos acessíveis e mensuráveis.

Cobra (1985) diz que o “plano de marketing identifica as oportunidades mais promissoras no negócio para a empresa”, ele ressalta ainda que este plano precisa ser atualizado constantemente para que não se torne obsoleto e ultrapassado, visto que o mercado sofre alterações diariamente. Cobra (1985, p. ainda afirma que não é “necessário elaborar planos sofisticados, que muitas vezes não conduzem a lugar nenhum. Definir um plano financeiro com antecedência proporciona ao empresário condições de tornar seu negócio rentável, com um caixa saudável para que possa alcançar as metas estabelecidas desde as de curto até as de longo prazo. De acordo com Assaf (2005) o plano financeiro tem como objetivo chamar atenção para as necessidades de crescimento da empresa, identificar e destacar possíveis desajustes futuros e proporcionar ao gestor financeiro a escolha de ativos com maior margem de rentabilidade e que estão em concordância com os objetivos da empresa já definidos anteriormente.

Dornelas (2001) destaca que o plano financeiro deve transparecer em números toda a realidade de uma empresa, apresentando claramente quais e quanto são os custos fixos, custos com mão-de-obra, pagamentos, o investimento inicial necessário, entre outros. SUMÁRIO EXECUTIVO O presente trabalho foi elaborado com o intuito de demonstrar o funcionamento e o plano de ação para o funcionamento de uma empresa no ramo da economia do compartilhamento, a Bibi motos. Foi pesquisado quais são as principais ferramentas administrativas que pudessem cooperar com esse objetivo e que pudessem nos dar uma visão ampla sobre o funcionamento do negócio e eventuais dificuldades de atuação no mercado, no cenário operacional interno e na área financeira. Brenda Souza, cursando administração de empresas no Centro Universitário Senac.

Experiência na área de gestão orçamentária e contratos corporativos. Vem de uma família de vendedores externos. Marcos dos Santos, cursando administração de empresas no Centro Universitário Senac. Saiu da força aérea brasileira, para seguir do sonho de infância de ser empresário. Total 4 100 R$ 1. Fonte: Desenvolvido pelo grupo (2019). Sistema tributário A empresa estará enquadrada no sistema tributário do Simples Nacional. Este sistema tributário possui algumas vantagens e desvantagens. Vantagens: - Isenção na contribuição para INSS patronal; - Arrecadação mensal dos tributos é unificada e simplificada, reduzindo a burocracia; - Em processos de licitação ou em concorrências públicas, a empresa optante pelo Simples Nacional detém de preferência; - Simplicidade para o pagamento tributário reduzido a duas únicas guias: Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA).

Existe um conselho que é composto por quatro sócios, sendo eles um gerente financeiro, gerente de recursos humanos, gerente de marketing e um gerente de operação logística. Na empresa temos um analista de administrativo, analista desenvolvimento de sistema, analista de logística, analista marketing, analista de SAC, dois mecânicos e um pesquisador tecnológico. Folha de pagamento mensal com encargos Folha de pagamento: R$ 43. reais Peso dos encargos: Salários*13,33 % Encargos: 36,8% INSS: Mensal Empresa: 20% Terceiros: 5,8% RAT: 3,00% FGTS Mensal FGTS Mensal: 8% Provisão Mensal 1/12 avos 13º salário mensal 1/12 + 1/3 avos Férias +encargos 4. Gráfico de escolaridade dos funcionários Gráfico 1- Grau de escolaridade dos funcionários Fonte: Desenvolvido pelo grupo (2019). E a falta de um planejamento de marketing com o objetivo de atrair novos clientes. Um dos fatos interessantes que as grandes vantagens das motos em relação aos carros é a sua mobilidade, que permite em situações de trânsito lento ou mesmo parado passar por entre os carros, efetuando as deslocações em menor tempo.

Esta redução de tempo é o maior fator de diferenciação entre o serviço tradicional de táxis, Uber, ônibus coletivos e o serviço de “Moto- Táxi”. AMBIENTE EXTERNO   5. Analise setorial Embora a mobilidade urbana faça parte dos planejamentos sociais e infraestrutura prevista na legislação, é perceptível que existe uma grande deficiência no acesso ao transporte público, o que deixa muita lacuna nesses processos. Pontos fortes são os valores do serviço, meio de transporte sustentável e eficaz, os pontos a ser melhorados são a restrição na devolução bicicletas, e as formas erradas que usuários estacionas as bicicletas como exemplo deixadas nas calçadas de uma forma atrapalhando o deslocamento de pedestre. Temos também uma outra empresa de compartilhamento de bicicletas através de estações estrategicamente espalhadas pela cidade de São Paulo, a empresa ofereci cinco pacotes diferentes para os usuários.

Pontos fortes são os planos semanais e mensais referente o valor do serviço, os pontos a ser melhorado são a restrição na devolução das bicicletas, se for para uma região com sumidas percebera uma dificuldade durante o trajeto, peso da bicicleta entre outros. Existe também uma empresa de compartilhamento de carros, atua em Osasco e São Paulo, o usuário pode alugar diretamente pelos aplicativos carros estacionados por algumas regiões da cidade, possuem 4 pacotes para os usuários (pacotes livres custo no pacote 24 horas, no pacote 48 horas, pacote de 5 dias. Os pontos fortes são os valores dos serviços, comparados alugueis de carros, pontos a ser melhorado demora para ativação do serviço e pouco pontos veículos espalhados pela cidade.

Será a prestadora de serviço de monitoramento online das motos da Bibi. A nossa parceira de seguros para os usuários do serviço será a chubb Corporation é uma companhia de seguros americana, com sede em Nova Jérsei nos Estados Unidos da América. Conta com certa de 10. funcionários são umas das maiores seguradoras de bens e de acidentes do planeta, possui cerca 120 escritórios em 29 países, incluído o Brasil. Os nossos parceiros de estacionamento será uma das maiores empresas de estacionamento da América Latina chamada Estapar que possui mais de 100 estacionamentos espalhados pela cidade de São Paulo dentro de shopping, aeroporto, supermercado e entre outros estabelecimentos. uma Lei geral de proteção de dados pessoais, que protege os dados pessoais dos usuários da Bibi Motos.

As Motos da Bibi estão dentro das normas estabelecidas pelo CTB (Código de trânsito Brasileiro criado em 1997). A empresa estará enquadrada no Simples nacional, e no primeiro momento estará amparada na Lei Complementar Nº 155, de 27 de outubro de 2016. Sustentabilidade Uso racional e reaproveitamento da água e da energia elétrica, quando possível, de fontes de energia limpa e renovável. Uso de sistemas de tratamento como filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases de manutenção das motos, e não descartaremos esgoto ou resíduos químicos ou qualquer outro material poluente em rios, córregos ou lagos da água. Tributação No atual momento vivenciado no país, a crise política e econômica tem traçado novos rumos e novos projetos no que diz respeito à tributação e arrecadação de impostos.

O governo está tentando aprovar uma reforma tributária no Senado durante o ano de 2019 e a equipe econômica tenta realizar a confusão de dois tributos PIS/CONFINS para uma única alíquota. Segundo informações da Luciana Otoni, jornalista do site terra a Receita Federal em maio de 2019, o governo aumentou o Imposto sobre Produtos Industrializados de motos, micro-ondas e aparelhos de ar-condicionado passam de 20% para a alíquota de 35%. Fatos importantes e expressivos no Ambiente externo Segundo Luciano Cavenagui os números de pessoas que procura pela emissão da carteira de habilitação (CNH) vêm aumentando, em 2018 houve um total de 78. emissões de carteira de habilitação. O reajuste ocorreu cerca de uma semana após a companhia ter aumentado em 3,5% o preço da gasolina, elevando também o valor do diesel em 4,2%, devido ao ataque a petrolíferas da Arábia saudita, que fizeram o mercado internacional subir o preço do barril de petróleo.

ANÁLISE DE RISCOS (SWOT e Pestal) Para que um negócio prospere, é necessário que o empreendedor esteja antenado e alinhado com as práticas governamentais, agindo de maneira condizente com a legislação nacional a fim de estar com suas obrigações empresariais em dia. Além disso, a percepção das tendências de mercado e a movimentação do mercado internacional são de suma importância para o bom desempenho empresarial do novo negócio. Isso se deve ao fato de as tendências de mercado definirem quais as preferências e necessidades do público consumidor. No caso do mercado internacional, a percepção das vantagens e desvantagens de uma importação ou exportação são vitais para a saúde financeira de uma empresa, por exemplo.

As motos estarão espalhadas por 50 estacionamentos parceiros da cidade de São Paulo, para os usuários locar e devolver. Esses estabelecimentos parceiros, receberão um repasse mensal por ceder um espaço reservado para as motos e o fornecimento da eletricidade para o carregamento das motos. Para poder usar o serviço o usuário vai ter quer baixar e instalar o aplicativo que estará disponível para os smartphone com sistema Android e IOS, em seguida realizar um cadastro que será obrigatório o anexo de sua carteira nacional de habilitação de categoria A e tirar uma selfie do seu rosto, e aguardara o prazo de até 72 horas para confirmação do cadastrado. Já cadastrado usuário abrirá o aplicativo em seguida o aplicativo vai mostrar as motos disponíveis mais próximas, localizada a moto, terá um recurso de reserva valido por 20 minutos.

Cada moto terá um QR Code, que será validado no aplicativo em seguida a câmera frontal do celular ser abrirá para uma validação facial. Desbloqueio da moto: Cada moto terá um QR Code, que será validado no aplicativo em seguida a câmera frontal do celular ser abrira para uma validação facial. Coloque o Capacete: Abra o banco pelo aplicativo e coloque o capacete para iniciar sua corrida e verifique os pneus, lanternas e freios da moto. Faça sua Viagem: Ande todos os lugares que quiser. Lembrando que o custo do Serviço será de R$ 10,00 reais a cada 20 minutos 7. Término da viagem: finalizada a corrida, o aplicativo vai mostrar qual o destino – estacionamento – mais próximo para moto ser devolvida, estar bem guardada e segura.

A sigla vem de Política (P), Economia (E), Social (S), Tecnologia (T), Ambiental (A) e Legal (L). É uma ferramenta normalmente utilizada no processo de planejamento de um novo negócio, com o intuito de cooperar para a explanação dos resultados de viabilidade com foco nestes fatores. Análise Pestal da empresa BIBI Motos Tabela 4- Análise Pestal P Política - Atitudes governamentais de impacto com a proposta de negócio; - Possível criação de tributos próprios para empresas de economia compartilhada; - Possível rompimento ou parceria de relações com países fornecedores. E Economia - Tributação excessiva; - Crise nacional afetando a economia local; - Alto índice inflacionário afetando o poder de compra do consumidor. S Social - Tabus culturais de aceitação pelo novo modelo de negócio; - Atitudes e opiniões dos consumidores (podem ser positivas ou negativas); - Mudanças na tendência do estilo de vida das pessoas.

O propósito do job to be done é através do resultado sobre as necessidades reais dos consumidores tornando o marketing mais eficiente e agregando mais valor ao produto ou serviço oferecido, por meio da razão do consumo das pessoas, descobrindo o motivo que as fazem preferir a empresa x dentre tantas organizações disponíveis no mercado. Aplicando o conceito do job to be done na empresa Bibi Motos, deve-se ter em mente o seguinte questionamento: O que leva um consumidor a alugar uma moto elétrica da nossa empresa? Com o intuito de responder a este questionamento primordial, realizamos uma segmentação do mercado, isto é, delimitamos nosso público-alvo. Deste modo, o público-alvo da Bibi motos são alunos universitários e trabalhadores da área metropolitana de São Paulo.

De um modo geral, este público alvo é composto por pessoas que tem um tempo escasso e que querem cumprir com seus compromissos em tempo hábil com baixo custo. Respondendo ao questionamento inicial do job pode-se afirmar que o público alvo da BIBI Motos aluga motos elétricas porque quer aproveitar melhor seu tempo disponível, otimizando sua agenda e tendo mais tempo livre para realizar algo que gosta ao invés de estar preso em filas aguardando um meio de transporte superlotado. Em outras palavras, você compra palavras-chave que, quando buscadas, colocarão seu site no topo dos resultados. Estaremos fazendo ações de entrega de folhetos e entrega de brindes nos principais shoppings, faculdade e entre outros estabelecimentos e também presente nos principais eventos de motos de São Paulo, como a feira das duas rodas, a feira do empreendedor, e entre outros eventos de mobilidade de São Paulo.

Faríamos uma ação de experimentação do serviço para novos clientes, aonde o usuário faz o cadastro no aplicativo e ganhará 1 viagem de 30 minutos para andar à vontade por São Paulo gratuitamente e uma campanha de e-mail marketing, aonde um e-mail é encaminhado para várias clientes, desde um simples recado de “Feliz Aniversário”, “Feliz Natal”, já pelo aplicativo faremos envio de notificações push, desde da seguinte frase “estamos sendo sua falta“, "cupom de desconto" e entre outras. Os objetivos que levam os clientes à procura dos serviços prestados podem se relacionar ao setor profissional, pessoal, acadêmico ou turismo. Outros detalhes muito importantes na decisão do cliente são: a qualidade do serviço, o baixo custo do aluguel da moto, transporte rápido para qualquer localidade garantia de aprendizado, preço compatível com o mercado e satisfação no atendimento.

PLANO OPERACIONAL As motos elétricas, serão produzidas na china e importadas para o Brasil, a empresa que irá produzir as motos será Xiaomi, através da parceria com Bibi Motos firmada em 2019, ficou acordado que a Xiaomi desenvolverá um modelo de moto na cor vermelha e preto, e que alcance uma velocidade máxima de 100 km/hora, com peças e tecnologia diferenciada somente para a Bibi Motos. Após a confecção das motos pela Xiaomi, será enviado para o centro de operações da Bibi motos, localizados na Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04696-000, após as motos chegarem no centro de operações, será implantada a tecnologia na moto com os chips de monitoramento. Após as motos estarem prontas para o compartilhamento, serão espalhadas pelos estacionamentos parceiros da cidade de São Paulo, localizados nas regiões do Butantã, Cidade Dutra, Itaquera, Penha, Pinheiros, Santana, entre outros bairros e dentro do estacionamento dos shoppings Eldorado, SPMarket, Interlagos, Aricanduva e nas Rodoviárias do Tietê, Barra Funda e Jabaquara.

LOGOTIPO E SLOGAN Figura 6 - Logotipo. Fonte: Desenvolvido pelo grupo (2019). O Logotipo “Bibi motos”, apresenta a ideia de trazer um pronuncia fácil e que ficasse na cabeça dos consumidor: as palavras Motos como o próprio nome já relacionar como marca com a moto, já as Letras diz o primeiro de B significa bonito, trazer a ideia que as nossas motos serão bonitas, o primeiro I de inteligência artificial presente no serviço, o segundo B traz a ideia de ser um serviço barato com um preço justo ao usuários e o segundo I significa inovação, trazendo o aspecto que a empresa está sempre a frente inovando congestionamento das vias nas cidades, vivenciar experiências pilotar a moto compartilhada bibi e prazer o aspecto de economia de tempo e recursos.

O Slogan é “Vá de agilidade, vá de bibi”, que apresenta a ideia de trazer um contato emocional com o consumidor: acreditar na agilidade da moto no congestionamento das vias nas cidades, vivenciar experiências pilotar a moto compartilhada bibi e prazer o aspecto de economia de tempo e recursos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao final do trabalho pode-se observar que a proposta de trabalho da empresa Bibi Motos possui um grande potencial junto ao mercado, sendo considerada como inovadora, pioneira e visionária. Globo SP, São Paulo, 12 set. Disponível em: < https://g1. globo. com/sp/sao-paulo/noticia/2019/09/12/sp-tem-maior-inadimplencia-por-falta-de-licenciamento-de-veiculos-em-4-anos-diz-detran. ghtml>. Acesso em 14 set. ASSAF NETO, A. SILVA, C. Administração de capital de giro. São Paulo: Atlas, 1997. com. br/bikesampa/>. Acesso em 07 set. BRASIL, Site do Planalto. Disponível em: <http://www.

BRASIL, Site do Planalto. Disponível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587. gov. br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709. htm> acesso em 05 out. BRASIL, Site do Planalto. Disponível em: <http://www. Brito, Débora. Número de motos é maior que o de carros em 45% das cidades. Agência Brasil, Brasília, 02 jul. Disponível em: < http://agenciabrasil. ebc. br/cotidiano/2018/10/busca-pela-primeira-cnh-tem-alta-com-avanco-de-aplicativos-de-transporte. shtml>. Acesso em: 19 set. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. Diógenes, Juliana. Por ano, paulistano passa, em média, 1 mês e meio preso no trânsito. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set. Disponível em: <https://sao-paulo. estadao. Porto Alegre: Bookman, 2004. Fernandes, Adriana. Setor de serviços quer barrar alíquota em proposta de reforma tributária que unifica PIS/Cofins.

O Estado de São Paulo, São Paulo, 27 set. Disponível em: <https://economia. PETTY, J. Willian. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Makron Books, 1997. MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. gov. br/noticias/infraestrutura/2014/11/ibge-mapeia-a-infraestrutura-dos-transportes-no-brasil>. Acesso em: 02 set. Otoni, Luciana. Governo eleva IPI de moto, micro-ondas e ar-condicionado para 35%. Disponível em: <http://www. senado. gov. br/noticias/Jornal/emdiscussao/motos/brasil/abraciclo-revela-que-classes-d-e-e-de-brasileiros-sao-as-que-mais-compram-motocicletas-para-uso-do-veiculo-como-meio-de-transporte-para-o-trabalho. aspx>. globo. com/sao-paulo/semana-nacional-transito/noticia/paulistano-aponta-piora-no-transito-e-no-transporte-em-2017-diz-pesquisa. ghtml>. Acesso em: 29 set. Riba Share, Site da. ghtml>. Acesso em: 29 set. Yellow, Site da. Disponível em: <https://www. yellow.

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