PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR UNIP - PIM 1

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

A estrutura do projeto conterá informações e dados estatísticos versando sobre os diversos parques urbanos no Brasil destacando a importância das áreas verdes no cenário urbano para o cidadão brasileiro. A partir dos dados analisados, será então criado um projeto de terminal de computador com Sistema Operacional Android, onde serão detalhadas suas características, aplicativos e modos de operação. O terminal deverá ser implantado em módulo cliente-servidor para que o usuário do parque urbano possa localizar-se no referido ambiente, bem como identificar no terminal os pontos relevantes do parque, possibilitando a escolha de qual caminho tomar para prosseguir no passeio. Paralelamente ao desenvolvimento do terminal de computador, será apresentada uma solução visando a redução do consumo de energia no sistema computacional do parque urbano, por meio da obtenção de energia elétrica por painéis solares e armazenamento em banco de baterias.

Palavras-chave: Parques urbanos no Brasil, Terminal de computador, clienteservidor, Android, painéis solares, baterias. Atrativos do Sistema Operacional Android…………………………. Aplicativos da interface gráfica do sistema…………………………. Localizador de atividades como Esportes, Alimentação e Lazer…16 3. Obtenção de energia e sustentabilidade………………………………17 4 CONCLUSÃO…………………………………………………………………………. REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………. É importante destacar que, conforme relata a pesquisa do Instituto SEMEIA, “Parques do Brasil Percepções da População”, parques urbanos são áreas verdes inseridas no cenário dos centros urbanos e que são bastantes frequentados pelos habitantes para a prática de esportes, atividades de lazer, entretenimento, bem como alternativa para um contato mais próximo à natureza, tendo em vista o alto índice de crimes e violência, a desigualdade social, entre outros fatores que assolam grande parte das cidades brasileiras. Já os parques naturais são áreas sob administração do governo com objetivo de preservação do meio ambiente, logo, são espaços mais distantes dos centros urbanos, porém com frequente ocupação humana, seja para aventura ou contemplação da natureza.

Entretanto, apesar de os parques naturais e urbanos apresentarem-se como próprios espaços para “fuga da rotina” na urbe, uma pesquisa realizada pelo Instituto SEMEIA constatou que o tema está em baixa prioridade nos planos de qualidade de vida para a população moradora dos grandes centros. Pois, problemáticas como crimes e violência contra pessoas, corrupção e desvio de verbas públicas, qualidade no atendimento na saúde, qualidade na educação, tráfico de drogas, desigualdade social, dentre outras, são as principais preocupações na sociedade brasileira. A tabela abaixo confirma a entrevista realizada com um total de 815 pessoas nas diversas cidades brasileiras: 08 Tabela 1 Fonte: SEMEIA Embora temas, com abordagens mais próximas aos parques naturais, como acesso à cultura e lazer, proteção ambiental, poluição e mudanças climáticas e acesso à água limpa e saneamento ocupem os últimos lugares no ranking de prioridades das preocupações da população das capitais analisadas, outro aspecto da pesquisa demonstra que grande parte dos entrevistados(94%) mencionaram espontaneamente pelo menos um parque urbano no Brasil, conforme observa-se na tabela abaixo: Tabela 2.

Os fatores motivadores de maior percentual revelam o desejo humano de compartilhar a experiência prazerosa do contato com a natureza, como se vê na tabela 7: Tabela 7. Fonte: SEMEIA. Analisando-se a tabela 7, notam-se diversos fatores que dificultam a intensa frequência aos parques urbanos devido à dinamicidade das atividades das metrópoles. Visto que, temas como distância, insegurança, horário de funcionamento que não se encaixa na rotina ou preferência por outros tipos de lazer como shoppings, são os fatores que influenciam na baixa quantidade de frequentadores dos parques urbanos. Considerando-se o quadro atual de visitação aos parques urbanos das cidades brasileiras, será criado um projeto de terminal de computador que funcione como guia em um parque urbano com orientações e informações ao público visitante.

O sistema operacional Android oferece muitos recursos de administração, além de ser baseado no núcleo do Linux, ter um código aberto e uma gama de possibilidades de personalização. O fato do sistema Android ser baseado no código Linux, que possui licença aberta, faz com que diversos desenvolvedores possam contribuir e modificar o sistema. Além dos desenvolvedores autônomos, empresa como a Linaro e a Intel contribuem para o aperfeiçoamento do sistema da Google. Outra vantagem do Android OS é a grande variedade de aplicativos disponibilizados, podendo refletir na redução de custos de desenvolvimento de uma aplicação já existente na Google Store para implantar no projeto de terminal de computador para os parques urbanos. Além disso, o Android possui maior integração com os serviços do Google como localização e sincronização de aplicativos.

Localizador de atividades como Esportes, Alimentação e Lazer Os aplicativos da tela inicial são: Histórico do parque, Mapa geral: Onde estou?, Alimentação, Banheiros, Esportes e Atrações e Acessibilidade. Além de ícones básicos de sistema como os botões Tela Inicial e Voltar, todos abordados a seguir: 17 1. Histórico: Ao ter seu ícone pressionado este aplicativo levará o usuário para a próxima tela, a qual conterá informações históricas e geográficas do parque visitado, despertando a curiosidade do visitante. Mapa geral: Onde estou?: Essa aplicação é a responsável pela localização do usuário navegante, ou seja, nesta seção o visitante do parque obterá a informação da posição geográfica deste em relação ao parque. Nota-se que esta parte do programa acessará informações de localização por meio de coordenadas pré-definidas no computador central, devido a cada terminal estar em uma posição geográfica diferente no percurso do parque urbano.

Dessa forma, placas fotovoltaicas serão instaladas e interligadas em um banco de baterias de lítio no entorno dos terminais de computadores com o objetivo de armazenamento de energia proveniente da luz solar durante o dia e posterior utilização durante o período noturno. A imagem abaixo ilustra o esquema geral de captação e armazenamento de energia elétrica: Imagem 3. Sistema de captação e armazenamento. Fonte: Autor, 2020. O sistema desenvolvido terá custo zero no que se refere ao consumo de energia da rede elétrica, necessitando somente de manutenção preventiva e manutenção da parte estrutural. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. INSTITUTO SEMEIA. Parques do Brasil: Percepções da População. São Paulo, 2018. br/relatorios/semeia_parquesdobrasil_percepcoes. pdf >.

Acesso em: 01/04/2020. Tabela 2 – INSTITUTO SEMEIA. Parques do Brasil: Percepções da População. org. br/relatorios/semeia_parquesdobrasil_percepcoes. pdf >. Acesso em: 01/04/2020. Tabela 4 – INSTITUTO SEMEIA. org. br/relatorios/semeia_parquesdobrasil_percepcoes. pdf >. Acesso em: 01/04/2020. Tabela 6 – INSTITUTO SEMEIA. Disponível em: <http://semeia. org. br/relatorios/semeia_parquesdobrasil_percepcoes. pdf >. Acesso em: 01/04/2020. tudocelular. com/google/noticias/n36150/confira-5vantagens-e-desvantagens-do-android. html >. Acesso em 30/03/2020. Android 10: conheça as vantagens do sistema operacional. com/imgres? imgurl=https%3A%2F%2Fmidia. gruposinos. com. br%2F_midias%2Fjpg %2F2015%2F07%2F27%2Fandroid-949965. jpg&imgrefurl=https%3A%2F %2Fwww.

991 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download