PIM VII TELECONSULTAS
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Tecnologia da informação
Por isso, essa pesquisa demonstra a análise sobre um provável negócio de um aplicativo que fará teleconsultas médicas. Com o passar do trabalho foi criado o plano de negócio, gestão de qualidade, projeto orientado a propostas apresentadas no aplicativo e o escopo do projeto de implementação. Palavras-chave: Projeto de Software, Aplicativo, Telemedicina. ABSTRACT With social isolation due to the Covid-19 pandemic, it has brought demand for several new ventures that can be placed with people's new reality. It is necessary that these ventures are carefully observed so that entrepreneurs can implement solutions. Produtos E Serviços 12 2. Plano Operacional 12 2. Plano De Recursos Humanos 12 2. Análise De Mercado 13 2. Estratégia De Marketing 13 2. DIAGRAMAS UML 19 5 ESCOPO DO PROJETO 24 5. MATRIZ DE PAPEIS E RESPONSABILIDADE 24 5. CRONOGRAMA E CUSTOS DO PROJETO 24 5.
ANÁLISE DE RISCOS 25 5. LIÇÕES APRENDIDAS 26 6 CONCLUSÕES 27 BIBLIOGRAFIA 28 1 INTRODUÇÃO A pandemia do Covid-19 tem feito com que muitos negócios fossem obrigados a se reestruturar, e isso inclui a área da saúde. O plano deve responder às seguintes questões (DORNELAS, 2001): • quem é você (estrutura jurídica, propriedade, localização, etc. • o que você vende (produto, serviço)? • para quem você vende (clientes)? • como você vende (canais de distribuição, plano de marketing)? • quem é a competição? • qual é o roteiro (marcos, cronograma)? • como é feito (processo de fabricação, fornecedores, tecnologia, etc. • quais são os requisitos de financiamento (montante, fonte de financiamento)? • qual é o retorno esperado do investimento (previsão de fluxo de caixa)? 2. BRAINSTORM Brainstorming refere-se à prática de gerar ideias e colocá-las de forma concreta, como em um pedaço de papel ou em um programa de computador.
Você pode usar o brainstorming para forçar seu cérebro a encontrar novas soluções para problemas ou ideias sobre um produto. Os exemplos incluem quem está em sua equipe, suas patentes e propriedade intelectual e sua localização (AFONSO, 2012). Oportunidades e ameaças são externas - coisas que estão acontecendo fora de sua empresa, no mercado maior. Você pode aproveitar as oportunidades e se proteger contra ameaças, mas não pode mudá-las. Os exemplos incluem concorrentes, preços de matérias-primas e tendências de compra do cliente. AFONSO, 2012). • Disponibilizar o sistema o quanto antes no mercado para o maior número de dispositivos possíveis, para auxiliar o maior número de pacientes possíveis a tempo. • Desenvolver uma empresa sólida voltada para a telemedicina, tendo como base o mercado potencial atual, que dará sustentação a empresa.
Tabela 1: Matriz SWOT da empresa Fonte: o autor Tendo como base os objetivos da empresa e a matriz SWOT, que apresentou entre outros as fraquezas e as ameaças do negócio. Para atingir os objetivos e mitigar as fraquezas e as ameaças, o negócio terá inicialmente as seguintes metas: • Desenvolver o sistema em no máximo 2 meses a partir de um sistema de streaming que um dos sócios já possuía. • Fazer análises de mercado mensais para avaliar a criação de novos concorrentes. Estes processos trarão maior qualidade e agilidade no desenvolvimento do sistema. Estes processos deverão permitir que o sistema completo seja entregue em 1 mês e meio. Plano De Recursos Humanos Serão contratados: i. entre dois e três analistas de sistemas, especializados em sistemas Web e Baco de Dados.
ii. Por conta disso, este novo empreendimento é promissor e pode futuramente abarcar outras áreas, pois a tendência é que muitos trabalhos que eram feitos exclusivamente dentro das empresas, têm sido migrados para plataformas remotas. Estratégia De Marketing Para a estratégia de marketing, apresenta-se uma estratégia de marketing com base nos 5 Ps do marketing abaixo. Os 5 P's do Marketing - Produto, Preço, Promoção, Local e Pessoas - são os principais elementos de marketing usados para posicionar um negócio estrategicamente. Os 5 P's do Marketing, também conhecidos como mix de marketing, são variáveis que gerentes e proprietários controlam para satisfazer os clientes em seu mercado-alvo, agregar valor a seus negócios e ajudar a diferenciar seus negócios dos concorrentes. Produto: Será oferecida uma plataforma capaz de (i) realizar consultas autenticadas entre médico e paciente, (ii) disponibilizar uma área de trabalho na qual os médicos enviam anotações e dicas aos seus pacientes e (iii) possibilitar aos médicos a emissão de receita médica eletrônica.
O CMMI começa com um processo de avaliação que avalia três áreas específicas: desenvolvimento de processos e serviços, estabelecimento e gerenciamento de serviços e aquisição de produtos e serviços. Ele foi projetado para ajudar a melhorar o desempenho, fornecendo às empresas tudo o que precisam para desenvolver produtos e serviços melhores de forma consistente. Mas o CMMI é mais do que um modelo de processo; também é um modelo comportamental. As empresas podem usar o CMMI para lidar com a logística de melhoria de desempenho, desenvolvendo benchmarks mensuráveis, mas também pode criar uma estrutura para encorajar um comportamento produtivo e eficiente em toda a organização. O modelo CMMI divide a maturidade organizacional em cinco níveis. As empresas entendem suas deficiências, como abordá-las e qual é o objetivo de melhoria.
Gerenciado quantitativamente: este estágio é mais medido e controlado. A organização está trabalhando com dados quantitativos para determinar processos previsíveis que se alinham com as necessidades das partes interessadas. O negócio está à frente dos riscos, com uma visão mais baseada em dados sobre as deficiências do processo. Otimizando: aqui, os processos de uma organização são estáveis e flexíveis. Ele descreve um sistema de software ou seu componente. Uma função nada mais é do que entradas para o sistema de software, seu comportamento e saídas. Pode ser um cálculo, manipulação de dados, processos de negócios, interação com o usuário ou qualquer outra funcionalidade específica que defina a função que um sistema provavelmente desempenhará. Os Requisitos Funcionais também são chamados de Especificação Funcional.
Na engenharia de software e na engenharia de sistemas, um Requisito Funcional pode variar desde uma declaração abstrata de alto nível da necessidade do remetente até especificações detalhadas de requisitos funcionais matemáticos. A UML é uma parte muito importante do desenvolvimento de software orientado a objetos e do processo de desenvolvimento de software. A UML usa principalmente notações gráficas para expressar o design de projetos de software. O uso da UML ajuda as equipes de projeto a se comunicarem, explorar projetos em potencial e validar o projeto arquitetônico do software. Neste trabalho serão utilizados uma série de diagramas UML, a saber: diagrama de (i) casos de uso, (ii) atividades, (iii) classes, (iv) sequencia e (v) de componentes. Estes diagramas são apresentados em detalhe por Gudwin (2015), a partir do qual este trabalho desenvolveu o projeto de software.
Figura 1: Diagrama de Casos de uso Fonte: o autor Figura 2: Diagrama de atividades que ilustra o login e o acesso de um cliente a uma consulta, feita pelo streaming do sistema. Fonte: o autor Figura 3: Diagrama de classes do sistema Fonte: o autor Figura 4: Diagrama de sequência do sistema Fonte: o autor Figura 5: Diagrama de componentes do sistema Fonte: o autor 5 ESCOPO DO PROJETO 5. MATRIZ DE PAPEIS E RESPONSABILIDADE Os papeis a respeito do desenvolvimento do projeto serão divididos nos seguintes cargos/responsabilidades: gerente de projetos, líder do desenvolvimento, analista de sistemas, gerente de marketing e analista de marketing. Já que a empresa é pequena, os sócios irão inicialmente possuir dois ou três destes cargos/responsabilidades (embora recebam apenas de acordo com o cargo de liderança).
Os analistas contratados serão apenas analistas inicialmente. ◦ Descrição da ação: Levar para a manutenção ou, dependendo do defeito apresentado comprar outro computador. • O desenvolvedor não sabe resolver um problema pontual. ◦ Descrição: O desenvolvedor não consegue evoluir em trecho do desenvolvimento. ◦ Probabilidade de ocorrer: Alta ◦ Amplitude Impacto: Média ◦ Descrição do impacto: O desenvolvedor não irá progredir no desenvolvimento do sistema e o projeto ficará parado. ◦ Categoria: Técnica ◦ Ação: Consultar o tutor ◦ Tempo gasto na ação: 2 horas 5. com. br/portal/index. php/pt-BR/noticias-do-setor/437-expectativas-para-o-mercado-de-saude-brasileiro. Acesso em: 13 nov. AFONSO, Rodrigo Alvim. Campinas: DCA-FEEC-UNICAMP, 2015. p. MASSUCHETTO, Vinicius Andre. Sistemas colaborativos de apoio à decisão: uma proposta de combinação de metodologias para a geração de alternativas estratégicas. Tese de Doutorado.
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