PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM V

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Orientador(a): Nome ESTADO 2019 RESUMO Este trabalho visa realizar um estudo sobre o Grupo Boticário, uma multinacional brasileira de produtos de beleza, em três diferentes frentes: entender a concepção de Centros de distribuição, observando a existência de estratégias para escolha da localização física, compreender a relevância da matemática financeira na organização de uma empresa, bem como sua utilidade na tomada de decisões através da interpretação dos resultados obtidos por meio de cálculos e ainda analisar a importância dos setores de movimentação e armazenagem e como a empresa realiza certas operações relacionadas a estas etapas. Para tanto, utilizou-se a fundamentação teórica das seguintes disciplinas: Centro de Distribuição (Estratégia de Localização), Matemática Financeira e Movimentação e Armazenagem.

Com base nestes conceitos pretendeu-se explicar a aplicação prática dos conteúdos em uma empresa de sucesso, mostrando a importância de uma gestão atuante e responsável que esteja atenta às mudanças e oportunidades do mercado, sem se descuidar do nível de serviço já alcançado, mantendo a boa imagem da marca em relação aos produtos fornecidos, assim como sua competitividade em seu mercado de atuação. Palavras-chave: Boticário. Centro de Distribuição. Em relação a sua distribuição, no segundo capitulo, será usado como exemplo de entendimento a estratégia de localização de um de seus centros de distribuição. No terceiro capitulo será explorado a importância da matemática financeira na organização e nas tomadas de decisões da empresa devido às informações que podem ser obtidas por meio de cálculos matemáticos.

No penúltimo capitulo, será verificado a tratativa da empresa no que diz respeito a movimentação e armazenagem, com ênfase em materiais contaminantes, bem como são realizados as movimentações dentro de seu processo produtivo, as embalagens utilizadas e as tecnologias que auxiliam na eficiência destes processos. Por fim, será apresentada uma conclusão que englobará todas as informações analisadas dentro do cenário da empresa objeto da pesquisa. Breve histórico e apresentação da Empresa O Grupo Boticário foi fundado por volta de 1977 por Miguel Krigsner, um bioquímico que decidiu abrir sua própria farmácia de manipulação na rua Saldanha Marinho no centro de Curitiba/PR. AMORIM, L. No segmento de maquiagem, possui as marcas Make B, Intense e Capricho e em 2012 foi classificada pelo IBEVAR como a oitava maior empresa varejista do país e lançou a The Beauty Box, Nativa Spa e a Skingen (WIKIPEDIA, 2016) Em 2013 reassumiu a liderança do mercado brasileiro de perfumaria, sua última grande aquisição foi o anúncio da parceria com a Vult Cosméticos em 2018.

WIKIPEDIA, 2016) Como toda empresa, esta também enfrenta grande concorrência, disputando sua fração de mercado em cada segmento, seja maquiagem, perfumaria ou cremes, e em cada público alvo, masculino, feminino ou infantil, sendo que seus principais concorrentes são as, também gigantes, NATURA e AVON (AMORIM, L. Atualmente o Grupo Boticário é uma empresa de grande porte, sendo que seu tamanho atual engloba por volta de 3. lojas em 1. Os CDs configuram então, uma ponte facilitadora entre a fábrica e os cliente, em geral, lojas, sendo que estas que distribuirão os produtos para o consumidor final. Segue abaixo uma figura que representa um exemplo de uma cadeia logistica, mostrando a localização do Centro de Distribuição no fluxograma. Figura 2 – Exemplo de uma Cadeia Logistica Fonte: NOVAES (2007).

No caso da empresa de estudo, escolheu-se para análise o Centro de Distribuição localizado na cidade de Registro, no estado de São Paulo, inaugurado em 2010, com uma área construída de 30. m2, capacidade de expedição de 700 caixas/hora e estocagem de até 26. Também há a logistica rodoviária de entrega para as compras on-line realizadas no site da o Boticário. As atividades de recebimento de materiais seguem diversos procedimentos, como conferência de pedidos, em que se valida o emissor da Nota Fiscal, os produtos transportados e a transportadora como parceira cadastrada. Uma vez autorizado a entrada e não havendo fila de espera, o veiculo segue para doca especificada, onde o descarregamento é realizado. O recebimento e a expedição ocorrem de forma ágil e organizada, onde os operadores contam com empilhadeiras e transpaleteiras para a movimentação do material.

Em relação a armazenagem, visando rapidez para atuar com itens fracionados, este CD possui a solução pick-by-light, da Knapp, cuja formação é feita por uma linha de alto giro e outro de médio e baixo giro, isto garante a separação correta de grandes e pequenos volumes atingindo em 2014 a capacidade de 51. Também encontramos a utilidade da matemática financeira na contabilidade da organização, uma vez que é imprescindível para a escolha e controle do regime tributário, sendo igualmente importante para o cálculo dos impostos, compensações e descontos (CAMARGO, R. F. Levando estes conceitos para o universo da empresa de estudo, podemos citar o caso do financiamento de R$ 306 milhões concedido pelo BNDES ao Grupo Boticário em 2013, sendo que grande parte deste valor foi destinados à implantação de uma unidade industrial em Camaçari, na Bahia (BNDES, 2013).

A primeira vista este montante parece irreal, uma dívida enorme que a empresa estava adquirindo com uma instituição financeira, entretanto analisando o macro cenário, temos que o setor de perfumaria e cosméticos estava crescendo 10% ao ano, sendo que a capacidade produtiva das demais fábricas do Grupo já estava alcançando seus limites, ou seja, em pouco tempo o Boticário não iria conseguir atender o aumento da demanda e perderia espaço no mercado para seus concorrentes. Para impedir este gargalo, veio a decisão da construção da nova fábrica, cuja estimativa de produção gira em torno de 150 milhões de itens por ano, o que representou na época uma aumento de 50% da capacidade produtiva da empresa, (COSMETIC INNOVATION, 2014), significando um fôlego de vários anos em que o crescimento na demanda seria atendido.

Esta preocupação com estas etapas não se refere apenas à agilidade no dia-a-dia da operação, mas também se reflete na geração de custos, no caso de serem bem organizadas e controladas, poderão resultar em redução dos custos operacionais, como explica o autor Ronald Ballou: Existem quatro razões básicas para uma organização utilizar espaço físico de armazenagem. Elas são: (01) reduzir custos de transporte e produção, (2) coordenar suprimentos de demanda, (3) auxiliar o processo de produção e (4) auxiliar o processo de marketing. BALLOU, 2009, p. Entretanto a preocupação com um eficiente setor de movimentação e armazenagem vai além da agilidade operacional e possibilidade de minimização de custos, há também o cuidado ambiental e legal em relação a movimentação de produtos contaminantes e/ou sensíveis que requerem segurança e controles adicionais.

De acordo com a Política de Diretrizes SSMA (Saúde, Segurança e Meio) do Grupo Boticário a movimentação e armazenagem de materiais sensíveis e/ou contaminantes/perigosos, seguem rigorosos procedimentos, conforme abaixo: • A utilização de produtos químicos no Grupo Boticário deve ser baseada nas informações contidas nas Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ´s. Esta tecnologia para realizar e controlar a movimentação, armazenamento e localização das mercadorias utilizam leitores de código de barras integrados com o software ERP da empresa, os dados são atualizados no sistema com rapidez que informa quais as matérias-primas ou produtos finais devem ser retirados primeiros, seguindo a estratégia conhecida como FIFO (First in First Out), isto reduz a possibilidade de vencimento do material antes de sua utilização.

Sendo assim, pode-se verificar que os setores de movimentação e armazenagem do Grupo Boticário são modernos e atendem às demandas da empresa realizando as melhores práticas do mercado, auxiliam no alto nível de serviço entregue aos clientes da marca. Conclusão O Grupo Boticário é formado por várias marcas próprias desenvolvidas para públicos específicos, de forma a alcançar todas as classes sociais, seja o público feminino, masculino ou infantil, possuindo extensa atuação em todo território brasileiro, com presença significativa no exterior. É uma marca forte, de grande aceitação no mercado consumidor, tanto pela qualidade de seus produtos como sua preocupação em realizar uma produção responsável. Com base nas informações apresentadas neste trabalho pode-se avaliar que a estratégia do Grupo Boticário é de crescimento em longo prazo, investindo em ganho de produção e armazenagem, de forma a poder suprir o aumento constante de demanda, como observado no capitulo de Centro de distribuição, que mostrou o os motivos para a construção do CD na cidade de Registro e os benefícios que isto agregou a empresa.

Acesso em: 18 mar. BALLOU, R. H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2009. com. br/mercado/centros-de-distribuicao-sao-uma-vantagem-competitiva/>. Acesso em: 19 mar. BNDES. BNDES aprova financiamento de R$ 306 milhões para investimentos do Boticário, sobretudo no NE. com. br/blog/matematica-financeira/>. Acesso em: 21 mar. COSMETIC INNOVATION. Grupo Boticário aumenta capacidade de produção em 50% com nova fábrica na Bahia. Acesso em: 20 mar. GRUPO BOTICARIO. Politicas e Diretrizes SSMA. Disponível em: <http:// www. grupoboticario. Acesso em: 21 mar. MELO, L. Por dentro do Grupo Boticário, das fábricas à distribuição. Revista Exame. Disponível em: <https://exame. E o coração. Disponível em: <https:// www. boticario. com. br/nossa-historia>. SOARES, L. Movimentação e armazenagem de materiais. Cad. UNISUAM Pesquisa extensão.

Rio de Janeiro, v.

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