PROJETO DE VIABILIDADE DE ABERTURA DE UMA INDÚSTRIA DE VINHOS NA CIDADE DE ROLANTE/RS

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Administração

Documento 1

Objetivo geral 8 3. Objetivos específicos 8 4 PRODUTO 9 4. Histórico 9 4. Identificação 10 4. Matéria prima 10 4. Fatia de Mercado pretendida 23 5. Mercado externo de vinho 25 5. Vinho no Rio Grande do Sul 27 5. Análise SWOT 27 5. Oportunidades e ameaças 29 5. Estrutura funcional 46 6. Descrição das atividades e atribuições 47 6. Intenção estratégica 52 6. Missão 53 6. Visão 53 6. IRRF 57 6. Custo total por funcionário 58 7 PLANO DE MARKETING 59 7. Produto e/ou serviço 60 7. Preço (Posicionamento) 60 7. Praça (Região de atuação) 60 7. Memorial descritivo 69 8. Descrição das instalações (área para armazenagem, sala da administração, banheiros, vestiários, almoxarifado, cozinha, recepção, entre outros) 70 8. Fluxos de movimentação (administrativo, fornecedores, produção, expedição entre outros 71 9 CAPACIDADE DE OPERAÇÃO 74 9. Capacidade máxima 74 9. Capacidade mínima 74 9. Despesas 79 10. Despesas com vendas 79 10. Despesas Administrativas 80 10. Despesas Gerais 80 10. Sistema de custeio 81 10.

Na elaboração deste projeto iremos avaliar o mercado do vinho e seus potenciais concorrentes, fazer uma análise financeira da empresa, principalmente a gestão de custos e despesas, mostrar as demonstrações contábeis e fluxo de caixa, verificar as possibilidades de investimentos e financiamentos pertinentes para o crescimento e inovação da empresa, e verificar os resultados da sua possível viabilidade e lucratividade. JUSTIFICATIVA O vinho é uma das bebidas mais antigas da história, além da sua grande importância econômica, é uma bebida simbólica aos religiosos e considerada uma tradição. O aumento no consumo do vinho é um reflexo do crescimento da oferta de vinhos de qualidade e da redução do preço do produto. É considerada uma das bebidas mais saborosas que compõe a mesa de muitas pessoas, um produto altamente sofisticado e comercializado no mundo todo.

Para muitos especialistas, o vinho é apontado como um forte aliado a prevenção de várias doenças. OBJETIVOS 3. Objetivo geral Elaborar um projeto de viabilidade técnica, econômica e financeira no setor de bebidas para a implantação de uma indústria de vinhos localizada na cidade de Rolante, no estado do Rio Grande do Sul. Objetivos específicos 1) Apresentar a importância da viabilidade de um projeto; 2) Realizar análise mercadológica; 3) Projetar receitas, despesas e lucratividade; 4) Identificar investimentos necessários. PRODUTO 4. Histórico A história do vinho tem grande importância histórica, religiosa e remota em diversos períodos da humanidade, pois o seu surgimento em tempos antigos tornou-o um produto que acompanhou grande parte da evolução econômica e sociocultural de várias civilizações orientais e ocidentais.

A cidade de Roma é considerada a grande responsável pela popularização do vinho na Antiguidade. Lá o vinho era como um alimento, uma bebida para toda e qualquer ocasião, na qual era conservado nas ânforas. No Egito, o vinho era utilizado como remédio, cada qualidade de vinho se adaptava a uma enfermidade, tendo influência entre os médicos. Para os judeus, o vinho simbolizava a chegada de uma época de paz e compreensão entre os povos. Os egípcios, gregos e romanos foram os grandes impulsionadores da cultura e do desenvolvimento da bebida. O vinho será colocado em garrafas de vidro e tampado por rolhas com lacre. Na garrafa será colado o rótulo com a marca da empresa e irá conter a descrição dos componentes do produto.

E para a distribuição será embalado em caixas personalizadas. Processo produtivo Para que o vinho seja fabricado e chegue até seu cliente final, são necessários vários processos desde o plantio da uva até a comercialização. A Indústria de Vinhos Bah Ltda não planta suas próprias uvas, por optar em investir nos produtores locais da cidade onde será sua sede, Rolante-RS. Uma cápsula de plástico é inserida sobre a garrafa, com a finalidade de proteger a rolha de qualquer alteração no produto. Em seguida, é feita a rotulagem na garrafa. • Processo 5: a última etapa ocorre com o envelhecimento do vinho na cave para assim finalmente ser exposto para a venda e distribuição. Os principais processos de elaboração do vinho estão apresentados na figura 1, a seguir.

Figura 1: Processo produtivo do vinho Fonte: Adaptado de Rizzon et al. É muito importante que a uva não esteja verde, nem madura demais. As mudanças climáticas também influenciam na qualidade da uva. O controle da qualidade da uva é feito antes da efetivação da compra com o fornecedor, pela qual são analisadas algumas amostras durante o processo de separação dos cachos. ANÁLISE DE MERCADO A análise de mercado é um dos principais componentes do plano de negócios, relacionando a organização como um todo, principalmente na área de marketing, pois auxilia os gestores no entendimento do mercado, dos concorrentes e dos clientes em que a empresa atua. Pesquisa de dados Estava previsto em nosso cronograma uma visita técnica à uma vinícola, localizada na cidade de Rolante/RS, no entanto, devido à situação atual mundial de pandemia (surto do Novo Coronavírus - COVID-19), com a impossibilidade de aglomeração já por motivos de quarentena, foi adiada a visita técnica.

Desta produção, apenas uma pequena parte é destinada ao consumo de mesa. Dados demonstrados a seguir na figura 2. Figura 2: Aumento de produção/período Fonte: ATLAS E IBGE A área colhida de uva no estado teve um alcance de 79. Ha no ano de 2013, como pode ser observado na figura 3. Já no ano de 2015, a área colhida reduziu para 78. toneladas, como demonstra a figura 5. Figura 5: Quantidade produzida de uva Fonte: ATLAS E IBGE E quanto ao rendimento médio do quilo por hectares observa-se na figura 6 a representação gráfica dos anos de 2013 que teve em média 118. kg/ha, 2014 com 18. kg/ha e 2015 com 19. kg/ha. Pesquisa de dados secundários A pesquisa de dados secundários, conhecida também como pesquisa documental, introduz o processo de levantamento de dados, que segundo Mattar (2008), são aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e até analisados, e que estão à disposição de interessados.

Sendo assim, foi realizado a pesquisa de dados secundários da indústria de vinhos Benatto. • O Estado do Rio Grande do Sul é o maior consumidor do Brasil, chegando a ser consumido 4,46 litros por pessoa por ano. • 90% do vinho brasileiro é produzido no Rio Grande do Sul. • Em 2017 foram produzidos no mundo 250 milhões de hectolitros. de 14 de julho de 1994. Fatia de Mercado pretendida O vinho ainda não é cultura no Brasil. Mas tudo indica que o hábito de beber vinhos trilha um caminho de crescimento. Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) mostram que menos de 30 milhões de brasileiros, considerando um universo de 180 milhões de pessoas com mais de 18 anos que podem beber, consomem vinho ao menos uma vez por mês. De acordo com estudos encomendado pela instituição, dos mais de 207 milhões de habitantes do Brasil, o consumo maior da bebida está centrado primeiramente no estado do Rio Grande do Sul, com 4,46 litros por pessoa durante o ano.

Deste mercado, a Vinhos Bah Ltda, pretende abranger a região do Vale do Paranhana e Metropolitana de Porto Alegre, somando 4. de habitantes, ou seja, cerca de 36% da população total do estado que irão consumir vinho, gerando em torno de 7. litros de vinho por ano, visto que o consumo médio por pessoa chega à 1,93 litros/ano. No estado do Rio Grande do Sul, a garrafa de vinho custa em média R$ 55,00, desta forma, a população gasta em média R$ 432. ao ano. Levando em conta ainda os últimos cinco anos, as estatísticas mostram que a variação das exportações de vinhos tranquilos e espumantes de janeiro à junho de 2019, em relação ao mesmo período de 2015, foi de 370% em volume e de 120% em valor. Com o objetivo de oferecer às empresas brasileiras à possibilidade de estreitar relacionamentos e ampliar seus negócios, a IBRAVIN, em parceria com outras empresas, trará à serra gaúcha durante o período de feira (25 à 27 de setembro), mais de 30 compradores internacionais.

A feira internacional do vinho deve reunir mais de 250 marcas do Brasil e do exterior. Abaixo o quadro 1, refere-se a exportação de vinhos e espumantes de janeiro à junho de 2015 a 2019. Quadro 1: Exportação de vinhos e espumantes de 2015 a 2019 Janeiro/Junho Volume (litros) Valor (US$) Preço médio/litro US$ 2015 662. A preferência dos gaúchos é muito variada, o vinho suave por ser mais doce agrada mais as mulheres, mas ressalta-se que o vinho seco tem tomado grandes proporções, já que o Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas finas do país, superando 870 mil toneladas por ano. Análise SWOT SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma ferramenta de análise bastante popular no âmbito empresarial.

A seguir temos a matriz SWOT da indústria de vinhos, elaborada a partir de uma análise da empresa, conforme quadro 1. Quadro 2: Análise SWOT PONTOS FORTES PONTOS FRACOS Gama de produtos com excelente relação qualidade - preço; Capacidade de engarrafamento e garantia de produção; Organização de produtos: layout adequado; Relacionamento próximo: funcionários e clientes; Preço competitivo; Boa instalação e infraestrutura; Loja física e online; Localização; Baixa capacidade de produção; Marca não consolidada no mercado; Poucos maquinários; OPORTUNIDADES AMEAÇAS Incentivar uma mudança no padrão social das pessoas, mostrando os benefícios do vinho; Aquisição de novas propriedades com cultivo de uvas, que num futuro poderão melhorar a qualidade do produto; Oferecer a venda online pela facilidade de comunicação, favorecendo a venda em maior escala; Presença de grandes empresas produtora de vinhos e derivados na região sul do país; Grande quantidade de produtos importados de regiões conhecidas pela qualidade de seus produtos; Ausência de uma cultura de consumo regular e moderada do vinho na região; Diferenças no tratamento tributário de vinhos nacionais e importados, com maior carga tributária para os nacionais.

Custos internos mais elevados em relação aos importados; Avanço do vírus COVID 19 no estado; Clima. Produzem 55 milhões de kg de uvas por ano (42 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados) e uma estocagem de 70 milhões de litros em uma área construída que chega a 110. m2. Outro forte concorrente é Casa Valduga de Bento Gonçalves/RS, que atua desde 1875. A vinícola possui a maior cave de espumantes da América Latina, com capacidade para abrigar mais de seis milhões de garrafas. Referência na arte de elaboração de vinhos finos e espumantes no Brasil. O objeto social deve ser: • Lícito: nos limites do que é permitido ou não proibido pela lei, e não pode ser contrário à moral, à ordem pública ou aos bons costumes; • Possível: realizável tanto sob a ótica jurídica quanto sob a ótica fática/física; • Determinado (ou determinável): específico e definido.

Sendo assim, definido como objeto social da indústria de vinho especificado de acordo com a estrutura da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) via Comissão Nacional de classificação (CONCLA), a fabricação, engarrafamento e venda de vinho tinto seco a partir de uvas da região Metropolitana de Porto Alegre - Rio grande do Sul. Descrita e dividida da forma a seguir: • Seção C: Indústria de transformação • Divisão 11: Fabricação de bebidas • Grupo 11. Fabricação de bebidas alcoólicas • Classe 11. Fabricação de vinho • Subclasse 11. • Contrato Social - No contrato social são acordados os interesses das partes, objetivo da empresa, descrição do aspecto societário, integralização das quotas, entre outros aspectos fundamentais para o funcionamento da empresa. O contrato é fornecido pela Junta Comercial do estado.

Documentos para arquivar contrato social: • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias; • Cópia autenticada do RG e CPF dos sócios ou requerimento; • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via; • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via; • Pagamento de taxas através de DARF. • CNPJ - Neste registro a empresa recebe o seu número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, (CNPJ), que será seu código por toda sua vida útil, e que deve ser feito pela internet, no site da Receita Federal, por meio do download de um programa específico chamado Documento Básico de Entrada. Deve-se preencher a solicitação e os documentos necessários, que são solicitados no site, e serem enviados por Sedex ou entregue pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal.

O procedimento para liberação do alvará varia de acordo com o grau de risco do prédio. O APPCI é em um projeto elaborado de acordo com as resoluções vigentes por profissionais capacitados e passíveis de emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), com exceção dos planos simplificados de risco baixo e composto por medidas de proteção ativas, como extintores, hidrantes, mangotinhos, sprinklers, alarmes; passivas, como segurança estrutural, compartimentação, controle de materiais e acabamentos, saídas de emergências, iluminação e sinalização; e preventivas, que é manutenção dos equipamentos e treinamento de pessoas, além de memorial descritivo com os detalhamentos necessários. Os locais regularizados possuem um Alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros atestando sua legitimidade. • Alvará de funcionamento - O estabelecimento precisa de uma licença prévia do município para funcionar.

Esta licença é o Alvará de Funcionamento e Localização. O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n. º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. Em 1997, a Resolução nº 237 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu as competências da União, Estados e Municípios e determinou que o licenciamento deverá ser sempre feito em um único nível de competência. No licenciamento ambiental são avaliados impactos causados pelo empreendimento, tais como: seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosões e incêndios. É importante lembrar que as licenças ambientais estabelecem as condições para que a atividade ou o empreendimento cause o menor impacto possível ao meio ambiente.

• Normas de padronização do INMETRO - O INMETRO tem a função de avaliar a conformidade de um produto, verificando se o mesmo foi produzido conforme os requisitos mínimos necessários para a segurança do consumidor e do meio ambiente, sendo este um órgão fiscalizador. Toda legislação de padronização do INMETRO, quanto ao vinho, está disponível em: https://www. agricultura. rs. gov. um nome escolhido pelas sócias para ser razão social, posteriormente seu nome fantasia e sua marca, o qual possuísse grande impacto no mercado. Com isso, ficou decidido que a razão social será Indústria de Vinhos Bah Ltda e o nome fantasia será Vinhos BAHRS. Logomarca e/ou slogan A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado.

Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado. A definição do posicionamento do negócio é importante para saber como deve ser a marca, o que além de lucro, a empresa deseja alcançar lançando esta marca no mercado. Lá será gerada uma Guia de recolhimento da União (GRU), com um custo de aproximadamente R$ 350,00 para empresa. A logotipo da empresa foi criado a partir das letras do nome da marca, utilizando as letras B, A e H dentro de um mesmo símbolo. Do mesmo modo, o slogan “BAH, vinho para todas os momentos”, também foi criado a partir do nome da marca, uma vez que o “bah” pode ser usado para expressar muitos sentimentos diferentes em diversas situações, pois o vinho BAHRS, assim como seu nome de origem, pode ser apreciado em todos os momentos.

A bebida será introduzida na casa das pessoas para acompanhá-las em todos os momentos, como em refeições, encontro com amigos, comemorações, ou mesmo para apreciar individualmente. Segue representação visual da marca e do slogan na figura 14. • Sócia 5 - Naira Tatielle Valandro de Souza, brasileira, solteira, gerente de serviços, inscrita no CPF sob nº 009. e no RG nº 1100257953, residente no município de Rolante-RS, graduanda em Administração nas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, trabalha na empresa Psjob Soluções LTDA desde 2008, cargo atual: Gerente de Serviços. • Sócia 6 - Sabrina de Almeida, brasileira, solteira, auxiliar de escritório, inscrita no CPF sob nº 004. e no RG 3108311535, residente no município de Rolante-RS, graduanda em Administração nas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.

A responsabilidade de cada sócia restringe-se ao valor de suas quotas. depois de integralizado, se houver perdas irreparáveis; II. se excessivo em relação ao objeto da sociedade. Representação legal Por trás de toda pessoa jurídica existe a representação legal que é exercida por algum dos seus membros. Essa é uma das funções com maior grau de responsabilidade. O represente legal é aquele a quem o contrato social confere os poderes para representar a sociedade, inclusive no que se refere a outorga de procurações, assinar atas, acessar conta bancária entre outros. Disposto o novo organograma futuro a seguir na figura 16. Figura 16: Organograma para o futuro Fonte: Elaborado pelos autores (2020). Estrutura funcional Nas empresas estruturadas de modo funcional, o que ocorre é a divisão de departamentos com base nas funções e também nas áreas do conhecimento.

Os departamentos da empresa são estabelecidos e estruturados com base em funções, e não somente em indicações e relações, o que garante uma padronização dos processos, já que todos os envolvidos possuem conhecimentos e habilidades para executar as tarefas de maneira única e normatizada. O foco da estrutura é nas funções que precisam ser desempenhadas na empresa e isso deve ser feito de maneira imparcial. • Gerente de Projeto - é quem garante que o projeto será concluído e os objetivos alcançados. O gerente do projeto é quem define objetivo geral, objetivos individuais, cronograma de atividades, responsabilidades e recursos. Sua principal atribuição é evitar que as falhas inerentes aos processos aconteçam. Este cargo deve ser de um indivíduo com habilidades de planejamento e coordenação de equipe, pois ele estará à frente de todas as fases do projeto, desde a criação até sua conclusão.

• Gerente de Qualidade - é o profissional responsável por definir o nível da qualidade dos produtos e realizar o monitoramento, atua também na coordenação da equipe gerindo os processos relacionados à área de controle da qualidade, através da análise da satisfação dos clientes e da análise no próprio produto antes de ser liberado para comercialização. • Auxiliar administrativo - organizar os arquivos de documentos, executar serviços de controle financeiro, preencher formulários, planilhas e outros documentos; atender telefone, responder e-mail, acompanhar e encaminhar clientes e visitantes da empresa, receber fornecedores e materiais, elaborar agendas, redigir e digitar documentos e comunicados, participar de reuniões quando solicitado. Este ser é quem domina os processos administrativos e burocráticos da empresa, seu trabalho é exigente e muitos outros processos dependem de sua competência para o bom funcionamento do ciclo da organização.

• Auxiliar de produção - o auxiliar de produção atua na preparação de linhas de produção, auxilia na produção, manutenção preventiva de máquinas, operação de máquinas, abastecimento de linhas de produção. O auxiliar de produção é o nome dado ao trabalhador que disponibiliza a mão de obra, que faz tudo acontecer, os produtos são feitos por ele. • Assistente de marketing - coordena a criação e produção do material de propaganda e divulgação, desenvolve a ideia, providencia a sua distribuição, planeja, executa e cria as estratégias de marketing da empresa, desenvolve novos projetos, realiza análises referentes às atividades de marketing, desenvolve campanhas promocionais e publicitárias, lançamento de produtos, participações em feiras e exposições e eventos promocionais.

Assim que o vinho estiver liberado para venda, será possível iniciar as atividades de venda em atacados, supermercados e distribuidores, de forma direta ou por representante de vendas. Intenção estratégica A intenção estratégica representa a alavancagem de todos os recursos internos, capacidades e competências essenciais de uma organização com a finalidade de cumprir as suas metas no ambiente competitivo. Um objetivo de longo prazo tem intenções como definir o negócio será no futuro; qual o público alvo; o que considera-se valioso na produção; quais resultados gera e quem são os interessados. A intenção estratégica é fundamental na medida em que contempla a ideologia da empresa, suas declarações corporativas, ou seja, os fundamentos da estratégia que são: o negócio, a visão, a missão e os valores da organização.

Uma intenção estratégica consistente deve resistir, segundo Vijay Govindarajan, a três testes, nos quais a missão tradicionalmente formulada costuma falhar: direção, motivação e desafio. Nossos valores são: • Qualidade • Transparência • Simplicidade • Agilidade • Responsabilidade socioambiental 6. Objetivos/metas da empresa (curto e longo prazo) O objetivo da empresa a curto prazo é atender toda o estado do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, os três estados do Brasil que mais consomem vinho, segundo pesquisa da Revista Adega, publicada em 07 de dezembro de 2019. A longo prazo, a empresa tem prospecção de atender todos os estados das regiões Sul e Sudeste e estudará atender alguns países da América Latina. Negócio/foco Nosso foco é produzir vinhos de alta qualidade com custos controlados visando atender os consumidores exigentes de vinho que procuram preço justo.

Carga horária A carga horária da empresa será um de 44 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h48min. de 13/07/1962, e garante que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano. O décimo terceiro salário é pago em duas parcelas, sendo a primeira parcela a ser paga até 30 de novembro de cada ano, corresponde a 50% da parcela, e a segunda metade da parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro do ano. O 13º salário é um direito garantido pelo art. º da Constituição Federal de 1988 apenas ao trabalhador, portanto, o sócio, sócio-administrador e empresário individual que recebe pró-labore não tem direito por lei a receber 13º salário.

FGTS O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi instituído pela Lei 8. Foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. O valor correspondente depositado todo mês corresponde a 8% do salário de cada funcionário. Pela nossa legislação trabalhista, o pró-labore não possui regras obrigatórias relativas a férias, FGTS, décimo terceiro salário e assim por diante. Isso porque, no pró-labore, os benefícios trabalhistas são completamente opcionais. A base de cálculo mínima que tributa IRRF é de R$ 1. mensais. Como na empresa não há salários e pró-labores maiores que R$ 1. mensais, o IRRF não se aplica, pois neste caso, a base de cálculo para IRRF seria R$ 1.

salário bruto menos INSS). Os autores dizem que os clientes podem ser agrupados pelas diferenças em idade, gênero, educação, estilo de vida ou uma combinação dessas variáveis, buscando um grupo basicamente homogêneo de clientes potenciais. Identificando esse segmento de clientes é possível atender de maneira superior, porém, não se faz necessário limitar-se a um segmento, no entanto cada segmento exige um planejamento específico nos quesitos produto, preço, praça e promoção. Profissionais de marketing utilizam diversas ferramentas para obter as respostas desejadas de seus mercados-alvo, constituindo o mix ou composto de marketing. McCarthy, apud Kotler (2000), classifica essas ferramentas em quatro grupos amplos que denomina de 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção, tratados nos itens a seguir.

Produto e/ou serviço Produto é o objeto físico ou serviço oferecido aos consumidores. com. br/produtores. O roteiro é composto por cantinas de produção de vinho e suco de uva. A divulgação da marca também será impulsionada pela propaganda em redes sociais, como facebook, instagram e o desenvolvimento de um site. Estratégias de venda As empresas devem definir os objetivos específicos que elas esperam que sejam alcançados. Além da venda para consumidor final diretamente na empresa, como forma de fidelizar o cliente, vamos disponibilizar nossos produtos para encomenda no site e demais canais de comunicação com entregas programadas por região. A empresa também fará venda para atacados, supermercados e distribuidores, de forma direta ou por representante de vendas. ENGENHARIA 8.

Aspectos operacionais Este item engloba a definição da localização da sede da empresa, onde fica e como será, ou seja, uma breve apresentação das opções de sede, uma explanação da planta baixa arquitetônica da empresa, os métodos usados para a escolha do local e suas descrições características de fluxo de trabalho. Localização industrial A localização da empresa Indústria de Vinhos Bah Ltda será na localidade de Boa Esperança, no município de Rolante/RS, às margens da ERS 239. Figura 17: Prédio industrial de madeira Fonte: Zucatti Imóveis Opção 2: Prédio com área de aproximadamente 250 m². Valor mensal para locação: R$ 2. Figura 18 : Prédio industrial de alvenaria Fonte: La Ville Imóveis Opção 3: Prédio com área de aproximadamente 185 m².

Valor mensal para locação: R$ 2. Figura 19: Prédio industrial de alvenaria Fonte: C&J Imóveis 8. A tecnologia vem tomando espaço na arquitetura, os ambientes estão mais iluminados com espaços pensados na produtividade elevada, sem perder qualidade. Conhecendo o local e as necessidades é possível gerar otimização no trabalho e evitar desperdícios. A partir disso, dá para chegar a um resultado salubre e que atenda às exigências. Dependendo do negócio, também é preciso prever a possibilidade de adotar novas tecnologias, bem como de ampliar o espaço produtivo. Por se tratar de um produto de características especiais, há uma legislação sanitária quanto ao vinho. Locais para o transporte e para o escoamento de produção. Espaço para o recebimento de matérias-primas e outros itens, além dos pontos para os turistas, favorecendo a funcionalidade e a experiência.

Já o depósito é um dos espaços mais importantes das vinícolas, por se tratar do lugar onde os vinhos têm que envelhecer da forma correta, por isso precisam das condições ambientais específicas determinadas e distribuídas pela escolha arquitetônica. Projeto arquitetônico com plantas baixas A planta baixa de um projeto é o nome que se dá ao desenho de uma construção, que deve conter a estrutura do prédio, as dimensões e o layout de funcionamento, ou seja, é um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos. A figura a seguir demonstra a planta baixa arquitetônica da Indústria de Vinhos Bah Ltda. De acordo com seu espaço de 185 m², e a quantidade de funcionários disponíveis, a capacidade máxima de produção em uma safra, equivalente a 6 meses do ano, é de 17.

litros. Esta capacidade de 17000 litros total deve-se ao fato de a empresa possuir 2 barris com capacidade para 3. litros cada, usados tanto para fermentação como armazenagem; 5 barris com capacidade para 2. litros cada e 1 barril com capacidade de 1. litros em capacidade ociosa, ou seja, caso a empresa determine que deseja aumentar sua produção nesta sede, sem contratar mais funcionários e comprar mais barris, teria ainda como produzir 2. litros de vinho além dos 15. litros que já vai produzir no período de safra. Quadro 10: Descrição das capacidades da empresa Capacidade Máxima de produção safra anual 17. L Capacidade Desejada safra anual 15. Fonte: Elaborado pelos autores (2020). Imobilizado Quadro 12: Descrição dos custos de imobilizado da empresa DESCRIÇÃO VALOR (R$) Veículos 10. Máquinas e equipamentos 30. Equipamentos de informática 4.

Móveis e utensílios 5. litros 2 3. Pipa inox de 2. litros 5 2. Pipa inox de 1. litros 1 2. Quadro 15: Descrição dos custos com móveis e utensílios Descrição Quantidade Valor Unitário (R$) Valor Total (R$) Cadeira 7 85,00 595,00 Balcão em MDF 1 700,00 700,00 Prateleiras em MDF 10 80,00 800,00 Mesa reunião 1 600,00 600,00 Showroom em MDF 1 2. Banquetas 3 45,00 135,00 Bebedouro 1 170,00 170,00 Total 24 5. Fonte: Elaborado pelos autores (2020). Depreciação A depreciação da empresa foi realizada da seguinte forma: Quadro 16: Depreciação anual da empresa Grupo de Bens Valor de aquisição (R$) Taxa anual de depreciação Valor total anual depreciado (R$) Veículos utilitários 10. Equipamentos de informática 4. Total 2. Fonte: Elaborado pelos autores (2020). Despesas Administrativas Quadro 18: Despesas administrativas mensal e anual ITEM TOTAL MENSAL (R$) TOTAL ANUAL (R$) Aluguel 2. Água 95,00 1. Luz 250,00 3. Sistema de custeio O sistema de custeio escolhido pela empresa Vinhos Bah Ltda, foi o custeio variável, visto que este sistema é simples e objetivo, pois são considerados apenas os custos variáveis, diretos e indiretos.

Neste sistema, os custos fixos são considerados como despesas, já que seu valor não muda se a produção aumentar ou diminuir. Vantagens e desvantagens/Justificativa da escolha A empresa escolheu o método de custeio variável por apresentar ferramentas importantes para decisão, como a margem de contribuição, margem de segurança e ponto de equilíbrio, o que proporciona uma tomada de decisão mais assertiva. Custos estimados do produto (ficha técnica) estimados Tanto para a produção de vinho seco quanto para a produção de vinho suave, a empresa utilizará a uva do tipo bordô, comprada do produtor e precificada por quilo. A separação será pela qualidade e grau de doçura. Quadro 20: Descrição dos custos da empresa Custos de Produção Vinho Seco e Suave por garrafa (750 ml) Custo Vinho Seco Vinho suave Uva R$ 1,46 R$ 1,46 Garrafa R$ 1,70 R$ 1,70 Rolha R$ 0,50 R$ 0,50 Lacre R$ 0,10 R$ 0,10 Rótulo R$ 0,43 R$ 0,43 Caixa R$ 0,40 R$ 0,40 Mão de obra R$ 0,60 R$ 0,60 Açúcar R$ 0,30 R$ 0,30 Metabissulfito de potássio R$ 0,01 R$ 0,01 TOTAL R$ 5,50 R$ 5,50 Fonte: Elaborado pelos autores (2020).

PLANOS DE PRODUÇÃO E VENDAS 11. Plano detalhado de vendas (mês a mês) No primeiro ano de funcionamento, a empresa iniciará as vendas no mês de Setembro, quando finaliza o processo produtivo, o ciclo de vendas da produção anual se dá de Setembro de um ano, até o final de Agosto do ano seguinte, quando a nova safra estará pronta para comercialização. O quadro a seguir demonstra a projeção mensal de venda até o final do primeiro ano de funcionamento, em litros de vinho seco e vinho suave. O restante da produção da safra do primeiro ano é vendida no ano seguinte até que a safra seguinte esteja pronta para comercialização. Setembro 600 950 1. Outubro 150 180 330 Novembro 100 120 220 Dezembro 50 60 110 TOTAL (44,7%) 6. litros (55,3%) 8. litros 15. Fonte: Elaborado pelos autores (2020) Para o terceiro ano de funcionamento, conforme representado no quadro abaixo, a empresa pretende manter a quantidade vendida no ano anterior, devido a capacidade produtiva.

Plano de produção (mês a mês) O processo produtivo tem início no mês de Março, quando a empresa recebe a uva colhida do fornecedor. A uva passa por uma avaliação, onde é selecionada manualmente, o produto é disposto em uma máquina desengaçadeira, que separa os grãos, estes são levemente esmagados e repassados para o tanque na qual serão bombeados para dentro do vaso de fermentação. Uma vez concluída a fermentação alcoólica, ocorre a fermentação malolática, etapa onde acontece a transformação do ácido málico em lático e a conseqüente redução da acidez total do vinho. Por último, o engarrafamento e do vinho na cave para assim finalmente ser exposto para a venda e distribuição.

O processo produtivo se conclui no final do mês de Setembro, quando o vinho está pronto para comercialização. Por se tratar de um produto produzido exclusivamente a partir da uva, fruta colhida uma vez ao ano, não há variabilidade na época de produção, e por oferecer apenas os tipos seco e suave, sem variações dentro destas classes, também não há variabilidade no processo produtivo. Devido a produção ocorrer exclusivamente em seis meses do ano, a empresa contratará com um auxiliar de produção temporário nesse período, podendo a empresa aumentar o número de contratações temporárias para os próximos anos, dependendo da aceitação do produto pelo mercado e aumentados níveis de produção. Os cargos de gerente geral, gerente de projeto, gerente de qualidade, gerente de marketing, gerente de recursos humanos, gerente de cronograma, auxiliar administrativo, assistente de marketing, e vendedor; terão férias programadas ao longo do ano.

Inicialmente a empresa não tem planos de programar um período para férias coletivas, a decisão sobre o período de férias se dará através de um acordo entre a empresa e o colaborador, de forma que fique satisfatório para ambas as partes. ANÁLISE FINANCEIRA 12. Outubro 440 8. Novembro 293 5. Dezembro 147 2. TOTAL 2. Fonte: Elaborado pelos autores (2020) Quadro 25 - Estimativa de impostos para o ano de 2021 Mês Nº de unidades Faturamento (R$) Impostos (R$) Janeiro 67 1. TOTAL 19. Fonte: Elaborado pelos autores (2020) Quadro 26 - Estimativa de impostos para o ano de 2022 Mês Nº de unidades Faturamento (R$) Impostos (R$) Janeiro 67 1. Fevereiro 60 1. Março 147 2. Abril 2. Formação dos preços / Margem de contribuição A formação do preço de venda é fundamental para qualquer empresa, pois é considerado todos os gastos para levar o produto até o cliente.

Nesse sentido, o markup pode ser a referência adotada pela a empresa, onde aponta um valor compatível de tudo que é consumido de recursos antes de fazer negócios, sendo uma ferramenta relevante da gestão empresarial. Assim, markup é um índice utilizado na formação do preço de venda de um produto ou serviço, que aparece na definição do custo. O quadro 27 abaixo, apresenta a composição do markup da empresa. Quadro 27: Markup Custos fixos 51,69 % Custos variáveis 10,50 % Lucro 10,00 % Markup [1-(DF+DV+L)/100] 0,2781 Fonte: Elaborado pelos autores (2020). Margem de contribuição 11,8075 Ponto de equilíbrio 1. unidades Fonte: Elaborado pelos autores (2020). Financiamento e amortização A empresa contratará um empréstimo de R$ 70. junto ao Banco do Brasil, sem entrada e sem carência, em 36 parcelas fixas (sistema de amortização PRICE) de R$ 2.

a uma taxa de 1% ao mês para iniciar sua operação com compra de equipamentos e para capital de giro. R$ 667,34 R$ 2. R$ 65. R$ 1. R$ 650,76 R$ 2. R$ 63. R$ 582,78 R$ 2. R$ 56. R$ 1. R$ 565,36 R$ 2. R$ 54. R$ 493,91 R$ 2. R$ 47. R$ 1. R$ 475,60 R$ 2. R$ 45. R$ 400,50 R$ 2. R$ 38. R$ 1. R$ 381,26 R$ 2. R$ 36. R$ 302,34 R$ 2. R$ 28. R$ 2. R$ 282,11 R$ 2. R$ 26. R$ 199,16 R$ 2. R$ 17. R$ 2. R$ 177,90 R$ 2. R$ 15. R$ 90,72 R$ 2. R$ 6. R$ 2. R$ 68,38 R$ 2. R$ 4. Fluxo de caixa do terceiro ano Fonte: Próprio autor. DRE - Demonstração do resultado do exercício DRE 2020 - Setembro a Outubro Receita R$ 58. Impostos R$ (2. Receita Líquida R$ 55. CPV R$ (16. Balanço patrimonial ano 3 12. Análise vertical e horizontal 12. Análises do capital de giro; 12. Capital de Giro Líquido (CGL ou CCL); 12. Necessidade de Capital de Giro (NCG); 12.

Tir = 0,002088 ou 20,88% 12. Valor Presente Líquido (VPL) O Valor Presente Líquido (VPL), é calculado para sabermos qual o valor atual de um investimento, bem como a sua rentabilidade. O cálculo do VPL é feito utilizando todo o fluxo de caixa de um investimento para o valor de hoje, utilizando uma taxa de desconto no cálculo conhecida como Taxa Mínima de Atratividade (TMA). A fórmula para o cálculo da VPL é a seguinte: FC = Fluxo de caixa TMA = Taxa mínima de atratividade j = período de cada fluxo de caixa Cálculo da VPL : 12. Índice de liquidez geral O indicador de liquidez geral é aquele que está atrelado às competências de uma empresa no médio e longo prazo. documento de identidade nº 2115344208, SSP/RS, domiciliada a Rua Tiradentes, nº 208, bairro Centro, município de SAPIRANGA/RS, CEP 93.

NAIRA 6. SABRINA Constituem uma sociedade empresária limitada, mediante as seguintes cláusulas: Cláusula Primeira - A sociedade adotará o nome empresarial de INDÚSTRIA DE VINHOS BAH LTDA. Parágrafo Único: A sociedade tem como nome fantasia VINHOS BAHRS Cláusula Segunda - O objeto social será elaboração, estandardização, engarrafamento e comercialização de vinhos e derivados da uva e do vinho Cláusula Terceira - A sede da sociedade é na Rua xxx, nº xx, bairro xx, município de Rolante/RS, CEP xx. xxx-000 Cláusula Quarta - A sociedade iniciará suas atividades em xx/xx/2020 e seu prazo de duração é indeterminado. Cláusula Sétima - A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

Cláusula Oitava - A administração da sociedade caberá à administradora/sócia XXXX e à administradora/sócia xxx, com os poderes e atribuições de representação ativa e passiva na sociedade, judicial e extrajudicial, podendo praticar todos os atos compreendidos no objeto social, sempre de interesse da sociedade, autorizado o uso do nome empresarial, vedado, no entanto, fazê-lo em atividades estranhas ao interesse social ou assumir obrigações seja em favor de qualquer dos quotistas ou de terceiros, bem como onerar ou alienar bens imóveis da sociedade, sem autorização dos outros sócios. Cláusula Nona - Ao término de cada exercício social, em 31 de dezembro, o administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios, na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apurados.

Cláusula Décima - Nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, os sócios deliberarão sobre as contas e designará administradores quando for o caso. Cláusula Décima Primeira - Os signatários do presente ato declaram que o movimento da receita bruta anual da empresa não excederá o limite fixado no inciso I do art. Carla Tiane Gelinger: Sócia/Administradora Cristina xx: Sócia ____________________ ___________________ Jéssica xx: Sócia Joice Luana da Silva: Sócia ____________________ ____________________ Naira xx: Sócia/Administradora Sabrina xx: Sócia. Inscrição CNPJ e Estadual 17. Alvará de licença 17. Alvará de bombeiros 17. FEPAM (Se atividade exigir) 17. ARQUITETURA DAS VINÍCOLAS. Disponível em: https://archtrends. com/blog/arquitetura-das-vinicolas/. Acesso em 04 de maio de 2020. A HISTÓRIA DO VINHO: A BEBIDA QUE FOI ALÉM DAS CIVILIZAÇÕES.

br/?view=subclasse&tipo=cnae&versao=10&subclasse=1112700. Acesso em 24 de março de 2020. COMO ABRIR UMA EMPRESA LIMITADA. Disponível em: https://aberturasimples. com. juridoc. com. br/blog/abrir-uma-empresa/4399-definir-objeto-social-empresa/ Acesso em 30 de março de 2020. COMO FORMALIZAR UMA VINÍCOLA. Disponível em: https://www. CONHEÇA QUATRO TIPOS DE ORGANOGRAMA PARA APLICAR NO SEU NEGÓCIO. Disponível em: https://www. ibccoaching. com. br/portal/conheca-quatro-tipos-de-organogramas-empresariais-para-aplicar-no-seu-negocio. com. br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as-diferencas-entre-microempresa-pequena-empresa-e-mei. Acesso em 26 de março de 2020. ESTUDO DE CASO DE UMA VINÍCOLA DO RIO GRANDE DO SUL. Disponível em: <http://www. INSTRUSUL. Disponível em:<http://blog. instrusul. com. br/qual-a-funcao-do-inmetro/> Acesso em: 26 de abril de 2020. Acesso em 26 de março de 2020. MERCADO DE VINHOS NO BRASIL APRESENTA CRESCIMENTO. Disponível em: www. meuvinho. com. Administradores. com 2006. Disponível em: administradores.

com. br. com. br/entenda-mais-sobre-o-processo-de-vinificacao/ Acesso em 10 de abril de 2020. PROPÓSITO ESSENCIAL DA ORGANIZAÇÃO A PARTIR DA INTENÇÃO ESTRATÉGICA. Disponível em: https://professorannibal. com.

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