Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de documento:Projeto
Área de estudo:Administração
Mas nem todas as pessoas que abrem seu próprio negócio conseguem fazê-lo prosperar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae (2016), que mede as taxas de mortalidade e sobrevivência das empresas no Brasil, 23,4% das empresas encerram suas atividades nos dois primeiros anos após sua abertura. Mas a mesma pesquisa identificou que as principais causas da mortalidade dessas empresas era a falta de planejamento, falta de capital ou e um controle financeiro eficiente, não houve investimento em capacitação pessoal, pois alguns dos empreendedores sequer haviam feito um curso de gestão de negócios ou mesmo não fizeram investimentos na capacitação da mão de obra como treinamentos com funcionários, entre outros (SEBRAE, 2016). Diante desse cenário, é possível verificar que as competências de gestão são mais necessárias do que apenas um espírito empreendedor para que uma empresa sobreviva.
Assim, o empreendedorismo é crucial também para manter e empresa competitiva no mercado, sendo um fator chave de inovação. Nesse caso, a criatividade e inovação podem ser aliadas da empresa na busca de uma maior fatia de mercado. Assim, compreender melhor como podem ser exploradas as características do empreendedor em sua atuação em uma pequena empresa é um tema de estudo que se mostra de interesse para esta pesquisa. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO A empresa Serralheria Jaconi surgiu no ano de 2012 a partir de uma necessidade, pois o proprietário era sócio com um primo em uma metalúrgica na cidade de São Paulo das Missões, porém a empresa anterior abriu falência por má administração. Então, devido as circunstâncias, o atual sócio proprietário teve de encontrar uma forma de obter uma fonte de renda com os conhecimentos que já possuía.
A Serralheria Jaconi teve início muito difícil, por causa da dificuldade em competir com outros concorrentes da região, portanto sua estratégia inicial era a diferenciação por preços, geralmente mais baixos do que a concorrência, mas sem deixar de descuidar da rapidez e confiabilidade, até começar a ganhar os clientes da região. A Serralheria Jaconi possui fabricação própria para a produção de esquadrias, grades, portões, estruturas metálicas, corrimões e atua também na prestação de serviços de manutenção comercial e predial, além de consertos em geral, automatização de portões e pintura. Sua matéria-prima principal é o ferro e, mais recentemente, o alumínio. A serralheria trabalha por ordem de serviço, ou seja, por encomenda, sendo que boa parte de seus consumidores são de pessoas físicas.
PROBLEMA Quais são as características comportamentais empreendedoras dos colaboradores da Serralheria Jaconi? 2. OBJETIVO GERAL Identificar as características comportamentais empreendedoras dos colaboradores na Serralheria Jaconi. De acordo com Filion (1991) o empreendedor é um indivíduo criativo que busca alcançar metas com objetividade além de possuir uma capacidade aprimorada de percepção do ambiente para detectar oportunidades. Enquanto para Drucker (1987) o empreendedor é aquele que sempre está buscando a mudança, reagindo a ela e explorando-a como sendo uma oportunidade. Na visão de Dolabela (2008), o empreendedor é aquele que tem uma visão de futuro, que consegue enxergar melhor o mercado, com isso ele adquire prática, e consegue criar diferenciais competitivos. O empreendedor é capaz de realizar coisas novas e possui ideias próprias, assim consegue desenvolver novos negócios ou recriar negócios já existentes, de forma mais criativa e inovadora.
No mundo dos negócios, o mais importante é que se faça a identificação das características do novo empreendimento, para a partir desse ponto, apresentar um comportamento mais adequado. Richard Cantillon (1725) A pessoa que assume riscos é diferente da que fornece capital. Jean Baptiste Say (1803) Lucros do empreendedor separado dos lucros de capital. Francis Walker (1876) Distingue entre os que forneciam fundos e recebiam juros, e aqueles que obtinham lucro com habilidades administrativas. Joseph Schumpeter (1934) O empreendedor é um inovador e desenvolve tecnologia que ainda não foi testada. David McClelland (1961) O empreendedor é alguém dinâmico que corre riscos moderados. Outro importante autor sobre empreendedorismo foi David McClelland, que, segundo os autores Hisrich, Peters e Shepherd (2009) relacionava o “ser empreendedor” diretamente com as características psicológicas dos indivíduos e de suas necessidades de realização pessoal.
Essas características serão apresentadas em maior profundidade a seguir. Características Comportamentais Empreendedoras (CCE) Segundo Arruda; Burchart; Dutra (2016), com o encerramento da Segunda Guerra Mundial e devido à divisão política do pós-guerra, McClelland (1972) buscou investigar as grandes civilizações e percebeu que algumas características de certos indivíduos os tornavam heróis e que, por consequência, serviam de modelo para o resto da sociedade. Diante disso, na visão de McClelland (1972) os “heróis” que superavam os obstáculos e serviam de modelo social correspondiam de certa forma, aos empreendedores. McClelland (1972) é citado por Arruda; Burchart; Dutra (2016, p. Conhecimento dos resultados das ações (conhecimento concreto e definitivo sobre a qualidade do próprio trabalho). Planejamento de longo alcance e habilidades organizacionais (antecipação de possibilidades futuras).
Além disso, o desenvolvimento da pesquisa de McClelland (1972) foi importante para o período após o término da segunda guerra mundial, pois houve a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), que trabalhou em prol da estruturação dos países no pós-guerra, buscando alternativas para os países em desenvolvimento por meio de um projeto de incentivo ao empreendedorismo nas pequenas empresas. Diante disso, surgiu um dos programas de capacitação para o empreendedorismo mais conhecidos no mundo, denominado de Empretec, Desenvolvido pela ONU e baseado nos estudos de McClelland (1972) relacionados ao comportamento dos empreendedores de sucesso. A metodologia do Empretec se baseia nas Características Comportamentais Empreendedoras (CCE), e o curso é promovido em cerca de 30 países, sendo que no Brasil, é realizado exclusivamente pelo Sebrae, já tendo capacitado cerca de 300 mil pessoas (SEBRAE BAHIA, 2018).
Busca reduzir as chances de erro. Aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso. Exigência de qualidade e eficiência Melhora continuamente seu negócio ou seus produtos. Satisfaz e excede as expectativas dos clientes. Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade. Adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado. Acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão. Persuasão e rede de contatos Cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos. Obtém apoio de pessoas chave para seus objetivos. Desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais. Vergara (2014, p. conceitua pesquisa descritiva como aquela em que se expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno.
Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. As técnicas de coleta de dados são a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de um questionário desenvolvido por David McClelland, estudioso de Harvard que se especializou em comportamento empreendedor para avaliar “as características comportamentais empreendedoras (CCE)”. Referencial teórico subdividido nas seções 2. Empreendedor: origem e contexto histórico 2. Características Comportamentais Empreendedoras (CCE) 3. Metodologia da Pesquisa e suas subdivisões 4. Análise e Discussões da Pesquisa 5. Dez. Escolha do tema Levantamento bibliográfico Elaboração do projeto Apresentação do projeto para avaliação Readequação do projeto Coleta de dados Organização do roteiro/partes Análise dos dados Redação do trabalho Revisão e redação final Entrega do TCC Defesa do TCC Revisão e entrega final REFERÊNCIAS ARRUDA, C; BURCHART, A.
DUTRA, M. Sebrae – Estudos Teóricos Referenciais sobre Educação Empreendedora, Relatório da Pesquisa Bibliográfica sobre Empreendedorismo e Educação Empreendedora. SEBRAE: MG, 2016. FILION, L. J. O planejamento do seu sistema de aprendizagem empresarial: identifique uma visão e avalie o seu sistema de relações. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. n. GERBER, M. E. Empreender fazendo a diferença. São Paulo: Fundamento Educacional, 2004. HISRICH, R. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. MCCLELLAND, D. C. Pesquisa de sobrevivência e mortalidade das empresas. Série Ambiente dos Pequenos Negócios. Disponível em: <http://datasebrae. com. br/sobrevivencia-das-empresas/>. • A pessoa que respondeu neste exemplo selecionou o número “2” para indicar que a afirmação a descreve apenas em raras ocasiões.
• Algumas afirmações podem ser similares, mas nenhuma é exatamente igual. • Favor designar uma classificação numérica para todas as afirmações. • Este questionário se constitui de diferentes etapas em sequência, leia atentamente todas as instruções. Esforço-me para realizar as coisas que devem ser feitas ( ) 02) Quando me deparo com um problema difícil, levo muito tempo para encontrar a solução ( ) 03) Termino meu trabalho a tempo ( ) 04) Aborreço-me quando as coisas não são feitas devidamente ( ) 05) Prefiro situações em que posso controlar ao máximo o resultado final ( ) 06) Gosto de pensar no futuro ( ) 07) Quando começo uma tarefa ou projeto novo, coleto todas as informações possíveis antes de dar prosseguimento a ele ( ) 08) Planejo um projeto grande dividindo-o em tarefas mais simples ( ) 09) Consigo que os outros apoiem minhas recomendações ( ) 10) Tenho confiança que posso ser bem-sucedido em qualquer atividade que me proponha executar ( ) 11) Não importa com quem fale, sempre escuto atentamente ( ) 12) Faço as coisas que devem ser feitas sem que os outros tenham de me pedir ( ) 1 = nunca / 2 = raras vezes / 3 = algumas vezes / 4 = usualmente / 5 = sempre 13) Insisto várias vezes para conseguir que as outras pessoas façam o que desejo ( ) 14) Sou fiel às promessas que faço ( ) 15) Meu rendimento no trabalho é melhor do que o das outras pessoas com quem trabalho ( ) 16) Envolvo-me com algo novo só depois de ter feito todo o possível para as segurar o seu êxito ( ) 17) Acho uma perda de tempo me preocupar com o que farei da minha vida ( ) 18) Procuro conselhos das pessoas que são especialistas no ramo em que estou atuando ( ) 19) Considero cuidadosamente as vantagens e desvantagens de diferentes alternativas antes de realizar uma tarefa ( ) 20) Não perco muito tempo pensando em como posso influenciar as outras pessoas ( ) 21) Mudo a maneira de pensar se outros discordam energicamente dos meus pontos de vistas ( ) 22) Aborreço-me quando não consigo o que quero ( ) 23) Gosto de desafios e novas oportunidades ( ) 24) Quando algo se interpõe entre o que eu estou tentando fazer, persisto em minha tarefa ( ) 25) Se necessário, não me importo de fazer o trabalho dos outros para cumprir um prazo de entrega ( ) 26) Aborreço-me quando perco tempo ( ) 27) Considero minhas possibilidades de êxito ou fracasso antes de começar atuar ( ) 28) Quanto mais específicas forem minhas expectativas em relação ao que quero obter na vida, maiores serão minhas possibilidades de êxito ( ) 29) Tomo decisões sem perder tempo buscando informações ( ) 30) Trato de levar em conta todos os problemas que podem se apresentar e antecipo o que faria caso sucedam ( ) 31) Conto com pessoas influentes para alcançar minhas metas ( ) 32) Quando estou executando algo difícil e desafiador, tenho confiança em meu sucesso ( ) 33) Tive fracassos no passado ( ) 34) Prefiro executar tarefas que domino perfeitamente e em que me sinto seguro ( ) 35) Quando me deparo com sérias dificuldades, rapidamente passo para outras atividades ( ) 1 = nunca / 2 = raras vezes / 3 = algumas vezes / 4 = usualmente / 5 = sempre 36) Quando estou fazendo um trabalho para outra pessoa, me esforço de forma especial, para que fique satisfeita com o trabalho ( ) 37) Nunca fico totalmente satisfeito com a forma como são feitas as coisas; sempre considero que há uma maneira melhor de fazê-las ( ) 38) Executo tarefas arriscadas ( ) 39) Conto com um plano claro de vida ( ) 40) Quando executo um projeto para alguém, faço muitas perguntas para assegurar-me de que entendi o que quer ( ) 41) Enfrento os problemas na medida em que surgem, em vez de perder tempo antecipando-os ( ) 42) Para alcançar minhas metas, procuro soluções que beneficiem todas as pessoas envolvidas em um problema ( ) 43) O trabalho que realizo é excelente ( ) 44) Em algumas ocasiões obtive vantagens de outras pessoas ( ) 45) Aventuro-me a fazer coisas novas e diferentes das que fiz no passado ( ) 46) Tenho diferentes maneiras de superar obstáculos que se apresentam para a obtenção de minhas metas ( ) 47) Minha família e vida pessoal são mais importantes para mim do que as datas de entregas de trabalho determinadas por mim ( ) 48) Encontro a maneira mais rápida de terminar os trabalhos, tanto em casa quanto no trabalho ( ) 49) Faço coisas que as outras pessoas consideram arriscadas ( ) 50) Preocupo-me tanto em alcançar minhas metas semanais quanto minhas metas anuais ( ) 51) Conto com várias fontes de informação ao procurar ajuda para a execução de tarefas e projetos ( ) 52) Se determinado método para enfrentar um problema não der certo, recorro a outro ( ) 53) Posso conseguir que pessoas com firmes convicções e opiniões mudem seu modo de pensar ( ) 54) Mantenho-me firme em minhas decisões, mesmo quando as outras pessoas se opõem energicamente ( ) 55) Quando desconheço algo, não hesito em admiti-lo ( ) ANEXO B Instruções para a Análise 1.
No passo seguinte você poderá fazer as correções necessárias. esta etapa só será utilizada, se o fator de correção das somas e subtrações for acima de 20, caso contrário, pode ir direto para a análise) CCE Pontuação Original Menos Fator de Correção Igual Total Corrigido Busca de Oportunidades e Iniciativa - = Persistência - = Comprometimento - = Exigência de Qualidade e Eficiência - = Correr Riscos Calculados - = Estabelecimento de Metas - = Busca de Informações - = Planejamento e Monitoramento Sistemáticos - = Persuasão e Rede de Contatos - = Independência e Auto Confiança - = * Após a identificação que o fator de correção está maior do que 20, faz-se as correções, mas somente naquelas características que apresentarem pontuação maior que 20.
O fator de correção é somente um indicativo se precisará ou não fazer a correção da pontuação. Após a necessidade de correção ou não das pontuações, somar o total de todos os pesquisados e fazer a média. Se você pesquisou por setor, deve fazer as médias em separado.
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