PROJETO DE PRÁTICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA I
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Estatística
Você verá que em alguns tópicos constam perguntas norteadoras para guiar sua resposta, no entanto, todo tópico deve ser feito em forma de redação e não em forma de pergunta-resposta. Preencha os dados iniciais (obrigatório): Nome completo: Marcos Antonio de Carvalho RGM: 22891561 Bloco 1 Atividade 1, bloco 1: Assistir o vídeo “O Perigo de uma história única (Chimamada Adichie)” e produza uma redação sobre o filme: aborde a história contada pela autora, a mensagem transmitida pela experiência da autora, relate sobre como a vivência contada pode ser associada ao aprendizado e ao ensino de história e apresente sua visão crítica acerca da problemática apresentada. mínimo de 30 linhas): Link do vídeo: https://www. youtube. com/watch?v=qDovHZVdyVQ Inserir abaixo sua redação sobre o filme (mínimo de 30 linhas): O filme “O Perigo de uma história única” é uma palestra ministrada pela escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, em que ela aborda a importância de não reduzir a história e as pessoas a uma única perspectiva.
A vivência contada por Adichie pode ser associada ao ensino e aprendizado de história. Ao limitar as narrativas contadas em sala de aula ou em livros didáticos a uma única perspectiva, estamos reforçando estereótipos e perpetuando uma história única que não reflete a complexidade e a diversidade do mundo em que vivemos. Além disso, a palestra de Adichie ressalta a importância de dar voz a diferentes perspectivas e culturas, especialmente em sociedades cada vez mais diversificadas. A inclusão de narrativas diversas e representativas na educação é fundamental para a formação de indivíduos mais críticos, tolerantes e conscientes. Essa vivência contada pode ser associada ao aprendizado e ao ensino de história, pois nos mostra que é preciso ter uma abordagem plural e crítica ao passado.
Tudo que é produzido pela sociedade ao longo do tempo pode ser considerado uma fonte para a História, desde que analisado com o devido rigor e método científico. Entre as fontes mais comuns para a pesquisa histórica estão escritos, objetos, palavras, músicas, literatura, pinturas, arquitetura, fotografias e filmes. Cada uma dessas fontes possui suas particularidades e desafios na análise e interpretação, sendo importante que o historiador tenha conhecimentos teóricos e metodológicos para lidar com elas. Em suma, a escolha pelo curso de História está diretamente ligada ao desejo de compreender o passado e suas influências no presente. As fontes da pesquisa histórica são múltiplas e variadas, exigindo do historiador uma constante reflexão sobre seus métodos e abordagens para a construção do conhecimento histórico.
A objetividade pode ser alcançada por meio da análise crítica e sistemática das fontes históricas, que permite ao historiador identificar e avaliar as informações contidas nelas. No entanto, é importante lembrar que "a objetividade absoluta é impossível" (CARR, 1990, p. uma vez que o historiador é influenciado por suas próprias experiências, valores e concepções de mundo. Assim, a subjetividade é uma dimensão intrínseca ao conhecimento histórico e não pode ser ignorada. Outro aspecto importante a considerar é que as fontes históricas não são necessariamente neutras, já que "toda fonte é produzida num determinado contexto, com uma finalidade específica e com a participação de um ou vários sujeitos" (BITTENCOURT, 2004, p. Faça uma pesquisa teórica, em fontes confiáveis e apresente-a neste campo, para dar uma introdução à sua pesquisa.
Cite em seu texto o que diz os autores pesquisados (fundamentação teórica), seguindo as normas ABNT. Para tanto, faça: • uma apresentação geral sobre o tema. • uma apresentação sobre o recorte que você escolheu para tratar do tema. A introdução deve ser fundamentada com a citação de autores que trataram sobre este tema. Neste trabalho, será analisada a atuação de Dom Pedro I no processo de independência do Brasil. Serão abordados temas como as principais ações políticas e militares que levaram à independência, a influência de outras figuras importantes no processo, como José Bonifácio, e os principais desafios enfrentados por Dom Pedro I durante esse período. Serão utilizadas fontes históricas como documentos oficiais, cartas e relatos de época para compreendermos melhor a atuação desse importante personagem da história brasileira.
O objetivo deste trabalho é fornecer uma análise detalhada da atuação de Dom Pedro I no processo de independência do Brasil, contribuindo para o entendimento de um dos momentos mais importantes da história do país. Além disso, será possível compreender melhor o legado deixado por esse importante personagem para a história do Brasil e para a formação da identidade nacional brasileira. Qual(ais) o(s) objetivo(s) desta pesquisa que você está desenvolvendo? Inserir abaixo a sua resposta (mínimo de 5 linhas): Investigar as motivações políticas e sociais que levaram Dom Pedro I a declarar a independência do Brasil. Analisar os discursos e ações de Dom Pedro I durante o processo de independência e sua relação com as elites políticas e econômicas da época.
Verificar as consequências políticas e sociais da independência do Brasil para a formação do Estado Nacional e a construção da identidade brasileira. Conceitos fundamentais (mínimo de 5 linhas): Cite os conceitos principais que você trabalhou na Introdução e justifique porque eles são importantes na abordagem do tema. Inserir abaixo a sua resposta (mínimo de 5 linhas): Para compreender a atuação de Dom Pedro I no processo de independência do Brasil, é importante entender alguns conceitos fundamentais que permearam esse período da história. Desde a chegada ao Brasil, em 1808, ele desenvolveu uma relação próxima com o povo brasileiro, o que o tornou uma figura popular e respeitada. Além disso, ele também foi capaz de estabelecer alianças políticas importantes, tanto dentro quanto fora do país, o que foi fundamental para o sucesso do movimento de independência.
Um dos momentos mais marcantes da atuação de Dom Pedro I no processo de independência foi o famoso "Dia do Fico", em que ele se recusou a retornar a Portugal e afirmou que ficaria no Brasil, mesmo que isso significasse desobedecer às ordens da Coroa Portuguesa. Esse gesto foi um importante marco na luta pela independência do Brasil, pois demonstrou que o príncipe estava disposto a lutar pelos interesses do povo brasileiro. Outro momento importante na atuação de Dom Pedro I foi a declaração da independência, em 1822. Além disso, sua política de centralização do poder ajudou a estabelecer uma identidade nacional única, que se consolidaria ao longo dos anos. Por fim, é importante ressaltar que a atuação de Dom Pedro I no processo de independência do Brasil foi fundamental para a construção da história do país.
Sua liderança política, habilidade de estabelecer alianças e contribuição para a formação das instituições políticas do país o tornam uma figura central na história do Brasil. Sua trajetória é um exemplo de como a liderança política pode ser determinante para a construção de um país mais justo, livre e democrático. Em conclusão, podemos afirmar que a atuação de Dom Pedro I no processo de independência do Brasil foi fundamental para a formação da identidade nacional brasileira. Que é história? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1984. FONSECA, Thais Nívia de Lima e. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100077&lng=en&nrm=iso.
Acesso em: 27 abr. FERREIRA, Fábio. A construção da imagem de Dom Pedro I na historiografia brasileira. In: PIMENTA, João Paulo Garrido (Org. A Independência do Brasil: textos e contextos. São Paulo: Alameda, 2014. p. FURTADO, Júnia Ferreira.
443 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes