O Uso Da Tecnologia em Sala de Aula Como Recurso Inclusivo e Para o Conhecimento Histórico para Alunos de Escola Pública

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Estatística

Documento 1

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se apresentam como promissoras na implantação e no fortalecimento de um sistema educacional inclusivo, devido às suas infinitas oportunidades de construção de recursos que auxiliem no acesso à informação, conteúdos curriculares e informações em geral, para uma ampla gama de pessoas, incluindo aquelas de escolas públicas, principalmente de bairos mais periféricos. As novas gerações estão crescendo na sociedade da informação e os sistemas educacionais precisam se adaptar a essa nova realidade, não podem ignorar esse fato. Os recursos de TIC devem ser usados extensivamente para acomodar a educação de todos os alunos, mas especialmente daqueles que vivem em situação de desigualdade. Problema de pesquisa Hoje estamos dependentes da Internet. Isso é um fato.

Então fica a pergunta: Quem têm acesso e quem não têm acesso? A falta de acesso pode prejudicar na formação de um pensamento crítico? Para isso, pode ser feita uma comparação entre um escola privada e uma escola pública e entender como é a realidade destes jovens e crianças. Assim mostraremos o quanto a falta de acesso à tecnologia aumenta a desigualdade. Entendendo este ponto e mostrando esta realidade, devemos mostrar o quanto a tecnologia é importante para a inclusão, podendo, portanto, chegar em nosso problema principal: Como a tecnologia pode ajudar como recurso inclusivo para alunos, além de ajudar no conhecimento histórico, pensando principalmente em alunos de escolas públicas em bairros periféricos ? Uma solução, seria, primeiramente pensar no uso da TIC como algo primordial no ensino público, e não apenas como uma “pequena alternativa” de método de ensino.

Isso ajudaria na dimuição da Desigualdade Social/Tecnológica, ao mesmo tempo que, pensando no ensino de história, levaria de forma muita mais rápida e atrativa o conhecimento histórico para o aluno É possivel, portanto, diminuir as desigualdades e criar um cidadão, afinal de contas só se faz um cidadão ensinando cidadania. Justificativa Essa pesquisa se justifica devido ao grande desenvolvimento dos meios tecnológicos vivenciados na atualidade e o quanto estes podem ajudar tanto no aprendizado do ensino de história e na diminuição da desigualdade sosial/tecnológica. ” Mesmo que, na atual realidade, as aulas presenciais se normalizaram, não significa que esta Desigualdade acabaou. Enquanto que para alguns alunos é comum o uso de internet, para os estudos como para o lazer, para muitos outros, o uso da tecnologia não é uma realidade.

Por isso, para estes que não tem acesso, é importante trazer esta realidade para o dia a dia deles, sendo que a melhor opção é através da implementação do uso de Tecnologias em sala de aula. Seria uma forma de diminuir a Desigualdade Social/tecnológica que deixa estes alunos para trás na corrida de oportunidades. Objetivo O Objetivo da pesquisa é mostrar o quanto é importante que alunos do ensino público tenham acesso às tecnologias em sala de aula, tanto como ferramenta inclusiva como ferramenta que dá mais subsidios ao conhecimento histórico, este que transforma o cidadão crítico, o tornando protagonista. Isso se reflete na onipresente Internet e nos telefones celulares, nos sensores mais baratos e poderosos e na engenhosidade da engenharia mecânica e do aprendizado”.

Segundo Klaus Schwab (2016, p. “A palavra ‘revolução’ denota mudança abrupta e radical. Em nossa história, as revoluções têm ocorrido quando novas tecnologias e novas formas de perceber o mundo desencadeiam uma alteração profunda nas estruturas sociais e nos sistemas econômicos”. As invenções do século 18 até o presente têm impacto no sistema econômico e educacional. Essa é uma realidade e uma necessidade. Em escolas particulares já é comum o uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), mas esta não é uma realidade para as escolas públicas. Conforme diz Fonseca: Numa época em que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm presença onipresente na sociedade em geral e consequentemente no espaço escolar, vários são os argumentos que têm justificado a sua integração na escola e, por conseguinte, no processo de ensino e de aprendizagem.

Dos professores espera-se que estejam motivados e aptos para usar os diferentes recursos tecnológicos como suporte à sua prática pedagógica, de modo a potenciar as aprendizagens dos alunos. FONSECA, 2019, p. Por este motivo, inserir a tecnologia nas escolas públicas vai ajudar a transformar e desenvolver este aluno que é excluído socialmente. Incluir de forma efetiva a tecnologia nas escolas públicas é, acima de tudo um programa de inclusão digital, dando um objetivo mais do que importante para a tecnologia. Incluse, conforme afirma Assumpção e Mori (2007, p. sobre a forma como a tecnologia deve ser utilizada: a tecnologia seja utilizada na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e não no aprendizado da informática isoladamente. Algumas sugestões neste sentido são o uso da tecnologia para solução de problemas básicos: saúde, saneamento, meio ambiente; formação de redes cooperativas entre pessoas com o uso da tecnologia; produção e circulação de informações locais, como jornais e outros veículos de comunicação comunitários; registro e difusão da cultura local por meio das tecnologias, entre outros.

Pensando nisso, devemos discutir não apenas a falta do acesso, mas o que a falta de acesso pode acarretar. Vejamos o ensino de História, que é uma matéria que ajuda no desenvolvimento de um indivíduo crítico e que o ajuda a se tornar protagonista na sociedade. Conforme afirma Schmidt sobre conhecimento histórico: a consciência histórica como um processo e a aprendizagem como narrativa, na esteira do pensamento de Rüsen, pressupõe admitir a importância de se fundamentar a aprendizagem nas atividades cognitivas do sujeito que aprende e com as quais todo o ensino da História deve se relacionar. SCHMIDT, 2017, p. Com o uso da tecnologia, como tratamos até aqui, esto é, sem dúvida uma grande ferramenta para ajudar o aluno no conhecimento histórico, inclusive é uma ferramenta que deveria ser oferecida a todos, visto que os que possuem acesso estarão sempre na frente, fazendo com os que não têm, ficaram para trás no quesito desenvolvimento como cidadão.

As bases de dados utilizadas serão SCIELO (Scientific Electronic Library Online); Google acadêmico. Os descritores utilizados para a busca foram: História; Ensino; Tecnologia e Museu Virtual Assim como o estudioso Andrade (2013) mostra que a pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos. Segundo Ferrão (2013) quanto aos objetivos, à pesquisa divide-se em exploratória, descritiva e explicativa. Analisando os objetivos da pesquisa serão utilizadas as pesquisas exploratórias e descritivas. A pesquisa pode ser classificada sob três aspectos: quanto aos objetivos, quanto à abordagem do problema e quanto aos procedimentos. Ed. São Paulo: Atlas, 2013. AGUIAR, E. P. Aprendizagem Histórica: diálogos para uma aproximação com a teoria da História.

ASSUMPÇÃO, Rodrigo; MORI, Cristina. Inclusão digital:discursos, práticas e um longo caminho a percorrer. In: KNIGHT, Peter Titcomb; FERNANDES, Ciro Campos Christo; CUNHA, Maria Alexandra (Org. E-Desenvolvimento no Brasil e no mundo: subsídios e programas e-Brasil. São Paulo: Yendis, 2007. Disponível em: https://revistas. uece. br/index. php/redufor/article/view/254/1149. Acesso em 30 NOV 2021. UNESCO, n. SANTOS, S. E. Desigualdade social e inclusão digital no Brasil. f. Disponível em: https://www. revistas. usp. br/revistaintelligere/article/view/127291. Acesso em: 30 NOV 2021.

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