Projeto de implantação de Sistema Empresarial na Empresa Edifícios S.A

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

A EMPRESA EDIFÍCIOS S. A. A Edifícios S. A. é uma empresa de grande porte que atua no segmento de construção civil, mais especificamente na construção de empreendimentos imobiliários residenciais populares, com atuação em toda a extensão territorial brasileira. A. se torna uma corporação atraente para atuação de engenheiros civis, eletricistas ou mecânicos, e para o mercado necessitado de empresas comprometidas com segurança e qualidade. VISÃO, MISSÃO E VALORES DA EMPRESA Tem a Visão de “Ser a maior construtora do país”, a Missão de “Ser uma empresa de construção, mantendo parcerias sólidas de modo a diversificar e aumentar sua área de atuação no mercado” e abraça valores como segurança do trabalho, bom clima organizacional, sustentabilidade, tecnologia no trabalho e ética.

ANÁLISE DE MERCADO O planejamento de qualquer novo negócio precisa necessariamente passar por uma etapa de análise e projeção da demanda pelo produto ou serviço ofertado. É a partir da demanda que se pode projetar o porte da organização de forma adequada e analisar a viabilidade financeira do negócio. possui uma estrutura hierárquica simples. Seu organograma funcional denota que o plano de operações visa determinar como o negócio irá funcionar, incluindo a definição da quantidade de funcionários, horários de funcionamento e equipamentos necessários. A presidência comandará todos os escritórios da empresa e chefiará os diretores gerais. PLANEJAMENTO FINANCEIRO O processo de planejamento financeiro começa com a elaboração de planos financeiros de longo prazo, ou estratégicos.

Por sua vez, tais planos orientam a formulação de planos e orçamentos de curto prazo que costumam definir as diretrizes financeiras locais como na Tesouraria e no Contas a Receber. Uma das diretrizes pactuadas no início do projeto foi evitar as customizações no sistema. Essa diretriz foi estabelecida para evitar que o sistema virasse uma “colcha de retalhos” e que vícios e práticas ineficientes do passado fossem incorporadas ao novo sistema. PLANEJAMENTO Como todo projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, o Projeto em questão uniu todo o corpo estratégico e operacional da Empresa Edifícios S. A. inclusive de seus escritórios, a fim de programar o ERP, testá-lo, corrigi-lo, padroniza-lo, uniformizá-lo, e mantê-lo funcionando corretamente.

oitocentos e quatro mil reais) incluindo hardwares, softwares, profissionais envolvidos, serviços e custos de instalação. Neste orçamento também estão incluídos os Custos de Treinamento, os Custos de Integração e testes entre o pacote ERP instalado e os outros softwares corporativos existentes na empresa, os Custos das Conversões de Dados (manuais ou de planilhas), os Custos com Horas de Consultoria e os Custos com Pessoal. RECURSOS Os Sistemas de Gestão integram todas as áreas da empresa, o que fomenta a integridade e a confiabilidade nas informações adquiridas através do sistema, pois a entrada de um dado ocorre uma única vez dentro do sistema, que a partir de então passa a atualizar automaticamente todos os módulos necessários. Outro recurso dos ERPs são a parametrização, tornando o acesso fácil e acessível em todos os departamentos.

RISCOS Sistemas de Gestão são pacotes comerciais desenvolvidos a partir de modelos-padrões de processos, que não são específicos para uma determinada necessidade, e sim genéricos, podendo não satisfazer a necessidade de algumas empresas. QUALIDADE O acompanhamento da empresa que vende o ERP acontece desde o primeiro instante da aplicação, transmitindo segurança aos usuários, assistindo todas as operações e processos contidos na implantação, buscando sempre a melhoria contínua. Relatórios com levantamentos da utilização ou necessidades de para controles de qualidade e gerenciamentos de não conformidades do processo e do produtos, podem e são emitidos a todo momento para maior controle operacional. PREVISÕES Como vantagens competitivas para a Edifícios S. A. podem ser citados: o aumento de valor percebido pelos investidores e pelo mercado; agilidade nas oportunidades de negócios; maior visibilidade; possuir única base; informação em tempo real; atendimento a requerimentos globais, regionais e locais em um único sistema; e suporte à estratégia de e-business.

Fica evidente a diminuição no retrabalho de tarefas administrativas, principalmente entre estagiários e aprendizes, com monitoramento constante de seus superiores, melhoria a imagem da empresa externamente e internamente, o que leva ao crescimento. A centralização das atividades administrativas favorece à tomada de decisões com informações obtidas em tempo real e ao maior comprometimento dos colaboradores, influenciando no clima organizacional. Uma empresa moderna se exime de ter altos custos com elevação de mão-de-obra e de horas-extras, haja vista que o Sistema de Gestão favorece as tarefas diárias, raciona os recursos e melhora o nível técnico dos funcionários.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download