Melhorias e novos sistemas de informação e seus benefícios

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Elicitação sobre a situação atual desta empresa e dos seus sistemas A empresa hoje esta em franca expansão de negócios, realizando investimentos grandes na área produtiva para aumentar sua produtividade. Em relação a sistemas de TI, a empresa possui somente um ERP, da sigla em inglês Enterprise Resource Planning, isto é, Sistema Integrado para Gestão Empresarial (COMPILA SOLUÇOES, 2016). Este sistema serve para integrar o gerenciamento das áreas administrativos da empresa por meio de diversos módulos divididos para cada setor da empresa. Identificação dos sistemas que estão em cada nível da empresa O único sistema existente na empresa é o ERP da TOTVS, chamado de Protheus, possuindo a versão 11 para todas as áreas. A solução Microsiga Protheus da Totvs é um sistema com arquitetura multicamadas, que permite que os servidores, aplicações e banco de dados sejam executados em múltiplos computadores, e utiliza a linguagem AdvPL (Advanced Protheus Language), orientada a objetos e eventos (COMPILA SOLUÇOES, 2016).

A ideia é criar um DW capaz de extrair os dados tanto do ERP quanto das diversas planilhas de controle paralelos realizados pelas áreas, de modo a centralizar a informação e facilitar a consulta. Os passos a serem seguidos para o desenvolvimento de um DW são: primeiramente o levantamento das necessidades dos usuários e o mapeamento dos dados dos processos, depois é construído a estrutura da área de transição dos dados do DW, chamada de Staging Area, seguido pela construção das dimensões que farão parte do sistema, com posterior construção dos fatos, definindo a granularidade das informações que serão armazenadas. Depois há a definição do processo geral de carga, que será o motor que fará o processamento ser organizado e automático, finalizando com a confecção dos metadados, que são a documentação que dará suporte à gestão do conhecimento (ELIAS, D.

Abaixo tem-se um esquema mostrando todas as etapas, bem como a sequência que devem ser realizados. Figura 1 - Fluxo do processo de construção de um DW Fonte: Retirado de Elias, D. Uma delas que necessita de um controle automatizado para melhor agregar ao negócio, é a área da qualidade, assim um sistema eletrônico para o setor da qualidade em que todo teste, aprovação, reprovação e controle de matéria-prima e produto acabado fique armazenado e disponível para consulta, auxiliará na gestão da área, bem como no controle e acesso à informação de forma assertiva e ágil. Para tanto pode-se negociar a aquisição do submódulo de Controle da Qualidade do Protheus, que fica dentro do módulo de Suprimentos que por razões estratégicas do passado, não foi adquirido no processo de implantação deste ERP.

Descrição de como a empresa se beneficiaria e se tornaria melhor administrada com a implantação das mudanças e dos sistemas propostos. A inclusão de informações em um sistema eletrônico serve sobretudo para melhorar a confiabilidade das informações e agilizar processos. De posse de informações mais sólidas e com disponibilidade mais frequente e ágil, a empresa ganhará um diferencial competitivo, sendo capaz de tomar decisões mais aderentes a estratégia de negócios, com maior chance de sucesso, uma vez que as informações estão mais confiáveis e com acesso mais rápido. com. br/microsiga-protheus-da-totvs/>. Acesso em: XX nov. ELIAS, D. A construção de um Data Warehouse em 7 etapas.

102 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download