PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Um caso de empreendedorismo verde

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Marketing

Documento 1

MODELOS DE GESTÃO 9 2. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 11 2. LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 12 3 CONCLUSÃO 15 REFERÊNCIAS 16 1 INTRODUÇÃO O presente projeto interdisciplinar do curso superior de Tecnologia na área de Gestão da Universidade XXXXXXXXXXXXXXXXXXX, tem a missão de definir e descrever a importância da implementação de uma Startup com foco no Empreendedorismo Verde, buscando contribuir para aplicar todas as definições teóricas, inclusive estudos de casos, à realidade vivenciada, focando na área do Empreendedorismo, da Gestão de Projetos, dos Modelos de Gestão disponíveis e adequados, da área socioambiental da Degradação do Meio Ambiente, e, por fim, da Legislação Trabalhista e Social. Por meio de observação, entrevistas e documentos corporativos comprovatórios, registrou-se a ligação teoria-prática a fim de contribuir com a formação do profissional em Gestão, para o seu pleno amadurecimento.

A Produção Textual Individual representa a formação do estudante através da devida instrumentação profissional teórica, prática e legal, lhe permitindo intervir nas rápidas e constantes mudanças sociais e de mercado, tomando decisões assertivas com relação ao teor das disciplinas. BIELSCHOWSHY, 2008). EMPREENDEDORISMO Como citou Weber (1991), o empreendedorismo é um fenômeno social de fundamental importância para o desenvolvimento moderno e faz parte de um processo de racionalização que marca a cultura ocidental. Contando com isso, o ato de empreender u fins lucrativos, cultura, religião, política. Para Neubert (2016), o crescimento aparato burocrático e a necessidade funcional de cargos de gerência e administração provam que o empreendedorismo empresarial é fundamental para o crescimento econômico do país por gerar valor e empregos às pessoas.

Já o empreendedorismo dito social, que busca contribuir para diminuir a desigualdade social combatendo a pobreza e zelando pelas oportunidades para todas as pessoas, está transformando o antigo empreendedorismo, calcado na Revolução Industrial, que somente buscava lucro aos sócios. Para BRASSCON (2013), a chave para o sucesso de uma Startup se encontra na capacidade de sobrevivência aliada à resposta das ideias no mercado. Sobre a primeira dificuldade, comum a todo tipo de empresa, não importa seu tamanho, existem diversos programas de aceleração, privados ou governamentais, que podem ser acessados para garantir sobrevida nos primeiros anos de atividade. Com relação ao mercado e aceitação das Startups no Brasil, a conjuntura é positiva e o país tem sido referência em números pois atualmente, segundo dados da plataforma StartUp Brasil, há mais de 12 mil unidades, muitas ligadas à preservação ambiental e ao assistencialismo, mesmo com fins lucrativos.

Um ponto interessante de citar é que, antes de nascerem, ou atreladas a esse momento inicial, o papel das Incubadoras é fundamental na oferta de ferramentas teóricas e técnicas para os empreendedores, como marketing, contabilidade, jurídico, assessoria de imprensa e elaboração no plano de negócios. A incubação, geralmente dentro de universidades e instituições ligadas à educação, duram até 2 anos e, após isso, a startup é remanejada para uma Aceleradora, que focam, precisamente, no planejamento estratégico, último passo para serem lançadas ao mercado. Portanto, conforme MOREIRA (2009), para uma Startup ser lançada, o Planejamento de Comunicação precisa ser instituído pois, sem ele, as partes interessadas não terão as respostas esperadas, mesmo que haja técnica suficiente. Ainda conforme o guia PMI (2012), “(.

o gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada. Além disso, têm dimensões Internas (dentro do projeto) e Externas (clientes, público, meios de comunicação); Vertical (níveis hierárquicos da organização) e Horizontal (com os colegas); Oficial (boletins, informativos, relatório anual) e Não oficial (comunicações confidenciais); Formal (relatório, memorando) e Informal (e-mail, discussões); Escrita e oral; Verbal e não verbal (inflexões da voz, linguagem corporal). ” As barreiras da gestão da comunicação podem ser enquadradas, na elaboração de um projeto, na quantidade de informação, na omissão de conhecimento, em diferenças culturais, no número de canais de comunicação, no uso de expressões idiomáticas, entre outros.

Já a gestão da Qualidade constitui-se num instrumento de competitividade estratégica onde a capacitação dos funcionários precisa ser item inato da Gestão pois, segundo suas metas, o comportamento das pessoas promovem a qualidade requerida pelas companhias. Entre as diretrizes da Gestão da Qualidade, podem ser elencado a ênfase em testes e comprovação de produtos ou ações, através, por citar, de Cliente Ocultos ou Testes de Laboratório, o respeito às diferenças dos clientes/pessoas, o foco na educação dentro e fora da empresa, a ausência de barreiras físicas entre departamentos, isto é, organização horizontal e acesso a todos, além da tomada de decisões através de indicadores. Com relação aos indiciadores e aos parâmetros de qualidades técnicas existentes, a empresa que preza pelo crescimento e fortalecimento de sua imagem deve seguir as normas do ISO, sistema que provém da Gestão de Qualidade.

Um tipo de norma ISO que faria sucesso em uma Startup da Economia Verde seria a NBR ISO 90011. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE Buscando informação sobre Empreendedorismo Sustentável, é crucial entender como se dá e quais os estágios da Degradação Ambiental no Brasil atualmente. Na concepção de Graça et al. a restauração do ecossistema em uma escala de paisagem, juntamente com a gestão sustentável de outros tipos de uso da terra, incluindo agricultura, pastagens, silvicultura, expansão e consolidação de áreas protegidas, é cada vez mais reconhecida como parte necessária de um pacote de atividades para a conservação da biodiversidade, reforça a prestação dos serviços ecossistêmicos e o desenvolvimento sustentável. As relações simbióticas, importantes quando se trata de recuperação de área degradada, são interdependentes para a manutenção da vida na terra.

Na natureza, a grande variedade de seres vivos, do subsolo, da água, até o ar, precisam de certas conjugações para se manter vivas e saudáveis. Isso influencia todo o meio a que elas pertencem. Por isso, o trabalho intermintente, aquele que o contrato individual de trabalho é acordado verbalmente, ou por escrito, por prazo determinado para prestação de trabalho intermitente. Na Lei 2n° 13. é definido como Trabalho quando o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria. Com as mudanças de emprego no país, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT3) precisou ser modernizada e atualizada relação à flexibilidade de contratações, horários de trabalho, trabalho home office, teletrabalhos, entre outros tipos.

Deveu-se ter atenção, quando deste tipo de trabalho intermitente, quanto ao vinculo ao empregador, já que este pagará a remuneração conforme o tempo determinado do serviço. A importância de possuir tais conhecimentos para o futuro Gestor em Tecnologia é crucial haja vista que tal profissional necessita endossar o seu papel com eficiência dentro de qualquer organização e que, além de líderes, almejam ser formadas e preparadas para enfrentar crises e problemas, mantendo os índices de desempenhos sempre positivos. Desta forma, compreender a necessidade de fomentar empresas socialmente responsáveis é salutar nos dias de hoje onde se sabe que a desigualdade social não para de crescer, e que economias verdes serão comuns nos dias que chegarão. Saber gerir empresas é vital para o crescimento e manutenção de qualquer negócio, assim estudar os Modelos de Gestão e Projetos, compreender suas etapas e respeitá-las, é papel de todo futuro Gestor de Tecnologia.

Por fim, unir a preservação do meio ambiente à execução de projeto administrativo, objeto desta produção textual, consolida o aprendizado e instiga à ação do estudante. Sabendo dos problemas Brasil afora, todos gostariam de abrir um empresa Startup, com alta tecnologia e informação, empregar e ajudar pessoas, e contribuir para um país melhor, mais igual e mais saudável. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uma visão abrangente da moderna administração das organizações: edição compacta. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004. Goiânia, 2014. DEGEN, Ronald J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. Pearson Education, 2009. GRAÇA, P. Biodiversidade e Conservação; um olhar sobre a forma dos licenciandos de biologia. Revbea. São Paulo, n. JACOB, M. I. NEUBERT, Luiz F.

Organizações complexas: burocracia, poder e racionalidade. Pesquisa e Debate em Educação, PPGP/CAEd – UFJF. OCDE. A Caminho do Crescimento Verde: Um Sumário para os Decisões Políticos. Modelo de Gestão: uma análise conceitual. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2001. PINCHOT, G. PINCHOT, E. O poder das pessoas.

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