PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Administração
justificativa do método indireto 7 Tarefa 3. SISCOMEX 8 Tarefa 4: responsabilidade ambiental 8 Tarefa 5. definição das embalagens destinadas à exportação 10 Tarefa 5: implantação do kanban no setor de bombons 11 REFERÊNCIAS 13 Introdução Esta atividade de produção textual interdisciplinar se destina a desenvolver as habilidades e conhecimentos referentes ao controle e gerenciamento de materiais; logística internacional; cadeia de suprimentos; logística reversa; planejamento e controle de sistemas de produção, suas funções e correlações. Tais metas são atingidas por meio do desenvolvimento do raciocínio crítico e da emancipação intelectual. CANGUSSU et al. Observações dos clientes informam que as caixas de papelão não fornecem o isolamento térmico necessário para manutenção da integridade dos produtos nas condições de mercado daquelas regiões.
A estimativa do P&D é que as novas embalagens de isopor, reforçadas em madeira, reduzam as devoluções em 80% e aumentem os custos, mantidas as condições atuais de logística, em 30%. Como é informado pelo departamento de marketing da empresa, o mercado local não suporta tal aumento de custo, motivo pelo qual a estratégia precisa passar pelo 2º R (reuso). O desenvolvimento e utilização das novas caixas é muito dispendioso para que as mesmas sejam tratadas como descarte na entrega, por isto o departamento de logística se responsabilizou em reorientar as rotas de entrega, layouts dos depósitos e treinamento do pessoal no sentido de tornar as embalagens de atacado retornáveis, permitindo um bônus na recompra para os comerciantes que se dedicarem a devolver as embalagens em boas condições.
Para favorecer a estratégia solicitou-se ao departamento de marketing que desenvolva uma apresentação mais agradável para as embalagens, bem como uma estratégia de comunicação, a fim de que os comerciantes varejistas valorizem e encampem a recondução das caixas térmicas para a fábrica por meio de logística reversa integrada. O executivo entende que perder negócios fechados por falta de produtos é inaceitável. Como não há disponibilidade de recursos para abrir uma nova fábrica, a solução mais racional é permitir um novo turno de trabalho, que esbarra na dificuldade de falta de mão de obra treinada e confiável. Para equilibrar tais dificuldades sugeriu-se um projeto de redução da produção nos dois turnos em funcionamento (que se encontram no limite) e transferência de parte desta produção para um terceiro turno, permitindo que uma fração da mão de obra seja remanejada com o propósito de operar a fábrica em regime permanente, o que geraria um ganho de produtividade da ordem de 20% devido à redução na necessidade de aquecimento dos equipamentos, bem como diminuiria a ociosidade da mão de obra e das máquinas neste período.
O novo ciclo logístico da produção ficaria em funcionamento até a recomposição da demanda agregada, ou seja até que os estoques estivessem em condição de atender aos pedidos não programados. Em termos de volume de produção, os cálculos ficariam da seguinte forma: dois turnos produzem 35T/mês (em plena carga). O despacho da primeira remessa está previsto para dezembro de 2019, o que evidencia a inexperiência do simpático executivo em relação aos sistemas alfandegários dos países envolvidos, uma vez que o prazo é demasiado exíguo para o cumprimento de todas as exigências burocráticas pela empresa. O departamento de logística foi encarregado de escolher um caminho para desembaraçar o problema, após detida análise da situação, o setor acabou adotando a estratégia de contratar uma Trading para despachar os produtor por meio do método indireto de exportação.
Completamente avessa à terceirização, a alta direção (Sr. Wonka) convocou a gerente do departamento a justificar por que a empresa não utiliza recursos próprios para executar a tarefa, evitando gastos com empresas e funcionários alheios. Ciente do apreço à objetividade do administrador, a gerente de logística resumiu a decisão em três proposições: 1º Não dominamos o africâner, bantu, ou qualquer das 11 línguas oficiais da Africa do Sul que não seja o inglês, idioma que não garante que consigamos nos comunicar com todas as autoridades daquele país envolvidas no processo. Cadastramento de representantes Tarefa 4: responsabilidade ambiental A adoção de práticas de accountability (responsabilidade quanto à governança corporativa), fundamentada no tripé da sustentabilidade econômica, ambiental e social, é um requisito para a continuidade das empresas no mercado contemporâneo.
Cada nova geração de consumidores está mais exigente quanto à responsabilização das empresas quanto aos seu impactos ecológicos, à adoção de boas práticas de comércio e respeito à legislação. Esta nova consciência sobre o poder do consumo na definição das estratégias das empresas obriga as industrias a se adaptarem às novas exigências corporativas, levando, por exemplo, à adoção voluntária da normas como a ISO26000, sobre sustentabilidade empresarial e o desenvolvimento de processos adequados à mensuração da pegada da organização, e também à adesão a índices de sustentabilidade. Em tal contexto, apresenta-se para a Chocolates Wonka três estratégias desenvolvidas para melhorar a imagem da empresa com relação aos impactos ambientais, sociais e econômicos produzidos por ela. Os programas foram definidos a partir de três áreas de ação: fornecimento; logística e gestão.
O terceiro projeto é dedicado à implantação de novas técnicas de gestão e consiste em iniciar um processo de certificação de terceira parte relativo à adequação da empresa à norma ISO26000, que trata da sustentabilidade ambiental, econômica e social. Isto permite que a empresa se integre a índices internacionais de governança e accountability, equiparando-a aos grandes players do mundo e ampliando a influência de sua marca, o que facilita a abertura de mercados e cria oportunidades de negócios. Tarefa 5. definição das embalagens destinadas à exportação A Fábrica de Chocolates Wonka fará sua primeira exportação. Para garantir o sucesso do projeto é necessário acondicionar os produtos de tal forma que sua integridade seja mantida até a entrega. Para agilizar o processo, em vista à necessidade de ampliação da produção, foi solicitado ao setor de logística que dimensione a implantação de contenedores para 30 bombons em sistema kanban, ou Just-in-Time (KHALILI et al, 2017) para a produção de 3000 bombons por dia.
Os processos baseados em lean manufacturing (produção enxuta), como o kanban, são pensados de forma a eliminar desperdícios. Para tanto os produtos devem seguir em linha, sem interrupção desde a entrada de matéria-prima no processo até seu empacotamento, em fluxo de valor ininterrupto. A fim de que o processamento em linha seja efetivo é necessário que os tempos médios de elaboração de cada atividade sejam registrados, a fim de que se possa distribuir a carga de trabalho de maneira uniforme em toda a linha de produção. Em um procedimento kanban só há três tipos de tarefas: a fazer, em processamento e feita. br/index. php/siscomex>. Acesso em: 25 out. CANGUSSU, Ewerton et al. Produção textual interdisciplinar individual. Níveis de embalagem.
N. i. Disponível em: <https://docs. infor. DAUD, M. R. C. Critical Success Factors for Soft TQM and lean Manufacturing Linkage. Jordan journal of mechanical and industrial engineering, v.
991 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes