PROCESSO DE ACOLHIMENTO HUMANIZADO NO ATENDIMENTO AO PACIENTE: A IMPORTANCIA DO ATENDIMENTO HUMANIZADO OFERTADO PELO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Turismo

Documento 1

Neste contexto, vale ressaltar à importância do atendimento humanizado ofertado pelo profissional da enfermagem, considerando que, para se ter esse modelo humanizado de atendimento é necessário investir em qualificação, treinamento e em equipes preparadas. Logo, o presente estudo terá como objetivo analisar sobre a importância desse atendimento (acolhimento) humanizado ofertado pelo profissional e em quais situações existirá a possibilidade desse acolhimento humanizado não acontecer e por quais razões. Além de pontuar as situações pelas quais esse modelo de acolhimento humanizado nem sempre é visto nas unidades de saúde básica. No decorrer desse projeto apresentaremos conceitos acerca da temática, sendo eles: o que é humanização (humanizar), qual proposito de um atendimento humanizado, de um acolhimento realizado pelos profissionais de enfermagem sempre focando no papel desse enfermeiro como profissional, no entanto, considerando o seu “eu” humano.

Quais são os tipos de acolhimentos existentes. JUSTIFICATIVA. REFERENCIAL TEÓRICO. Conceito de humanização (acolhimento humanizado). Tipos de Acolhimentos existentes. Breve Histórico e Origem do Enfermeiro como profissional que está frente ao atendimento inicial. Adotar uma abordagem humana para lidar com os pacientes é crucial para resultados positivos. Os pacientes compartilham muitas das mesmas preocupações, lutas e emoções que o profissional de saúde. Ao tratar as pessoas como iguais, tanto os profissionais quanto os pacientes reconhecem que todos são seres humanos que vivenciam as mesmas preocupações e emoções. A enfermagem requer mais do que apenas lidar com os sintomas da doença de um paciente. Em vez disso, envolve a compreensão de um paciente como um todo, a fim de melhor auxiliá-lo na progressão da doença.

Oitenta e nove por cento dos brasileiros classificam a saúde – pública ou privada – como péssima, ruim ou regular. A avaliação é compartilhada por 94% dos que possuem plano de saúde e por 87% dos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados apresentados hoje (26) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). LABOISSIÈRE, 2018) Além dos problemas já listados acima, também é possível apontar: • O SUS como uma prioridade. E necessário que politicas publicas reconsiderem o SUS como patrimônio nacional e priorize o atendimento aos pacientes levando em consideração o bem estar dos pacientes e também dos seus profissionais, tanto fisicamente como financeiramente. A valorização do SUS como política social relevante aparece com ênfase na pesquisa. OBJETIVOS 3. Objetivo Geral O principal objetivo desse trabalho é dar atenção à importância do papel do profissional de acolhimento frente a um atendimento humanizado, qual proposito de um acolhimento humanizado realizado pelos profissionais de enfermagem.

E quais resultados se obtém através desse atendimento (acolhimento) humanizado. Objetivos específicos • Conceituar humanização (atendimento humanizado) • Informar quais são os tipos de acolhimentos existentes. • Relatar, de forma breve, como se deu a origem do enfermeiro como profissional que está frente ao atendimento inicial. Quando entendermos na integra que a revolução acontece de “dentro para fora” aí sim, mudaremos a forma de pensar e de agir de muitas pessoas. Logo, interagir e mecher com o emocional do ser humano é um dos motivos para qualquer tipo de elaboração conceitual cientifico de projetos academicos. REFERENCIAL TEÓRICO Seria um sonho se todo atendimento (acolhimento) medico fosse cercado de afeto, atenção, carinho, gentileza e humanização. No entanto, o que sempre vemos são prédios caindo aos pedaços, médicos estressados e cansados, enfermeiros enlouquecidos e desmotivados agonizando por dentro sem poder “muitas” das vezes demonstrar; salários - realmente incompatíveis com sua experiência e tipo de oficio.

Sabemos que o processo de humanização dentro dos espaços é fundamental para um bom funcionamento, principalmente quando este é nos espaços hospitalares. Conceito de humanização (acolhimento humanizado) De acordo com o Blog da Faculdade de PM (FDPM, 2021) o conceito de humanização é visto como o “o efeito de olhar para um paciente em uma perspectiva mais integrada e completa e não apenas para as questões clínicas e assistenciais envolvidas no processo do adoecimento”. Ou seja, de acordo com o que já citamos acima; não basta que o profissional apenas olhe o paciente e suas queixas de forma generalista, mas sim, pontue todas as características possíveis para então possa compreender suas problemáticas e necessidades, somente assim, será possível que esse profissional possa intervir da melhor forma possível e, claro, de maneira humanizada.

O atendimento humanizado gera uma perspectiva a curto e longo prazo significativo para o paciente, ainda que, para muitos possa parecer ser algo “pouco” para eles (os pacientes) “ameniza o sofrimento, melhora a percepção dos problemas” além de “proporcionar mais conforto diante da situação vivenciada”. FDPM, 2021) Outra importante observação que deve ser levada em consideração pelos profissionais é o de “compreender a linguaguem não verbal”, dos pacientes, ou seja, por meio dos gestos do individuo tambem é possivel notar a presença dos sintomas, ainda que eles sejam demonstrados de forma indireta, é possivel avalia-los atravez de suas emoções. Diante disso, é perceptível notar que a humanização na enfermagem tem como objetivo “proporcionar assistência ao ser humano portador de uma condição clínica, considerando as questões psicológicas, sociais, religiosas e financeiras, entre outras variáveis que afetam o prognóstico do paciente”.

E como sempre vemos por aí: “muitos profissionais da enfermagem se referem apenas ao “paciente do leito X” ou à “mãe da criança do ambulatório Y”, o que traz uma conotação fria e pouco personalizada”. Transformando o atendimento ainda mais preconizado e agonizante para ambos os lados (profissionais e pacientes). Mas, de fato, porque esse atendimento acolhedor e humanizado é tão difícil de acontecer se ele é a ferramenta mais fácil e sem custos para aplicar? De acordo com o Blogger da faculdade de PM (2021): Na prática, a humanização da enfermagem não requer grandes investimentos, mas muito aprendizado, capacitação e entendimento sobre o tipo de paciente que é atendido nos níveis de atenção à saúde (postos de saúde, ambulatórios, hospitais etc.

Para CHERNICHARO, FREITAS e FERREIRA (2013); Discutir a humanização na Enfermagem requer o entendimento de que este e um conceito ampliado que pode variar desde uma escuta atentiva, uma boa relação profissional-usuário, a reorganização dos processos de trabalho, a criação de ouvidorias e “balcões de acolhimento”, ate a melhoria das estruturas do serviço. Para isso, torna-se imprescindível aprofundar essa discussão em uma visão integral e humanística, respeitando a individualidade, valorizando as crenças, atentando para a comunicação e estando presente na relação de cuidado, pois tudo isso são básicos na humanização. José de Anchetta. Ele não se limitava apenas ensinar ciências e catecismo. Ele sempre ia além. Ele sempre cuidava dos necessitados e desempenhava um importante papel mediante as atividades de um profissional da medicina ou um enfermeiro.

Em seus escritos é possível encontrar valiosas pesquisas sobre o Brasil, seus habitantes originais, clima e doenças mais comuns. No início do século XX, uma grande quantidade de trabalhos médicos sobre saúde infantil e escolar foi apresentada, mostrando os resultados alcançados, abrindo horizontes e novos resultados. No entanto, esse avanço médico não teve impacto direto no cuidado. Assim sendo, na enfermagem brasileira do tempo do Império, raros nomes de destacaram e, entre eles, merece especial menção o de Anna Nery. Depois de Anna Nery vieram á: • Cruz vermelha Brasileira; • As Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil: 1. Escola de Enfermagem "Alfredo Pinto" 2. Aquele que presa por um atendimento de qualidade onde a recepção de qualidade do paciente é o foco de seu trabalho.

Nao é dificil notar que todo “enfermeiro que preza pela humanização no contato com seus pacientes já devem ter percebido uma melhora significativa na resposta ao tratamento”. E é por esse motivo, que a pratica do atendimento humanizado é tao importante, afinal, somente assim é que o paciente será capaz de “compartilhar seus anseios, medos e dúvidas e”, é nesse contexto que percebemos a necessidade de um “enfermeiro bem capacitado”, somente atraves dessa capacitação eficaz que ele poderá “intervir em todas as etapas do processo de saúde e doença, gerando melhorias ao quadro clínico do paciente”. Não é preciso investigar muito, para notar a importancia dessa capacitação, uma vez que, “diversos estudos já comprovaram a eficácia do tratamento quando ele é submetido ao processo de humanização e às condutas mais adequadas do ponto de vista clínico e socioeconômico”.

• Aumenta a colaboração entre paciente e profissional do atendimento; Sabe-se que todo bom profissional de enfermagem que presa pelo atendimento humanizado e que conduz de forma adequada, qualquer procedimento de enfermagem acaba se tornando rapido, facil e eficiente; isso porque, ao dar valor a sentimentalização e emoções de um paciente fisicamente fragilizado denotando a ele atenção necessaria, gentileza e ouvir suas queixas, torna notória a participação dele além de maior colaboração e gratidão que o paciente demonstrará no final do seu atendimento. Ter um olhar sensivel à todas as variáveis que estejam interferindo no prognóstico do paciente, sejam elas clínicas, sociais, psicológicas, financeiras, psiquiátricas ou religiosas, é fundamental para que seja possivel ajuda-los. Sem deixar de ser profissional e atento à todas as condições adversas.

A forma “humanizada” de tratar os pacientes é um diferencial não só para quem recebe o atendimento, mas também para os profissionais que conseguem captar fatores invisíveis aos olhos daqueles que estão focados apenas para a doença. Essa percepção pode ser um traço necessário para os enfermeiros e está bem representada no rosto de outros profissionais que atuam diretamente com os pacientes para ser um modelo a seguir. Portanto, a humanização na enfermagem é um processo necessário e importante no contexto da saúde do paciente. Araújo Maia; Roseni Rosangela Sena; também foram de grande valia. Tentamos reunir todo tipo de informação que pudessem abrir uma discussão reflexiva a respeito do tema em questão: “processo de acolhimento humanizado frente ao oficio do profissional de enfermagem”.

Então reunimos quatro exemplares (artigos, teses, dissertações) como: • Educação Em Saúde. Humanização Na Enfermagem: O Que É E Qual A Sua Importância?1 • Humanização no cuidado de enfermagem: contribuição ao debate sobre a Política Nacional de Humanização. • Acolhimento: Perspectiva De Reorganização Da Assistência De Enfermagem3 • O Acolhimento Humanizado No Âmbito Da Atenção Básica: Uma Proposta De Intervenção4 7 CRONOGRAMA 2022 Atividades Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Delimitação do tema Busca de Artigos Coleta dos Dados Processamento e Análise de Dados Elaboração do artigo Apresentação do TCC Depósito na Biblioteca REFERENCIAS Publicado no dia 30 de Junho de 2020, Blog: Faculdade de PM. LEITE, Juliana C. A. MAIA, Carmem C. Araújo; SENA, Roseni RosAngela.

ACOLHIMENTO: PERSPECTIVA DE REORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. pdf LABOISSIÈRE, Paula. QUASE 90% DOS BRASILEIROS CONSIDERAM SAÚDE PÉSSIMA, RUIM OU REGULAR. Agencia Brasil: Brasília, Publicado em 26-06-2018. Disponível em: https://agenciabrasil. ebc. Scielo. br, 2013. Disponivel: < https://www. scielo. br/j/reben/a/RQb7LZXH3vmYsBYdCCWJ6fn/?lang=pt> Acessado em 20 de maio de 2022. com. br/fundamentos/historia-da-enfermagem-no-brasil/#:~:text=A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20da%20Enfermagem%20na,nesta%20%C3%A9poca%20trabalhavam%20nos%20domic%C3%ADlios. Acessado em 24 de maio de 2022. LEITE, Juliana C. A. saude. gov. br. Ano de publicação: 2009. Brasília - DF.

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