PREPARAÇÃO DE BUTIRALDEÍDO

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

A oxidação é feita com uma solução de dicromato de sódio (Na2Cr2O7) em água e meio ácido. Deve-se remover o mais rápido possível o aldeído formado, através de uma destilação porque aldeídos são facilmente oxidados aos ácidos carboxílicos correspondentes. H2SO4 RCH2OH + Cr2O72- + Cr3+ + H2O Álcool primário Aldeído (cor verde) Os álcoois secundários sofrem oxidação, produzindo cetonas. Como agente oxidante normalmente se utiliza uma solução de Na2CrO4 + H2SO4 (mistura Sulfocrômica). Pode-se utilizar, alternativamente, CrO3 em ácido acético glacial, CrO3 em piridina ou ainda uma solução de KMnO4 a quente. Condensador H. Banho de gelo I. Papel filtro J. Termômetro K. Ácido Sulfúrico L.

Acima disto, porém, espera-se que todos tomem consciência da importância de se trabalhar em segurança, do que só resultarão benefícios para todos. Será exigido de todos o uso de jaleco no laboratório. A não observância desta norma gera roupas furadas por agentes corrosivos, queimaduras, etc. Ao usar material de vidro, verifique sua condição. Lembre-se que o vidro quente tem a mesma aparência que a do vidro frio. Usar sempre algum tipo de calçado que cubra todo o pé. Nunca acender um bico de gás quando alguém no laboratório estiver usando algum solvente orgânico. Os vapores de solventes voláteis, como éter etílico, podem se deslocar através de longas distâncias e se inflamar facilmente.

Não deixar livros, blusas, etc. jogadas nas bancadas. Aprender a localização e a utilização do extintor de incêndio existente no corredor. Mantenha as bancadas sempre limpas e livres de materiais estranhos ao trabalho. Jogue papéis usados e materiais inservíveis no lixo somente quando não apresentar riscos. Comunicar imediatamente ao professor qualquer acidente ocorrido. Finalmente, lembrar que a atenção adequada ao trabalho evita a grande maioria dos acidentes. DICROMATO DE SÓDIO Comercialmente também chamado de bicromato de sódio, é o composto químico com a fórmula Na2Cr2O7. Normalmente o sal é usado em sua forma dihidratada Na2Cr2O7·2H2O. Sua química, aparência, e comportamento são muito similares ao de seu similar mais largamente encontrado dicromato de potássio.

Esta substância é aproximadamente vinte vezes mais solúvel em água que o similar sal de potássio (49 g/L a 0 °C) e seu peso equivalente é também mais baixo, o que frequentemente é desejável. O dicromato de sódio é um sólido de cor laranja, obtido por acidulação de uma solução de cromato. Existem 2 processos usados para oxidar o SO2. I. Processo das câmaras de chumbo: usa-se o NO2 como catalisador e o ácido produzido é de baixa concentração (60%). II. Processo de contato: neste processo, a oxidação é catalisada pelo V2O5 ou Pt. Na indústria de fertilizantes, para converter o fosfato normal de cálcio insolúvel em fosfato ácido solúvel. ÁLCOOL N-BUTÍLICO Butanol é um álcool, por isso também chamado popularmente de álcool butílico, com quatro átomos de carbono em sua cadeia molecular, representado por C4H10O.

É utilizado com solvente e combustível. É conhecido como álcool butílico, 1-butanol ou n-butanol. É um líquido claro, com cheiro sufocante, não residual, solúvel em etanol, metanol e outros solventes orgânicos. BUTIRALDEÍDO Butiraldeído, também conhecido como butanal ou aldeído butílico, é um composto orgânico que é o aldeído análogo do butano assim como um isômero da butanona. Possui fórmula química C4H8O. É um líquido incolor inflamável com um cheiro acre. É miscível com a maioria dos solvente orgânicos. Quando exposto ao ar, se oxida a ácido butírico. A experiência é feita em água corrente a fim de diminuir a temperatura. Após isso, transfere-se a solução para um funil separador e colocam-se as pedras porosas e o álcool n-butílico no balão de duas bocas.

As pedras porosas é colocada para diminuir a efervescência na hora do aquecimento e para controlar o ponto de ebulição. Abre-se o funil para gotejar a solução aos poucos no álcool com as pedras porosas, em banho-maria (para manter a temperatura constante). A junção do álcool com a mistura sulfocrômica fica esverdeada e a temperatura é mantida de 80-85º.  Química Orgânica. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. Volume 1. • Minatti, Edson; Brighente; Inês M.

1260 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download