PORTIFÓLIO DE AGRONOMIA BIODIGESTÃO ANAERÓBICA DE DEJETOS DE SUÍNOS EM PROPRIEDADES RURAIS
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Administração
ATIVIDADE 3 5 2. ATIVIDADE 4 6 2. ATIVIDADE 5 7 3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em uma produção textual e aborda a temática da “biodigestão anaeróbica de dejetos de suínos em propriedades rurais”. O objetivo principal da pesquisa é compreender a relação entre o sistema de biodigestão anaeróbica de dejetos orgânicos e o campo de atuação do profissional agrônomo. Seguindo essa temática, entende-se por biodigestão anaeróbica um método de reciclagem que consiste na produção de gás combustível e de adubos, a partir de compostos orgânicos, realizada por bactérias. Exemplo: RCOOR + yH2O -> RCOOH + ROH. Dessa forma, pode se dizer que esse processo é de fundamental importância para a produção de biogás, pois dada a quebra dos polímeros maiores, inicia-se o processo de biodigestão.
Na faze acidogênese as substâncias resultantes da hidrólise são transformadas por bactérias acidogênicas em ácido propanóico, ácido butanóico, ácido láctico e álcoois, assim como hidrogênio e gás carbônico. A formação de produtos nesta fase também depende da quantidade de hidrogênio dissolvido na mistura. No entanto, quando a concentração de hidrogênio é alta demais, esta interfere negativamente na eficiência da acidogênese, causando o acúmulo de ácidos orgânicos. Ao nascimento, os leitões apresentam oito dentes completamente eclodidos, sendo quatro caninos e quatro terceiros. Por serem proeminentes e projetados para o exterior da cavidade oral, os leitões durante a amamentação comumente se utilizam destes dentes para disputar os tetos de maior produção de leite.
Essas disputas geralmente causam escoriações cutâneas e até cortes profundos nos lábios, na face e orelhas dos leitões, assim como nos tetos das matrizes 2. ATIVIDADE 4 Dando continuidade à produção textual, a temática agora discorre sobre alguns tipos de doenças que os suínos podem transmitir aos seres humanos e a forma que ocorre o contágio. A transmissão de doenças pode ser facilitada quando são utilizados métodos intensivos de produção, concentrando um grande número de animais. Os seres humanos adquirem a doença ao ingerirem os cisticercos. Estes seguem pelo sistema digestório e sofrem a ação dos sucos digestivos. A tênia é liberada e, por meio do escólex, fixa-se na mucosa intestinal. Nesse local, ela se desenvolve e absorve os nutrientes necessários para sua sobrevivência por meio da sua superfície corporal, uma vez que não apresenta sistema digestório.
ATIVIDADE 5 Por fim, pede-se para pontar o tipo de microrganismo que participa do processo de biodigestão. A pesquisa bibliográfica levantada para a realização desta produção textual trouxe novos conceitos, meios, estratégias e autores, o que muito acrescentou a esta elaboração. A pesquisa ocasionou um momento de estudo eficaz não só para vida acadêmica e sim para a vida profissional. REFERÊNCIAS BORGES NETO, M. R. Geração de energia elétrica: fundamentos. P. et al. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. A. et al. Energia e meio ambiente. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. C. CARNEIRO J. Biologia celular e molecular. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
134 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes