PORTFÓLIO UNOPAR - AS POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DO ENSINO COLABORATIVO. Formação Pedagógica Semestre: 2º
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Psicologia
DESENVOLVIMENTO A escola desempenha um papel formativo na sociedade preparando os adultos de amanhã, transmitindo conhecimentos, hábitos e valores para serem membros úteis, eficientes e felizes. É a escola, depois da família, o local mais importante de socialização do indivíduo. É a área em que você aprenderá a compartilhar, a se limitar, a descobrir o mundo ao seu redor e aonde construirá sua identidade, conhecendo seu lugar no mundo, a história de sua comunidade, o desenvolvimento da ciência; Ele encontrará sua vocação e exercerá o papel de aluno, parceiro e amigo. As instituições de ensino podem ser consideradas como uma criação social, necessária e conveniente para a adaptação dos novos membros ao seu seio, e é um meio que permite a mobilidade social entre os membros das sociedades livres, permitindo o progresso dos mais intelectuais e cívicos.
Deveria também dar oportunidades iguais a todos os estudantes, apoiando financeiramente os mais desfavorecidos a esse respeito; e criar escolas especiais para pessoas com deficiência. todos aparecem de acordo com uma certa ideologia política, social,. É por isso que podemos dizer que a educação é um problema político, cultural e social. Nesse sentido, é o sociólogo B. Bernstein, depois de passar muito tempo estudando a transmissão cultural, que concluiu que a própria educação é um tipo de transmissão cultural. Reprodução da ordem social: em 1960, havia certos fenômenos que serviam de método para restringir o acesso a certos negócios: profissionalização dos negócios e título da profissão. Promover a auto-regulação institucional para que haja controle e administração de recursos limitados com base nos objetivos estabelecidos no aprendizado.
Por exemplo, a designação de material didático e recursos tecnológicos deve ser orientada nas áreas que permitem maximizar o aprendizado. Adapte-se à mudança . Toda instituição deve lidar com situações de mudança inesperada ou planejada, mas esses desafios não podem afetar as metas de aprendizado de longo prazo dos alunos. Por exemplo, o acesso aos espaços de aprendizado não pode ser completamente limitado pelo trabalho de reforma ou extensão. Além disso, o aprendizado colaborativo pode melhorar a integração entre estudantes de diferentes culturas, religiões e costumes, devido ao caráter multicultural que as sociedades modernas adquirem cada vez mais em todo o mundo. Observa-se diversos benefícios com esse método, como: Uma luta contra a ansiedade - Freqüentemente, a personalidade e a confiança dos alunos são diminuídas pela autoridade imponente do corpo docente e pelos modelos arcaicos de ensino, especialmente o principal, que é o local onde mais informações as pessoas absorvem e começam a mostrar preocupações.
Ao envolver crianças desde tenra idade, elas contribuem para promover maior autoconfiança e auto - estima, permitindo maior desenvolvimento pessoal que será benéfico a longo prazo. Assim, o aprendizado colaborativo ajuda a reduzir as doses de ansiedade, pois permite que os alunos relaxem e trabalhem em um ambiente harmonioso, onde encontram tempo suficiente para pensar, ensaiar e gerar feedback entre eles, pois o apoio dos colegas é um elemento fundamental deste método. Permite também otimizar o ensino - Devido à baixa proporção que existe hoje entre professor-aluno (o resultado de turmas superlotadas), o aprendizado colaborativo permite que as escolas maximizem todos os recursos que eles têm para otimizar o processo de ensino. Mas o último pode tirar proveito do conhecimento do primeiro, enquanto o mais vantajoso também pode enriquecer e fortalecer suas habilidades e habilidades.
Dessa forma, é possível aproveitar a variedade e a riqueza de experiências que o centro educacional pode proporcionar, permitindo a evolução das habilidades intelectuais, aprimorando a capacidade de expressar e se comunicar, além de aumentar a capacidade de compreensão verbal. Onde alguns veem dificuldade em administrar uma classe de crianças de diferentes culturas, causando guetos escolares em alguns casos, a cooperação se torna uma necessidade para responder ao "problema". CONCLUSÃO Observou-se que é importante que os alunos desenvolvam habilidades sociais, como as seguintes: - Conhecimento e confiança entre os membros do grupo, - Comunicação precisa, evitando ambiguidade - Escuta - Respeito - Aceitação e apoio uns dos outros - Resolução de conflitos de maneira construtiva. Por outro lado, o aprendizado colaborativo permite que o indivíduo receba feedback, o que facilita a aplicação de estratégias metacognitivas para regular seu desempenho.
fev. CABRAL, L. S. A. et al. VILARONGA. C. MENDES. E. G. fev.
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