Portfólio Retratos da Real Beleza (Do conceito ao lançamento de produtos) - 2020.2 - Unopar e Anhanguera - 5º/6º Administração
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Finanças
DESENVOLVENDO O CONCEITO DE PRODUTO E O MIX DE MARKETING 6 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12 BIBLIOGRAFIA 13 1 INTRODUÇÃO A presente produção textual tem como temática “Do conceito ao lançamento de produtos”, a fim de destacar a importância na analise de mercado e do marketing desde a idealização ate o lançamento do produto, tendo como base o caso da campanha Retratos da Real Beleza, da Dove. Antes do lançamento de um produto ou serviço, os profissionais de marketing definem a estratégia geral desse produto no mercado, acompanham o sucesso e impulsionam a demanda. Esse processo é chamado de Marketing de Produto. Marketing de produto é uma das principais vertentes de marketing. Essa é a estratégia usada para definir posicionamento da marca em relação a um novo produto, bem como formas de divulgar o lançamento ao consumidor.
Hidratante- para promover hidratação e proteção UVA/UVB FPS70, auxiliando no tratamento e brilho da pele. O publico alvo é: mulheres imponderadas com faixa etária de 18 a 65 anos. Conhecendo o mercado e o setor de atuação Estabelecer uma empresa de sucesso no competitivo mercado atualmente continua sendo um desafio para os profissionais e empresas. A primeira grande tarefa é conhecer o mercado de uma forma mais abrangente, pesquisando os aspectos positivos e negativos de cada segmento e de cada tipo de setor, para orientar tanto as novas empresas que pretendem se estabelecer, quanto as antigas, que se encontram estagnadas no setor. É fato que o mercado mesmo em momentos de crise apresenta grandes oportunidades de negócios atualmente, chances que em geral estão sendo aproveitadas pelas organizações bem sucedidas, e pelos profissionais de sucesso de cada setor.
Um dos gurus do marketing mundial, Philip Kotler, diz que, as empresas que não forem capazes de desenvolver algum tipo de inovação podem gerar riscos à sua sobrevivência, pois os produtos são vulneráveis às mudanças de consumo, às tecnologias e à competitividade global. As 6 etapas essenciais da criação de novo produto baseado nas teorias de Philip Kotler são: Geração de ideias – inovação através de atundes como: Ouvindo os clientes – as reclamações ou sugestões enviadas por clientes são ótimas fontes de novas ideias, mas, para isso, é preciso que a empresa tenha um canal de comunicação direto com os clientes; Ouvindo os funcionários – os funcionários são as pessoas que estão em contato direto com clientes, processos e fornecedores; Observando relatórios de vendas – os vendedores estão em contato direto com os clientes; Observando os concorrentes – também é possível perceber oportunidades para novos produtos ou serviços detectando a existência de pontos fracos na concorrência; Contratando universidades ou até mesmo inventores; Mantendo um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na empresa.
Triagem das ideias; é a filtragem das ideias. Ideias que não atendem a uma necessidade devem ser descartadas, as ideias devem, ainda, atender os objetivos estratégicos do negócio, levando em consideração, custos, retorno e etc. Uma vez que as ideias foram escolhidas, seguimos para a próxima etapa. Seguem na tabela 1 três produtos a serem comercializados na BriLhos skincare: Tabela 1: - Transformação da ideia em conceito SABONETE LIQUIDO CREME CLAREADOR HIDRATANTE Ideia Higienização clareamento Hidratação e proteção Conceito Produto liquido pastoso Produto em creme Produto em creme livre de óleo e com FPS Forma Dermocosmético/sabonete liquido Dermocosmético/creme clareador Dermocosmético/hidratante Função Limpar a pele, diminuindo a oleosidade e eliminando resíduos. Clarear as manchas de melasma ou ate mesmo manchas oriundas da gestação Hidratar e proteger contra os raios UVA/UVB Proposito Limpeza profunda Uniformização da pele Hidratação intensa da pele Benefícios Limpeza e menos oleosidade Pele com tonalidade uniforme Hidratação completa e proteção diária com FPS 70 Fonte: autores Para gerar valor por meio da embalagem é preciso olhar cuidadosamente na tarefa que o consumidor está envolvido e como a embalagem poderia tornar todo o processo mais fácil.
Preocupar-se com a íntegra da tarefa ao invés de preocupar-se com uma embalagem mais brilhante, é a chave para agregar valor ao seu produto. Conveniência é a palavra chave de uma embalagem de sucesso para o consumidor atual. Hoje, não basta ter uma embalagem bonita e que proteja o produto. Para a marca BriLhos skincare é sugerido o uso de ferramentas como o remarketing do Google Adwords e a audiência customizada do Facebook é possível encontrar aquelas pessoas que de alguma forma já demonstraram interesse na sua solução e facilitar a decisão. Quando você for pensar no conteúdo a ser produzido e nas Landing Pages que serão disponibilizadas, procure encaixar onde seria mais estratégico trabalhar com ações de mídia paga. A grande vantagem desse processo é conseguir criar uma promoção extremamente customizada para o momento de compra em que o seu contato se encontra e com isso aumentar as possibilidades de entregar o que ele está buscando, agilizando o processo de convencimento de maneira automática.
A definição do preço é bem importante para a entrada de um novo produto no mercado. Avalie o preço de custo do produto e pesquise a média de preço que os seus consumidores estão dispostos a pagar pelo item. Preço sazonal: é aquele influenciado pelo calendário. Datas comemorativas ou períodos de elevada demanda por um produto geram elevação dos preços. Isso é compensado em momentos de queda na procura, quando são realizadas ofertas e promoções. Preço psicológico: tem o objetivo de confundir a percepção de valor do cliente frente a um produto. Para isso, um item é anunciado com preços como R$ 9,99 ou R$ 9,90. Levando em consideração as duas primeiras etapas de lançamento de novo produto skincare na fase de introdução será utilizado as ferramentas remarketing do Google Adwords e a audiência customizada do Facebook onde é possível encontrar aquelas pessoas que de alguma forma já demonstraram interesse na sua solução e facilitar a decisão, e através de tratamentos a voluntários que viram benefícios na utilização dos produtos e podem testemunhar em prol da qualidade do produto skincare.
No estagio de crescimento o produto já é reconhecido pelos clientes, as vendas por indicação começam a crescer e a taxa de recompra por um mesmo cliente são maiores, dia então surgem a maioria dos concorrentes. Com o sucesso do produto lançado outras empresas naturalmente aproveitam a oportunidade, com mais opções de escolha a tendência é uma baixa nos preços. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante tudo o que foi elaborado, mencionado e pesquisado é possível considerar que novos produtos são fundamentais para o sucesso de longo prazo de uma empresa. Mas o processo não é fácil. com. br/blog/4-estrategias-de-marketing-digital-para-acelerar-vendas-no-modelo-inbound/ Acesso em: 29 de agosto 2020 5 estratégias para definir o preço de venda de um produto. Disponível em: https://www. ecommercebrasil. com. br/blog/como-gerar-valor-por-meio-da-embalagem/#:~:text=A%20embalagem%20pode%20agregar%20valor,vez%20que%20precisa%20do%20produto.
Acesso em: 29 de agosto 2020 Desenvolvimento de um produto: as 6 etapas essenciais da criação. Disponível em: http://startupsdobrasil. com. br/desenvolvimento-de-um-produto/ Acesso em: 29 de agosto 2020 Lançamento de produto: confira este guia da pesquisa à ativação. Disponível em: https://www. zenvia. com/blog/marketing-de-produto#:~:text=Uma%20estrat%C3%A9gia%20de%20marketing%20de%20produto%20%C3%A9%20a%20base%20para,ap%C3%B3s%20o%20lan%C3%A7amento%2C%20mensurar%20resultados. Acesso em: 29 de agosto 2020 O ciclo de adoção de Novos Produtos pelos Consumidores. Disponível em: https://neigrando.
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