O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AUDITORIA CONTÁBIL COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Portanto, pode-se concluir que um contador precisa de ferramentas que o ajudem a atingir esses objetivos. A Inteligência Artificial é um conjunto de ferramentas que visa aumentar a eficiência e eficácia do trabalho humano e representa um grande desenvolvimento no início do século XXI, em áreas tão diversas como a medicina e o direito. Palavras-chave: Inteligência Artificial, Contabilidade, Tecnologia. ABSTRACT The article discusses the use of Artificial Intelligence (AI) in accounting processes, provides accounting offices with greater precision in the results achieved, flexibility in processes, automation of administrative procedures, increased competitive potential, cost reduction and, consequently, increased profits and proximity to the customer. Bookkeeping has a complex routine that demands time and attention, with no possibility of mistakes. A inteligência artificial apresenta-se como uma evolução necessária para melhorar os procedimentos manuais e retirar a zona de conforto dos funcionários das empresas e escritórios de contabilidade, entendida como uma ferramenta com grande potencial para aumentar a eficiência operacional e a consequente redução de custos.

É assim que se compreende a possibilidade da inteligência artificial (IA) em escritórios e procedimentos contábeis. Atualizar e entender como funciona a IA é de extrema importância para que o profissional de contabilidade trabalhe e cresça com essa inovação, tornando-a uma importante aliada na promoção de resultados de forma ainda mais eficiente em suas operações, ao invés de perder espaço para a Inteligência. Isso se justifica pela importância dos escritórios de contabilidade, pois trazem informações essenciais relacionadas à funcionalidade e aos resultados obtidos com o auxílio da IA, possibilitando aos empreendedores conhecer as melhorias disponibilizadas em seus processos atuais e avaliar seus conhecimentos e a viabilidade de implantação IA em seus negócios. Isso é de grande importância para os contadores, pois também é um aviso, pois a inteligência artificial é uma competição acirrada na condução de seus negócios.

Para Marion, a contabilidade é conceituada como um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito velha e sempre existiu para ajudar as pessoas a tomarem decisões. MARION, 2007, p. Com o passar dos anos, vendo os benefícios da contabilidade, o governo começa a usar esse atributo para coletar impostos e impor obrigações sobre ele. MARION, 2007). Os interessados, por meio de relatórios contábeis, lembram o que aconteceu, analisam os resultados obtidos, os motivos que levaram a esses resultados e tomam decisões sobre o futuro. MARION, 2007, p. Em relação à área de aplicação da contabilidade, Ribeiro afirma: “A área de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômicas e administrativas, pessoas físicas e jurídicas sujeitas ao direito público, como a União, estados, municípios, autarquias, etc.

RIBEIRO, 2013, p. Graças à inteligência artificial, essas funções serão automatizadas. A Inteligência Artificial surgiu para automatizar e agilizar os processos de atividade que agora ainda são manuais e muitas vezes exaustivos. Seu objetivo é obter respostas mais rápidas e precisas, consideradas virtualmente livres de erros. MARION, 2007). Inicialmente, o uso da inteligência artificial era voltado para o desempenho de tarefas como jogos, demonstração de teoremas e raciocínio de senso comum. Posteriormente, foi usado para manipular algoritmos de percepção, como visão e fala, compreensão de linguagens naturais e solução de problemas especializados, como análises médicas e diagnósticos. O Analista Fiscal Digital consulta a tributação de produtos e controla os dados nos arquivos do Sped, indica discrepâncias nos registros fiscais e corrige os dados cadastrados.

Além disso, realiza cálculos de substituição tributária e diferença de alíquota por meio da geração do guia GNRE. A tecnologia melhora a eficiência e diminui os custos operacionais das empresas e escritórios de contabilidade, garantindo uma contabilidade adequada. Sobre o uso da inteligência artificial na contabilidade, Moscove apud Morais explica que o software de inteligência artificial mais utilizado nas empresas para aplicações contábeis são os softwares de sistemas especializados. Sistemas especialistas são programas que usam fatos, conhecimento e técnicas de raciocínio para resolver problemas que geralmente requerem habilidades humanas especiais. Todas as fontes de dados relacionadas às transações financeiras, tributárias e de gestão das empresas se beneficiam da IoT, graças aos sistemas de gestão contábil que permitem a integração de vários dispositivos e o acesso remoto às informações armazenadas em um servidor virtual.

Em outras palavras, o escritório pode acessar qualquer arquivo, documento ou informação de que precisar em um painel interativo em tempo real. Isso deixa espaço para mais ferramentas de automação para auxiliar no processamento e análise. Vantagens competitiva Nos últimos anos, os computadores e softwares de contabilidade aumentaram a capacidade de um contador de interpretar e relatar dados com mais rapidez, eficiência e eficiência. Combinada com Inteligência Artificial (IA), essas soluções de tecnologia fornecem resultados extremamente precisos, substituindo até mesmo a intervenção humana em certas tarefas. Mas a robotização já é uma realidade nas empresas de contabilidade. Um robô é como um sistema programado para realizar tarefas repetitivas de baixo valor profissional. Dentre as funções desempenhadas pela robotização, é possível identificar arquivos, importar, executar, processar, exportar e enviar processos de forma automatizada.

Entradas de sistema, arquivamento XML, anexo de documento, encerramento de imposto, envio para autoridades fiscais, processamento de folha de pagamento e outras atividades repetitivas. A inteligência artificial em contabilidade se tornou mais relevante do que nunca. A pesquisa bibliográfica é o levantamento ou revisão de obras publicadas sobre a teoria que irá direcionar o trabalho científico o que necessita uma dedicação, estudo e análise pelo pesquisador que irá executar o trabalho científico e tem como objetivo reunir e analisar textos publicados, para apoiar o trabalho científico. Para Gil (2002, p. a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Segundo ( KOCHE, 2003, p. “toda pesquisa de certa magnitude tem que passar por uma fase preparatória de planejamento”.

Assim como a internet fechou vários negócios e criou outros, a mesma evolução é esperada das ferramentas baseadas em inteligência artificial (ALCANTARA, 2019). Serão substituídas profissões com tarefas repetitivas, como motoristas de aplicação por direção autônoma, advogados que tratam de casos com base na interpretação de textos, inteligência artificial vai cruzar dados e fazê-lo com mais eficiência ”(ALCANTARA, 2019). Segundo Alcantara (2019), existe uma iniciativa em Pequim para substituir os médicos de família por cabines com scanners capazes de fazer o diagnóstico, se for simples entregam remédios e em casos complicados marcam consulta com especialista. Todas as competições terão um impacto muito grande e rápido. Profissões de menor impacto serão de primeira linha, produção de alimentos, mesmo automatizada, exigirá alguém para monitorar, serviços como garçons, cuidadores de idosos ainda dependerão de pessoas, mesmo com automação (ALCANTARA, 2019).

Entrevista semiestruturada concedida a Angela Tunes da Silva e Emerson Carvalho da Silva, Curitiba, 31 de agosto de 2019. CARDOSO, Ricardo Lopes; SZUSTER, Fernanda Rechtman; SZUSTER, Flávia Rechtman; SZUSTER, Fortunée Rechtman; SZUSTER, Natan. Contabilidade Geral: Introdução a Contabilidade Societária. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. LAKATOS, E. M. MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007 PALMISANO, Angelo; ROSINI, Alessandro Marco. Administração de Sistemas de Informação e a Gestão do Conhecimento. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download