PORTFÓLIO COMO A EDUCAÇÃO INFANTIL SE APRESENTA NA BNCC

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Para ilustrar esse trabalho é apresentada uma professora de um Centro de Educação Infantil, Juliana, que depara-se com as novas propostas da Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil e precisa entendê-los para conseguir transmitir aos seus alunos o conehcimento necessário. Para isso, foimontado um grupo de estudos acerca da BNCC, seus conceitos e direitos. Com isso, ao longo do desenvolvimento do trabalho é explicado a importância da BNCC, suas compentências, objetivos e quais direitos ela garante, bem como ela se implementa na educação infantil. Através do desenvolvimento do trabalho o objetivo é que o aluno consiga aplicar e otimizar os conhecimentos aprendidos em sala por meio da busca em livros, artigos e sites acadêmicos para a resolução das questões propostas. desenvolvimento Em dezembro de 2017 foi aprovada a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que buscava introduzir outras diretrizes da BNCC na Educação Infantil em âmbito nacional por meio de determinações e conjuntos de competências gerais aplicadas ao longo da Educação Básica.

Entre as grandes mudanças estabelecidas pela BNCC na Educação Infantil, encontra-se a definição dos seis direitos fundamentais para crianças na faixa etária de 0 até 5 anos, como brincar, conhecer-se, conviver, explorar, expressar e participar. Tais pontos e alguns outros pontos que passaram por mudanças e análises para uma boa aplicação da BNCC serão definidos ao longo do trabalho. A alfabetização até o segundo ano é um deles. Antes, a alfabetização era esperada para até o terceiro ano, porém, agora, o objetivo é tornar a educação mais igualitária, em que os estudantes ficam em um mesmo nível básico de ensino. No entanto, esse método encontra divisões entre pais e professores, pois alguns acreditam que procedimento muda de acordo com cada criança, o que faz com que seja necessário proteger o direito de avanço natural de aprendizado.

Aliado a isso, as crianças estabelecem seu senso de reciprocidade, autonomia, interdependência do meio e autocuidado. Para que isso aconteça, a escola deve facilitar o contato dos alunos com os demais grupos sociais e culturais. Ao longo dessa familiaridade com o diferente, as crianças tornam-se capazes de produzir uma forma mais tranquila de perceber o outro e a si mesmo. O que é ótimo, pois elas passam a apreciar sua identidade própria sem desprezar o próximo, identificando os contrastes que constitui os seres humanos. Já sobre a experiência “corpo, gestos e movimentos”, desde pequenas as pessoas são capazes de conhecer e entender o mundo, e seus espaços e objetos, através do corpo, com os movimentos, sentidos e gestos. Histórias, fábulas, poemas, contos e outros, facilitam a proximidade e o vínculo com livros de diferentes gêneros, o que amplia os princípios de escrita dos alunos, os quais, antes, eram somente rabiscos.

Desse modo, elas são apresentadas e passam a entender as letras do alfabeto, bem como passam a reproduzi-las com sua caligrafia original e espontânea. Tal reprodução é o principal indicativo do entendimento da escrita e sua importância para a comunicação. Quanto à experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, os alunos são submetidos a espaços e tempos variados, em que é preciso se situar, como por exemplo, em qual bairro, rua e casa estão e se é dia ou noite, ontem ou hoje. Além disso, elas possuem muita curiosidade em relação aos animais, fenômenos climáticos, mundo físico, plantas, transformações da natureza e seu próprio corpo. A BNCC estabeleceu competências que associam os conhecimentos com base em questões éticas, estéticas e políticas visando criar meios para o desenvolvimento humano em todas as áreas.

O que faz com que o ensino permaneça em uma comunicação constante que atrai habilidades, valores e atitudes que estimulam o progresso do aluno como um cidadão. Entre essas competências encontram-se: • Conhecimento: objetiva enaltecer e usar a compreensão sobre o mundo cultural, digital, físico e social, como meio de entendimento e explicação da realidade. Para ajudar essa competência, o professor pode estimular a sede por conhecimento e a curiosidade, relacionando-as com as suas possíveis aplicações no dia a dia; • Pensamento científico, crítico e criativo: tange ao exercício intelectual, usando o senso crítico e a criatividade para analisar as causas, criar e investigar hipóteses, não se esquecendo de possíveis problemas e suas respectivas soluções.

Isso amplia o processo cognitivo de atenção, percepção, memória e raciocínio; • Repertório cultural: utiliza das manifestações artísticas e culturais para conseguir participar da produção das mesmas. Para começar ele precisa explicar a importância e a necessidade de se conviver com outras pessoas, seja em grandes ou pequenos grupos que utilizam variadas linguagens, o que amplia o conhecimento sobre si e sobre o outro, respeitando sempre as diferenças. Para isso, a escola deve estimular a interação entre todos os alunos por meio de jogos e brincadeiras que possibilitam o convívio com base em regras. Além disso, as brincadeiras diárias em vastos e diferentes espaços, formas e tempo aumenta a capacidade de produções culturais, as quais potencializam o conhecimento, a imaginação e as experiências em todos os âmbitos.

Para que isso aconteça é necessário o estabelecimento de recreações planejadas e que ocorram sempre em espaços e locais diferentes. Assim, os alunos criam sua autonomia e determinam suas atividades favoritas, construindo suas próprias regras e desafios, o que lhes permite brincadeiras livres. Inúmeras práticas, entre elas algumas citadas ao longo do texto, possibilitam esse último direito, porém é preciso estar sempre atento e criando novas estratégias que garantam esse conhecimento. CONsiderações finais Portanto, o trabalho foi escrito com base na consulta e absorção dos conteúdos de livros e artigos científicos, com o objetivo de mostrar como a experimentação, fruto da sociologia e filosofia, junto às práticas pedagógicas influencia da Educação Infantil de acordo com a BNCC.

Sendo assim, é perceptível a relevância da escola e que suas práticas sejam levadas além dos conteúdos básicos propostos, efetivando um desenvolvimento humano cidadão e ético. Isso requer adaptações e reconhecimento das novas necessidades educacionais. Contudo, os impactos causados pela BNCC na Educação Infantil são significativos e importantes, principalmente em relação a normalização dos assuntos debatidos em sala de aula. Acesso em: jul. etapa da Educação Infantil – p. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Campos de experiência: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. Ministério da Educação.

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