PORTFÓLIO A DIVISÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE AULA PARA O ENSINO MÉDIO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Ao longo das aulas o professor precisa expor alguns conceitos de um modo que seja eficiente, diferente e que chame a tenção dos alunos. Entre os conceitos está: solidariedade mecânica, solidariedade orgânica, contradição entre capital e trabalho, alienação, mais-valia, ação social, racionalismo, ética protestante e espírito do capitalismo. Com isso, ao longo do desenvolvimento do trabalho sociólogos e seus conceitos forma explicados de acordo com o material entrgue pelo professor. Alternado à isso ele usou vídeos para exemplicar melhor os temas. Em seguida ele propôs uma dinâmica quiz para testar os conhecimentos adquiridos. Desse modo, Durkheim argumenta que existem dois tipos de sociedades, a solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.  A solidariedade mecânica é o primeiro grupo de sociedades estudadas por ele.

Ela conecta o indivíduo à sociedade sem nenhum intermediário.  Ou seja, a sociedade é organizada coletivamente e todos os membros do grupo compartilham o mesmo conjunto de tarefas e crenças essenciais.  O que liga o indivíduo à sociedade é o que Durkheim chama de "consciência coletiva“, a qual significa um sistema de crenças compartilhado. Dentro desse modo de produção capitalista, existem as condições necessárias para surgir outro conceito do sociólogo, a alienação.  Essas condições são a realidade de que os trabalhadores da sociedade capitalista são forçados pela necessidade de subsistência e falta de propriedade sobre os meios de produção a vender sua força de trabalho como mercadoria para outra pessoa: o capitalista.  É vital para o surgimento da alienação capitalista a especialização do trabalho, o exército de reserva do trabalho e o estabelecimento de fluxos de trabalho rotineiros como uma linha de montagem.

A alienação não é apenas um estado mental subjetivo, mas um processo objetivo que se desenvolve a partir da realidade que experimentamos através do trabalho na sociedade capitalista.  Ela é a perda de controle sobre um atributo do eu, no qual o ator é separado de qualquer senso de agência em relação ao atributo.  O objetivo de Weber é entender a fonte desse espírito e recorre ao protestantismo para uma possível explicação.   O protestantismo oferece um conceito de "chamado" mundano e confere à atividade mundana um caráter religioso, a qual um de seus ramos, os calvinistas, acredita na predestinação - que Deus já determinou quem é salvo e condenado.  À medida que o calvinismo se desenvolvia, surgiu uma profunda necessidade psicológica de pistas sobre se alguém foi realmente salvo, e os calvinistas determinaram o sucesso na atividade mundana como um sinal.

 Assim, eles passaram a valorizar o lucro e o sucesso material como sinais do favor de Deus.   Ao longo de alguns trabalhos, o sociólogo debateu sobre a racionalização, que é a substituição de tradições, valores e emoções como motivadores do comportamento na sociedade por conceitos baseados na racionalidade e na razão. Esses sociólogos influenciaram significativamente no pensamento e no modo de trabalho atual. Por isso é importante apresentá-los aos alunos do ensimo médio, uma vez que estão em fase de formação de suas opiniões e estão prestes a serem inseridos no meio de trabalho. Assim, precisam conhecer a história e tudo que abrange o meio em que ficarão por toda a vida. Diante desse contexto, o trabalho foi escrito com base na consulta e absorção dos conteúdos de livros e artigos científicos, com o objetivo de mostrar uma forma diferente de apresentar os conceitos e pensamentos de cada sociólogo para os alunos.

A aplicação de um quiz é extramente eficiente, pois engaja os alunos com uma competição saudável ao mesmo tempo em que ensina e fixa o conhecimento. As regras do método sociológico. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1990. MARX, K. ENGELS, F. Um Toque de Clássicos: Durkheim, Marx, Weber. Belo Horizonte:Editora UFMG, 1996. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira,1996.

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