PLANO DE NEGÓCIOS PARA ABERTURA DA SOLAR RISE COM ÊNFASE EM MARKETING DIGITAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

TURMA: MBA EM GESTAO EMPRESARIAL: GE -. Cidade – Estado 2017 MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL Coordenador Acadêmico: Isnard Marshall Junior, D Sc. O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC PLANO DE NEGÓCIOS PARA ABERTURA DA SOLAR RISE COM ÊNFASE EM MARKETING DIGITAL elaborado por: ( Nome do aluno ) e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para a obtenção do MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL, Curso de Pós-Graduação, lato-sensu, Nível de Especialização, do programa FGV Management. Data da aprovação:. de. do Curso. do Programa FGV Management. de. de 200x. assinatura) (cargo) (Nome da Empresa) DECLARAÇÃO (OBRIGATÓRIA) (do aluno) O aluno xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, abaixo-assinado, do Curso de MBA em Gestão Empresarial, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, localizada em xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, no período de.

‘;lhgf,nyt[kj[ ,bvc’;, hg ;v. b,’;glhp;glf’. b,[lkg’b,rt[pgbl,mgf’;lb,gf[‘lytphlg. gf’[bplrt[plh’n,gf][noyt[pnlg’;l,hg[pnkty[g’;lgf,’[hglyoj;yh,n ‘;hglyujoljmuy]. Observações para esta página: Escrever na parte inferior à direita. RESUMO Os diversos avanços da tecnologia e o uso cada vez mais disseminado da internet mudaram o comportamento dos consumidores e a forma como se relacionam com a sociedade e as empresas, independente de seus portes. Essas mudanças tiveram um impacto direto no âmbito dos negócios e do marketing, que vêm passando por fortes transformações e se adequando às frequentes novidades do meio digital e ao novo perfil dos clientes, que foram empoderados pelas mídias sociais e sua opinião possui influência e impacto direto nas empresas.

A audiência de bilhões de consumidores que acessam aplicativos, redes sociais, buscadores diariamente não pode ser ignorada, especialmente em meio a uma recessão. O presente trabalho propõe estratégias de marketing digital para uma empresa que fornece soluções para geração de energia solar dando ênfase à utilização das mídias sociais. Como principais resultados foram evidenciados o potencial de exploração das mídias sociais mais utilizadas atualmente com base em estatísticas de quantidade de usuários em termos mundiais e brasileiros. INTRODUÇÃO Recomendo o investimento na empresa Solar Rise Distribuição Instalação de Artigos para Energia Fotovoltaica Ltda. porque a empresa se apresenta como excelente fornecedora de soluções para os consumidores de energia elétrica que desejam atuar também como geradores de energia elétrica de fontes limpas e renováveis.

A empresa proporciona soluções inovadoras e eficazes para esse mercado que está em expansão, principalmente devido à nova realidade dos sistemas elétricos que permite a geração distribuída de energia elétrica. É fato que tem crescido a viabilidade econômica desses pequenos geradores elétricos (micro geração) após a sua regulação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e devido ao crescente aumento da consciência ambiental, muitas pessoas tem buscado fontes renováveis de geração de energia, assim como aliar essa geração com a redução dos gastos com conta de luz. Adicionalmente, o projeto da empresa Solar Rise, que tem como objetivo a fundação, desenvolvimento, planejamento e operação de uma empresa de pequeno porte com foco no fornecimento de produtos/equipamentos, serviços e soluções voltados para a micro geração de energia elétrica fotovoltaica ou solar com aplicação nas residências e pequenos estabelecimentos comerciais, é viável, de acordo com a extensa pesquisa de mercado realizada e pelas projeções financeiras.

Outro importante incentivo para o crescimento do mercado doméstico é o fato de que o potencial solar fotovoltaico brasileiro ainda é pouco aproveitado, principalmente em termos comparativos com a Europa, pois no Brasil é produzida aproximadamente 5800 vezes a menos de potência instalada (88GW contra 15MW do Brasil)3, mesmo tendo um potencial muito maior do que o europeu, já que o país possui clima tropical, de acordo com a figura 1 a seguir. Figura 1 – Comparativo de potencial solar Europeu e Brasileiro Fonte: Portal Solar4. Considerando a oportunidade de sucesso nesse segmento de mercado, a Solar Rise pretende ser uma referência na geração própria de energia elétrica de maneira limpa, sustentável e simples, aliando tecnologia e os recursos disponíveis (luz solar), com foco na venda de produtos e serviços relacionados a sistemas de energia solar fotovoltaica.

A empresa irá oferecer o projeto, a instalação, a assessoria na conexão do sistema solar à rede de distribuição, assim como fornecerá a manutenção dos produtos, além da venda de apenas alguns produtos conforme necessidades dos clientes. Ademais, de acordo com ampla análise das projeções financeiras, é possível afirmar com bastante confiança que a Solar Rise se apresenta como um investimento sensato e seguro, com uma Taxa Interna de Retorno de 33% aos seus possíveis investidores e recuperação do valor investido em até 3,38 anos, considerando um cenário com dificuldade de previsão moderada. As pessoas têm inúmeras necessidades e desejos, mas, por razões financeiras, não podem comprar tudo, e precisam escolher. Com base nisso, surgiu o marketing, cujo objetivo está ligado em identificar as necessidades dos seres humanos e atender aos seus desejos, que são moldados de acordo com a sociedade na qual o indivíduo está inserido.

Essas necessidades e desejos criam demandas por objetos específicos que podem satisfazê-los, e os consumidores escolhem os objetos com base em seu poder de compra ou status social (KOTLER; KELLER, 2006)5. De acordo com Kotler e Keller (2006, p. “marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros”. O conjunto dessas técnicas, também chamado de Comunicação Integrada de marketing (CIM), maximiza a eficiência da estratégia (ZENONE; BUAIRIDE, 2005, p. Portanto, a propaganda é apenas uma parte do marketing e pode ser transmitida de diversas formas aos potenciais clientes, por meio das ferramentas de comunicação, entre as quais estão propaganda, publicidade, promoção de vendas, merchandising e comunicação dirigida, ou marketing direto.

Cada ferramenta de comunicação possui um objetivo diferente, que pode ser de informar, lembrar e persuadir o consumidor para realizar uma ação desejada pela empresa, e finalmente comprar (ZENONE; BUAIRIDE, 2005)12, e suas definições, com base em Zenone e Buairide (2005, cap. e figura 1. e Limeira (2004, p. Em suma, os profissionais de marketing trabalham as variáveis mercadológicas das empresas com base nas tendências econômicas, sociais, políticas e culturais de mercado e procuram influenciar as decisões de compra dos consumidores, incentivando-os a optar pela compra do seu produto ou serviço ao invés daqueles dos concorrentes. Marketing Digital O paradigma da gestão de marketing por meio do composto de marketing dominou o pensamento das pesquisas e práticas em marketing por um bom tempo, mas com o aparecimento da internet surgiu o marketing digital.

Inicialmente, o marketing digital dizia respeito à divulgação e comercialização de produtos e serviços por meio dos canais digitais, predominantemente a internet, mas atualmente esse conceito se ampliou para além da divulgação e venda de produtos ou serviços via internet e abrange o uso de tecnologias digitais para conquistar clientes, construir preferências de clientes, promover marcas, aumentar as vendas, estudar o comportamento do consumidor online e descobrir tendências de consumo, entre outros (GUNELIUS, 201416, TORRES, 201017). De acordo com a definição de Torres (2010, p. O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas a Internet, e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Da mesma forma como nas mídias sociais, nas quais os banners ou vídeos publicitários e clips ou trailers de filmes que aparecem em blogs, portais de conteúdos para determinados nichos, sites diversos e no YouTube, por exemplo.

No entanto, de acordo com estimativas do Google, menos de 10% dos usuários da internet que fazem uso de sua ferramenta de buscas, clicam em anúncios dos links patrocinados (TORRES, 2010)21. Consequentemente, o marketing digital se baseia em inteligência de negócios, como um método planejado e organizado para obter e interpretar o capital mais precioso da vida digital: informações (MELO; MARQUES, 2016)22. Assim, verifica-se uma perspectiva mais inclusiva no marketing digital, que pode ser definido como um processo adaptativo e ativado pela tecnologia pelo qual as empresas colaboram com clientes e parceiros para criar, comunicar, entregar e manter valor em conjunto para todas as partes interessadas. Planejamento em Marketing Digital A grande dificuldade para as pequenas e médias empresas (PME) é dominar os termos e conceitos sobre marketing digital, que ainda são mais conhecidos pelos especialistas das áreas de publicidade e profissionais de agências de marketing ou publicidade digital, assim como os nativos digitais que estão mais acostumados a buscar por informações e se instruírem pela internet.

O modelo AIDA tem diferentes níveis. O nível cognitivo é quando a atenção do usuário pode ser despertada. É o primeiro passo no processo de comunicação onde o consumidor precisa saber sobre a existência do produto ou serviço. No nível afetivo, os consumidores têm interesse nos serviços oferecidos e em saber mais sobre o que está sendo oferecido. Isso leva ao desejo de adquirir o produto ou serviço. Mas também devem ser amplamente aproveitadas as ferramentas para ajudar o usuário a chegar ao conteúdo da página, ou conforme a linguagem da área: otimizar o conteúdo para gerar tráfego (PEREIRA, 2016)32, que significa fazer com que os robôs de busca do Google, Yahoo, Bing etc. encontrem o site da empresa ou o blog ao realizarem buscas nessas ferramentas.

Para criar conteúdos que sejam mais fáceis de encontrar pelos buscadores de internet é necessário usar muitas palavras chave e o conhecimento de ferramentas de SEO (sigla para Search Engine Optimization), ou otimização para buscadores. Trata-se de um conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca da internet. No entanto, caso a empresa possua algum orçamento para gastar em publicidade online convém comprar mídia, pois o tráfego orgânico (não pago, apenas baseado no conteúdo postado) em geral demora um pouco para dar resultado. A etapa seguinte do funil de vendas é o relacionamento, na qual um lead pode se tornar um cliente. O relacionamento é a etapa fundamental para definir quais visitantes realmente se tornarão clientes da empresa.

Portanto, envolvê-lo com informações relevantes e despertar o desejo/necessidade de consumir o produto ou serviço da empresa é essencial para obtenção de resultados. A etapa de relacionamento pode ser mantida por meio das mídias sociais ou pelo e-mail marketing, canais para estreitar o contato com os potenciais clientes e lembrá-los constantemente da existência do produto, serviço ou da empresa (PEREIRA, 2016)38. Finalmente, na etapa da venda, a empresa deve ter toda a estrutura necessária para que o cliente se sinta seguro para comprar online (ou mesmo por outros canais de venda), por exemplo, vendedores bem treinados, ou chat online com atendentes que tirem as dúvidas no momento da decisão de compra e ajudem no fechamento do negócio (PEREIRA, 2016)39. Cada rede utiliza uma nomenclatura para as conexões com outros usuários, que podem ser listas de amigos, de contatos ou de seguidores.

Os tipos de interação variam de acordo com cada tipo de rede social, os usuários podem fazer comentários (por textos) nas páginas de amigos, enviar mensagens privadas, compartilhar fotos, vídeos, áudios, incorporar blogs, ou incluir links para outros sites. Em geral, as características de interação e o compartilhamento de diferentes arquivos multimídia são fatores que influenciam a base de usuários de cada rede (BOYD; ELLISON, 2008)44. Telles (2010, p. define as mídias sociais como “plataformas na Internet construídas para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos”. Figura 5 – Penetração das principais plataformas sociais no Brasil Fonte: reprodução de Statista (2017)48. O Brasil possui 139 milhões de usuários de internet sendo que 122 milhões também são ativos nas mídias sociais.

As estatísticas apresentadas na figura acima mostram a percentagem de uso das mídias sociais no Brasil, com dados do quarto trimestre de 2016 conforme a GlobalWebIndex, sendo que o YouTube e o Facebook são as duas maiores plataformas em quantidade de usuários brasileiros, seguidas pelos aplicativos de mensagens/chat WhatsApp e Facebook Messenger e do aplicativo de fotos Instagram. Convém destacar que o YouTube não era nem mesmo considerado como uma rede social por Telles (2010, p. Normalmente se coloca todas as mídias sociais dentro da mesma cesta. Por fim, os dados da pesquisa Digital in 2017 Global Overview51 também evidenciaram que mais da metade da população mundial usa um smartphone. É provável que esta descoberta esteja diretamente ligada ao aumento no uso da internet e das mídias sociais relatados na pesquisa, especialmente se considerar que os smartphones já são utilizados por 80% de todos os usuários ativos do Facebook em todo o mundo.

No Brasil, 65% dos acessos às mídias sociais são feitos pelo smartphone, seguido de desktops (30%) e apenas 5% por outros dispositivos móveis como tablets. Além disso, como o preço dos smartphones e dos planos de dados continuam caindo em todo o mundo, o acesso à internet em qualquer local e horário se tornará ainda mais acessível ao mundo desconectado. Adicionalmente, a pesquisa Digital in 2017 Global Overview52 também procurou mapear as principais tendências sobre o comércio eletrônico. Logo, no P relativo a “produto” dentro do mix de marketing, na realidade corresponde a serviço, pois empresa irá oferecer um serviço. Conforme citado no capítulo dois, figura 2, o produto é composto por variedade, qualidade, design, características, marca, embalagem, tamanhos, serviços, garantias e devoluções.

Desta forma, o serviço oferecido pela empresa Solar Rise terá atributos valorizados pelos clientes como: ser uma empresa que possibilita ao cliente utilizar energia solar, considerada a fonte mais limpa entre todas as fontes de energia; economia na conta de luz e poder de decisão ao cliente, pois ele terá a opção de escolher a fonte de sua energia elétrica. Com base nisso, a empresa desenvolveu diversas ações para influenciar as percepções dos clientes em relação ao valor percebido na prestação de seus serviços, tais como: • Equipe de atendimento ao cliente altamente qualificada e motivada. • Atendimento personalizado através do telefone, e-mail, chat ou presencial em showroom próprio. Com relação ao P de “preço” do mix de marketing, para determinar o preço cobrado pelos serviços foram considerados os seguintes fatores: 1) Realização de pesquisa quantitativa com 80 respondentes para mapear o perfil dos potenciais clientes da Solar Rise; 2) Preço testado na pesquisa de aceitação do público, sendo que cerca de 87% dos entrevistados se mostraram dispostos a investir em média R$5.

em Energia Solar. Determinação do perfil do público-alvo: classes A e B, faixa etária entre 25 a 35 anos e residentes na região metropolitana de São Paulo e região do Grande ABC. Quanto ao P de “promoção” que corresponde às ferramentas de comunicação, conforme mencionado no capítulo 2, a empresa Solar Rise tem claramente definidas suas estratégias de comunicação com um forte componente de identidade visual e estratégias de fortalecimento da marca, que compõe desde o design da marca e determinação do slogan, até o uso de uniformes, conforme figuras 6 e 7 seguir. Figura 6 – Logo da empresa Solar Rise Fonte: autoria do grupo. A empresa buscará uma presença significativa online através seja por meio das constantes postagens em seu blog ou pela realização de ações de marketing patrocinado pelo Facebook Ads e Instagram Ads.

Atualizações constantes nas mídias sociais para divulgar promoções ou mesmo postagens do blog e novidades no website da empresa, todas essas ações encabeçando as estratégias do funil de vendas online, que busca a captação de internautas para, no mínimo conhecer a empresa e começar a interagir com ela. O Facebook também proporciona ações de interação dos clientes com a empresa, porque ele poderá entrar em contato comentando em postagens da empresa ou entrando em contato para tirar dúvidas e solicitar orçamentos. Por meio do Instagram também serão criadas campanhas de engajamento de clientes, com campanhas promocionais com o uso de hastags em que o cliente poderá fotografar a instalação do equipamento de captação de energia solar de sua casa e mostrar que agora também produz energia limpa e se importa com gerar menos impacto ambiental para o planeta.

O website da Solar Rise possui as informações mais técnicas e gerais de contato, constituindo-se de um canal de informações de confiança para o público interessado. CONCLUSÃO A partir dessa pesquisa foi possível verificar que o marketing digital surgiu após a popularização das tecnologias de informação e comunicação e com o uso da internet. Inicialmente o marketing na internet era apenas uma transposição das ferramentas de marketing e publicidade para o meio digital, porém com o tempo, surgiram novas ferramentas na internet que possibilitaram a criação de estratégias específicas para o marketing na web, que ultrapassam apenas a mera publicidade de produtos e serviços. O marketing digital evoluiu a partir dos conceitos e teorias do marketing tradicional e apesar de terminologias quase todas derivadas da língua inglesa, a aplicação do marketing digital é de fácil entendimento.

Com a utilização de uma sequência de etapas desde a atração de visitantes para o website de uma empresa, é possível utilizar estratégias para fechar vendas. Conteúdos criativos e chamativos, relacionamento com clientes pelas redes sociais e informação são os elementos chave para atrair e reter clientes online. BOYD, D. M. ELLISON, N. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Blog de Marketing Digital de Resultados, Resultados Digitais, 18 mar. de 2014. Disponível em: <http://resultadosdigitais. com. br/blog/glossario-de-marketing-digital/>. famicalli. com. br/index. php/36-informacoes/publicas/73-geracao-de-energia-solarfotovoltaica>. Acesso em: 11 mar. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. LIMEIRA, T. M. V. coord. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2004. p. MELO, A. I. SOUZA, E. M. S. Estratégias de marketing digital na era da busca.

PEREIRA, V. O que é e para que serve um funil de vendas? Blog de Marketing Digital de Resultados, Resultados Digitais, 27 maio 2016. Disponível em: <http://resultadosdigitais. com. br/ blog/funil-de-vendas-o-que-e-como-funciona/>. Renewables 2015: Global Status Report. Paris, França. Disponível em: <http://www. ren21. net/wp-content/uploads/2015/07/REN12-GSR2015_Onlinebook_low1. br/biblioteca/arquivos/ Marketing/Marketing_ Internet_TORRES. pdf>. Acesso em: 14 set. ZENONE, Luiz Cláudio; BUAIRIDE, Ana Maria Ramos. Marketing da promoção de merchandising: conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas.

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