Plano de negócios Arena Triângulo
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Administração
Aziz Xavier Beiruth VITÓRIA 2020 CARLOS VICTOR SILVA LARANJA GONÇALVES PLANO DE NEGOCIOS ARENA TRIÂNGULO Monografia apresentada ao Programa de Graduação em Administração Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração. Aprovado em 23 de maio de 2020. Prof° Dr. AZIZ XAVIER BEIRUTH Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino AGRADECIMENTOS Aos meus pais e irmãos pelo carinho e apoio nessa jornada árdua. Aos colegas e professores do curso de Mestrado da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, pelo convívio e crescimento em algumas calorosas discussões. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 7 1. Mercado Promissor 8 1. Área Turística 11 1. Por que escolher a Arena Triângulo? 13 1.
Análise SWOT 26 2. Plano de Marketing 27 2. Plano operacional 28 2. Plano Financeiro 30 3. METODOLOGIA DA PESQUISA 32 4. Produtos e serviços 42 4. Preço 42 4. Estratégias promocionais 43 4. Estrutura de comercialização 43 4. Localização do negócio 44 4. Custo de comercialização 54 4. Custo de mão-de-obra 57 4. Custo com depreciação 57 4. Custos fixos operacionais mensais 58 4. Demonstrativo de resultado 59 4. Ademais, no Brasil, o setor de alimentação e entretenimento, por mais dificuldades que enfrente, sempre será alvo dos consumidores. Cabe ainda destacar que o espaço, embora seja direcionado para os Food trucks, em segundo plano, também poderá ser alugado para outros tipos de eventos como: casamentos, festas de aniversários e formaturas devido a sua estrutura de espaço amplo e ambientação sonora. Deve-se ter em mente que, por mais que o empreendimento seja focado em um nicho, não se podem isolar as demais possíveis formas de contrair renda para o negócio, levando-se em conta que os dias úteis não são propícios a terem grande escala de visitas como os fins de semana e feriados.
Investir em um novo empreendimento que foge dos nichos já explorados por outros empresários demanda muita coram e preparação, esse é o motivo do presente estudo: lançar as estruturas de um espaço dedicado ao “público do seu público”. Mercado Promissor Conforme as pesquisas realizadas pelo Oliveira e Lustosa (2016, P. É relevante observar que o fast food no contexto do Food Truck pode ser saudável e entendê-lo como tal a partir do momento que a comida se mostre dessa forma, sendo bem elaborada com ingredientes de qualidade e balanceada, e ainda levando em consideração que devido à falta de tempo das pessoas, a comida rápida é cada vez mais necessária”. Embora a Praia do Canto seja famosa pelo seu alto volume turístico, cabe consignar que essa nova forma de promover entretenimento e a alimentação das pessoas ajuda a incentivar ainda mais o turismo da região, conforme bem esclarecido pelo Oliveira e Lustosa (2016, p.
“Toda essa febre global que vem ocorrendo com a street food diante do movimento criado pelos Food Trucks traz uma série de benefícios, que conta com igualdade gastronômica, opção de alimentação para quem precisa comer rápido e barato sem perder a qualidade, além da possibilidade de uso deste modelo de negócio para o fortalecimento da Gastronomia enquanto equipamento turístico, favorecendo a divulgação e disseminação da cultura gastronômica local e o fortalecimento de uma cultura alimentar sempre em transição”. Não se deve perder de vista a necessidade de se manter a cultura gastronômica local no cardápio oferecido pelos empreendedores, isso é de relevante importância para os consumidores se identificarem com o empreendimento, o distanciamento o hábito alimentar local pode acarretar na fuga de potenciais clientes.
O ideal é haver diversidade alimentar de forma ponderada, buscando sempre conciliar os cardápios regionais, adaptando-os à formas céleres de preparo e consumo imediato, com novas tendências gastronômicas das varias regiões do pais ou até mesmo internacional. A praia em questão é propícia para atividades como banhos de sol e mar, além de esportes náuticos; o acesso é livre; conta com instalações sanitárias; locais de alimentação e equipamentos esportivos e de lazer; serviços de segurança e de salva vidas; telefone público; e estacionamento. Essa praia faz parte dos roteiros turísticos do “Sol e da Moqueca” e “Mar das Montanhas”, ambos coordenados pela SEDETUR. A mesma é bastante visitada pela população local, do entorno regional e intermunicipal, além de outros estados, em maior época de fluxo turístico no verão”.
Percebe-se que, de forma cientifica, é inegável que a Arena Triângulo contará com uma vasta clientela de todas as regiões, pois é um local extremante buscado pelos visitantes. Há diversas alternativas de lazer na região que podem acrescentar ainda mais para que as pessoas busquem, ao fim da sua diversão, um lugar para se alimentarem. Por que escolher a Arena Triângulo? O motivo da escolha de um empreendimento pelo cliente pode abranger vários motivos, entretanto se busca, neste tópico, delimitar os motivos mais atraentes para que os empresários de food trucks escolham o espaço criado neste projeto em detrimento das vias públicas. Primeiro, tem-se que os consumidores pensam não apenas na alimentação, mas também avaliam a estrutura do local que essa comida é fornecida.
O ambiente tem mostrado, em pesquisas recentes, ser um fator preponderante para o retorno do consumidor. Souza e Lopes (2016) descrevem quais tributos de um food truck mais influenciam o retorno do cliente para consumir os seus serviços. Entre esse tributos se destacam as variáveis de gestão do negócio (preço, sabor da comida, formas de pagamento e etc) e variáveis pertinente ao formato do negócio (se o food truck está apresentável, o ambiente e conforto do lugar e etc). Com isso, muita das vezes o empresário se vê em situação desfavorável, pois pode ocorrer de ser autorizado a trabalhar em área diferente da planejada e dentro de um horário que pode não ser promissor para as vendas. Isso não ocorrerá se for buscado um espaço privado, como o desse projeto, para a realização desse tipo de negócio, porque não será necessário enfrentar toda a burocracia estatal para conseguir a autorização para começar a empreender, já que não estará ocupando um espaço público.
Outra nuance extremamente benéfica para o empreendedor, será a não necessidade de se promover para angariar a clientela desejada, visto que ficará a cargo da Arena Triângulo a promoção dos eventos para chamar atenção do público. Resumindo, o empreendedor não terá que arcar com a divulgação do seu empreendimento, que é muito custoso, também não necessitará de autorização do Estatal no que tange a permissão para atuar em via pública e contará com um ambiente totalmente votado para o seu público, com a comodidade necessária a satisfação deles. Localização do Espaço A localização do espaço é altamente privilegiada, pois fica a cerca de 8 minutos do centro da cidade, penas 650 m, sendo possível dirigir-se ao local a pé, sem necessidade de utilizar transporte público.
é a pessoa que consegue transformar desafios em oportunidades, o que, por sinal, não é uma simples tarefa. Inclusive, um negócio com projeção em longo prazo depende de um empreendedor se sucesso, transformador de ideias. Apesar de o conceito parecer demasiadamente abstrato, infere-se que empreendedor, na seara dos negócios, é aquele capaz de transformar um pequeno negócio, sem muita perspectiva, em um grande empreendimento. Pois, é capaz de gerir as dificuldades a seu favor, mesmo se abalando perante as dificuldades do mercado, é capaz de sobressair-se de forma criativa. Há ainda que diga que o empreendedor é conhecido pela sua capacidade de assumir riscos, como também por ser inovador e ambicioso. Diante disso, deter o conhecimento das implicações existentes no processo de inserção de uma nova empresa no mercado é vital.
Para isso, o plano de negócios é um instrumento valioso. No entendimento de Salim et al (2003, p. o plano de negócios “é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesa, receita e resultados financeiros. ” Estruturando ainda mais o assunto, Dornelas (2003, p. Assim, as seções do plano devem ser criadas de maneira que o leitor possa ter um entendimento, pormenorizado, das vertentes do projeto. Independente do segmento de mercado, Dornelas (2005), aconselha no sentido de que o plano de negócios seja feito com uma estrutura mínima como: Capa, Sumário, Sumário Executivo, Produtos e Serviços, Análise de Mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional, Estrutura da Empresa, Planos Financeiros e anexos.
No entendimento de Chiavenato (2005, p. o plano de negócios deve demonstrar etapa por etapa do que será seguido quando do funcionamento da empresa, portanto deve explicitar pontos como: o que será produzido e vendido, público alvo destes, em que período, em que lugar e outras questões. Sumário Executivo Resumindo de forma brilhante o conceito de sumário executivo, Brandão (2013, p. Nessa parte é que o empreendedor descreve em que segmento de mercado a empresa se enquadra, quais os produtos e serviços que serão comercializados, tipos de proprietários da empresa, bem como suas qualificações, Salim et al (2003, p. Há quem diga que este tópico deve ser criado com o fulcro em mostrar “o porquê dê sua criação, qual o seu propósito, a natureza dos serviços ou produtos fornecidos, como ela se desenvolveu e desenvolverá, qual é o seu modelo de negócios e os seus diferenciais”, Dornelas (2005, p.
Neste contexto, esse é o momento em que se descreve a finalidade do empreendimento, o que se comercializará e de que forma, também será apresentada a sua forma jurídica, onde vai se assentar, bem como suas características individuais. Produtos e serviços A estruturação da organização no mercado em que está inserida depende muito dos produtos ou serviços por ela ofertados. Na estruturação de um plano de negócios, é pertinente apresentar um tópico destacando o que será oferecido pelo empreendimento. ” (Salim et al, 2003, p. Quanto à concorrência, Dornelas (2005, p. evidencia que conhecê-la “é dever de qualquer empreendedor que queira competir e vencer no mercado”. Pois, o conhecimento prévio da competitividade dos seus concorrente ajuda a empresa à agregar diferenciais quanto ao seu produto visando sobressair-se na disputa comercial.
Á titulo de exemplo, o futuro empresário pode fazer as seguintes indagações: quem é ou quem serão meus concorrentes? Quantos haverão na mesma localidade da minha empresa? Quais os produtos que eles oferecem? Quais vantagens eles tem em relação a minha empresa? Quanto aos fornecedores, no momento da sua análise deve-se ter em mente que é o momento oportuno para encontrar parceiros comerciais. Trata-se da definição do espaço e lugar onde a empresa deseja estar no futuro, determinando, muitas vezes, inclusive quando isso deverá ocorrer. ” (CECCONELLO e AJZENTAL, 2008, p. Cabe ressaltar que a missão pode ser remodelada de acordo com novas estratégias da empresa: “Se, por um lado, não deve mudar constantemente, o que pode indicar uma perda de foco estratégico da empresa, por outro, não significa que deva ser eternamente imutável”, segundo Cecconello e Ajzental (2008, p.
Análise SWOT Essa análise ajuda a visualizar a situação da empresa perante o mercado como um todo. Esta análise visa expor as forças e fraquezas do negócio, bem como as propícias suas oportunidades e ameaças. Assim, os objetivos e metas podem ser definidos com mais precisão e coerência”. Plano de Marketing Uma vez que a análise de mercado objetiva conhecer o setor, a clientela, fornecedores e a concorrência, as estratégias de marketing são direcionadas ao produto, ao seu preço, a sua distribuição, as eventuais promoções e propagandas, serviços ao cliente (venda e pós venda) e o próprio relacionamento com mesmo. Westwood 1989, apud, Dolabela, 2006). Conceituando marketing, Ogden (2002, p. ressalta que este “estabelece que uma empresa deva satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor em troca de lucro.
O marketing deve ser bem planejado visto que deve ser bem direcionado para que surta os seus efeitos. Quem nunca ficou com o som do McDonald’s na cabeça? “para pá pá pá”. Esse é um belo exemplo de como um marketing bem construído pode adentrar na cabeça de potenciais clientes e fazê-los consumir o produto desejado. Não se deve rejeitar o fato de que o marketing também causa despesas, estas devem ser muito bem ponderadas para não causarem transtornos a curto e médio prazo. Há forma mais “baratas de divulgação”, como por exemplo o panfleto, porem podem não surtir o mesmo efeito das mais dispendiosas como: divulgação no Facebook, Youtube, outdoors e etc. Em breve síntese, esta etapa do plano de negócio própria uma melhor organização da empresa.
Isso pode ser feito delegando tarefas, contratando pessoas para cargos específicos a fim de que tenham maior produtividade, adquirindo instrumentos de trabalho mais avançados do ponto de vista tecnológico, organizando a distribuição de tarefas do empreendimento. Sem isso, a empresa poderá entrar em colapso logo nos primeiros meses de funcionamento. Plano Financeiro Nesta fase do plano de negócios o empreendedor visualizara a viabilidade do empreendimento. Por meio do plano financeiro são detalhadas todas as despesas, custos fixos e variáveis, bem como investimentos necessários inerentes a implantação da empresa. Tudo isso serve para dar um parâmetro ao novo empresário que não disporá de muitos recursos para sobreviver a realidade dos negócios. Os valores que serão dispendidos com a comercialização dos produtos da empresa, vares dispendidos com funcionários, valores de compras e outros, devem ser detidamente ponderados.
O Plano de negócio ajuda nesse aspecto, pois se pode prever se o dinheiro inicial de que dispõe faz jus ao custeio do empreendimento pretendido. Ou melhor, ajuda aos pretensos sócios a averiguar se o projeto é próspero e suscetível de investimentos. Portanto, este tópico, mais do que qualquer outro, deve ser muito bem sopesado. ensinam que esta “procura explicar e discutir um assunto, tema ou problema com base em referências publicadas em livros, periódicos, revistas, enciclopédias, dicionários, sites, CDs, anais de congresso etc”. Corroborando, Lakatos e Marconi (1995, p. ensinam que “a pesquisa bibliográfica não é uma mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras.
” No projeto em análise, a pesquisa bibliográfica é percebida no instante da elaboração do referencial teórico, em que são utilizados livros, artigos, e ainda consultas em sites do assunto abordado. Quanto ao levantamento, este se caracteriza pela coleta de informações, conforme Beuren et al (2004, p. Capítulo 4 3. ANÁLISE DOS DADOS Figura 2: Logotipo da Empresa 3. sumário executivo Trata-se de um espaço para eventos chamado Arena Triângulo, lugar em que será possível as pessoas desfrutarem de um ambiente aconchegante e descontraído. O negócio contará com: ambientação sonora, telões para passar clips e vídeos, os mais variados tipos de comidas e bebidas. O principal diferencial do projeto gira em torno dos Food trucks, pois será uma atração nova da cidade, esses veículos trarão diversas comidas das mais variadas regiões do país.
Forma jurídica ( ) Empresário Individual ( ) Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI ( ) Microempreendedor Individual – MEI (x) Sociedade Limitada ( ) Outros: 4. Enquadramento tributário Quanto ao enquadramento tributário, tem-se o seguinte: Regime Simples (x) Sim ( ) Não IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica PIS – Contribuição para os Programas de Integração Social COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados (apenas para indústria) ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ISS - Imposto sobre Serviços TABELA 2: CAPITAL SOCIAL 4. Fonte de Recurso O capital inicial da empresa será adquirido através de recursos próprios. Será divido os valor da integralização em R$57. para cada sócio, totalizando o valor de R$ 114.
Com um bom marketing e com preços acessíveis, os futuros cliente não mediram esforços para contratar o local para seus eventos. Área de abrangência (onde estão os clientes?) O negócio será projetado para alcançar clientes em todo o Estado do Espírito Santo, pois a Praia do Canto é um lugar que por si só atrai muitas pessoas. Nada melhor do que um local com o clima exuberante e propício para festas para iniciar um empreendimento diferenciado dos demais. A empresa será localizada em um ponto turístico, sendo assim não haverá dificuldades em encontrá-la. Figura 5: Análise de Concorrentes Os concorrentes do nicho de eventos possuem uma estrutura muito boa. Preço O espaço Arena triângulo será cedido mediante as seguintes segmentações de pagamento: Eventos Comuns (Casamento, formatura e etc): De segunda a quinta-feira, o valor do espaço será em torno de R$2.
Eventos dos Foodtrucks: (mínimo 06 carros para conseguir reservar o local) De sexta a domingo, o valor da reservar ficará em torno de R$700 por veículo. Entretanto, visando fidelizar os empreendedores, existe a promoção de 30% de desconto para quem fechar o mês todo, ou seja, R$3. Estratégias promocionais A principal estratégia a ser adotada pela empresa será o impulsionamento de campanhas publicitárias no Facebook e Instagram. Essa técnica tem se mostrado muito promissora nos últimos anos com o avanço da internet, as pessoas passam muitas horas conectadas ao celular, utilizando as mídias sociais. Capacidade instalada A capacidade total de pessoas que poderão ser atendidas dependerá de alguns fatores como: Festas em geral - com mesas e cadeiras: 250 pessoas; Festival do Food Truck - Devido os veículos ocuparem espaço, tem-se que o evento consegue suportar até 200 pessoas; 4.
Processos Operacionais Trata-se de um espaço para a realização de eventos diversos: sem focar em um nicho. O diferencial da empresa será os equipamentos sonoros que ficarão a disposição dos contratantes, baixo valor para alugar o espaço, fácil localização, ambiente arborizado para gerar maior descontração do público. Os Processos operacionais da empresa serão muito simplificados, uma vez que a empresa se responsabilizará apenas pela disposição do lugar e da limpeza do ambiente após o fim do evento. Portanto, o gerente ficará responsável por fechar o contrato com a empresa e pelo controle de agendamentos (para que não haja eventos marcados para a mesma data). Faturamento mensal TABELA 13: ESTIMATIVA DE VENDAS Projeção das Receitas: ( ) Sem expectativa de crescimento (x) Crescimento a uma taxa constante: 0,50 % ao mês para os 12 primeiros meses 0,01 % ao ano a partir do 2º ano ( ) Entradas diferenciadas por período A estimativa em percentual de crescimento foi estimada baixa, pois se sabe das tremendas dificuldades que o país irá passar com o pós COVID-19, sendo assim os valores baixos evitam uma expectativa não compatível com o mercado.
TABELA 14: PROJEÇÃO DA ESTIMATIVA DE CRESCIMENTO DA RECEITA Figura 13: Ilustração da estimativa do crescimento da receita 4. Custo de comercialização TABELA 15: ESTIMATIVA DE IMPOSTOS E TAXAS Fonte: Jornal contábil (2020) Cabe ressaltar uma observação sobre a estimativa de impostos do Simples Nacional, Pois, na verdade, alíquota para empresas é menor (10,7%), mas, para fins de estimar um gasto maior para apurar se realmente o negócio, em tese, é capaz de suportar variações tributárias (uma vez que o pós COVID-19, certamente, acarretará aumento tributário), preferiu-se estimar uma alíquota bem maior. TABELA 16: ESTIMATIVA DO TOTAL DE GASTOS COM TAXAS E TRIBUTOS Figura 14: Ilustração da projeção de gastos com taxas e tributos TABELA 17: apuração de custos de MD e/ou MV TABELA 18: TABELA COM O RESULTADO APURADO MÊS A MÊS DE MD e/ou MV Figura 15: Ilustração resultado apurado mês a mês de MD e/ou MV 4.
Custo de mão-de-obra TABELA 19: CUSTOS ESTIMADOS COM FUNCIONÁRIOS 4. Como também se deve sempre investir no marketing. Capítulo 5 5. CONSIDERAÇÕES FINAIs Após perquirir todo o caminho que leva até a concretização do projeto, tem-se que o plano inicialmente pensado pode ter muita chance de sucesso. Terá que ser investido um volume alto de capital inicial, porem esse valor, conforme demonstram os demonstrativos colacionados ao longo do projeto, se tudo ocorrer de acordo com o planejado, pode ser recuperado em apenas 03 meses. Realizando uma estimativa pessimista quando ao desenrolar do projeto na prática, calculou-se um cenário pessimista em 50%, mesmo assim diante de todo o planejado, os índices do plano de negócio mostraram que ainda sim é possível lucrar mensalmente R$ 14. Cordeiro, José Vicente B.
de Mello e Ribeiro, Renato Vieira (2002). Coleção Gestão Empresarial. Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus: Curitiba – PR. Brandão, Felipe Grando (2013). Revista da Micro e Pequena empresa: Campo Limpo Paulista, p. Diniz, Janguiê (2017). Sociedade Líquida. Disponível em: http://www. unama. br/sites/PortalSebrae/ufs/sc?codUf=25. Acesso em: 04 /05/2020 SALIM, César Simões ET AL (2003). Construindo plano de negócio: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier. Bernardi, Luiz Antonio (2003). São Paulo: Pearson Prentice Hall. Dolabela, Fernando. O segredo de luiza. São Paulo: Cultura, 2006. Dornelas, José carlos Assis (2003).
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