Plano de manutenção preditiva em motocicletas monocilíndricas: um estudo de revisão bibliográfica

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

A metodologia adotada por este estudo é a do tipo revisão bibliográfica, de modo que os resultados apresentados são obtidos a partir de dedução das informações dispostas. Por fim, dentre as vantagens do plano de manutenção preditiva estão a preservação da segurança e bem-estar do piloto, a preservação da segurança e bem-estar de outros pilotos e motoristas, o aumento da vida útil das peças e componentes da motocicleta, a redução nos gastos que o piloto eventualmente teria com paradas de emergência para conserto e o mapeamento completo da saúde das peças da motocicleta. Palavras-chave: Motocicletas monocilíndricas. Plano de Manutenção Preditiva. Motores a combustão. Estudos práticos a respeito de máquinas específicas não são tão comuns, visto que para este fim já existem manuais produzidos pelas empresas responsáveis pela construção de equipamentos, instrumentos e componentes dos motores e outros sistemas importantes para o funcionamento destas máquinas.

Desta forma, este estudo também tem a importância de incentivar a produção de artigos do tipo por engenheiros ainda na graduação, visto que trabalhos práticos engrandecem não só a formação do estudante, mas enriquecem a literatura a respeito de tais temas. Partindo do contexto apresentado, este estudo se propõe a responder a seguinte questão-problema: Quais são as informações e conhecimentos necessários para elaborar um plano de manutenção adequado para uma motocicleta monocilíndrica, e como garantir que a manutenção seja executada com padrões ideais de qualidade e confiabilidade? O objetivo deste trabalho é analisar teoricamente quais os benefícios que um plano de manutenção traz para a vida útil e funcionalidade de motocicletas monocilíndricas. Desenvolvimento A etapa de desenvolvimento deste trabalho é subdivida em três tópicos: i) o primeiro deles tem como objetivo descrever a metodologia proposta para o estudo em questão; ii) o segundo tópico é dedicado a trazer a fundamentação teórica necessária para a completa compreensão do trabalho; ii) o terceiro tópico, por fim, tem função de apresentar dois Planos de Manutenção Preditiva para duas motos monocilíndricas distintas, Honda CG125 e Yamaha Fazer FZ25.

Metodologia Este trabalho utiliza de Revisão Bibliográfica como metodologia. Fundamentação teórica A priori, a fundamentação teórica do trabalho introduz o leitor aos conceitos de motores de combustão interna e o que são as motocicletas monocilíndricas. Em seguida, é dedicado espaço para a explicação dos diferentes tipos de manutenção, assim como a apresentação do que são os planos de manutenção e quais os tipos mais utilizados na indústria. Motores a combustão interna e motocicletas monocilíndricas Antes de tratar especificamente desta categoria de motocicletas, importa explicar o que são os motores a combustão. Inventados por Étienne Lenoir nos anos de 1860, os primeiros motores a combustão interna funcionavam quando, segundo Caleira (2018, p. “um gás inflamável e ar eram arrastados para o interior de um cilindro e a mistura queimada com recurso a uma faísca de natureza elétrica”.

Como vantagens, Ribeiro (2014) menciona: • Menor custo de construção comparado a outros motores mais complexos ou com mais cilindros; • Permite torques maiores com menores giros, fazendo com que o motor gere mais força com menor gasto de combustível. Tal característica é ideal para motocicletas que precisam fazer grandes esforços ou de grandes forças de tração; • Baixo consumo de combustível; • Durabilidade. Contudo, Ribeiro (2014) comenta que dentre as desvantagens estão as altas vibrações, tornando este modelo de motocicletas desconfortável para viagens longas, além da limitação de velocidade quando comparadas a outros modelos. Podem ser citadas aqui a KTM 390 Duke, Honda CB Twister e a Yamaha Fazer 250 como exemplos de motocicletas monocilíndricas com bom desempenho e custo-benefício. Figura 1 - Vista de corte de um motor a combustão interna com um cilindro.

Por sua vez, a manutenção preventiva tem como objetivo reduzir ou evitar falhas e/ou quebras de equipamentos e máquinas e geralmente segue um plano previamente elaborado, este conhecido como plano de manutenção. O exemplo mais clássico de manutenção preventiva é a checagem que os automóveis fazem a cada 100 mil km rodados. Esta checagem normalmente é caracterizada pela troca dos filtros de ar, de combustível, assim como a testagem de velas de ignição e outros elementos do motor a combustão (HOLANDA, 2016). Estes intervalos de serviço são determinados estatisticamente pelo período medido a partir do instante em que as máquinas estão novas ou em condições normais de serviço, até o ponto crítico estabelecido pelo fabricante (HOLANDA, 2016, p.

Sobre os planos de manutenção (ou programas de gestão para a manutenção), a cada ano surgem novas técnicas ou metodologias recém-descobertas. Por sua vez, Palmeira (2015, p. disserta que a TPM: “cultiva ativamente a manutenção de melhoria e faz deslocar o centro de gravidade da manutenção preventiva um pouco para o lado dos operários e dos equipamentos”. Parte importante da cultura implementada pela TPM é a elaboração de um plano de manutenção transversal por toda a organização, dentro do qual predomina a manutenção autônoma. Desta forma, no lugar de aguardar pela interferência de um engenheiro mecânico responsável, o próprio técnico deve realizar algumas ações relevantes à produção, como é o caso da verificação, lubrificação, limpeza e inspeção dos equipamentos, máquinas e instrumentos que utilizam.

Segundo Palmeira (2015) e Lottermann (2014), são oito os pilares da Manutenção Produtiva Total: • Manutenção autônoma: tem como objetivo o desenvolvimento de operadores capazes de realizar pequenas ações de manutenção e inspeção; • Manutenção planejada: oferece apoio a manutenção autônoma objetivando melhorar o desempenho dos equipamentos, assim como estabelecer culturas de restauração e conservação; • Educação & Treinamento: estabelece a importância do conhecimento teórico e prático a respeito das técnicas de manutenção performadas pelos operários das máquinas; • Melhorias específicas: tem como objetivo reduzir as perdas e aumentar a eficiência global, assim como a qualidade dos processos produtivos; • Manutenção da qualidade: trata-se do estabelecimento de padrões de qualidade para a fabricação de produtos, de modo que estes precisam ser medidos e testados com frequência a fim de garantir tais padrões; • Controle inicial: trata-se de um conjunto de atividades gerenciais com o objetivo de eliminar qualquer tipo de falha na fase inicial dos projetos ou processo de desenvolvimento de produtos e/ou serviços; • Gestão administrativa: tem como objetivo eliminar perdas e aumentar a eficiência das áreas administrativas; • Segurança & Meio Ambiente: tem como objetivo criar e prover ambientes de trabalho saudáveis e seguros, onde o trabalhador não precisa se preocupar com elementos externos ao próprio labor.

A sistematização das técnicas de manutenção é fundamental para que as paradas realizadas sejam ágeis e eficazes; • Shitsuke (Respeitar): assegurar o cumprimento dos procedimentos estabelecidos é fundamental para evitar acidentes, reduzir tempo de parada e reduzir eventuais prejuízos materiais, financeiros e humanos. Resultados e discussão Com o objetivo de estudar mais a fundo a respeito dos planos de manutenção para motocicletas monocilíndricas, este trabalho traz as técnicas e procedimentos mais relevantes de manutenção preventiva e preditiva para dois modelos diferentes de motocicletas de um só cilindro, são elas: 1) HONDA CG125 FAN KS, motocicleta menos potente e vastamente utilizada pela população brasileira, especialmente para serviços como transporte de pessoas e de carga; ii) Yamaha Fazer FZ25, motocicleta mais potente e utilizada para viagens mais longas, assim como para diversão.

Plano e técnicas de manutenção preventiva e preditiva para motocicleta monocilíndrica Honda CG125 FAN KS Para efeito de citação, este trabalho utiliza do Manual do Proprietário disponível no site da Honda (2012) e que serve de referência para as motos CG125 FAN KS-ES e CF125 CARGO KS-ES. A priori, o manual citado traz algumas considerações a respeito do Plano de manutenção preventiva apresentado, são elas, de acordo com Honda (2012): • Para assegurar o bom funcionamento da motocicleta e a eficiência da manutenção executada é importante seguir os intervalos estabelecidos pela própria montadora, visto que só assim a Honda é capaz de garantir a segurança e confiabilidade da motocicleta, assim como uma menor emissão de gases poluentes; • Tais intervalos aqui apresentados são referentes às condições normais de uso.

Para condições rigorosas de poeira e chuva há recomendações específicas, as quais são apresentadas a seguir. Ao examinar o conteúdo do quadro vermelho disposto na imagem, observa-se que os serviços/peças que exigem um menor número de interferências são: i) troca de vela de ignição, realizada apenas após 8000 km; ii) limpeza da tela do filtro de óleo, realizada a cada 12000 km; iii) limpeza do filtro centrífugo do óleo, também executado a cada 12000 km. Por sua vez, os serviços/peças que mais exigem intervenções são: i) verificação da folga das válvulas e ii) troca do óleo do motor; ambas realizadas a cada 4000 km. De forma simplificada, em seguida, são trazidas algumas informações a respeito das técnicas e procedimentos padrões para itens e operações relacionados diretamente ao motor monocilíndrico da motocicleta, são eles, de acordo com Honda (2012): • Respiro do motor - limpeza: consiste na drenagem dos depósitos do respiro do motor.

A drenagem deve ser feita após a lavagem da motocicleta, queda ou sempre que ficarem visíveis na seção transparente; • Vela de ignição – verificação e troca: a priori, é preciso soltar o supressor de ruídos, seguindo para a limpeza dos arredores da vela de ignição. A inspeção dos eletrodos é de grande relevância, assim como uma análise da porcelana central, de modo que o operador deve procurar por sinais de erosão ou carbonização. e 2. trazem uma versão simplificada do Plano de Manutenção Preditiva e Periódica. Figura 2. Versão simplificada do Plano de Manutenção Preditiva e Periódica da motocicleta Yamaha Fazer FZ25 – Parte 1. Fonte: Yamaha, 2018. Para o usuário comum, o Plano de Manutenção da empresa é mais simples e prático para ser consultado.

Conclusões As motocicletas monocilíndricas são conhecidas por seu baixo custo de aquisição, facilidade de pilotagem e simples construção do motor. O trabalho apresentado mostrou diversas vantagens destes veículos, entre elas maior durabilidade quando comparada a alguns modelos de motocicletas mais potentes, baixo consumo de combustível e a possibilidade de acesso a maiores torques, fazendo com que as motos monocilíndricas sejam ideais para funções que exigem esforços ou grandes forças de tração. Também foram apresentadas neste estudo as vantagens da manutenção preditiva quando comparada ao sistema corretivo de manutenção. Enquanto esta exige em muitos casos a parada da máquina como um todo, além de sua completa desmontagem, o sistema preditivo reduz drasticamente as paradas para desmontagens com objetivo de inspeção e verificação.

f. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. ª Ed. Disponível em: https://www. honda. com. br/pos-venda/motos/sites/customer_service_motos/files/manuais/CG%20125%20Fan%20e%20Cargo%202012. pdf. A. Elaboração de um plano de manutenção para máquinas e usinagem de laboratório de estudos de Fahor. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade Horizontina – FAHOR, Horizontina – RS, 2014. f. PADILHA, R. f. QUADROS, C. de. Proposta para implementação de um plano de manutenção autônoma em um laboratório de máquinas operatrizes – Um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Jaraguá do Sul – SC, 2018. Disponível em: https://www3. yamaha-motor. com. br/pdfs/manual-do-proprietario/FAZER-250-ABS-2020. pdf.

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