PLANO DE CURSO: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Nessa perspectiva, a aprendizagem não contempla seu cotidiano, ou suas experiências, e acaba por não incentivar ou aguçar sua curiosidade. Assim, deve-se ensinar Ciências Naturais as crianças menores de modo a aproximá-las de forma mais concreta possível dos conceitos que serão trabalhados, não os descaracterizando, mas adaptando-os para a idade dos alunos, levando em consideração sua capacidade de raciocínio, seus conhecimentos prévios e suas potencialidades. Este ensino deve então ser contextualizado e com uma linguagem que a criança possa compreender, com o objetivo de se mostrar mais efetivo e significativo para crianças pequenas. Dessa forma, as práticas de Ciências na Educação Infantil, deverão possibilitar à criança a exploração do ambiente em que vive, trazendo contextos significativos, e linguagem apropriada, através de ações lúdicas e experimentativas, possibilitando-lhe levantar questionamentos, criar hipóteses, imaginar soluções.

Este plano de curso tem o objetivo de servir como base curricular para o desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da Educação Infantil, mais especificamente nos grupos de 04 e 05 anos. Contação da história “Bom dia, todas as cores”. Contextualização da história relacionando com o comportamento diário deles e com exemplos que eles trouxerem que possibilitem reflexão sobre as diferenças e o respeito por si e pelo outro. Bolas coloridas - Ofício - Livro “Bom dia, todas as cores”. Avaliação será processual utilizando fichas de observação quanto ao comportamento, comunicação e interação com o outro. IDENTIDADE. Contação da história “O elefante que não sabia escovar os dentes”. Contextualização da história trazendo elementos do cotidiano deles, quais atitudes necessárias para manutenção da saúde bucal e o quanto pode interferir em nossa qualidade de vida.

Os alunos irão desenhar o objeto de higiene que mais gostam de usar, posteriormente faremos socialização dos desenhos enfatizando a importância de utilizarmos todos os materiais, pois cada um desenha sua função. A necessidade de procurarmos o profissional responsável e não nos automedicarmos. Produtos de higiene pessoal - Livro “O elefante que não sabia escovar os dentes” - Ofício -Giz de cera Avaliação será processual utilizando fichas de observação quanto aos conhecimentos prévios bem como os hábitos de higiene. Retornaremos à sala onde os alunos falarão sobre as suas impressões. Cada educando irá desenhar o que mais chamou sua atenção - Os desenhos serão colocados pelos alunos numa lousa onde todos poderão observar e questionados quanto ao que foi visto pela maioria, como foi desenhado e o que gostariam de falar sobre o desenho realizado.

Ofício - Giz de cera - Lápis de cor Avaliação será processual onde serão observados a percepção do aluno, a seleção dos objetos observados, a interação entre as crianças e a comunicação. OBSERVAÇÃO. INTERAÇÕES - Participar do planejamento - Colaborar com atividades em grupo - Favorecer encontros com grupos distintos - Identificar os próprios sentimentos - Interagir positivamente com as pessoas - Os alunos irão reunir-se em grupos de 4. Conversação sobre a história relacionando com acontecimentos do cotidiano trazidos por eles. Pintura da Ceci como imaginam. Roda de conversação onde apreciarão os trabalhos uns dos outros e avaliarão a atividade. Bolas coloridas - Livro “ Ceci tem pipi” - Tintas nas cores primárias - Pincéis - Pratinho de isopor - Vídeo da aula - Fotografias - Serão observados o comportamento, a interpretação da história e relação com o cotidiano.

SEXUALIDADE. Som, - Livro - Cola - Papel desenho - Lápis de cor - Hidrocor - Material reciclado ou sucata; - Tintas, pincéis, tesoura; Observação durante o desenvolvimento das atividades e relatório diagnóstico. INSETOS        -  Identificar e Conhecer os insetos mais comuns em nosso ambiente, o modo de vida e suas características;       - Entender sua função para o equilíbrio do nosso meio ambiente. Exibição do filme: Vida de Inseto; - Atividade corporal “Faz-de-conta”; - Contextualização do filme; - Exposição fotos dos diferentes tipos de inseto - Atividade de modelagem; - Atividade de desenho e pintura; - Exposição do desenho para a turma. TV/Vídeo - Som, - Fotos - Gravuras diversas - Papel para desenho - Lápis de cor - Hidrocor - Massa de modelar Avaliação processual Avaliar se as crianças no final do estudo conseguiram comparar e identificar os animais.

AS PLANTAS - Observar e conhecer os diferentes tipos de plantas; - Reconhecer as partes das plantas e suas funções. Música - Contextualização problematização - Contação de história sobre o tema; - Contextualização da história; - Exibição de vídeo sobre germinação da semente; - Desenho e pintura sobre sementes; - Plantio da semente -Som -Livro de História -Computador -Retroprojetor -Caixa de Ovo -Palito de dente -Folhas de oficio -Sementes -Giz de cera ou lápis de cor A avaliação será feita ao longo do processo/aula e deverá ser considerado; o interesse, a interação e participação em grupo, bem como, as falas, as observações e conclusões realizadas pelas crianças. CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE - Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente; - Conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente e como o homem interfere neste meio; - Valorizar e respeitar a natureza - Vídeo - Contação de história - Contextualização sobre que cuidados com o meio ambiente; • - Roda de conversa sobre preservação; • - Desenho sobre o tema - Confecção de um vídeo para circulação na escola - Som, - Papel desenho - Lápis de cor - Hidrocor - Tintas, pincéis, tesoura; - Câmera filmadora Avaliação será processual, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

º BIMESTRE: OBJETIVO GERAL: OBJETIVO GERAL: • Conhecer e participar de atividades que envolvam processos de transformação. • Estimular o pensamento crítico-reflexivo nos processos de confecção de objetos e no seu uso. • Reconhecer propriedades e usos diferentes em objetos do cotidiano CONTEÚDOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RECURSOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO CONFECÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR (TINTA) -Compreender a possibilidade de fazer tintas naturais. FLUTUA OU AFUNDA - Conhecimento de algumas propriedades dos objetos. Aproximar os conhecimentos cotidianos e científicos quanto a flutuabilidade levantando hipóteses e conhecendo conceitos - Em uma roda de conversa os (as) alunos(as) observarão uma flor a flutuar em um recipiente com água - Serão feitas questionamentos como: “ o que está acontecendo com a flor?” a partir da resposta dos alunos serão feitos outros questionamentos - As respostas dos alunos serão anotadas no quadro.

Serão colocados objetos que flutuam ou boiam sobre a mesa e os alunos um a um poderão colocá-los sobre a água e verificar a diferença entre eles. Os alunos serão estimulados a refletir sobre a atividade realizada através de questionamentos como: Quais objetos flutuaram? No que se parecem? Quais objetos afundaram? No que se parecem? - A professora irá explicar como a flutuabilidade está relacionado ao peso, forma, tamanho dos objetos e como a água exerce influência no mesmo. Construção de um texto coletivo sobre o que aprenderam com a atividade e o que mais gostaram. Produção textual -Perguntar aos alunos quais as respostas tiveram dos seus familiares quanto. Pedir a algum aluno que mostre aos colegas a folha/ ingrediente de chá ou xarope que levou.

Caso algum aluno tenha levado alguma receita caseira, escrever no quadro, caso não tenham levado a professora deve ter. Estimular os alunos a pensar as diferenças entre chás/xaropes caseiros e industrializados. Questionar se é mais barato comprar ervas e ingredientes na feira ou no mercado -Explicação sobre chás/xaropes caseiros e industrializados - Coletivamente, colar em uma cartolina as folhas de chás levadas pelos alunos (se houver em quantidade) e colocar seus respectivos nomes. Distribuir revistas e jornais para que os alunos recortem e colem em seus cadernos alimentos que possuem açúcar. Roda de conversa quanto ao uso saudável do açúcar na alimentação das crianças. Projetor ou notebook, revistas e jornais, cola, tesoura, - Registro fotográfico para o portfólio digital e anotações das hipóteses levantadas.

BINÓCULOS RECICLÁVEIS Reconhecer a possibilidade de criar objetos a partir de materiais recicláveis - Serão dispostos alguns rolos de papel higiênico sobre a mesa da professora para perguntar aos alunos o que podemos fazer a partir de tais rolinhos. A professora explicará o que é um binóculos e para que serve. Ao final do bimestre será entregue aos responsáveis uma ficha bimestral com avaliação sucinta dos seguintes quesitos: o que a criança já conseguiu apreender, o que a criança ainda não conseguiu apreender, o que a criança está em processo de desenvolvi mento. º BIMESTRE: FENÔMENOS DA NATUREZA/ OS LUGARES E SUAS PAISAGENS OBJETIVOS GERAIS: • Entender como ocorrem alguns fenômenos naturais e sua importância para a vida humana; • Observar as paisagens locais e compreender os aspectos naturais e as intervenções humanas, desenvolvendo valores de manutenção e preservação do meio ambiente; CONTEÚDOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RECURSOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE ONDE VEM A CHUVA / FASES DA ÁGUA - Compreender a importância da chuva para a vida humana; - Observar os efeitos da chuva (e da sua falta) nas paisagens; - Entender a formação da chuva e as fases da água na natureza; - O que os alunos sabem sobre: De onde vem a chuva? Como sabem quando vai chover? Já tomaram banho de chuva? - Leitura da história “Os pingos de água” - Conversar sobre a importância da chuva na natureza e para vida humana, mostrando fotos dos lugares com Seca e onde chove muito.

Experiência de chuva artificial. Sistematização oral e por desenho. História impressa; - Fotos impressas ou em recurso digital; - Pote transparente; - Prato; - Água quente; - Gelo - Registro fotográfico ou em vídeo da experiência. DIA E NOITE - Conhecer concepções de diferentes culturas sobre o dia e a noite; - Entender a necessidade humana de dormir. Identificar os elementos celestes responsáveis pelos fenômenos dia e noite. Valorizar a cultura indígena e perceber que não são seres folclóricos. Conhecer o gênero texto descritivo. Ouvir e dançar com música “O dia e a noite - Bia Bedran” - Perguntar: Como sabemos que é dia e noite? O que fazem durante o dia? E a noite? - Ler/narrar a “História bíblica” sobre o surgimento do dia e da noite.

Giz/ Pincel marcador para quadro branco. Registro fotográfico ou em vídeo da experiência. Registro escrito do poema para ser incluído no portfólio digital. A CRIAÇÃO DO MUNDO - Conhecer concepções de diferentes culturas sobre a criação do mundo; - Compreender a importância do Sol - Perceber que além Sol e da lua, há outros elementos que compõem o universo. Escrever nomes dos elementos que celestes. Conhecer o gênero textual Notícia. Ouvir a música “O Autor da Natureza - Zé Ramalho” - Conversar sobre o que é uma Paisagem? - Mostrar fotos de lagos, floretas e centros Urbanos, diferenciando Paisagem Natural e Transformada. Ler uma Notícia (curta) em jornal ou site sobre o desmatamento. Discutir: Porque o homem altera tanto a natureza? Como podemos preservar as paisagens naturais? - Ler livro “Carta da terra para crianças” pg.

Discutir elementos belos e feios (como poluição, etc) que existem no entorno da escola. Ler livro “Carta da terra para crianças” pg. Discutir estratégias que podemos adotar no nosso lar, para cuidar dos recursos que a natureza nos dá. Criar uma carta coletiva no quadro para a família, argumentando sobre hábitos prejudicais e práticas que podem adotar. Criação de carta individual (como a criança é capaz com desenhos e no seu modo de escrita) para a família. TV ou computador; - Quadro verde/ quadro branco - Giz/ Pincel marcador para quadro branco - Papel ofício/ pautado - Lápis - Lápis de cor/ cera. METODOLOGIA As práticas educativas serão desenvolvidas sempre buscando perceber o conhecimento que as crianças já têm sobre os temas que se pretende trabalhar, para que seja possível atender suas necessidades e tornar o ensino atrativo a partir dos seus interesses.

O ensino será desenvolvido também, sempre que possível, buscando referenciais na Literatura, variando os gêneros textuais, musicais e artísticos, e agregando as concepções de diferentes povos sobre os temas explorados, possibilitando assim as crianças conhecerem diferentes culturas e desenvolverem múltiplas linguagens, bem como a ampliação do repertório de conhecimentos do educandos, articulando-os ao ensino de ciências. Por perceber a escola como o único lugar onde o aluno pode ter acesso a conteúdos que não fazem parte do seu cotidiano, serão desenvolvidas aulas dialógicas e atividades lúdicas que propicie relação entre o imaginário e o mundo em que vivem, bem como formação da identidade e autonomia diante dos embates da vida. O conjunto dessas atividades contribuirá para construção de um portfólio que será entregue à família ao final de cada unidade oportunizando o acompanhamento da evolução de cada educando.

AVALIAÇÃO A Avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências Naturais tem por objetivo acompanhar os múltiplos significados que os alunos constroem, a apropriação de conceitos, levantamento de hipóteses, assim como os interesses e aptidões individuais demonstradas. v. De onde vem a chuva? Guia prático do professor Educação Infantil. Disponível em: <http://educacaoinfantil. uol. com. GONZALEZ-MENA, Janet. Promovendo a alegria em experiências adequadas ao nível de desenvolvimento em matemática e ciências. In: Fundamentos da Educação Infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte, 2010 ANEXO I PLANO PARA AULA Nº07 DO 2º BIMESTRE SEGMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL SÉRIE: GRUPO 5 TEMA: A SEMENTE E O FRUTO DURAÇÃO: 50 minutos INTRODUÇÃO Por meio dessa aula intenciona-se ajudar os alunos a pensar a partir do “macro”, de produtos encontrados em seu cotidiano, para chegar ao “micro” e perceberem a origem dos alimentos através de uma pequena unidade vegetal – a semente.

As sementes são estruturas extremamente importantes para a sobrevivência das plantas no ambiente terrestre. Elas são responsáveis por garantir a dispersão das espécies pelo ambiente e possibilitam a manutenção da diversidade vegetal. Existem variados tipos de sementes. • DESENHO DAS FASES DE GERMINAÇÃO DA SEMENTE: - Os alunos desenharão semente em sua fase de germinação de acordo como imaginam. MATERIAIS • Bolo de Milho • Caixa de Ovo • Palito de dente • Folhas de oficio • Sementes • Giz de cera ou lápis de cor RECURSOS • Som • Livro de História • Computador • Retroprojetor AVALIAÇÃO: A avaliação será feita ao longo do processo/aula e deverá ser considerado; o interesse, a interação e participação em grupo, bem como, as falas, as observações e conclusões realizadas pelas crianças.

REFERÊNCIAS MACHADO, Rose. A galinha ruiva. Recife: Ed. be/KWKYyOLhHqk> Acesso em 12 jan 2018. ADAM, Lise et al. Ensinar as ciências na escola: da educação infantil à quarta série. São Paulo: CDC.

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