PIM VII - Gestão Comercial

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

Prof. São Paulo - SP 2018 RESUMO Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fornecer informações relevantes sobre a cadeia de distribuição da empresa Max Mix de uma forma ampla. Além de discutir sobre os processos logísticos, inserir dados financeiros sobre o processo produtivo de uma empresa listada no Bovespa e a criação de propostas de preservação dos recursos naturais baseados, fi possível relacionar o estudo com conhecimentos das disciplinas de Canais de Distribuição e Estoques, Capital de Giro e controle dos resultados e Desenvolvimento Sustentável. Para a realização deste projeto, foram feitos planejamentos sobre os canais de distribuição, estoques e produtos. Ainda foi feito cálculos envolvendo dados financeiros da empresa escolhida. INTRODUÇÃO Os aspectos relacionados referentes aos canais de distribuição, a gestão de sistemas de controle logístico e de estoques, ao capital de giro da empresa e os métodos utilizados com finalidade ao desenvolvimento sustentável, permitiram atingir níveis econômicos, de qualidade e segurança de serviços e produtos, favorecendo a viabilidade econômica das empresas.

Além disso, a integração destes aspectos com os métodos utilizados com finalidade ao desenvolvimento sustentável, cria-se um cenário de responsabilidade com a ética e o desenvolvimento social (BALLOU, 2005). Um dos aspectos que vêm sendo bastante difundidos na cadeia de distribuição é a denominação de logística inversa a qual consiste basicamente com o foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais (GIMENES, 2010). O emprego com sucesso deste processo logístico garante uma viabililidade econômica da empresa, alcançando a sustentabilidade econômica e ambiental do seu negócio. Em destaque também é a gestão de capital de giro que tem participação de grande importância no desempenho operacional de uma empresa, pois através dele serão financiado as atividades da empresa.

Canais de Distribuição e Estoques A seleção e o gerenciamento dos canais de distribuição são umas das atividades fundamentais do marketing. Engloba a construção de uma série de mecanismos e de uma rede por meio da qual a empresa chega ao mercado, mantém-se em contato com seus clientes e realiza uma série de atividades fundamentais, que vão desde a geração de demanda até a entrega física dos produtos (Sebrae, 2018). Os canais de distribuição podem desempenhar algumas tarefas para o negócio, como prestação de informações sobre o produto, customização, garantia de qualidade, oferta de produtos complementares, assistência técnica, pós-venda e logística. O objetivo principal é garantir a disponibilidade do produto para os clientes.

Para que a cadeia de suprimentos funcione de um modo totalmente eficaz, a logística integrada deve estar muito bem configurada. Assim, facilita a distribuição do produto ao público alvo da empresa de uma forma segura, flexível e eficiente. Há três formas básicas de distribuição como: • Sistema de distribuição exclusiva: o próprio fabricante escolhe seus revendedores, autorizando-os a distribuir de forma exclusiva os produtos e controlando grande parte das atividades desses revendedores. Neste caso, o fabricante deve vender por meio de um ou de poucos intermediários. • Sistema de distribuição exclusiva: o próprio fabricante escolhe seus revendedores, autorizando-os a distribuir de forma exclusiva os produtos e controlando grande parte das atividades desses revendedores. Neste caso, o fabricante deve vender por meio de um ou de poucos intermediários.

  A empresa Max Mix deve realizar a seleção e o gerenciamento dos canais de distribuição. A atividade da empresa precisa englobar a construção de uma série de mecanismos e de uma rede por meio da qual a empresa chega ao mercado, mantendo-se em contato com seus clientes e realizando uma série de atividades fundamentais, que vão desde a geração de demanda até a entrega física dos produtos. O produto da empresa apresenta um alto consumo e um alto valor agregado. Então os canais de distribuição devem desempenhar algumas tarefas para o negócio, como prestação de informações sobre o produto, customização, garantia de qualidade, oferta de produtos complementares, assistência técnica, pós-venda e logística. O objetivo principal é garantir a disponibilidade do produto para os clientes.

• Agentes (relações de longo prazo) e Corretores (relações de curto prazo): pessoas jurídicas comissionadas contratadas para vender produtos de uma empresa. Por exemplo: representantes de venda, corretores imobiliários, corretores de seguros etc. Na Figura 2, apresenta um esquema sobre as possibilidades de formas de distribuições, segundo as características de fabricação e operação da empresa Max Mix, pode implementar, utilizando os intermediários para realizar a distribuição física dos produtos. Figura 2: Intermediários Fonte: JUNIOR, 2005. A empresa Max Mix utiliza-se a sua plataforma e-commerce para a disponibilização dos produtos eletrônicos. • Momento de reabastecimento – data de pedido dos produto eletrônicos. • Rotinas, prioridades e gerenciamento de informações – monitoramento e controle dos dados relacionados ao planejamento de materiais e estoques. • Decisões de ressuprimento – custos de estoque, perfis de estoques e lote esconômico.

• Medição de estoque – valor total do estoque, cobertura de estoques e giro do estoque. • Sistema de informações de estoque : atualizar os registros, gerar dados de pedidos e gerar registros de estoque. A desvantagem é restrição de pesagem. Mas como o produto eletrônico apresenta baixo peso, então os correios é uma forma eficaz de entrega. • Frete com as transportadoras: o contrário dos Correios, as transportadoras não possuem restrição de pesagem com as encomendas, sendo uma boa opção para quem vende produtos com mais de 30Kg ou com dimensões que ultrapassam o limite estabelecido pela ECT. Além disso, o risco de incidência de alguma paralisação ou greve por uma transportadora privada é menor, diminuindo uma possibilidade de atraso da encomenda. • Entrega alternativas: É interessante também criar um método de entrega alternativa, dependendo da abrangência da sua loja virtual.

MCT é um conceito importante quando se fala de lead time. Trata-se do Tempo do Caminho Crítico da Manufatura (Manufacturing Critical-Path Time) e pode ser identificado com o próprio lead time. MCT é a quantidade de tempo, em dias seguidos, desde que a ordem de serviço foi criada até que, no mínimo, uma dos produtos eletrônicos pedidos pelo cliente chegue efetivamente em suas mãos. O caminho crítico refere-se justamente às operações desenvolvidas entre o intervalo da realização do pedido e da entrega ao cliente (MARCHWINKSY & SCHOOK, 2003). O ciclo do pedido de entrega envolve as seguintes etapas: • o cliente faz o seu pedido; • o atendente dá entrada no pedido; • o pedido é processado; • segue-se a montagem do pedido; • o pedido é transportado; • o cliente recebe o pedido em casa.

Um gestor pode se deparar com um processo logístico, uma vez que este está direta ou indiretamente relacionado com todas as áreas da empresa – produção, vendas, finanças, etc – sendo, portanto, de grande valia que ele entenda do que se trata isto. O objetivo macro de um gerenciamento de processo logístico é tentar gerenciar a melhor forma de se produzir e distribuir aquilo que é produzido pela empresa (bens ou serviços), considerando a forma como o mercado utiliza estes produtos. O processo logístico se inicia com o planejamento do que será produzido pela empresa, que é a base de decisão sobre o que será criado e a base para os documentos e ordens que devem ser produzidos – por exemplo, as cotações dos produtos eletrônicos com os fornecedores, e os inventários de estoques.

Uma vez produzidos os produtos dos fabricantes, a Max Mix deverá decidir estocá-los em um armazém, disponibilizar os produtos na pataforma e-commerce e vendê-los diretamente ao cliente pelas formas de entrega já citadas. Esta é uma etapa importante do processo. Warehouse Management System (WMS) O WMS é um aplicativo de software que suporta as operações de rotina de um armazém. Ele promove o gerenciamento centralizado de tarefas, tais como níveis de inventário de monitoramento e ações locais. O WMS pode ser uma aplicação só ou parte de um Enterprise Resource Planning (ERP), sistema integrado de gestão empresarial. Entre as funcionalidades do WMS, destacam-se as seguintes: • Programação e entrada de pedidos; • Planejamento e alocação de recursos; • Controle de portaria; • Recebimento e inspeção de cargas; • Definição de endereçamento dos produtos; • Estocagem; • Separação de pedidos; • Embalagem; • Carregamento; • Expedição; • Emissão de documentos; • Inventário; • Definição e controle de rotas de coleta.

Sugestões para oferecer um serviço de qualidade superior ao cliente Algumas sugestões para oferecer de um serviço de qualidade superior ao cliente: • Descontos a produtos caso o cliente assume seu papel na logística reversa. A necessidade de capital de giro da Petróleo Brasileiro S. A Petrobras foi de R$ 115. milhões de reais para o período de três meses. Modelo de gestão financeira do capital de giro Segundo a Petrobras (2018), a empresa utiliza o Programa Progredir para desenvolver mais agilidade, ampliação de oferta e redução de custos de financiamento de capital de giro para os seus fornecedores diretos e indiretos, alcançando mais de R$ 2,73 bilhões em financiamentos. O portal do Programa Progredir realiza as solicitações de financiamento de contrato e de antecipações de faturas a todas as instituições participantes, há um aumento da competitividade.

  Outro sentido do GAO é medir a distância que a empresa está do ponto de equilíbrio. Em geral, quanto maior o GAO, mais perto a empresa encontra-se do ponto de equilíbrio. Por este motivo dizemos que o GAO é uma medida de risco operacional. Neste trabalho, considera-se que o GAO é uma medida da variação do lucro a uma dada variação das vendas. De outra forma: Onde: L1 é o limite operacional do período 1; L0 é o limite operacional no período inicial; V1 é a vendas no período 1; V0 é a vendas no período inicial. Agregam-se a estes também todas as fontes de energia el´trica e como pilhas e baterias, bem como todos os tipos de lâmpadas. Plano de Logística Reversa para o desenvolvimento sustentável O primeiro passo é conscientizar os usuários do desenvovimento sustentável.

Posteriormente, incentivar os mesmos para contribuição da logística reversa. Esse é o primeiro passo. Um modo de fazer isso é realizar propagandas para que o usuário retorne qualquer parte do produto eletrônico para os pontos de venda da Max Mix ou solicite um profissional da empresa para que busque o produto. Como a empresa apresenta de formas de entrega alternativas, no fina do expediente de trabalho, o veículo poderia retornar ao destino final realizando coletas do lixo eletrônico sem criar mais custos para a empresa. Exemplos 5. Oficina eletrônicas sustentável Oficinas eletrônicas podem causar diversos impactos ambientais, mesmo se o negócio for pequeno. Uma oficina verde é aquela que promove técnicas para preservar as questões ecolôgicas, ter o compromisso e responsabilidade sociais e a viabilidade ecônomica.

Assim pode-se criar um cenário saudável com segurança, evitando a contaminação da natureza e contribuindo com os seus serviços de maneira eficaz. Administração de Capital de Giro. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Aranha, J. A. A. Petrobras. Disponível em: http://www. bmfbovespa. com. ghtml (Acesso em 06 de Outubro de 2018). Gimenes, A. M. Logística Reversa como diferencial competitivo com o gerenciamento de medicamentos não utilizados. ° Ed. Análise Econômica-Financeira da Petrobras. Monografia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó-RN, 2015. Petrobras. Prod. São Carlos, v. n. p. Ward, A.    Perdas pela Não Recuperabilidade de Ativos           3.    Outras Receitas Operacionais           3.    Outras Despesas Operacionais   -8003000   -10.    Tributárias   -359000   -840.    Custo com Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico   -593000   -1.    Variações Monetárias e Cambiais Líquidas           3.

   Despesas Financeiras   -7,243,000   -15.    Despesas Financeiras   -5,346,000   -11.    Variações Monetárias e Cambiais Líquidas   -1,897,000   -4.    Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro   14,329,000   25.    Lucro por Ação - (Reais / Ação)           3.    Lucro Básico por Ação  Ativo Circulante  178,812,000 Passivos Circulantes 63,486,000 Necessidade de Capital de Giro 115,326,000 Grau de Alavancagem Operacional -2,8.

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