PIM UNIP Design de Interiores
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Design de interiores
INTRODUÇÃO O presente estudo tem como finalidade a partir de um estudo de caso, de descrever os principais aspectos de representação técnica, uso da linguagem visual e as praticas de sustentabilidade adotada pela empresa escolhida. A metodologia de estudo foi uma entrevista ao sócio o Henrique, observação a cerca dos projetos, no seu conteúdo presente no site e redes sociais (instagram @hortisarquitetura, H. Ortis Arquitetura, e o site www. ortis. com. A empresa possui mais dos funcionários fixos que o ajuda, sendo um estagiário e uma arquiteta. Serviços oferecidos são de designer e arquitetura, em conjunto ambos ou separado, também projeto que precisa começar do zero ou reforma. Contudo a maior parte dos projetos são no que tange a reforma e decoração.
Perguntou ao Henrique como é o processo na elaboração de cada projeto a primeira etapa é o briefing em que busca por meio de um roteiro - questionário descontraído, entender o cliente, suas particularidades, preferências, hábitos, costumes e tudo que for mais importante de entender sobre os moradores do projeto. Henrique acredita em que é preciso descobrir a essência de cada cliente, esse é seu slogan “Ajudamos pessoas a morar melhor descobrindo a essência de cada família”. Características dos projetos. A principal característica evidenciada em relação as cores é a predominância de cores claras, neutras, as variações de branco e cinza, dando um ar mais Clean (Figura 3 e 4. Fonte - Acervo pessoal do Henrique. Quando utilizado cores diferentes (verde, rosa, azul, entre outras) são em tonalidades mais frias, tom pastel – cores menos saturadas (FIGURA 5).
Fonte - Acervo pessoal do Henrique. Fonte - Acervo pessoal do Henrique. Como as cores não apresentam tantas variedades e muito menos em relação a cores mais ousadas, um pouco de ousadia fica por conta das texturas são características muito exploradas em todos ambientes e presentes em praticamente todos os projetos, principalmente tijolinhos brancos - Brinck (FIGURA 9), e outras texturas que são exploradas (FIGURA 10), 3D. Fonte - Acervo pessoal do Henrique. As texturas no geral dos ambientes apresentam pouco contraste não é comum ampla variedade no mesmo ambiente, portanto são mais harmônicos. São revestimentos com materiais com aparência mais leves e mais naturais, dando um ar de artesanal, ao mesmo tempo em que são sofisticadas são simples. As mesas são comuns serem quadradas ou retangulares, mesas circulares é bem menos evidente.
Curvas estão mais presentes apenas nas bordas. Fonte - Acervo pessoal do Henrique. Gurgel (2007) destaca que a linha reta é mais direta e masculina, e as curvas são mais femininas e representam mais suavidade. A linha horizontal pode demonstrar estabilidade e repouso trazendo uma sensação mais tranquilizante e informal, mais dinâmica, podendo ser usada para aumentar a sensação de largura do ambiente. A empresa tem como prática em todos os projetos buscar redução de energia, consumo consciente de energia como iluminações com sensores, entre outras práticas como economia de água. Todas as obras existem uma preocupação com a gestão de resíduos, todo projeto é muito bem planejando visando produzir a menor quantidade possível de resíduos, e os resíduos busca alternativas de reaproveitado como utilizar em outras partes da obra, ou destinar a outra empresa para reaproveitamento.
Seguindo sempre cumprir as legislações pertinentes em relação ao descarte de resíduos seja no âmbito municipal da prefeitura de São Paulo, como também o órgão ambiental estadual responsável – CETESB, tomando cuidando em escolher locais adequados que tenham licenciamento e empresas que possuam o CADRI para o transporte de resíduos. Outra prática constatada é que a empresa possui uma preocupação em utilizar materiais que sejam mais duráveis, no caso de reforma busca-se a reutilização de móveis antigos reformando com novos acabamentos (tem se como exemplo trocando estofados, cores, entre outros), mas sempre focando em utilizar materiais que proporcionem mais durabilidade maior, pois como são materiais oriundos de reaproveitamento e reutilização podem não apresentar a durabilidade e a qualidade necessária devido a desgastes seja do tempo ou do uso.
No que tange aos tipos de materiais utilizados busca-se sempre madeiras certificadas, evitando oriundas de processos ilegais. Sustentabilidade na indústria da construção: uma logística para reciclagem dos resíduos de pequenas obras. Urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana, Curitiba , v. de dezembro de 2019. Disponível em: https://www. decorfacil. com/moveis-sob-medida/. Acesso em 20 Abril 2020. Design de Interiores: a padronagem como elemento compositivo no ambiente contemporâneo. f. Dissertação (Mestrado) –curso de Design. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.
141 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes