PESQUISA, RESUMO E APLICAÇÃO PRÁTICA DE CONCEITOS EMPRESARIAIS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Para WRIGHT; KROLL e PARNELL (2000), a satisfação dos stakeholders se inicia pela otimização de estratégias administrativas, com a integração mútua de todos os setores responsáveis. Em consoante com essa notabilidade, essa pesquisa avaliará os principais setores que proporcionam a vida útil da empresa: ambiente de negócios interno e externo; área funcional financeira; área funcional marketing; produção enxuta e gestão de processos. Por meio de leituras e pesquisas bibliográficas, fundamentamo-nos nas ideias de autores apreciados como COSTA, FERNANDES, PEREIRA, WRIGHT, GRÖNROOS etc. Tais referenciais teóricos, juntamente com outros artigos, livros, revistas e trabalhos, foram fundamentais para o desenvolvimento desse trabalho. Desenvolvimento A priori, entende-se por ambiente de negócios interno todos os elementos dentro da organização, podendo ser caracterizado desde funcionários, consultores, administradores até a tecnologia, estrutura, instalações e a própria cultura da instituição.

Em suma, cada atitude, investimento ou diagnóstico feito em uma organização se relaciona, quase correntemente, com os negócios internos da empresa. Portanto, a motivação interna é o melhor bálsamo para a ineficiência dentro da organização. De modo semelhante, observa-se o funcionamento do ambiente de negócios externo da organização. Para PEREIRA (2015), o ambiente externo fornece oportunidade de captação de recursos, sinais e estratégias para implementar tanto no operacional diário quanto nos objetivos a longo prazo da empresa. Em síntese, a conjuntura organizacional do ambiente externo se dá por dez elementos que estão além do controle da empresa, a mencionar: 1- Extensão econômica - o status geral do sistema econômico no qual a organização opera (inflação, taxas de juros, desemprego etc).

Reguladores – são unidades compostas no ambiente de tarefas que têm autoridade para controlar, regular ou influenciar as políticas e práticas de uma organização. Parceiros estratégicos – indivíduos físicos ou jurídicos que beneficiam de alguma forma a organização, em troca de algum retorno de seu interesse. Os objetivos das empresas, em relação ao ambiente externo, é o de se adaptar às circunstâncias imprevistas que podem ocorrer. A correta atitude frente às incertezas administrativas dará êxito na continuidade dos processos empresariais. Em sequência, analisa-se outro fator a ser estudado, que tem ralações com os conceitos vistos anteriormente: Área Funcional Financeira. Para BARTH, o marketing é aplicado em cada minuto nas empresas, seja para difundir qualidade do seu produto para o ambiente interno da organização ou para o ambiente externo.

Para isso, porém, é iniludível a utilização de técnicas eficientes em uma equipe competente e motivada na organização. Tal estratégia, quando usada coerentemente, tem o poder de superar a concorrência e despertar o interesse em novos clientes, atraindo-os para a empresa. Partindo dessa premissa, vale salientar a prática da produção enxuta, que se resume em práticas consistentes com o fito de otimizar a produção da empresa, minimizando seus custos, sem ferir sua qualidade (MENDES, 2009). Para NAZARENO (p. Conclusão Aprendemos, dentre tantas coisas, os métodos em que se aplicam nas empresas referentes à: ambiente de negócios interno e externo; área funcional financeira; área funcional marketing; produção enxuta e gestão de processos. Vimos, por meio de citações e pesquisas bibliográficas, que muitos são os processos que levam o gestor a tomar decisões.

Com esse intuito, podemos aprender as melhores aplicações que os setores podem trabalhar, de forma conjunta e sistemática, onde a minimização de custos e maximização de lucros ocorra eficazmente. Além disso, as diversas situações do mercado (estando ou não no controle do gestor) são oportunidades de acrisolamento organizacional, seja interna ou externamente. Conclui-se, portanto, que as aplicações práticas dos conceitos estudados em questão possibilitarão grandes avanços para as empresas, já que as inovações, como aprendemos, proporciona vantagens competitivas para a organização. GRÖNROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. NAZARENO, Ricardo Renovato; RENTES, Antonio Freitas; SILVA, AL da. Revista Científica Agropampa, v. n. p. WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J. PARNELL, John.

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