PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Palavras-chave: Afetividade; Parceria; Educação. INTRODUÇÃO Elaborar de maneira concisa os aspectos fundamentais de uma melhor receptividade e das interações que envolvem o educando no encontro afetivo quando na educação infantil, bem como intervir com bases complementares para o seu dia a dia no ambiente educacional. Buscamos incentivar à importância desta afetividade entre o educando e tudo que o cerca. Através de uma pesquisa bibliográfica, podemos analisar e expor diferentes pontos de vista sobre o envolvimento afetivo do aluno na escola, chegando assim a um conceito prático e util. as creches e escolas são de grande importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças [. É preciso dar importância a criatividade do ambiente educacional para acolher o educando quando na infância.

Deve haver sempre um ambiente planejado para receber novos educandos, haja vista, isto irá facilitar o ajustamento no processo de inserimento da criança no espaço educacional. “A afetividade constitui, em cada estágio de desenvolvimento, um tipo de manifestação diferente, sobretudo em função das necessidades e possibilidades maturacionais da criança. Ao lado da inteligência e da motricidade, a afetividade vai tornando possível a evolução psíquica da criança, que decorre por meio de uma interação contínua, formando pares que se alternam, contribuindo, assim, com o funcionamento do psiquismo como uma unidade”(Carvalho, 2006, p. Se partirmos para outro ponto de vista ainda direcionada a criança: como conhecer suas habilidades interativas, sua desenvoltura emotiva, sua capacidade mediante o estabelecimento entre os demais? São através das interações que a criança exala pela criatividade sua personalidade e suas tendências emocionais, morais, cognitivas, entre outras.

é no encontro do grupo que nos defrontamos com as diferenças. É no grupo que aprendemos esse difícil processo de conviver com as divergências, os conflitos, as diferenças. Isso tudo envolve e significa processo de construção de conhecimento, significa processo de apropriação do saber de cada um para deflagrar o que ainda não se conhece. Além de formar a roda de conversa que por se só já é um convite ao bate papo, temos que abordar assuntos que despertem o interesse das crianças e que as mesmas sintam-se a vontade para expressar sua opinião. E é com essas formas de se trabalhar que pouco a pouco vamos formando os nossos pequenos e o que mais vai marcar esse tempo deles na escola é o carinho que os profissionais da educação tem por eles.

É preciso que os professores convidem os pais para estar presente na escola sempre que possível, seja em uma pequena apresentação ou até mesmo em grandes eventos. Assim as crianças se sentem mais segura, pois tem os pais sempre em sua vida escolar e pessoal.         Para Moyles (2010, p.                    Se as crianças sentem que os adultos importantes da sua vida se importam com elas, a valorizam e a aceitam como ele é, provavelmente terá uma auto estima elevada. Para ajudar as crianças que estão desenvolvendo seu senso SELF e garantir q sua auto-estima se mantenha elevada, os profissionais devem conhecer e ser sensível aos discursos aos quais as crianças tem acesso - assim, compreenderão melhor como ela está escolhendo se posicionar ou está sendo posicionada pelos outros.

As quatro etapas do aprendizado se unem em um mesmo rumo, pois todas estão ligadas. FIGURA 2- OS QUATROS PILARES DA EDUCAÇÃO FONTE: http://cristofani. org/blog/item/315-o-que-sao-os-quatro-pilares-da-educacao 1. Aprender a conhecer: Antes de tudo é necessário aprender a aprender e, dessa forma se aprende a conhecer, este Pilar aborda o prazer pela compreensão, pelo descobrimento, conhecimento também incentiva a pesquisa individual, desperta curiosidade, formação de um senso crítico. E assim, a dominar competências o desenvolvimento de autonomia para a capacidade de discernimento. Realizar atividades que envolva experiências científicas. • Aprender a viver junto: Desenvolver atividades que envolva trabalhos em grupos sem competições. Rodas de conversa para que se conheça o melhor, e que haja mais respeito e amor ao próximo.

• Aprender a ser: Trabalhar diariamente os valores humanos com elas: Paz, amor, respeito, justiça, verdade, solidariedade, entre outros, que nos fazem ”SER” pessoas melhores. Contar histórias dialogar sobre respeito de preconceito e desigualdade social com as crianças. br/materias/educacao-e-pedagogia/pilares-educacao. html>. Acesso em 24 de junho de 2019. MOYLES, Janet R. Org.

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