Paper de estágio Uninassau Diversidade nos anos iniciais Aprendendo a respeitar as diferenças do outro

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Foram produzidas atividades que auxiliem na adaptação de práticas pedagógicas para o ensino remoto, e também que promova a integração, formação do caráter, possibilitando desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, como respeito, empatia, fraternidade, solidariedade, autoconsciência, autogestão, consciência social. A metodologia adotadas foram realizadas a distância, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, estudos e reflexão de: estratégias metodológicas e documentos curriculares; formas e procedimentos de avaliação; elaboração dos planos de aula e em suas socializações; promovendo assim uma condução, apropriação e reflexão sobre esse ciclo de atividades da prática letiva. Palavras-chave: Diversidade; Integração; Empatia 1 INTRODUÇÃO A escolha do referido tema, Diversidade nos anos iniciais: Aprendendo a respeitar as diferenças do outro, se deu através do confronto entre atualidade e os sistemas de educação, um dos grandes desafios das escolas é possibilitar a diversidade como parte inseparável da identidade do estudante, impulsionando o respeito às 2 diferenças de cada um, sua história, sua cultura e crenças, evitando situações de exclusão e bullying, utilizando a competencia (EF01CI04) que busca comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

A sistemática utilizada neste estudo para levantamento de dados foi a pesquisa bibliográfica, da qual possibilita artifícios que auxiliam na definição e resolução dos problemas. Conduziu-se como ferramenta de produção de dados uma trilha pedagógica virtual, respeitando as normas de isolamento social, com a finalidade de atingir nossos objetivos, através dessa estratégia será apresentado as etapas da construção e aplicação das atividades, por meio do planejamento e roteiro de observação, no qual abordaremos o processo de escolha da área de concentração, objetivos e aprofundamento da temática, nos quais tudo tem a ver com a justificativa que nos levou a considerar a relevância da temática, baseando-se em uma sequência de fundamentação teórica. Tendo em vista as contribuições de Bulgarelli (Apud, 2008, p.

Não há no mundo alguém que seja totalmente igual a outro alguém. Enfim, somos tão diferentes uns dos outros que foi preciso construir uma Declaração Universal dos Direitos Humanos, num determinado momento de nossa história (1948), para nos lembrar que, na origem, todos somos também iguais por termos algo em comum que nos distingue dos outros seres Em boa parte do tempo a criança inclina-se a ser reflexo do meio que se encontra, elas aprendem muito observando e copiando o comportamento dos adultos, durante a fase do anos iniciais são questionadoras, observadoras e curiosas, durante essa fase é importante o professor incentivar os alunos a se colocar no lugar do outro, e não somente explanar o conteúdo, mas também ser o exemplo.

Não é difícil o profissional em sala se deparar com situações onde um aluno se recuse a fazer dupla com algum colega, ou não querer incluir na brincadeira o colega deficiente, fazer piadas ou soltar insultos a um colega que não aprende da mesma forma, ou que tenha características diferentes da dele, nessas situações é muito importante traçar atividades e projetos que fortaleçam o respeito à diversidade, e que façam eles se colocarem no lugar do outro promovendo atos de empatia, diálogo, e cooperação. Uma frase que ficou famosa por conta a história de sua autora Malala Yousafzai foi "A diversidade garante que crianças possam sonhar, sem colocar fronteiras ou barreiras para o futuro e os sonhos delas. Os valores éticos que aprendemos durante a vida é essencial para a formação do caráter de um indivíduo, desde a educação infantil, passando pelos anos iniciais do ensino fundamental a criança começa a ter noção do que é certo e do que é errado e a desenvolver o mecanismo de convívio social e valores morais.

Esses valores começam a ser formados desde nosso nascimento sendo aprimorados durante a vida adulta tendo uma grande importância no desenvolvimento do caráter. O estágio virtual com os alunos da escola Ramiro Júlio da Paixão, na sala de 1 ano, foi um grande passo para nossa formação docente, uma vez que o presente estudo nos permitiu sentir a realidade do professor dentro da sala de aula pudemos aprender, muito durante as observações virtuais, fomos bem escolhida por todos. Com tudo foi um enorme desafio a criação de atividades que mantivesse as crianças atentas, a educação a distância ainda é elemento novo, tanto para os educadores quanto para os alunos, que precisam de um estímulo a mais, para manter atenção, relacionar as atividades a tarefas lúdicas foi a maneira que encontramos para incentivar a interação entre ela.

Os 6 materiais utilizados foram essencial na elaboração teórica, alguns autores trouxeram informações muito ricas a respeito do tema. Declaração Universal dos Direitos Humanos. YOUSAFZAI, Malala. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. Editora Companhia das Letras, 2013.

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