OS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - Ensino Fundamental

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Toda a pesquisa foi realizada em documentos, tais como artigos científicos ou sites da internet, e se descobriu um vasto material sobre assunto e principalmente, a diversidade de atividades apresentadas que podem ser utilizadas por educadores. O resultado desta pesquisa está neste trabalho que busca contribuir com a ampliação do conhecimento sobre recursos para a aprendizagem da disciplina de matemática através de jogos e brincadeiras. Palavras-chave: Matemática. Jogos didáticos. Aprendizado. Acredita-se que o educador tem o papel fundamental na motivação da busca do conhecimento e é neste caminho que buscou-se definir o tema a ser pesquisado neste trabalho. Em breve estudo, destaca-se neste trabalho a pesquisa de Jean Piaget que deu origem a toda uma revolução no ensino, que afetou também a disciplina de matemática.

A pesquisa que será inserida neste trabalho versa em torno do aprendizado, das possibilidades, das experiências compartilhadas e dos resultados que esta forma de ensino está proporcionando aos alunos e a facilitação na didática, o envolvimento e as soluções que os professores têm encontrado quando ambos os lados se confrontam com o lúdico. A ideia é de que de muitos trabalhos realizados a respeito, este venha a contribuir fazendo um levantamento dos jogos utilizados, os mais populares, os mais compartilhados, como estão sendo distribuídos, sua eficácia e de forma mais específica, exemplificar para cada ano do ensino fundamental, pelo menos um tipo de jogo adequado e sua aplicabilidade. Por meio dos jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos): os significados das coisas passam a ser imaginado por elas.

Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. SOUZA, 2010, p. Por isso que se entende que a inclusão de jogos vai além do “brincar” e do “disputar” mas potencializa sentidos e aprendizados. A inclusão de jogos no processo de ensino-aprendizagem de Matemática é um recurso importante para potencializar o desenvolvimento das capacidades intelectuais, cognitivas e sociais dos alunos. SILVA, 2014, p. Como comumente pensamos que o trabalho de pesquisa sempre envolve o contato direto do pesquisador com o grupo de pessoas que será estudado, esquecemos que os documentos constituem uma rica fonte de dados. O exame de materiais de natureza diversa, que ainda não receberam um tratamento analítico, ou que podem ser reexaminados, buscando-se novas e/ ou interpretações complementares, constitui o que estamos denominando pesquisa documental.

Documentos podem ser entendidos amplamente como todos os tipos de materiais escritos como jornais, revistas, livros, artigos científicos, técnicos, cartas, documentos de empresas, comunicação interna de instituições, registros estatísticos (por exemplos censos ou dados econômicos) e até mesmo registros iconográficos achados em grafismos, fotografias, mapas, entre outros. Tais documentos são considerados “primários” quando produzidos por pessoas que vivenciaram diretamente o evento que está sendo estudado, ou “secundários", quando coletados por pessoas que não estavam presentes por ocasião da sua ocorrência. Na pesquisa documental, três aspectos devem merecer atenção especial por parte do investigador: a escolha dos documentos, o acesso a eles e a sua análise. PICCIRILO; ANDRADE, 2012, p. Para Barbosa (2008, p. a perspectiva de estar numa situação de jogo, em que o aluno tem participação ativa, ele pode utilizar seu raciocínio lógico, pensamento independente, e para resolver os problemas, pode aliar a sua própria capacidade e criatividade.

Os educadores em matemática devem procurar alternativas para aumentar a motivação para o aprendizado, estimular o desenvolvimento da autoconfiança, da organização, da concentração, da atenção e, consequentemente, do raciocínio lógico dedutivo, assim desenvolvendo a socialização entre os sujeitos. BARBOSA, 2008, P. Quantidade de jogadores Até 4 Como jogar Formados os grupos, as garrafas devem ser colocadas em posição triangular. O primeiro jogador joga a bola e tenta derrubar o máximo de garrafas possível. O jogador anotará os valores de cada garrafa derrubada e fará a somatória. Em seguida é a vez do próximo jogador. As garrafas são colocadas em posição novamente. Cada vez que uma equipe for à frente, ela deve fazer um rodízio na posição do mímico.

O “mímico” tem dez segundos para examinar a palavra ou expressão da respectiva categoria, que estará indicada na carta. Cada equipe saca uma carta de cada vez, conforme for sua rodada O mímico deverá dizer as demais equipes de qual a categoria é sua carta. Cada equipe poderá fazer até 5 tentativas na ordem previamente estabelecida enquanto o “mímico” deve ir fazendo gestos para que as mesmas adivinhem. O mímico não pode usar comunicação verbal, por menor que seja. SOUZA, 2010, p. É possível entender perfeitamente que a aprendizagem por meio de símbolos e atividades lúdicas e como exemplo os jogos demonstrados, pode se entender a importância do recurso na aprendizagem da matemática, incentivando não apenas esta matéria específica, mas o aprendizado de regras, utilização da criatividade, conhecimentos gerais entre outros.

Piaget, um legado a ser estudado Entre os grandes pesquisadores, talvez seja o nome de Jean Piaget que se desta entre aqueles que se preocuparam de como as crianças deveriam aprender, fugindo da tradicional linha vertical, educador-educando. Em seus estudos e pesquisas, Piaget demonstrou também que jogos vão além das brincadeiras e que podem ser uma efetiva ferramenta de diagnóstico de como esta criança se relaciona com a realidade, reage a estímulos e lida com regras ou situações cotidianas, “O jogo simbólico, assim como o jogo de exercício e o jogo de regras, […] revelam, então, elementos do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social”. Souza, 2011) Ao pesquisar sobre a disciplina de matemática, procurar retirar a dureza dos números para que eles fossem aprendidos de forma mais lúdica inseridos em um contexto que ficasse diretamente vinculado ao entendimento da criança de acordo com sua idade e grau de aprendizagem.

Deve-se levar em conta sua relevância social e a contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno. Trata-se de um processo permanente de construção. — O conhecimento matemático deve ser apresentado aos alunos como historicamente construído e em permanente evolução. O contexto histórico possibilita ver a Matemática em sua prática filosófica, científica e social e contribui para a compreensão do lugar que ela tem no mundo. — Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Nos jogos de estratégia (busca de procedimentos para ganhar) parte-se da realização de exemplos práticos (e não da repetição de modelos de procedimentos criados por outros) que levam ao desenvolvimento de habilidades específicas para a resolução de problemas e os modos típicos do pensamento matemático.

BRASIL, 1998) E também destacam que ao professor também é possível que este avalie e analise aspectos da reação e comportamentos de seus alunos, auxiliando em suas ações em relação a estes. compreensão: facilidade para entender o processo do jogo assim como o autocontrole e o respeito a si próprio; facilidade: possibilidade de construir uma estratégia vencedora; possibilidade de descrição: capacidade de comunicar o procedimento seguido e da maneira de atuar; estratégia utilizada: capacidade de comparar com as previsões ou hipóteses. BRASIL, 1998) Interessante que o destaque para jogos vai também no ensino de Álgebra, quando é procurado não se restringir apenas a procedimentos puramente mecânicos sem vínculo com a realidade que circunda o aluno. O trabalho com a Álgebra, neste ciclo, tem como ponto de partida a pré-álgebra desenvolvida no ciclo anterior, em que as noções algébricas são exploradas por meio de jogos, generalizações e representações matemáticas (como gráficos, modelos), e não por procedimentos puramente mecânicos, para lidar com as expressões e equações.

Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Uel, Londrina, 2008. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1997. Bimestral. NAKAMURA, Diany A. GÁLIO, Marcelo C.  Elaboração de Jogo - Mimica Maluca. Disponível em: <http://pibiduspsc. OBATA, Joice Yuko.  Jogo: Dominó da geometria espacial. Disponível em: <Joghttp://pibiduspsc. blogspot. com/2014/07/jogo-domino-da-geometria-espacial. administradores. com. br/artigos/academico/a-psicologia-da-educacao-contribuicoes-de-piaget/81232/>. Acesso em: 25 fev. SANTOS, Fernando Luís Ferreira. de. Os jogos e o simbolismo infantil: inteligência e afetividade em ação. In: MONTOYA, Adrián Oscar Dongo et al.  Jean Piaget, no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas. Marília: Cultura AcadÊmica, 2011. html>. Acesso em: 02 jun. Anexos Anexo 1Exemplo de cartas do jogo Mímica Maluca (NAKAMURA; GÁLIO, 2014) Anexo 2 Exemplo de PEÇAS DO Dominó da geometria espacial (OBATA, 2014).

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