OS DESAFIOS DE EMPREENDER POR NECESSIDADE OU OPORTUNIDADE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Francilete Almeida. MARABÁ/PA 2019 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 03 2 PROBLEMÁTICA 05 3 OBJETIVOS 05 3. Objetivo geral 05 3. Objetivos específicos 05 4 HIPÓTESES 05 5 JUSTIFICATIVA 06 6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07 7 METODOLOGIA 09 8 CRONOGRAMA 09 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10 1 INTRODUÇÃO Diversos estudos, nas últimas décadas, foram realizados para mapear o perfil do empreendedor e os fatores que refletem no desenvolvimento da intenção empreendedora e os “gatilhos” que disparam a ação empresarial. É importante que, no século XXI, a academia intensifique as pesquisas relacionadas ao empreendedorismo e ao empreendedor para direcionar as metodologias a serem aplicadas nas Instituições de Ensino Superior. Na segunda escola, McClelland (1972), entre outros da corrente humanista, assevera que o empreendedor reúne características e fatores que o condiciona a empreender. Inserida no viés comportamental, a teoria visionária, foi desenvolvida por Louis Jacques Filion em sua tese de doutorado no ano de 1988, a qual apresenta como se forma um novo empreendimento a partir de uma ideia de produto ou serviço.

Esta teoria esclarece sobre de que forma e em que condições uma ideia desenvolve-se e como vai se estruturando ao passo em que lhe são adicionados novos “contornos”, advindos de um processo visionário, inerente aos empreendedores em momentos de criação. Ademais, apresenta uma abordagem comportamental que contempla elementos como percepção individual, conceito de si, energia, liderança, sistemas de relações e compreensão do setor, que influenciam a formação das visões emergentes, complementares e central, culminando na ação empreendedora. Também, por meio dela torna-se possível compreender a importância e como se estabelecem as relações entre os empreendedores, seus empreendimentos e o ambiente em que encontram-se inseridos (FILION, 1988). Já se consegue compreender um conjunto de características das pessoas empreendedoras, no entanto são poucas as pesquisas que incluem entre seus objetivos conhecer os estímulos que disparam tais comportamentos.

A relevância social deste estudo está em compreender o que motiva as pessoas ao empreendedorismo para, então, propor sugestões para que as instituições de ensino superiores possam fomentar este espírito empreendedor em seus alunos e, assim, formar pessoas com atitudes diferenciadas e que podem impactar na economia de sua região. Dornelas (2014) aduz que exemplos de sucesso são cada vez mais comuns devido à difusão do empreendedorismo como disciplina acadêmica, maneira de agir, opção profissional e mecanismo de avanço econômico e social. Assim, uma importante contribuição deste estudo está em demonstrar, segundo ideia propostas por Dornelas (2014), que é possível ensinar o processo empreendedor e este pode ser compreendido por qualquer pessoa. Ademais, o autor afirma que o sucesso decorre de diversos fatores internos e externos ao empreendimento, estando relacionado também ao perfil do empreendedor à maneira como ele reage frente às adversidades que surgem no dia a dia.

Enfatiza-se nesta pesquisa a intenção em empreender. Para Dornelas (2014), é mítica a ideia de que atributos empreendedores sejam inatos. O autor rejeita a ideia de que os empreendedores já nascem fadados ao sucesso e defende que é tão somente no decorrer do tempo que os empreendedores aglutinam um amontoado de experiências, habilidades, contatos e capacidade para obter visão empreendedora e para buscar novas chances. O desenvolvimento de um empreendedor, segundo Gonçalves (2004), significa, principalmente, mudança. Para ele, tal desenvolvimento relaciona-se com a capacidade de mover-se no sentido de uma finalidade, assumindo os riscos inerentes aos processos de transformação. Pode-se observar, com base nesta revisão bibliográfica, a existência de uma gama de compreensões e análises em relação ao estudo do empreendedorismo e de seus antecedentes, podendo o fenômeno ser concebido a partir de diferentes visões, a depender da finalidade da investigação proposta.

METODOLOGIA A pesquisa será desenvolvida partindo-se da relevância da teoria visionária de Filion na área do empreendedorismo, a fim de entender os fatores que exercem influência na intenção de empreender. Para tanto, como metodologia, empregará a pesquisa bibliográfica realizada a partir de materiais já publicados, a exemplo de livros, artigos científicos e sites da internet que discutem o tema “empreendedorismo por necessidade ou por oportunidade”. Os principais autores pesquisados serão: Filion (1991), Dolabela (1999), Reis e Armond (2010), Lee et al. Araujo et al. n. p. jan. abr. BIRD, B. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: LTC, 2014. FILION, L. Revista de Administração, São Paulo: USP, v. n. abr. jun. GIMENEZ, F. GONÇALVES, C. M. Empreendedorismo, ensino e desenvolvimento regional: onde está a conexão.

Disponível em: http://www. infotecne. KRUEGER, N. F; REILLY, M. D; CARSRUD, A. L. Competing models of entrepreneurial intentions. M. J; LOPES, R. M. A; SILVA, D. Educação Superior em Empreendedorismo e Intenções Empreendedoras dos Estudantes. SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juros e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982. SHANE, S; VENKATARAMAN, S. R. Individual entrepreneurial intent: construct clarification and development of an internationally reliable metric. Entrepreneurship Theory and Practice, v. n. p.

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