O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:História

Documento 1

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO – A presente pesquisa intitulada “O Uso de História em Quadrinhos como uma Metodologia de Ensino para a Disciplina de História” desempenha uma abordagem sobre a inserção das HQ’s como uma metodologia de ensino eficiente para o desenvolvimento das aulas de História na rede de educação básica. Assim, realiza-se uma breve análise sobre o histórico e a evolução do gênero, bem como das possibilidades de sua inserção nas escolas e as contribuições concedidas aos professores e alunos.

Visando realizar esse intento, o trabalho fundamentou-se em uma análise bibliográfica, empregando percepções de autores como Waldomiro Vergueiro (2014), Paulo Ramos (2010) e Francine Andreska Lira dos Santos (2015), os quais abordam essa temática em seus descritos. Determinadas problemáticas permeiam nossa pesquisa, a título de exemplo, destacam-se: • Como se deu a inserção das HQ’s nas escolas? • Qual a sua relevância para o processo de ensino-aprendizagem? • Quais as contribuições das HQ’s para os professores e alunos? • Como introduzir e conciliar as HQ’s aos conteúdos de História? Diante do exposto, insta ressaltar consoante Vergueiro (2014, p. que “existem vários motivos que levam as histórias em quadrinhos a terem um bom desempenho nas escolas, possibilitando resultados muito melhores do que aqueles que se obteria sem elas”.

Desta forma, com este estudo iremos explorar estes motivos citados por Vergueiro. Em síntese, nosso objetivo geral incide na análise das HQ’s como uma metodologia de ensino na disciplina de História. Para impetrá-lo, designamos como objetivos específicos: • Refletir sobre o histórico e evolução das HQ’s; • Elucidar sua inserção nas escolas; • Identificar as contribuições dessa metodologia para os alunos e professores; • Expor determinadas HQ’s que abordam sobre conteúdos da disciplina de História. Figura 1 – Ziraldo e seus Personagens Fonte: Anarquista (2012) De acordo com Vergueiro (2014, p. inicialmente “[. os quadrinhos eram predominantemente cômicos, com desenhos satíricos e personagens caricaturais”, entretanto, mediante ao decurso do tempo, a visibilidade impetrada e a publicação diária em jornais, os cartunistas diversificaram suas temáticas, “[.

abrindo espaços para histórias que enfocavam núcleos familiares, animais antropomorfizados e protagonistas femininas, embora ainda conservando os traços estilizados e o enfoque predominantemente cômico” (VERGUEIRO, 2014, p. No século XX, sobretudo com o advento das Guerras Mundiais, emanam os supracitados super-heróis, os quais, consoante Vergueiro (2014, p. Determinadas nações europeias elaboraram códigos de ética e legislações para a publicação, marcadas por rígidos critérios. Assim, além dos Estados Unidos, países como “França, Itália, Grã-Bretanha, Alemanha e Brasil”, tornaram-se apreensivos com os conteúdos das HQ’s (VERGUEIRO, 2014, p. Vergueiro explana ainda a ideologia da população aludindo as HQ’s: Tinha-se como certo que sua leitura afastava as crianças de “objetivos mais nobres” [. que causava prejuízos ao rendimento escolar e poderia, inclusive, gerar consequências ainda mais aterradoras, como o embotamento do raciocínio lógico, a dificuldade para apreensão de ideias abstratas e o mergulho em um ambiente imaginativo prejudicial ao relacionamento social e afetivo de seus leitores (VERGUEIRO, 2014, p.

Nesse cenário turbulento, a inserção das HQ’s nas instituições educacionais caracterizava-se como uma insanidade para a época e, consoante ao educador Paulo Ramos (2010, p. serem encaradas em sua especificidade narrativa, analisadas sob uma ótica própria e mais positiva (VERGUEIRO, 2014, p. Diante desta nova conjuntura impetrada pelas HQ’s, verifica-se uma aproximação entre o gênero e o sistema educacional, sendo possibilitada sua inserção nas escolas como uma metodologia de ensino que apresenta inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem, tanto para professores quanto para os alunos, conforme explanaremos no capítulo posterior. HQ’S COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA Ponderada como um meio de comunicação de massas, a HQ combina a linguagem visual e verbal, caracterizando-se como uma ótima ferramenta para se empregar na sala de aula.

De acordo com Vergueiro (2014), as instituições educacionais reconhecem a relevância das HQ’s nos currículos escolares, fundamentando-se na LDB - Lei de Diretrizes e Bases - e nos PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais ratificam sua importância. Ainda consoante ao autor, evidenciam-se os inúmeros desígnios que contribuem para sua inserção nas aulas, bem como: Os estudantes querem ler os quadrinhos [. Vergueiro (2014, p. corrobora expondo que “as histórias em quadrinhos aumentam a motivação dos estudantes para o conteúdo das aulas, aguçando sua curiosidade e desafiando seu senso crítico”. O incentivo a leitura se concebe em outra contribuição das HQ’s, ponderando que os desenhos e os textos de fácil entendimento, transformam a prática em algo mais prazeroso, estimulante e interessante aos alunos.

Ademais, tem-se o desenvolvimento do raciocínio lógico, considerando que as HQ’s utilizam conteúdos dissimulados, os quais exigem que o aluno exercite seu raciocínio. Diante do exposto, insta ressaltar que embora incida em uma metodologia raramente explorada pela educação básica no Brasil, as HQ’s são eficazes em “[. Assim, por intermédio da mediação e do planejamento prévio, logra-se êxito no ensino com as HQ’s. Aludindo a disciplina de história, a educadora Francine Andreska Lira dos Santos (2015, p. expõe que “[. o uso das HQs pode contribuir no processo de ensinar e aprender História, pois propiciam uma perspectiva interdisciplinar, proporcionando a abordagem e o debate de diferentes temas”. Deste modo, ressaltamos algumas HQ’s que contribuem no desenvolvimento do aprendizado dos alunos em relação a determinados conteúdos desta disciplina.

Em suma, são inúmeras as HQ’s que contribuem no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de história. Além desta abordagem como fonte de pesquisa histórica, constata-se que a prática na criação de quadrinhos pelos alunos, estimula ainda mais o conhecimento. CONCLUSÃO O presente artigo intitulado “O Uso de História em Quadrinhos como uma Metodologia de Ensino para a Disciplina de História” abordou sobre o emprego das HQ’s como um recurso relevante no processo de ensino-aprendizagem para as distintas disciplinas do currículo da educação básica, sobretudo, destacando-se para a História. Deste modo, abordamos inicialmente acerca da História em Quadrinhos, explanando sumariamente sobre seu histórico e evolução, onde pudemos compreender que a mesma foi ponderada como uma influencia negativa para o comportamento de adolescentes e jovens da época.

No entanto, ao fim do século XX e início do século XXI, vimos uma alteração na concepção populacional sobre o gênero, tendo em vista que estudiosos refutaram tal difamação disseminada, sobretudo pelo psiquiatra Fredric Wertham. net/homenagem-24-10-2012-nasce-o-jornalista-e-cartunista-ziraldo-alves-pinto-criador-do-personagem-menino-maluquinho/. Acesso em: 26 jul. GOMES, Ivan Lima. Uma Breve Introdução à História das Histórias em Quadrinhos no Brasil. Disponível em: http://www. A Leitura dos Quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010. SANTOS, Francine Andreska Lira dos. O Uso das Histórias em Quadrinhos como Recurso Didático-Pedagógico nas Aulas de História. V ENID - Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, Campina Grande-PB, 21 e 22 de agosto de 2015.

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