O impacto do marketing digital

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Há quem fale, no início do presente século, em uma “sociedade em rede”, como Castells (2013), por exemplo. Trata-se de uma sociedade profundamente conectada e integrada, que desenvolve as suas relações e interações sociais através da internet e das redes sociais. Esse novo cenário impacta diretamente o universo corporativo, as instituições e o mercado, de maneira geral. O marketing deve estar, portanto, permanentemente atento à nova dinâmica presente no mundo. Nesse sentido, desenvolve-se e amplia-se aquilo que se pode considerar como marketing digital. Nesse sentido, busca extrair os dados dos livros, artigos e demais trabalhos acadêmicos relacionados à temática que, aqui, pretende-se discutir. A pesquisa bibliográfica é realizada a partir do levantamento de referências teóricas já desenvolvidas no universo acadêmico, conforme aponta Fonseca (2002), o que poderá ser percebido no tópico “Referências”, ao final.

Conceituando pesquisa teórica, anota Fonseca (2002, p. A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. A realização de um marketing digital eficiente é fundamental para delimitar e impulsionar seguidores e consumidores (Castro et. al, 2015, pp. A questão central, nos três conceitos sobre marketing digital apresentados até o presente momento, está no fato de que se trata de um conjunto de estratégias de marketing que se propõem a gerar uma melhor e mais interativa experiência dos consumidores com os produtos e serviços, em razão das diversas possibilidades proporcionadas pela internet e pelas novas tecnologias de informação.

A premissa de que o marketing digital fortalece as relações entre empresas e consumidores está exposta no entendimento de Moraes (2006, p. que afirma: O marketing digital permite que as empresas aprimorem o relacionamento com seus clientes, pois a utilização de ferramentas de comunicação digital, como o e-mail marketing, ou então estratégias interativas, como fóruns ou enquetes, proporcionam uma aproximação dos usuários com a empresa e familiarização com os produtos/serviços. Primeiramente, deve-se destacar a publicidade online. Trata-se, em resumo, da publicidade aplicada aos ambientes virtuais, como sites da internet, aplicativos, etc. A ampliação e a extensão da publicidade online são significativamente maiores do que as da publicidade tradicional, como aponta Vaskins (2009). Trata-se da ferramenta de marketing digital mais consolidada e disseminada nos ambientes virtuais, na atualidade.

Não é possível conceber a atividade de uma empresa que se pretenda estar próxima dos seus clientes sem que faça uso da publicidade online. Tratar a Internet como sendo um modelo alternativo ao mundo real é como uma TV para um cego, um rádio muito grande e pesado. Estamos diante de um novo mundo e este deve ser tratado e entendido como tal. O webmarketing está se firmando como uma ciência e, tal como seu primo mais velho, o marketing, precisa de pesquisas, análises e profissionalismo [. Para dominar webmarketing não basta saber fazer um site bonitinho, é preciso ter bom conhecimento de planejamento, marketing, design, de como funciona um site de busca, quem é o internauta brasileiro e outras informações pertinentes, não só ao mundo virtual, mas ao mundo real também.

Vaz, 2005) Outra ferramenta do marketing digital que gera um considerável impacto no mercado, seja para quem a elabora, seja para quem a utiliza, expressa-se nos sites de busca. DISCUSSÃO DE RESULTADOS O marketing digital não apenas tem redefinido a maneira com as agências e as empresas trabalham a questão do marketing, na contemporaneidade, como revoluciona a interação das pessoas, a nível mundial, com produtos e serviços. Visa tornar, através das diversas tecnologias constantemente renovadas pela internet, a experiência do consumo em algo verdadeiramente interativo. Os resultados da presente pesquisa indicam que o fortalecimento do marketing digital é uma tendência, gradualmente crescente, que será definidora sobre quais empresas estão, de fato, preparadas para vivenciar o mundo virtual, através da utilização eficiente de todas as suas possibilidades, ferramentas e plataformas.

A presente pesquisa também indicou a mudança, proporcionada pelo marketing digital, na relação entre empresas e consumidores, uma vez que as ferramentas de marketing digital possibilitam o alcance de um público-alvo significativamente mais amplo. CONSIDERAÇÕES FINAIS Após a revisão de literatura promovida na presente pesquisa, é possível concluir apontando para o fato de que as mudanças proporcionadas pela internet e pelas novas tecnologias alcançam horizontes verdadeiramente amplos. CASTELLS, M. Redes de indignação e de esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. CASTRO, Natália Santos de; BITTENCOURT, Jairo Alano de; CHAVES, Fernando Antonio Vieira; BARREIRO, José Henrique; REIS, Carlos Vinicius Santos. A influência do marketing digital sobre a escolha dos consumidores. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

com. br/artigosDetalhes. php?i. Acesso em: 15 de novembro de 2017. SEGURA, M. Anúncio 2. www. marketing. com. br. marketing. com. br. Acesso em 16 de novembro de 2017.

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