O ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE O PERÍDO DE AULAS NÃO PRESENCIAS: A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Matemática
Mas entende-se que usar as novas tecnologias, precisa de muito investimento na formação docente e no preparo de espaços compatíveis com a qualidade de um ensino tecnológico e contemporâneo. Mas as leituras realizadas nessa pesquisa mostrou que na Pandemia, apesar de décadas de discussão, a escola não se mostrou eficiente num planejamento de um ensino remoto ou até a distância. Isso demonstra que as intervenções pedagógicas eficientes devem tecer uma nova organização e até novas posturas docentes, que não podem avalizar conceitos matemáticos de forma fria e mecânica. Palavras – Chaves: Ensino Remoto. Pandemia. INTRODUÇÃO O presente estudo levanta a discussão de como está sendo inferido o ensino de matemática tanto na atualidade pela modalidade remota, mas também a sua constituição e resultados durante a história, pois sabemos que ao longo dos tempos os resultados medidos pelos exames de proficiência, não tem apresentados dados satisfatórios nos elementos mais básicos do ensino; raciocino lógico, dedução, interpretação e outros.
Isso levanta a discussão de que o ensino da matemática poderia usar as tecnologias digitais da comunicação e da informação para melhorar os resultados. Poderia também tornar as aulas mais atrativas e com instrumentos facilitadores da aprendizagem. Para entender todo o processo que esse estudo fomentou, foi preciso estabelece a problemática que nortearia a busca de respostas: Será que ensino de matemática é ainda envolta por processos conservadores e mecânicos ou já conseguiu estabelecer um canal de ensino aliado às tecnologias digitais da comunicação e da informação? A hipótese remota a seguinte concepção: As tecnologias digitais já são muito usadas por alunos para lazer e pesquisa, entretanto a escola não cria um canal de ensino aliados ao processos tecnológicos mais modernos, que pelo amplo despreparo e falta de formação docente, enfrenta dificuldades para ministrar o ensino remoto frente a Pandemia.
De certa forma, é preciso compor os objetivos pelos quais a pesquisa será ou terá um andamento teórico que venha a responder inúmeras questões e conflitos. Isso mostrou que levantar a discussão das questões mais deficitárias do ensino de matemática sem o uso das tecnologias. Isso porque nunca se viu tão presente a exigência de mudanças de relações, comportamentos e do próprio ensino. Para atribuir uma busca que justifiquem todos os elementos elencados nesse estudo: problemática, hipótese, objetivos e outros a pesquisa foi composta por uma pesquisa tanto na forma digital quanto física, sendo utilizados ferramentas como Scielo e GoogleClassroom. Deu importância para as pesquisas mais recentes, dos últimos dez anos, mas não se descartou a possiblidade de trazer publicações mais antigas devido a sua importância para o assunto.
A pesquisa foi dividia em três seções, sendo discriminas da seguinte forma: Seção I – Busca do surgimento do conceito matemático; Seção II: discussão do ensino da matemática com as tecnologias; Seção III: fomenta uma discussão de como está sendo ministrado o ensino de matemática na modalidade remota. C na Babilônia a matemática já daria passos importantes para uso como ferramenta importante nas relações comerciais, sobretudo ancoraria sobre essas mesmas relações uma função indispensável ao comércio (BIBLIOTECA DA MATEMÁTICA MODERNA, 2020). Mas considerar a matemática com processos mais consolidados e como uma ciência só seria percebido nos séculos VI e V na Grécia. Os Gregos tornaram-na um campo científico porque começaram a relacionar diversos conceitos sem que houvesse uma preocupação prática num primeiro momento, que relacionaria os fatores no conceito de infinito, continuidade e movimentos (BIBLIOTECA DA MATEMÁTICA MODERNA, 2020).
Segundo a Biblioteca da Matemática Moderna (2020, n. p) As diversas tentativas dos gregos de resolverem tais problemas fizeram com que aparecesse o método axiomático-dedutivo. ROQUE, 2005). Conforme Chyczy (2015, p. Na obra Brahmasphuta Sdd’hanta (“A abertura do universo”) escrita em 628 d. C. por Brahmagupta traz regras aritméticas de adição e multiplicação e também introduz os números negativos em termos de fortunas (números positivos) e débitos (números negativos). Hoje, basicamente a matemática se divide em 2 grandes áreas que são: matemática pura e matemática aplicada. Na matemática pura, os formalismos e fundações da matemática são as bases deste ramo, dando espaço para estudos como a teoria dos números, álgebra, combinatória, geometria, topologia e análise matemática, sendo que cada uma dessas áreas ainda possui subáreas de interesse, por exemplo: a topologia se divide em topologia geral, topologia algébrica e topologia diferencial.
Já na matemática aplicada, os ramos mais importantes são o da probabilidade e estatística, computação científica e programação e sistemas dinâmicos. LESSA, 2018, n. p. Nossas salas de aula atualmente possuem um modelo pedagógico estático e restrito, onde alunos e professores vivem numa realidade presa a livros didáticos e aulas puramente expositivas. Esse modelo de aprendizagem comprovadamente está ultrapassado, pois nossa sociedade precisa estar preparada para um futuro tecnológico e digital. Portanto, deve-se reconhecer a importância das mudanças na educação, em especial, na Matemática, pois as tecnologias serão capazes de divulgar as informações, as novas descobertas científicas, diminuir as distâncias, enfim ter a certeza que o mundo virtual pode proporcionar melhor qualidade na educação (RIBEIRO E PAZ, 2012, pp.
Ancorados na fala e na concepção sobre um ensino conservador Ribeiro e Paz (2012) dizem que infelizmente os processos educativos estão distante de um ensino mais moderno e tecnológico. Ainda as bases de construção do saber se fixam numa categoria mecânica e pouco significativa aos alunos, embora as discussões sobre um novo caminhar já esteja presente na escola há muito tempo. Gráfico 1 – Percepção quanto a disciplina de Matemática de uma escola Pública no Brasil Fonte: Ferreira (2015) Ainda para Ferreira (2015) na mesma pesquisa a dificuldade estabelecida por gênero feminino é ainda maior. Para 89% das mulheres dizem ter dificuldades na disciplina e para o sexo masculino esse percentual ficou em 69%. Nessa perspectiva entende-se que a matemática nos processos mais conservadores e mecânicos da constituição de seus conceitos, geram insegurança nos alunos.
Para Noé (2020, n. p. O que na verdade existe a falta de conhecimento técnico e pedagógico de operacionalidade desses equipamentos. Existem softwares inteligentes que podem ser ultimados para o processo de ensino como um feito pelo governo israelense e usado pelo estado de São Paulo. O magnific é uma plataforma de jogos pedagógicos que auxiliam os alunos nos desafios matemáticos. A partir do momento que a escola, principalmente a disciplina de matemática conseguir usar as funções mais abstratas do ensino conservador para os interesses e desafios do dia a dia, certamente colherá resultados positivos (SOUZA, 2020). Segundo Santos (2020, p. ainda sustenta Todos os professores foram pegos de surpresa com as mudanças e com a obrigatoriedade de uma inovação tecnológica para qual a maioria não estava preparada.
Observáveis nesses depoimentos, expondo suas fragilidade e suas indignações com todo esse processo de mudança. SANTOS, 2020, p. Diante desse contexto de adaptações sobre o ensino remoto e o uso das tecnologias para ensinar matemática, os equipamentos utilizados são os mais diversos possíveis como é demonstrado em um estudo pelo Todos pela Educação (2020) do uso das tecnologias pela rede estadual e municipal de ensino em todo o Brasil. Gráfico 2 -Estratégias das Redes Estaduais Fonte: Cieb (2020) Organização Todos pela Educação Gráfico 3 – Estratégias das Redes Municipais Fonte: Cieb (2020) Organização Todos pela Educação Percebe-se na análise do Gráfico 02 e 03, que a rede estadual de ensino assuem um fator de maior uso das tecnologias digitais para o fomento das aulas remotas.
Idoeta (2020) discute que não há como ter um ensino eficiente da matemática em meio a pandemia, se ela usa os recursos tecnológicos apenas como pano de fundo, mas que não consegue avançar pelas metodologias ainda pautadas no século XIX. O mundo, no futuro, sentirá impactos dessa questão de despreparo de ensino que poderá colocar uma geração inteira num patamar complexo e de dificuldades. CONSIDERAÇÕES FINAIS Depois de um amplo estudo sobre o ensino da matemática, suas concepções e de como ela está sendo dirimida no ensino remoto, percebeu-se que o campo de debates sobre um ensino mais eficiente e contemporâneo deve ser aberto nos espaços escolares. Isso porque a pesquisa bibliográfica mostrou que os dados dos resultados dessa disciplina quando inferidos por exames externos não são satisfatórios e estão longe de serem aceitáveis pela sociedade e pela escola.
Não se pode deixar anos e anos crianças, jovens e outros nas instituições de ensino sem que dela possam ter os conhecimentos mais básicos sobre o ensino da matemática, como também não se pode trazer em voga a necessidade de reformulação efetiva do currículo e todas as suas conjunturas de ensino, prática metodológica e didáticas. br/matematica/historia-matematica. htm. Acesso em 10 de novembro de 2020. CHYCZY. L. ufjf. br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_esmenia_ferreira. pdf. Acesso em 08 de outubro de 2020. GIL, A. Paraná. IDEB. Resultados e Metas. Disponível em http://ideb. inep. NOÉ, M. A Importância dos Recursos Tecnológicos no ensino da Matemática. Brasil Escola. Canal do Educador. NOGUEIRA, F. L. S; Pesquisa qualitativa: aplicações em Geografia (Organizadores).
– Porto Alegre: Imprensa Livre, 2017. RIBEIRO, F. M; PAZ, M. br/pluginfile. php/4880684/mod_resource/content/4/Roque%20-%20Hist%C3%B3ria%20da%20Matem%C3%A1tica. pdf. Acesso em 10 de novembro de 2020. SANTOS, G. br/noticias/864115910/como-ensinar-matematica-a-distancia-online-na-pandemia. Acesso em 11 de novembro de 2020. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Ensino a Distância na Educação Básica Frente à Pandemia da Covid -19. Nota Técnica.
986 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes