O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Considerando os objetivos propostos nos PCN para o ensino da Matemática, percebe-se que as novas tecnologia e seus recursos, tais como a internet, a realidade virtual, redes sociais, softwares e jogos educativos trazem para a educação possibilidades até a pouco inexistentes, e que podem ter efetiva aplicação no ensino da Matemática, contribuindo para o sucesso do ensino e aprendizagem. Este trabalho é um estudo bibliográfico que mostra a importância da utilização dos novos meios tecnológicos no ensino de matemática, e a importância da formação correta do professor para que ele esteja apto a fazer a utilização dessas tecnologias, seja na graduação seja em uma formação continuada. PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES. INTRODUÇÃO A utilização das tecnologias ainda se mostra como um desafio para vários professores na prática do trabalho docente.

Os reais potenciais educativos das tecnologias para o processo ensino-aprendizagem, trazem questionamentos e reflexões, e a forma que elas podem influenciar as ações pedagógicas, estão presentes nas pesquisas educacionais. Considerando os objetivos propostos nos PCN para o ensino da Matemática, percebe-se que as novas tecnologia e seus recursos, tais como a internet, a realidade virtual, redes sociais, softwares e jogos educativos trazem para a educação possibilidades até a pouco inexistentes, e que podem ter efetiva aplicação no ensino da Matemática, contribuindo para o sucesso do ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo mostrar aos novos professores, ou aos professores já atuantes, novas maneiras de se ensinar matemática, enfocando nas tecnologias digitais, uma vez que a evolução da sociedade requer uma mudança de paradigmas em relação a educação.

TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE A evolução das tecnologias, trouxe um avanço a sociedade nas mais diversas áreas no decorrer do tempo. E para que esse avanço prossiga, a educação é fundamental. E como as sociedades estão em constante processo de evolução, é necessário acontecer também mudanças no ensino, que atinja objetivos tais como uma educação para a subsistência, para a libertação, para a comunicação e para a transformação. destacam que as tecnologias móveis digitais na educação contribuem para a mudança das práticas educativas com a criação de um novo ambiente em sala de aula, que repercute em todas os níveis e relações envolvidos nesse processo, entre “as quais as mudanças na gestão de tempos e espaços, nas relações entre ensino e aprendizagem, nos materiais de apoio pedagógico, na organização e representação das informações por meio de múltiplas linguagens”.

Ainda de acordo com as concepções dos autores (ALMEIDA e SILVA, 2011), entende-se que os estudantes estão cada vez mais procurando por tecnologias que possam facilitar-lhes o desenvolvimento de suas atividades diárias, especialmente, as escolares. Todavia, na maioria das vezes, a utilização desses recursos se dá de forma mecânica e com pouco aprofundamento, uma vez que não explora suas potencialidades e quando as explora, é de maneira superficial e, em alguns casos, por meio de adaptações das características da tecnologia às necessidades momentânea (acesso à internet, vídeos de entretenimento, redes sociais, jogos online, entre outros). É preciso que as instituições escolares providenciem condições de trabalho ao professor, de maneira que ele seja capaz de inserir novos instrumentos pedagógicos que permitam aos seus alunos um maior envolvimento com a Matemática, dando significado aos conteúdos estudados.

Pois como afirma Pais (2013, p. Essa evolução das tecnologias deve provocar também uma evolução do profissional como apontam Souza, Moita e Carvalho (2011, p. “É essencial que o professor se aproprie de gama de saberes advindos com a presença das tecnologias digitais da informação e da comunicação para que estes possam ser sistematizadas em sua prática pedagógica. A aplicação e mediação que o docente faz em sua prática pedagógica do computador e das ferramentas multimídia em sala de aula, depende, em parte, de como ele entende esse processo de transformação e de como ele se sente em relação a isso, se ele vê todo esse processo como algo benéfico, que pode ser favorável ao seu trabalho, ou se ele se sente ameaçado e acuado por essas mudanças.

” Para Moore e Kearsley (2007), a ideia básica de EaD é a de que alunos e professores estão em locais diferentes por grande parte de seu tempo em que aprendem e ensinam. Estudando em locais distintos, eles dependem de alguma forma de tecnologia para transmitir informações e para que possam interagir. As figuras que antes eram levadas a cabo com lápis e papel, com essa plataforma ganha um poderoso aliado. Facilmente se podem adivinhar as dificuldades de compreensão que podem surgir quando os alunos tomam como referência um desenho e não uma figura. Um ambiente de geometria dinâmica permite superar definitivamente essas dificuldades. Figura 1 – Geogebra. Retirada de https://www. CONSIDERAÇÕES FINAIS Espera-se do aluno em relação as aplicações da tecnologia da informação e da comunicação uma integração com o meio educativo, que lhe proporcionará novas experiências que o ajudará no seu aprendizado, e consequente na sua preparação para a vida profissional.

O avanço tecnológico trouxe vários benefícios em relação ao avanço científico, educação, comunicação, lazer e produção do conhecimento. Com isso, impulsiona os recursos dinâmicos para favorecer o trabalho do educador, ao passo que, quando bem utilizadas pelos professores e alunos intensificam a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, e nesse contexto o computador (ou qualquer que seja a tecnologia utilizada) pode ser utilizado em proveito de uma nova forma de chamar atenção para a escola, com diferentes possibilidades de ações (SOUZA, 2004). Contudo, conclui-se que o professor precisa se qualificar para o uso das novas tecnologias em seu trabalho e terá que ser responsável por esta ruptura de paradigma. Pois, somente mediante esta mudança as dificuldades enfrentadas e outras que possam surgir serão superadas.

de O. Análise de softwares educativos para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v. n. p. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001. Coleção Tendências em Educação Matemática]. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9/2001: diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. KENSKI, V. M. Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. In: BARRETO, R. G. O que é o virtual? São Paulo: Ed. MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Revista de Ensino e Ciências e Matemática Acta Scientiae, v.

n. Educação a distância: Uma visão integrada. Tradução por Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007. PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, OEI, v. n. p. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. M. DARSIE, M. M. P. Informática educativa e educação matemática: evolução das concepções de professores a partir de um curso de Capacitação. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. ISBN 978-85-7879-124-7.

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