O DESEMPREGO E O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo, Desemprego e economia. ABSTRACT ABSTRACT: The following cientific article tries to relate the unemployment with the need to endeavor here in Brazil, using the pretext of the economic crisis contemporary in the country, wich is linked with the actual situation. Trought these little relation, between the unemployment with the need to endeavor, the article tries to show the recurrent problems that the entrepreneurs suffers here, for example: the bureaucracy to open a company, to reach a market, the lack of preparament, e etc. From this , this article tries to show possible solutions to this act, using the quantified and the qualitative method. KEYWORDS: Unemployment, entrepreneurship and economy. Esse tipo de empresa é a porta de entrada para o negócio formal no Brasil por ter processo simplificado de abertura, manutenção e contabilidade.
O mesmo levantamento mostra outro dado que demonstra a correlação direta entre desemprego e empreendedorismo, o número de empresas criadas no setor de serviços, que correspondeu a 62,6% do total. O setor de serviços exige menos recursos para criação da empresa, uma vez que em grande parte dos negócios necessita apenas de um profissional especializado para a prestação do serviço, ou seja, o próprio empreendedor. Além disso, as despesas iniciais do negócio tendem a ser muito menores para os prestadores de serviços quando comparadas com as de outros setores, como o comércio por exemplo, que foi a atividade escolhida por 28,8% do total de empresas abertas no período e que necessita de capital para aquisição do estoque inicial, infraestrutura física, capital de giro e em muitos casos custos com aluguel do ponto de venda.
De acordo com o levantamento Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2010), divulgado pelo Sebrae em 2011, o Brasil era naquele momento o país com maior número de empreendedores quando comparado aos outros países do G20, grupo que reúne as vinte maiores economias do mundo. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O desemprego no Brasil vinha crescendo cada dia mais, como pode-se observar no Gráfico I, tal efeito, ou fenômeno é causado segundo ROMERO (2016) acontece pois:”[. toda a economia acaba sofrendo os efeitos da desaceleração do consumo. Alguns setores sentem mais e primeiro que outros”. Gráfico I: O desemprego avança. FONTE:ESTADÃO apud IGBE 2015. as causas: “Dentre as causas mais citadas, pode-se enunciar: o desenvolvimento tecnológico, a globalização, a terceirização, a desindustrialização, o excesso de concentração da renda, os modernos métodos de gestão, de um modo geral, como a reengenharia e o downsizing, além de outras”.
A causa provável do desemprego no Brasil, está atrelada a crise econômica que o país enfrenta, isto é, também a desasceleração considerável na economia, prova que mostra a relação do desemprego com a crise econômica, segundo o CND e o SPC Brasil, os próprios trabalhadores sentiram a crise econômica: “Dentre aqueles que foram demitidos, praticamente nove em cada dez (87,4%) alegam causas externas, ligadas à crise econômica vigente, como redução de custos por parte da empresa para lidar com os efeitos da crise (43,4%), diminuição nas atividades da empresa, resultando em mão de obra ociosa (15,2%) e fechamento da empresa (10,6%). Somente 7,3% da amostra falam em motivações pessoais, como resultados abaixo do esperado no trabalho (2,8%) e dificuldade de relacionamento com os colegas e/ou chefe (2,3%)”.
CND; SPC Brasil, 2017, p. Segundo o INSPER, o aumento do desemprego no Brasil, vem fazendo com que o número de empreendedores no país venha aumentando, segundo a mesma projeção do Instituto: “A taxa de desemprego tem subido rapidamente na crise atual. novas empresas no Brasil, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. O número representa um aumento de 5,3% comparado com o montante de novos empreendimentos registrado durante todo o ano de 2014 (1. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento de novas empresas em 2015 foi puxado pelo surgimento de novos microempreendedores individuais. Serasa Experian1 ,2016 , p. ” Já no que tange ás características do empreendedorismo, pode-se dizer que, segundo Natsume (2004), isso acontece, pois: “É aqui que se dá o foco de nossa análise sobre o empreendedorismo brasileiro.
Tendo em vista que, muitos empreendedores entraram no ramo dos negócios por necessidade, como pode-se observar através da breve fundamentação teórica feita no ato anterior, muitos não tem o preparo necessário para entrar nesse mundo novo para os mesmos, consequentemente, a seguir algum dos problemas enfrentados pelos empreendedores novatos no Brasil. O primeiro problema, que se encontra na hora de empreender é o de encontrar uma demanda para seu produto, ou seja, o de delimitar uma área de trabalho, segundo Cascaes (2014): “todo empreendimento, antes de ser aberto, deve fazer uma mensuração entre sua capacidade produtiva, custos e despesas” (CASCAES, 2014, p. Sendo assim este problema está ligado com a falta de planejamento do empreendedor para com a tomada de decisões perante ao mercado. Outro problema ligado a falta de planejamento, é o de não possuir um caixa de dinheiro para investir, fazendo com que: “Para isso, empreendedores recorrem às linhas de crédito, empréstimos e outras possibilidades oferecidas pelos bancos, mas que raramente são dadas aos iniciantes do mercado”.
FULLTIME,2016, p. Em 2002, o GEM publicou um relatório no qual, dos 58 países analisados, o Brasil ficou em último lugar em termos de leis e regulamentos para se começar um negócio (GEM 2008, apud BONACIM; CUNHA; CORRÊA, 2009) e o 40º em abrir um novo negócio”. CASCAES, 2014, p. Porém na cidade de São Paulo, pode-se observar um esforço do Prefeito atual, João Dória, para sanar o problema da burocracia para abrir uma empresa, através do programa Empreenda Fácil, segundo a revista EXAME (2017), o programa consiste em: “O programa é uma parceria entre Governo Federal (por meio da Receita Federal), Governo do Estado de São Paulo (por meio da Junta Comercial do estado) e a Prefeitura de São Paulo. O Sebrae Nacional e o Sebrae de São Paulo também estão envolvidos.
Até 31 de dezembro, a meta é baixar o tempo de abertura de sete para cinco dias. O planejamento, consequentemente, também é uma solução para o problema da mortalidade das empresas no Brasil, pois: O planejamento visa influir em um campo sobre o qual temos domínio, para chegar àquilo que almejamos. A rigor planejar é um processo racional de intervenção na realidade em vista de objetivos. Trata-se, pois, de um processo racional que visa na prática transformar idéias em ação. A ação objeto do planejamento coloca-se no futuro. Planejar supõe uma visão do futuro para projetar o futuro. Tal acontece, desde logo, em empresas que laboram em setores cuja colocação no mercado de bens ou serviços se verifica apenas em determinadas épocas, em detrimento de outras (exemplo recorrente do caso das empresas ligadas ao setor da hotelaria, em geral, cuja atividade é descontínua por natureza e ainda o caso das empresas cujas matérias-primas apresentam uma disponibilidade de acesso limitada a determinados períodos do ano.
Importa referir que esta figura contratual não foi criada, nem se destina a colmatar necessidades resultantes da ocorrência de circunstâncias fortuitas ou de natureza transitória, associadas ao exercício da atividade empresarial. A celebração de contratos de trabalho desta natureza restringe-se, no âmbito do Código do Trabalho, apenas a empregadores que exerçam atividade sem caráter de continuidade ou com intensidade variável, pelo que as empresas cuja atividade revista as características particulares anteriormente apontadas poderão contratar trabalhadores para o exercício intermitente da prestação de trabalho com recurso a esta figura, de modo a regular uma prestação de trabalho que, na sua origem, não é assegurada continuamente, uma vez que é necessariamente intercalada por um ou mais períodos de inatividade.
Assim os conceitos de “descontinuidade” e de “intensidade variável” configuram os pressupostos essenciais de base para se aferir da admissibilidade ou inadmissibilidade, do recurso à celebração de contratos de trabalho intermitente”. ACIAB,2015, p. Disponível em: <http://www. aciab. pt/index. php?option=com_content&view=article&id=3832:contrato-de-trabalho-intermitente-conceito-e-regras-legais&catid=37&Itemid=393&lang=fr>. Acesso em: 13 out. Acesso em: 13 out. BASTOS, Maria João Marques Lemos. Empreendedorismo e as Políticas Ativas de Emprego: Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego. f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão de Recursos Humanos, Instituto Superior de Línguas e Administração, Vila Nova de Gaia, 2012. br/~gilda/Downloads - Arquivos/Disciplinas/Empreendedorismo/PlanejamentoEstrategico. pdf>. Acesso em: 13 nov. CASCAES, João. Um Estudo sobre as Dificuldades Encontradas pelos Micro e Pequenos Empreendedores no Brasil: uma comparação com o Chile.
spcbrasil. org. br/wpimprensa/wp-content/uploads/2017/02/Análise-Perfil-do-Desempregado-Recolocação-Profissional-1. pdf>. Acesso em: 24 set. f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, PontifÍcia Universidade CatÓlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <revistaseletronicas. pucrs. br/ojs/index. Global Entrepreneurship Monitor Empreendedorismo no Brasil : 2016 \ Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores -- Curitiba: IBQP, 2017. p. il. JUAN JENSEN (São Paulo). Insper. com. br/noticias/477395550/reforma-trabalhista-e-aprovada-no-senado-confira-o-que-muda-na-lei>. Acesso em: 13 out. MARIANA FONSECA (São Paulo). Revista Exame. abril. com. br/pme/5-pontos-da-reforma-trabalhista-que-irao-mudar-pequenas-empresas/>. Acesso em: 13 out. NATSUME, Alvaro Jim. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. n. p. mar. Disponível em: <https://periodicos. Disponível em: <http://revistapensar. com. br/administracao/pasta_upload/artigos/a107. pdf>. Acesso em: 04 out. uol. com. br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2017/08/31/desemprego-pnad-ibge.
htm>. Acesso em: 06 out.
185 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes