NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Matemática
Metodologicamente, realizou-se um estudo bibliográfico, onde foram examinadas as literaturas pertinentes à temática em foco. Palavras-chave: Matemática. Jogo. Ensino aprendizagem. Tecnologias. Quanto ao objetivo geral, traz como a tecnológica, pode auxiliar o professor de matemática. Como objetivos específicos, apresentam-se: • A importância dos jogos no aprendizado matemático; • Identificar os principais desafios que deverão ser superados pelos professores para o uso dos recursos tecnológicos nas salas de aula; • Definir as principais competências que deverão ser trabalhadas para um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos. Sobre a formação do educando é possível desenvolver, além de habilidades e competências matemáticas, a concentração, curiosidade, o trabalho em grupo, a autoconfiança e a autoestima. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Os alunos atuais, estão cada dia mais ligados as tecnologias existentes, tendo elas como parte de seu cotidiano, seja os jogos eletrônicos, os canais de youtube, as redes sociais, o acesso a tablet, notebook e smartphone a todo momento, fazendo com esse mundo de novas tecnologias sejam interessantes para eles.
Poderá colaborar, no entanto, se for usada adequadamente para o desenvolvimento educacional de nossos alunos”. MASETTO et. al, 2000, p. Tecnologia educacional no Brasil. A tecnologia é um grande auxiliador na educação, proporcionando uma nova forma de aprender, oportunizando aos alunos uma interação maior com os conteúdos, deixando as aulas, e a matemática principalmente muito mais realista. É também separado dos fenômenos do cotidiano e possui tempo e espaço próprio. É dotado de regras e possui caráter duvidoso, visto que a um misto de emoções no ato de jogar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos. Eles são atividades representadas por um desafio e desperta o interesse e prazer. O jogo é uma atividade lúdica que envolve o desejo e o interesse do jogador, onde envolve a competição e o desafio, motivando o jogador a conhecer seus limites e suas possibilidades de superação na busca da vitória.
Ao trabalhar com jogos os resultados serão mais visíveis, pois o aluno envolve-se no processo, mas muitas vezes a duvida estar em como colocar a teoria em prática. Fazer com que a aprendizagem seja mais interessante para que os alunos achem na escola muito além do quadro, cadernos, lápis, e livros, mas que disponham de lazer e aprendam ao mesmo tempo. Aprender brincando, é importante que os professores tenham essa concepção de que os jogos e as brincadeiras, quando adequados ao momento educativo, são "ferramentas" importantíssimas no processo de aprendizagem. Ao colocar os jogos, na escola, como forma de ensino o professor estará fazendo da aprendizagem algo interessante para o aluno. Aprender passa a fazer parte de seu mundo, pois a criança é o que está brincando, e assim ela interage com o mundo ao seu redor, com suas vivências diárias.
OS JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. O jogo e atividade lúdica não podem ser considerados apenas brincadeiras, eles possuem caracteristicas importantes para o desenvolvimento O jogo como recurso educativo é eficaz para preencher espaços ou duvidas deixadas pelo professor de forma agradável. Os principais teoricos que contribuíram para o jogo se tornar uma proposta para a educação matemática, são Piaget e Vygostsky. Os autores defendem a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Piaget (apud Kamii, 2001, p. GEOGEBRA O Software geogebra, é um software livre que foi criado por Markus Hohenwarter, com o primeiro lançamento em 2001, que nasceu de uma dissertação de mestrado, e foi evoluindo com o tempo e sendo reconhecido. O Geogebra foi elaborado a fim de se obter uma ferramenta para o auxílio no ensino de procedimentos algébricos e geométricos, trazendo a tecnologia como sua aliada.
É um programa de fácil acesso e utilização fácil utilização. Conforme explica Rocha (2008), a partir da explanação da sua tela de apresentação, barra de menus e de ferramentas e diversos comandos é possível compreender melhor as suas utilidades. O programa conta ainda com um manual, explicando a função de cada tela e recurso. Para que a proposta atinja o aluno, o professor precisa interiorizar o trabalho com jogos e acreditar no sucesso do mesmo. O aluno percebendo a segurança do orientador, ele se sente também seguro, pois, sabe que tem um apoio por perto, caso necessite. O professor precisa acreditar no aluno e em sua capacidade de aprender através dos jogos. Porém, a utilização dos jogos no âmbito escolar exige um planejamento detalhado.
É preciso interação entre os alunos, e principalmente aluno e professor, as regras sejam claras e de fácil entendimento, além de todo o material necessário, para que não haja dificuldade e alguns gargalos durante a execução do jogo. O jogo é uma prática que auxilia o desenvolvimento infantil, constrói e ajuda no conhecimento. Ludicidade e jogo são a combinação ideal, por meio dessa parceria é a dada a criança a possibilidade de uma participação ativa e natural, em que a natureza é única e prazerosa, independente a diferentes tipos de jogos, tem servido de argumento para fortalecer essa concepção. Através do uso dos jogos e atividades lúdicas, podemos ter uma compreensão, assimilação e fixação dos conteúdos pedagógicos.
Seu uso permite ainda o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da autonomia e da observação ás regras, além de estimular a competitividade construtiva e a criatividade. Para isso, é necessário que o professor tenha conhecimento da importância da escolha da estratégia e do jogo mais adequado para sua turma, levando em consideração idade e as características delas. A interdisciplinidade permite uma ligação entre o fazer e o comprender. Por meio que podemos trabalhae noções de lateralidade e espaço, ordem crescente e decrescente e medidas comparativas. Um jeito diferente de ver a matemática. É importante compreender o significado da matemática na nossa vida, porque ela está presente a todo momento. Dar um troco, calcular salário, fazr uma compra, questões relacionadas ao país, tais como inflação, sistema monetário entre outros, são melhor entendidos quando aprendemos desenvolvemos as habilidades dos conteúdos da matemática.
A interdisciplinidade permite uma ligação entre o fazer e o comprender. Por meio que podemos trabalhae noções de lateralidade e espaço, ordem crescente e decrescente e medidas comparativas. A educação tradicional privelegiava fórmulas para decorar os conteúdos em determinadas prátricas de desenvolvimento do raciocínio, assim as cópias e o “siga o modelo”. Hoje em dia há um novo jeito de olhar para o ensino e aprendizagem da matemática, com interessantes formas de aplicar os exercícios, estimulando a vontade do aluno de aprender. A relação professor e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2002. BELLONI, Maria Luíza. Educação para a mídia: Missão urgente da escola: Revista de Estudos da Comunicação. V. n. al. Manual do Geogebra. Disponível em: < https://pt.
scribd. com/document/86393464/Manual-Do-Geogebra>. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRUNER, J. S. O processo da Educação. KAMII, C; DECLAK, Georgia. Reinventando a aritmética. ed. Campinas. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Informatização no ensino de matemática: investindo no ambiente de aprendizagem. Zetetiké, Campinas, v. n. jan/jun. MEC. SAIZ, I. org). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. PIAGET, J.
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