Movimente-se onde estiver

Tipo de documento:Projeto de intervenção

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

O professor licenciado em Educação Física deve ter como objetivo principal na execução da docência localizar em cada um dos principais eixos temáticos da Educação Física (jogo, esporte, dança, ginástica e luta) seus benefícios humanos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer, cultura e qualidade de vida. A prática de educação física, “melhora por exemplo, a circulação sanguínea, e não beneficia somente o corpo, estudos vem demonstrando sua atuação na melhora das funções cognitivas, bom humor, memória e aprendizagem” ( SILVA et al 2018).   Em momento de isolamento social as crianças, jovens, adultos e idosos tornam-se mais propensos ao sedentarismo que é considerado um problema de saúde pública.

Escolas fechadas, em algumas regiões academias fechadas ou com limitação de uso o que deixam grande parte da populaçõa acomodadas provocam a ociosidade. Em tempos assim, a residência se tornou o único refúgio de muitas pessoas. Planos de aula Ensino Fundamental I ( alunos do 1º ao 5º ano) Plano de aula 1 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Lançamento de bolinhas Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo. Fazer a acolhida dos alunos, falar sobre a atividade do dia e os orientar como desenvolve-la. Lançar a bolinha para o alto com as duas mãos e recuperá-la com ambas. Jogar novamente e recuperar com a mão direita, com a mão esquerda e, alternadamente, jogar com a direita e recuperar com a esquerda e vice-versa.

Repetir os lançamentos quantas vezes quiserem. Preparar os materias e colocar num lugar da casa ou quintal que seja espaçoso. Afastar-se uns 15 passos da caixa ( balde ou cesto) arremessar as 20 bolinhas com a mão direita, assim que concluir repetir o desafio com a esquerda. Sempre alternando a cada 20 arremessos. Cesto, balde ou caixa de papelão, bolinhas de papel ( É sempre bom reciclar). Práticas corporais de aventura - LE PARKOUR. Aproximar-se do cesto correndo com um pé só e lançar a bolinha de papel. Ir e voltar com um pé só. Repetir o desafio quantas vezes quiserem desde que esteja confortável executar a atividade. bolinhas de papel, de meia ou similar. Uma caixa de papelão, cesto ou balde. Colocá-las uma a uma debaixo do queixo e correr segurando-a até o cesto e solta dentro dele.

Repetir os lançamentos quantas vezes sentir-se confortável a fazê-la 20 bolinhas de papel de meia ou similar. Uma caixa de papelão, cesto, ou balde. Atletismo: corrida circular Executar corridas de velocidade por meio de atividades lúdicas Inicio: Alunos divididos em 4 equipes, em colunas. Principal: A equipe 1 deverá ficar de frente para a equipe 2, e a equipe 3 deverá ficar de frente para a equipe 4, no formato de um losango. Jogos recreativos Conhecer jogos recreativos nas quais por meio do movimento e da cooperação dos colegas os objetivos dos jogos sejam alcançados. Inicio: Alunos enconstados no fim da quadra, sentados. Principal: Após a explicação, o professor irá colocar os alunos em círculo e retirar um dos mesmos. Os restantes escolherão alguém do círculo para realizar movimentos de alongamento e aquecimento.

Assim que escolherem o professor irá trazer o aluno que foi retirado e este deverá tentar identificar quem do círculo está puxando os movimentos. Quando o professor falar "avenida" os alunos devem voltar para a formação inicial e dar as mãos. Quando a formação estiver pronta, 2 alunos serão retirados, sendo colocados um em cada lado da formação obtida. O objetivo é que o aluno colocado de frente para a formação pegue o que está no fundo da mesma, sem poder atravessar a rua ou avenida. Quando um aluno pegar o outro, os alunos escolherão outros para ser o pegador e o fugitivo. Finalização: Quando todos tiverem sido pegador ou fugitivo, ou o tempo de atividade prévia acabar. Ao aterrissar, as crianças devem pousar em dois pés, espalhando seus pés sobre a largura dos ombros, para que tenham uma base ampla de apoio quando pousarem.

A ênfase deve ser colocada em pousar em ambos os pés ao mesmo tempo sem cair. Dê às crianças tempo suficiente para se movimentarem pelo espaço e pularem sobre todos os rios. Após 3 a 5 minutos de saltos, as crianças podem precisar de um breve período de descanso (30 a 60 segundos) antes de continuar a atividade. a 8 Bambo-lês Jogos cooperativos/ competitivos Quem sobra? Ampliar a capacidade de trabalhar em duplas/equipes e com as diferenças durante uma situação de jogo/brincadei ra. Dê a cada criança um par de ‘esquis’: Dois pratos de papel. E coloque no prato, um de cada vez. Lembrar que , para esquiar, não podem levantar os pés do prato. Espalhe cones para os alunos esquiarem entre eles.

Espalhem cones ou marcações com giz para que percorram os obstáculos da forma que escolherem para demonstrar habilidades. Saltar a marcação frente / trás uma sequência de 10 vezes. Ao chegar ao salto 9 saltar subindo o joelho e virando de lado. Repetir a atividade saltando de lado. E por último fazer 10 polichinelos. Repetir a atividade quantas vezes quiserem se sentirem confortáveis. Acolher os alunos, falar sobre a aula e orienta-los a respeito da execução da atividade. º movimento: Erga os braços ( levante-os o quanto poder) , 2º movimento – Abaixe os braços ( Agache e toque o chão) 3º movimento conte até 4 movimentando os braços quatro vezes um braço acompanhando o outro na mesma direção. º movimento: Mão fechada e girando o braço, repetir os movimentos alternando os braços.

º movimento: crie poses e por último simule com as mãos estar tomando sorvete. Necessita apenas de um espaço para fazê-la com segurança. Principal: Será realizado 4 atividades: Prova 1: Nome da equipe e Grito de Guerra - criar um nome e um grito de guerra em 4 linhas; Prova 2: Jogo da Personalidade - Adivinhar a personalidade escolhida pelo grupo com perguntas simples cujas respostas serão sim ou não; Prova 3: Imagem e ação - Realizar a mímica de 3 personalidades e 1 filme; Prova 4: Desenhe a palavra - Desenhar 3 palavras no quadro para o grupo adivinhar. Finalização: Quando todas as provas forem realizadas ou o tempo de aula acabar. Fichas para as mimicas, canetões e quadro Habilidades da BNCC (EF67EF09) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.

Plano de aula 2 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Arremesso ao alvo Treinar a pontaria Acolher os alunos, falar sobre a aula e orienta-los a respeito da execução da atividade 1. Escolher alguns alvos que podem ser embalagens, frascos etc. Tatâmes, e música para tocar. Habilidades da BNCC (EF89EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. Plano de aula 3 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Pista de obstáculos Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo Acolher os alunos, falar sobre a aula e orienta-los a respeito da execução da atividade 1. Crie uma pista de obstáculos divertida que inclua vários movimentos (pular, engatinhar, andar em uma linha com um pé, ziguezague etc.

Para criar a rota, por exemplo, utilize-se: bambolê para pular; fita adesiva para formar linhas de várias formas para andar de maneiras diferentes; travesseiros para pular; fio esticado entre dois objetos (por exemplo, cadeiras) para rastejar;   cobertores ou tapetes para rolar e copos ou garrafas de plástico como obstáculos para criar um caminho em ziguezague. Bolas Habilidades da BNCC (EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre. Plano de aula 4 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Trabalhando a flexibilidade Melhorar a flexibilidade e agilidade com o corpo. Acolher os alunos, falar sobre a aula e orienta-los a respeito da execução da atividade 1.

Apoiar o joelho direito no colchonete. Pisar no chão com o outro pé, lembrando que o pé deverá estar na posição a frente do joelho. Assim que alguém for pego, este também deverá dar as mãos para os pegadores, formando uma corrente. Sempre que alguém for pego, este torna-se parte da corrente Finalização: Quando todos forem pegos ou quando o tempo prévio da atividade finalize - 10 minutos. Não será utilizado material Habilidades da BNCC (EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

Plano de aula 5 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Pedra, papel e tesoura. Melhorar a flexibilidade e postura corporal Acolher os alunos, falar sobre a aula e orienta-los a respeito da execução da atividade 1. Sempre que alguém for pego, este torna-se parte da corrente Finalização: Quando todos forem pegos ou quando o tempo prévio da atividade finalize - 10 minutos. Não será utilizado material Habilidades da BNCC (EF89EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito. Plano de aula 6 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Construir e brincar com peteca. Apropriar e utilizar com maior controle as próprias possibilidades expressivas; - Jogar peteca.

Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustentável. O objetivo do jogo será acertar os círculos do time adversário, e no final o time que acumular mais ponto será o vencedor. Folhas de TNT com aproximadamente 50cm x 50cm e 2 folhas de jornal. Batalha das centopéias Cooperar com os demais colegas para atingir os objetivos das atividades. Inicio: Alunos em 2 colunas (formadas com as correntes da atividade anterior). Principal: Cada corrente da atividade anterior deverá formar uma coluna, representando uma centopéia. Quando o professor apontar para alguém ele dirá "PIF", o aluno que for apontado deve abaixar. Os alunos que estão ao lado direito e esquerdo do aluno que abaixou, devem o mais rápido possível tentar apontar um ao outro e dizer "PAF".

O aluno que apontar e disser "PAF" primeiro permanece no círculo e o outro saí. Quando restarem só 2 alunos, ambos devem ficar de costas um para o outro e ir caminhando até que o professor fale "PIF", e eles se virem e apontem o "PAF". Sem materiais físico, apenas uso corporal Habilidades da BNCC (EF67EF07) Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola Plano de aula 8 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Brincando com bolas de encher Construir possibilidades de ação para as atividades propostas; Compreender e respeitar as regras e os limites dos jogos Acolher os alunos, falar sobre a aula e orienta-los a respeito da execução da atividade 1.

De mãos dadas e com os braços erguidos para cima, 2 alunos formarão a casa, enquanto o outro será o morador, que deverá ficar entre os dois alunos, embaixo dos braços. Quando todos entenderem o que é casa, e o que é morador, o professor dirá que todos deverão formar trios, e desta forma 1 aluno sobrará. Todos os trios devem montar uma casa, que dentro, deverá conter um morador. O aluno que está fora, ao sinal do professor, deverá falar alto "casa", "morador" ou "furacão". Quando este falar alto "casa" quem é casa deve encontrar outro colega para construir uma nova casa sobre um dos moradores que estará parado. E vão revezando: Segura/pula. A atividade poderá ser repetida quantas vezes quiserem e sentirem confortáveis Corda de aproximadamente 5 metros O movimento do telefone sem fio Conhecer jogos recreativos nas quais por meio do movimento e da cooperação dos colegas os objetivos dos jogos sejam alcançados.

Principal: O professor deverá dividir a turma em 2 equipes e cada equipe deve formar uma coluna. O último aluno de cada coluna, que estará virado para o lado oposto dos demais, receberá um movimento efetuado pelo professor sem que os companheiros possam ver, com isso ele fará o mesmo processo repassando o movimento para o penúltimo aluno da coluna, sem que os outros vejam, e assim por diante. Quando chegar no primeiro aluno da coluna, este terá que demonstrar a todos e os professores irão verificar se o movimento está de acordo com o inicial. Transpor obstáculos - Início: Em equipes no tablado Principal: Cada equipe deverá realizar um circuito, apropriando-se de alguns movimentos básicos do parkour. Será contabilizado o tempo de cada equipe, pontua a equipe que fizer em menor tempo.

Movimentos solicitados: Tic - Tac ( corrida de aproximação, chute na parede com uma perna > queda; Equilibrio + rolamento (caminhada sobre o banco sueco, salto > rolamento sobre o tablado; Salto de precisão (Duas cordas, objetivo é saltar de uma a outra, permanecendo estático em cima das cordas); Salto de gato (vir correndo em direção as barras fixas de alongamento, saltar de um determinado ponto e se pendurar nas barras) Desmonte (quando se solta do local) Aterrissagem (Queda branda com o intuito de minimizar lesões); Finalização > Corrida (escolhe para transpor um obstáculo: Lazy vault (preguiçoso), Safety Vault (segurança), Monkey Vault (macaco). Finalização: Quando todos realizarem o circuito. Sem materiais físico, apenas uso corporal Habilidades BNCC (EF89EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.

Habilidades BNCC (EM13LGG503) Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento. Plano de aula 2 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Salto do quadrado e pular a corda Exercitar-se a busca da movimentos dentro dos limites corporais. Acolher os alunos, falar sobre a aula e orienta-los a respeito da execução da atividade Projetar e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas. A atividade é ideal para ser feita por 2 pessoas. Pegar 2 vassouras ou uma vassoura e uma corda fazer uma cruz, uma outra corda mais longa. As equipes receberão passaportes com as mesmas palavras porém em ordens diferentes, o objetivo é que no menor tempo elas encontrem em ordem, qual pessoa da equipe que está parada corresponde aquela palavra.

A equipe que está correndo pode realizar 3 perguntas para quem estiver parado para tentar adivinhar, se acertar e estiver na ordem ela pode receber o carimbo (quem está parado marca um X na palavra) se não, deve correr até outra pessoa e realizar novamente as perguntas. Vence a equipe que carimbar em menos tempo. Finalização: Quando o tempo de aula acabar ou que tenha passado 3 rodadas. Papel e lápis de cor. Principal: Uma bola será entregue para o primeiro aluno de cada equipe, este aluno, após o sinal do professor deverá conduzir a bola ate o próximo aluno da outra coluna (driblando), e assim sucessivamente. Após entregar a bola, o aluno devera sentar. Pontua a equipe que estiver sentada primeiro. Finalização: Quando o tempo da atividade acabar (15 min) ou quando uma equipe vencer 3 vezes (melhor de 5).

Bola de basquete Habilidades BNCC (EM13LGG503) Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento. Vence a equipe que fizer o maior número de cestas. Finalização: Quando o tempo da atividade acabar (30 min) ou quando uma equipe vencer 3 vezes (melhor de 5). Bola de basquete Habilidades BNCC (EM13LGG503) Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento. Plano de aula 5 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Ginástica localizada Conhecer e vivenciar movimentos básicos do ROPE S KIPP ING Acolher os alunos, falar sobre a aula e orienta-los a respeito da execução da atividade 1.

Alongamento: Fazer alongamento dando ênfase aos membros inferiores – Afastamento lateral das pernas – Agachamentos - Salto com corda a frente, Salto com corda atrás - Salto de pernas alternadas a frente e lateral, salto com combinação d e movimentos. O Frisbee deve ser passado de jogador para jogador, em um tempo de 10 segundos. c) Jogo adaptado – A quadra será dividida em 2. Cada diagonal das duas novas quadras haverá um cone com uma bola em cima. Serão formados 4 times, que jogarão 1x1 em cada quadra. O objetivo desse jogo é semelhante ao da atividade B, trocar passes com o frisbee, mas a meta para pontuação será arremessar o frisbee de modo a derrubar a bola de cima do cone (deve haver uma área limitada antes do cone a qual os alunos não podem entrar).

Ao apito do professor, o primeiro de cada coluna deve, com a bolinha de tênis no chão, ir empurrando a bolinha com o taco (pode bater) até a outra extremidade da quadra, na qual haverá um cone, fazer o contorno e voltar a sua equipe, entregando o taco e a bolinha para o próximo realizar a mesma tarefa. Vence a equipe cujo todos os membros terminarem esta tarefa antes. B) Ainda divididos nos mesmos grupos, agora a atividade será de lançamento e rebate. Um membro de cada grupo será responsável por lançar e rebater a bolinha intercaladamente a cada rodada. Desta maneira, um integrante irá lançar a bolinha rolando pelo chão e o outro rebater. O arremessador terá a função de lançar a bola para que o batedor rebata a bola para o mais longe possível.

Quando isso acontecer, metade dos integrantes da equipe devem correr ao redor da quadra, cada volta completa por cada membro resulta em um ponto. A equipe só poderá continuar correndo e pontuando até que a equipe de defesa devolva a bola para o posto de ataque (que é onde o batedor fica). Depois que todos forem batedores, as equipes invertem. Vence a equipe que pontuar mais. Assim temos o alongamento de peitorais. Ficar em pé atrás da cadeira, dar um passo grande para trás e colocar as mãos em cima do encosto. Flexionar o tronco à frente, deixando-o paralelo ao chão, formando um ângulo de 90° com o tronco e os membros inferiores. Permanecer assim por 20 segundos e depois retornar suavemente. Aqui temos o alongamento de peitorais e cadeia posterior.

Cones, bilhetes com perguntas e respostas, tortas de chantilly Habilidades BNCC (EM13LGG503) Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento. Plano de aula 8 Tema/Atividade Objetivo Como fazer? Materiais Brincando com bolinhas Desenvolver habilidades motoras e agilidade Acolher os alunos, falar sobre a aula e orienta-los a respeito da execução da atividade 1. Lançar a bolinha para o alto com as duas mãos e recuperá-la com ambas. Jogar novamente e recuperar com a mão direita, com a mão esquerda e, alternadamente, jogar com a direita e recuperar com a esquerda. Repetir os lançamentos, incluindo os membros inferiores. Com as pernas afastadas, desenhar o número 8 dentro e fora das pernas, trocando a bolinha de mão sempre que estiver entre as pernas.

Ao final de 4 a 6 repetições, descer o tronco na máxima amplitude, tentando tocar a bolinha, que estará segura por ambas as mãos, no chão. Para finalizar, realizar elevação de joelhos alternada, lançando a bolinha por baixo da perna que está elevada e pegando com a mão oposta. O desafio será lançar a bolinha cada vez mais alto Uma bolinha de tênis, de meia ou similar Basquete Passe, ponto?! Conhecer e executar diferentes tipos de passe do basquete Inicio: Alunos divididos em 2 grupos Principal: Ao redor da quadra estarão dispostos alguns cones. Para dar início ao jogo o professor irá lançar a bola para cima para que algum dos times a pegue. Iniciar a atividade solicitando que os alunos segurem a toalha no prolongamento dos braços estendidos ao longo do corpo pelas duas extremidades à frente do corpo.

Elevar a toalha acima da cabeça com os cotovelos estendidos. Flexionar o tronco para a direita e contar 5 segundos. Retornar à posição neutra e flexionar para a esquerda. Manter 5 segundos e retornar à posição inicial. Em seguida, proponha mais uma rodada e avalie a adaptação dos alunos. Prender a toalha em duas extremidades fixas. A altura será definida pelo aluno, que será motivado por você a superar os limites iniciais à medida que conseguir êxito na execução da tarefa. Oriente os alunos para que, de forma alternada, saltem a toalha na ida e, na volta, passem por baixo. Em seguida, proponha aos alunos que experimentem formas diversas e criativas de passar por cima e por baixo da toalha. Repita o movimento. Passada lateral: Com os braços completamente estendidos, empurre o tórax para fora, dê um passo largo para o lado, leve os quadris para trás e flexione o joelho da perna principal.

Mantenha a outra perna o mais estendida possível. Volte à posição de descanso e repita o movimento. Ponte: Deite com as pernas dobradas e os pés apoiados no solo. Ciência e Cognição. Disponível em: http://pepsic. bvsalud. org/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212010000200012 Acesso em: 09/11/2020. php/ML/article/viewFile/1543/1578 Acesso: 09/11/2020. BRASIL, S. E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais- Educação Física. com/2016/11/fracasso-escolar-conceito-e. html Acesso em: 09/11/2020. FRAIZ, R C C. O Imaginário de Poder e Autoridade e a Gestão Escolar. UNESP. htm. Acesso em 09/11/2020. LOURENÇO, A A; PAIVA, M O A (2010). MORO, M L F. Do fracasso para o sucesso escolar. MOSQUERA, J. J. M. STOBÄUS, C. D. MEDEIROS, M. PEREIRA, G. Democracia e Cidadania na Educação Escolar.

PERSPECTIVA, Erechim. v. A Comunicação na Transmissão do Conhecimento: interação professor e aluno no processo de aprendizagem no ensino superior. GO 2016. Disponível em: http://catolicadeanapolis. edu. br/biblioteca/wp-content/uploads/ Acesso em: 08/11/2020. SILVA, A C ; ARAÚJO, B B ; REBUSTINI, F A importância da atividade física para o bem estar emocional. Portal da Educação Física. Disponível em: https://www. educacaofisica. com.

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