MELHORIA NO SETOR DE RECEBIMENTO DE MATÉRIA PRIMA POR FALTA DE EFETIVIDADE
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Engenharias
Palavras-chave: Efetividade; matéria-prima; PDCA-Masp; ABSTRACT The main objective of the study was to verify the main failures of non-effectiveness in the achievement of goals that may be occurring in the receipt of the raw material of a company that has its segment in the cosmetic branch, located in São José dos Pinhais as well as its effect for with the company's production. The present study made use of the descriptive methodology, through a case study, where data were collected for a better understanding. It was proposed to use some of the quality tools in the search for the possible causes of the problem such as (five whys and the cause and effect diagram) and adapted the PDCA-Masp tool to solve the problem found. Key-words: Effectiveness; raw materia; PDCA-Masp; 1. INTRODUÇÃO Com a expansão da globalização e a concorrência entre as organizações, se tornou necessário para as empresas, que desejam ser competitiva, a buscar por qualidade e a otimização dos processos produtivos que visam cada vez mais “produzir mais com menos”.
” Foi realizada pesquisa quantitativa, de caráter descritivo que permite demonstrar o problema através da coleta de dados numéricos obtidos, demonstrada graficamente para melhor conhecer a causa do problema e atacar a principal causa. Para o presente trabalho, têm-se o seguinte problema: Como melhorar a eficiência do setor no recebimento de matéria prima? Para alcançar a melhoria proposta, foram definidos alguns objetivos específicos: a) Fazer o acompanhamento do processo de recebimento; b) Coletar e analisar dados obtidos; c) Aplicar ferramentas de auxílio para buscar as possíveis causas do problema; d) Propor e aplicar as melhorias; 3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Neste capítulo serão apresentados conceitos teóricos dos temas abordados no artigo sobre ferramentas da qualidade, 5 porquês, Masp, PDCA e diagrama de Ishikawa.
Ferramentas da qualidade As aplicações das ferramentas da qualidade podem ou devem ser utilizadas pelas empresas para definir, medir, analisar, propor soluções para os problemas que interferem no bom desenvolvimento dos processos e promover a melhoria contínua auxiliando nas tomadas de decisão e na padronização dos processos produtivos (PALADINI, 2008). Um dos princípios da Gestão da Qualidade Total está relacionado ao ato de controlar o desempenho dos processos, e para isso é necessário primeiramente se estabelecer um confiável sistema de coleta de dados e informações, que por sua vez constituem a base de entendimento, decisões e ações na busca do melhoramento contínuo dos métodos utilizados nos processos. O método apresenta uma sequência como em toda pratica administrativa, e está dividido para melhor compreensão em quatro partes descritas a seguir: P (Plan) - Planejar É utilizado para definir os objetivos a serem alcançados na manutenção ou na melhoria dos métodos e dos processos que servirão para atingirem as metas propostas.
D (Do) – Fazer / Executar É a realização dos treinamentos necessários à execução das atividades que servirão para atingirem os objetivos e efetivamente a execução das atividades que compõem os processos e a realização da manutenção e das medições de qualidade. C (Check) - Verificar É a verificação dos resultados das atividades executadas, comparando com os objetivos estabelecidos. A (Act) - Agir Compreende a realização das correções dos desvios apresentados em relação aos objetivos e a eliminação de problemas de acordo com os parâmetros já definidos ou com novos padrões estabelecidos. Tabela 1: PDCA Fonte: O autor (2018) 3. Fase de identificação do problema De acordo com a gerencia dessa empresa, o setor de recebimento de matéria prima não está conseguindo atender a demanda de entregas agendadas, o que tem causado atraso na entrega interna de matéria prima para o setor de produção da fábrica, causando muitas das vezes substituição nas linhas de produção de produtos programados para outros produtos de menor prioridade.
A empresa conta com 91 fornecedores de matérias primas no seu quadro, o seu setor de recebimento trabalha em 3 turnos, cada turno recebe em média 20 entregas, sendo em média 13 carretas com 260 pallets/turno. No total dos 3 turnos são realizados em média 60 recebimentos diários, onde são efetivamente concretizados apenas 68%, deixando de receber em média 32% um total de 20 entregas por dia de fornecedores. Fase de identificação das causas Para encontrar as possíveis as causas do problema enfrentado pela empresa, propôs-se utilizar a princípio uma das ferramentas de qualidade partindo da técnica dos “cinco porquês”, demonstrado na tabela 2. Tabela 2: Técnica dos 5 porquês Fonte: O autor (2018) Após a elaboração do quadro dos “cinco porquês”, houve a necessidade, por padrões preestabelecidos pela empresa, de fazer um diagrama de causa e efeito (FIGURA 1) para verificar o problema da baixa efetividade no recebimento de matéria prima.
Com o método PDCA-MASP se conseguiu detalhar e verificar todos os possíveis erros de um planejamento ineficiente, para o intuito de melhoria contínua através da padronização dos processos de recebimento de matéria-prima, a aplicação das ferramentas da qualidade, permitiu identificar as causas do problema no setor, propor melhorias e reduzir a ineficiência do recebimento e consequentemente gerar ganhos para o processo como um todo, apesar de atingidos os objetivos traçados neste estudo de caso, sempre é possível fazer novos trabalhos de melhoria. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COLENGHI, Victor Mature. O&M e Qualidade total: uma interpretação perfeita. ed. Uberaba: V. S. “Gestão da Qualidade”. Ihumas: 2012. MARTINELLI, Fernando B. ‘’ Gestão da QUALIDADE TOTAL’’. Curitiba: Ibepex, 2008. SELEME, R. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais.
° edição Curitiba: Ibepex, 2010. WILLIANS, Richard L.
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