MARKETING DIGITAL NAS MÍDIAS DIGITAIS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

Marketing Digital 7 1. Marketing de Conteúdo 12 2 MÍDIAS SOCIAIS 20 2. Conceitos e Mídias Mais Utilizadas 20 2. Marketing Digital para Estabelecimentos de Estética e Beleza 24 3 APRESENTAÇÃO DE CASE: MARKETING DIGITAL NA BARBEARIA CLUBE DE CURITIBA/PR 28 CONSIDERAÇÕES FINAIS 35 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 36 INTRODUÇÃO O atual cenário econômico e tecnológico está avançando cada vez mais ruma à globalização e com isso as pessoas estão cada vez mais conectadas. O acesso a informação se torna mais fácil e também a concorrência no mercado comercial fica mais acirrada. Em 2012 eram 155 mil e, hoje, somam mais de 600 mil. o Brasil ocupa o terceiro lugar no mercado global de beleza, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A previsão de faturamento do setor para 2017 é de R$ 127,2 bilhões.

Com base na dimensão desse mercado e visando atender um público cada vez mais exigente e bem informado, as empresas que atuam no ramo de beleza precisam se modernizar e acompanhar a velocidade com que as informações são transmitidas. Assim surgem questionamentos e possíveis respostas como : De que forma é possível atrair o seu público alvo ? Isso pode ser feito por meio da mídias sociais, que cresceram significativamente na última década e podem ser grandes aliadas para divulgar os serviços de um salão de beleza, bem como comunicar-se com os clientes atuais ou futuros. Assim, as empresas precisam se adaptar a essas mudanças para não serem ultrapassadas pela concorrência. Assim sendo, é oportuno pesquisar sobre marketing digital, compreender como tem sido sua utilização nas PME, bem como pesquisar e caracterizar as mídias sociais que estão mais presentes nas vidas das pessoas, de forma a demonstrar o potencial de exploração desses canais de comunicação para a prospecção de clientes.

Para atingir os objetivos foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. A pesquisa qualitativa proporciona percepções subjetivas sobre uma determinada questão, possibilitando espaço para a interpretação e entendimento da questão escolhida como base para a pesquisa. De acordo com Roesch (2010, p. Marketing Digital O desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e das tecnologias relacionadas a informação e a comunicação tem permitido a sociedade presenciar o uso de várias possibilidades comunicacionais, nas mais diferentes areas. Seja em ambientes privados, seja na esfera social, seja no âmbito das organizações e empresas, as ferramentas tecnológicas têm sido refinadas e aprimoradas constantemente. O grande desafio passa a ser, assim, como utilizar tais ferramentas de maneira eficiente. Aquilo que se pode entender como “era digital”, ou seja, um período marcado por uma organização social fortemente influenciada pelos ambientes virtuais tem gerado efeitos no universo dos negócios.

Assim, a ideia de marketing digital, a princípio, diz respeito às estratégias utilizadas em ambientes digitais. De acordo com a definição de Torres (2010, p. O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas a Internet, e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente da sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem nele, e tomem a decisão de compra a seu favor. Essa definição mostra que as estratégias de marketing digital não se tratam da simples adaptação das estratégias de marketing e publicidade para os usuários da internet, mas tem como objetivo estreitar o relacionamento com os clientes, de forma que eles conheçam os produtos ou serviços da empresa e sejam estimulados para realizar uma ação de compra propriamente dita.

Porém, de acordo com estimativas do Google, menos de 10% dos usuários da internet que fazem buscas clicam em anúncios dos links patrocinados (TORRES, 2010). Diante disso, os empreendedores que tem os conhecimentos mínimos de marketing digital contam com ferramentas poderosas para atrair e converter clientes, o que é primordial para o sucesso de qualquer negócio. A grande dificuldade para as PME é dominar os termos e conceitos sobre marketing digital, que ainda são mais conhecidos pelos especialistas das áreas de publicidade ou pelos profissionais de agências de marketing e publicidade digital, assim como os nativos digitais que estão mais acostumados a procurar por informações e até estudar pela internet. Mas nem sempre uma PME consegue contratar um terceiro para esse propósito, porque tem orçamento reduzido, então o primeiro passo no planejamento das estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas deve estar concentrado em como obter o máximo com um orçamento de marketing limitado.

Nesse sentido, o desenvolvimento do marketing digital é, em grande medida, relacionado ao próprio desenvolvimento da plataforma da internet e das tecnologias de comunicação. O marketing digital permite que as empresas aprimorem o relacionamento com seus clientes, pois a utilização de ferramentas de comunicação digital, como o e-mail marketing, ou então estratégias interativas, como fóruns ou enquetes, proporcionam uma aproximação dos usuários com a empresa e familiarização com os produtos/serviços. É o primeiro passo para a compra (MORAIS, 2007, p. Então, no marketing digital é amplamente usada a tecnologia e as empresas usam a colaboração de clientes e parceiros para comunicar e divulgar seus produtos e estar em contato constante com todas as partes interessadas na empresa. Diante disso, surgiram os conceitos para as estratégias de marketing digital inbound e outbound.

O marketing outbound é descrito por Gunelius (2014, p. E também o marketing de conteúdo: Trata-se de uma proposta para atender a uma necessidade do consumidor moderno, de minimizar seus esforços ao proporcionar informações que atendam suas demandas, sejam confiáveis, e objetivas, quando caracterizadas pela urgência ou imediatismo na promoção de uma ação, criando um canal para atendimento e relacionamento com o cliente. FERREIRA e CHIARETTO, 2016, p. O marketing de conteúdo visa, também, minimizar os esforços dos consumidores e permitir o acesso a informações objetivas e confiáveis. Trata-se de uma estratégia voltada à criação e distribuição de conteúdo relevante, através dos mais diversos canais de comunicação. Como a própria expressão diz, trata-se de uma estratégia, essencialmente, ligada ao conteúdo, devendo este ser relevante.

Quando se define uma persona devem ser escolhidos os objetivos, desafios enfrentados, dificuldades, objeções comuns, e outras informações pessoais e demográficas para a persona. É importante elaborar mais de uma persona, principalmente quando a empresa oferece diferentes produtos e serviços (REZ, 2016). A diferença entre o público-alvo e as personas é que no segundo caso são focados aspectos específicos de comportamento e preferências, diferentemente do público-alvo para o qual as preferências não são tão especificamente detalhadas. Um exemplo de público-alvo para estabelecimentos de beleza como salões, barbearias e estéticas pode ser: homens e mulheres pertencentes às classes A, B e C quase preocupam em cuidados com a beleza e buscam por salões próximos do trabalho ou da residência.

No caso de uma persona para o mesmo tipo de estabelecimento, como exemplo pode ser: Ana, advogada, casada, de 35 anos, mantem os cabelos com loiros e acompanha as novas tendências de cores e tratamentos para cabelos com química. Assim, é possível dizer que a publicidade online é, atualmente, a ferramenta mais disseminada e utilizada, no âmbito do marketing digital. No entanto, as ferramentas tradicionais costumavam ser direcionadas para o público em geral, sem maiores distinções ou especificidades, mas a publicidade online pode ser enviada especificamente para públicos distintos. Além disso, segundo Ticianelli (2009), é possível medir e avaliar, com grande precisão, os efeitos das campanhas de publicidade nos meios virtuais atualmente. A infinidade de relações simultâneas que a internet permite criar entre os usuários, analisar e conhecer o perfil dos consumidores perde a simplicidade que costumava ter.

Aquele mesmo sujeito que possui um blog sobre músicas também tem o hobby de comparar preços de vinhos na rede e de ler a versão online de determinado jornal, assumindo assim diversas facetas virtuais (VASKIS, 2010). Mesmo que atualmente estejamos bastante baseados na comunicação interativa online e em redes sociais, o processo que se desenrola na cabeça das pessoas sobre estar ciente da existência de um produto, mostrar interesse no produto com base em informações obtidas relacionadas aos benefícios do produto e expressar o desejo de ter esse produto porque atende às necessidades, desejos e interesses, e em seguida tomar a decisão de comprar ou não o produto é praticamente o mesmo desde que o modelo foi criado. Os estudiosos de marketing da era atual afirmam que o modelo AIDA pode ser aplicado aos serviços de internet, na realidade o modelo pode ser aplicado em quaisquer tipos de produtos e serviços.

O modelo AIDA tem diferentes níveis. O nível cognitivo é quando a atenção do usuário pode ser despertada. É o primeiro passo no processo de comunicação onde o consumidor precisa saber sobre a existência do produto ou serviço. Portanto, especialistas em marketing digital afirmam que o conteúdo é a grande moeda de troca da internet, que faz a empresa se tornar relevante para os internautas. Há recomendações para que o conteúdo do site seja renovado regularmente de forma a incentivar o retorno dos visitantes (TORRES, 2010; PEREIRA, 2016). Uma estratégia básica de marketing digital é oferecer conteúdo gratuito ao cliente, por meio de blogs, infográficos, e-books ou vídeos informativos ligados ao site da empresa. Mas também devem ser utilizadas ferramentas para ajudar o usuário a chegar ao conteúdo da página, ou seja otimizar o conteúdo para gerar tráfego, que em essência significa fazer com que os robôs de busca do Google, Yahoo, Bing etc.

encontrem o website da empresa ou blog ao realizarem buscas nessas ferramentas. Em geral essa página pode e deve ser divulgada nas mídias sociais, ou por e-mails promocionais e botões no site que irão levar o público alvo para a Landing Page. Essas páginas também podem ser criadas com o objetivo específico de conversão para gerar Leads. Um lead no jargão do marketing digital é a pessoa que deixou os dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na empresa, produto, marca ou tema associado aos negócios da empresa, portanto é considerado um potencial cliente (PEREIRA, 2016). A etapa seguinte do funil de vendas é o relacionamento, na qual um lead pode se tornar um cliente. O relacionamento é a etapa fundamental para definir quais visitantes se tornarão clientes de fato.

Os interesses, informações e especulações que aparecem em blogs e nas redes sociais como Twitter e antigamente no Orkut, atualmente substituído pelo Facebook, são capazes de unir as pessoas em relações que ultrapassam a conexão entre computadores, porque se apoiam na conexão entre pessoas, construindo, portanto, uma rede social de interação. Para Recuero (2014) os indivíduos interagem com a mediação da internet e desencadeiam novos comportamentos sociais, culturais e informacionais De acordo com Recuero (2014) o indivíduo pode assumir diversos papéis e representar múltiplas facetas de sua identidade. Assim, as conexões são laços construídos nessas interações, que deixam informações possíveis de serem analisadas como rastros sociais que permitem identificar o perfil social desses indivíduos.

Algumas das principais inovações que a internet trouxe para a sociedade são a conectividade e o imediatismo. Nos últimos anos, a rede mundial de computadores possibilitou a criação de uma teia de relações, que se estabeleceu com a utilização das tecnologias da informação e comunicação em tempo real, conectando pessoas dos mais variados locais do planeta e permitindo a comunicação e a troca de conteúdos imediatos. Uma rede acaba copiando algo que está dando certo em outra, ou quando uma grande empresa não consegue comprar uma menor, como foi o caso do Snapchat, que Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, tentou comprar, mas não conseguiu, ao contrário do que aconteceu com Instagram e WhatsApp que eram aplicativos independentes e foram comprados, sendo que hoje fazem parte da empresa Facebook Inc.

Há alguns anos o YouTube (que também era independente e foi comprado pela Google) não era nem mesmo considerado como uma rede social por Telles (2010): Normalmente se coloca todas as mídias sociais dentro da mesma cesta. O Twitter, por exemplo, é um microblogging que pode formar várias redes sociais dentro do mesmo sistema. Já o YouTube é um site de compartilhamento de vídeos que, raramente, pode formar uma rede social. Dentro de diversas mídias sociais podem se formar redes sociais (TELLES, 2010, p. Conforme os 2. internautas que responderam essa pesquisa via aplicativo ConectAí Express, em junho de 2017, o WhatsApp também foi identificado como a rede social mais usada no Brasil. Esse aplicativo social está instalado nos celulares de 91% respondentes da pesquisa, seguido por Facebook, Instagram, Facebook Messenger e Twitter, enquanto Skype, Snapchat, Pinterest, Telegram e Tumblr estão instalados em 25% (ou menos) dos smartphones dos respondentes da pesquisa (COSSETTI, 2017).

Convém ressaltar que o aplicativo YouTube já vem pré-instalado nos smartphones com o sistema operacional Android e até a versão 5 do iOS, sistema operacional da Apple, também vinha pré-instalado. Provavelmente por isso o YouTube não apareça nas estatísticas da pesquisa IBOPE/ConectAí Express. Assim, conforme alguns resultados dessa pesquisa, percebe-se que ainda há falta de conhecimento sobre o uso do marketing digital para fidelização de clientes. A pesquisa foi realizada em outubro de 2017, por meio de um questionário online que foi enviado para 26 profissionais da área da beleza (manicures, cabeleireiros e maquiadores), sendo que teve 15 respostas. A pesquisa buscou identificar se os profissionais tinham conhecimento e aplicavam o marketing digital, e por meio de quais as estratégias (MEGIER, 2017). As mídias sociais mais utilizadas para as postagens foram o Facebook (93,3%) e o YouTube (9,7%), o que demonstra a importância da rede social criada por Mark Zuckerberg, que sempre figura nas estatísticas como uma das primeiras em quantidade de usuários.

Sendo assim, os profissionais de beleza de Treze de Maio/RS estão exibindo suas publicações para um público bastante abrangente. O Facebook e o WhatsApp foram indicados como as ferramentas mais usadas para a retenção de clientes, sendo que o WhatsApp foi o mais utilizado pelos salões pesquisados para a retenção de clientes, devido à rapidez para divulgar as novidades e promoções dos estabelecimentos (CRUZ e ANANIAS, 2017). Ao se analisar os dados das pesquisas realizadas por Megier (2017) e por Cruz e Ananias (2017) é possível recomendar algumas estratégias para aplicar o marketing digital em salões de beleza, como começar pela oferta de conteúdo gratuito ao cliente, que seja de seu interesse na área de estética, cabelos, tratamentos de pele, novidades e tendências de moda, por exemplo, dando dicas sobre cores de batons e esmaltes da moda e tratamentos para cabelos.

Esses conteúdos podem ser de um tipo geral, ou mesmo pode ser perguntado se os clientes permitem que se faça fotos de algum serviço realizado (como um penteado, maquiagem ou coloração) para publicar nas redes sociais ao estilo do “antes X depois”. Com tais estratégias, tanto o salão pode demonstrar que está atualizado com as tendências e a moda, como alguns clientes podem se sentir valorizados por aparecerem na página do salão e serem referência para outros clientes ou mesmo para mostrar aos amigos. Esse tipo de publicação pode criar um vínculo e auxiliar na fidelização dos clientes. Os serviços de manicure, pedicure, depilação e massagens possuem menor frequência, portanto a pesquisa identificou oportunidades para aumentar a demanda para estes serviços, o que pode ser realizado por meio de uma comunicação mais eficaz para demonstrar que a barbearia possui tais serviços(PRADO JUNIOR et al, 2016).

Dentre algumas das novas estratégias de promoção para aumentar a demanda por serviços, sugere-se que sejam ser criados pacotes de serviços incluindo os menos procurados, como “barba e manicure” ou “barba e pedicure” que podem ser efetuados em conjunto, já que se tratam de serviços com média de ralizacao de 30 a 40 minutos, configurando-se como serviços rápidos e que podem ser feitos concomitantemente. Outra ideia interessante para épocas de recessão, ou mesmo para fidelizar os clientes, é a oferta de pacotes promocionais ou descontos para dias específicos da semana ou horários que tenham pouca demanda. O “mês de aniversário” também costuma ser uma boa ação para fidelizar clientes e funciona da seguinte forma: quando o cliente comparece pela primeira vez é feito um cadastro com seus dados como data de aniversário e o sistema fica programado para que anualmente no mês de aniversário o cliente tenha um percentual de desconto, que sugere-se seja de 5% a 10% de desconto.

Outra opção para que a barbearia possa captar mais clientes é descobrir quais seriam as “personas”, de forma a planejar e definir as estratégias de marketing digital mais adequadas para a promoção nas redes sociais, com o desenvolvimento de ações promocionais. Quantos? _____ ( ) não 4) Com qual a frequência você costuma ir ao barbeiro? ( ) semanalmente ( ) quinzenalmente ( ) mensalmente ( ) a cada dois meses ( ) a cada três meses ou mais ( ) não sabe informar 5) O quê uma barbearia representa para você? ( ) necessidade ( ) descontração ( ) socialização ( ) Outro: _____________________ 6) Você se considera? ( ) vaidoso ( ) prático 7) Como você ficou sabendo da barbearia? ( ) indicação ( ) passou em frente ( ) internet (sites de busca) ( ) redes sociais 8) Quais os serviços você costuma procurar na barbearia? ( ) cabelos ( ) corte ( ) tintura ( ) barba ( ) manicure e pedicure ( ) depilação ( ) massagem 9) Qual a melhor forma que gostaria de receber notificações sobre promoções e novidades da barbearia? ( ) WhatsApp ( ) Messenger ( ) mensagens diretas do Instagram ( ) contato telefônico ( ) e-mail 10) Qual sua renda mensal? ( ) até um salário mínimo ( ) dois a três salários mínimos ( ) quatro a seis salários mínimos ( ) sete salários mínimos ou mais 11) Qual a rede social ou aplicativo de mensagens você acessa via smartphone? (pode marcar mais de uma opção) ( ) Facebook ( ) Instagram ( ) YouTube ( ) Pinterest ( ) WhatsApp ( ) Messenger ( ) Telegram ( ) outro.

Qual? _______________ 12) Quais os tipos de promoções seriam ideais para você? ( ) pacote de serviços mensais com desconto ( ) desconto para fidelidade ( ) desconto em horários específicos ou dias da semana ( ) desconto no mês de aniversário ( ) promoções e desconto em cupons ( ) desconto por indicar amigos para novos clientes ( ) Outro. A partir das respostas após a aplicação do questionário, os dados ajudarão a descrever o perfil dos clientes atuais da barbearia, tais como faixa etária, renda, frequência de procura pelo estabelecimento, serviços mais buscados, promoções e descontos que gostariam de ver na barbearia, se possuem filhos e netos, formas de contato, etc. Com base nisso, é possível traçar o perfil de algumas personas e propor novos serviços e promoções de fidelização ou para aumentar a demanda de serviços da barbearia.

Além disso, embora não seja um fenômeno recente, o culto à beleza e a juventude é uma forte tendência nos dias atuais. O marketing digital evoluiu a partir dos conceitos e teorias do marketing tradicional e aplicação do marketing digital é de fácil entendimento. Com a utilização de uma sequência de etapas desde a atração de visitantes para o website de uma empresa e de suas redes sociais, é possível utilizar estratégias para fechar vendas. Conteúdos criativos e chamativos, relacionamento com clientes pelas redes sociais e informação são os elementos chave para atrair e reter clientes online. Além disso, o acompanhamento constante das estatísticas e métricas, proporcionadas pelas atividades dos clientes na web é primordial para a tomada de decisão e atração de novos clientes, sendo possível planejar campanhas que se tornem altamente eficazes e lucrativas.

A partir dessa pesquisa foi possível demonstrar que pequenos e médios empresários podem explorar o marketing digital por meio da produção de conteúdos atrativos e do contato constante da empresa com seu público-alvo pelas mídias sociais. A influência do marketing digital sobre a escolha dos consumidores. Anais do XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (XII SEGET). Resende/RJ, 2015. CHURCHILL, Gilbert A. PETER, J. br/noticias/2017/08/whatsapp-e-rede-social-mais-usada-no-brasil-apps-do-facebook-dominam. ghtml>. Acesso em 01 maio 2018. CRUZ, Glesdiriana Ferreira da, ANANIAS, Sandro Patrício. Estratégia de retenção e fidelização de clientes em salões de beleza de Belo Horizonte: Um estudo comparativo entre clientes-alvo. com. br/blog/glossario-de-marketing-digital/>. Acesso em: 21 abr. FERREIRA, Luciana Mendes; CHIARETTO, Silvana. Marketing de Conteúdo em Ambiente Digital: uma estratégia de Branding na perspectiva evolutiva do Marketing.

Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009. GUNELIUS, Susan. Marketing nas mídias sociais em 30 minutos: manual prático para divulgar seus negócios pela internet de modo rápido e gratuito. São Paulo: Editora Cultrix, 2014. com. br/artigos/354/ricardo-prates-morais/10/12/2007/as-empresas-e-o-marketing-digital>. Acesso em: 06 de nov. de 2017. OKADA, Sionara Ioco; SOUZA, Eliane Moreira Sá de. com. br/blog/funil-de-vendas/>. Acesso em: 21 abr. PINTO, Claudia A. de S. PRADO JUNIOR, Tarcis; FAZOLO, Daniel; MANFREDINI, Renato; GINATTO, Victor. A influência do marketing digital sobre a escolha dos consumidores. Anais do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte. Boa Vista/RR, 2016. RECUERO, Raquel. São Paulo: Atlas, 2010. SEGURA, Cristina Marques. O estudo do marketing digital versus marketing tradicional e a percepção das suas campanhas por parte dos consumidores no mercado virtual e tradicional.

f. Dissertação (Mestrado em Estatística e Gestão de Informação) – Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2009. Publicidade on-line: salva vidas em temporada de crise, Guia da Embalagem, 27/03/2009. Disponível em: <http://www. guiadaembalagem. com. br/ artigo_57-publicidade_on%20line%20_salva%20vidas_em_temporada_de_ crise. UOL NOTÍCIAS. Facebook atinge 2 bilhões de usuários e vira “nação” mais populosa do mundo. Tecnologia. jun. Disponível em: <https://tecnologia. br/ano-20-como-seguir-as-pegadas-virtuais-do-novo-consumidor/>. Acesso em 2 nov.

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