Livro – A CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS INTRODUÇÃO À FILOSOFIA E A ÉTICA DAS CIÊNCIAS – Gérard Fourez

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Religião

Documento 1

A filosofia vai oferecer métodos, conceitos técnicos e ferramentas intelectuais que permitem compreender certas questões, como diz o autor Frourez,1995. A ideia do autor é enfatizar também a ciência presente no currículo escolar, sabendo que a ciência faz parte do ensino fundamental das crianças, onde o mesmo tem a proposta de formar cidadãos crítico em uma sociedade voltada para o conhecimento da ciência e da tecnologia. Ciências Naturais, a matéria falada no texto é ideal para que o aluno tenha um entendimento do mundo, de tudo que acontece em sua volta, conseguindo compreender as transformações. Onde alguns alunos conseguiram passar e ter uma visão ampla do que é a ciência, outros já não conseguiram passar por isso, chegando em uma pós-graduação sem ter vivido essa experiência do que é a Ciências Naturais, lembrando em mentes poucas experiências realizadas.

Entrando no capitulo 2, o autor fala sobre as Reflexões Epistemológicas, onde aborta o método cientifico, onde defende a visão das ciências como verdadeira, relevando o caráter construído pelo homem durante os anos. De acordo com o capitulo 8, Ciências Fundamentais e Tecnologias, entra a parte das discussões entre as ciências puras e as ciências ditas aplicadas. Onde ele fala “O conceito de “ciência pura” era, portanto, no início, um conceito restritivo: referia-se a pessoas que se centravam em um a só questão. O conceito de “ciência pura” liga-se ao desenvolvimento das pesquisas de acordo com paradigma os bens delimitados” (Fourez, p,201). Onde as investigações ditas aplicadas, seria ter uma grande preocupação sobre a reflexão e suas consequências para as pessoas e para toda sociedade, onde este resultado, geraria um debate ético e político.

Ciências e Decisões humanas no capitulo 9, levanta a história da sociedade contemporânea, com relação a ciências e a tecnologia, onde tem um poder assumir o papel significativo na organização da sociedade. Todos os debates e conflitos foram resolvidos baseado nas leis aplicadas em cada época. Sendo a ideologia da justiça, a justiça processual beneficia o mais forte. “Quando a ciência examina uma questão, ela se baseia nos pressupostos de seu paradigma. Desse m odo, a biologia, ao estudar os embriões, utilizará os pressupostos que a fundam: ela considerará os níveis microscópicos da bioquímica e da célula e depois colocar-se-á questões do ponto de vista dos órgãos, ampliando o estudo ao introduzir um a noção bipsicológica do indivíduo” (Fourez, p.

O autor coloca em pauta a questão do embrião, no ultimo capitulo.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download