LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Administração

Documento 1

Rosilene Andréa Alvarenga. Data de Aprovação: ----/----/---- Banca Examinadora: ---------------------------- Prof. Dr. FMU- Orientador: ---------------------------- Prof. Dr. TEORIAS DE LIDERANÇA 6 1. Teoria dos Traços 6 1. Teoria comportamental 7 1. Teoria contingencial ou situacionais 8 2 O LÍDER E SUA INFLUÊNCIA NO AMBIENTE DE TRABALHO 9 2. LIDERANÇA COMO UM FATOR DIFERENCIAL PARA SUCESSO ORGANIZACIONAL 11 3 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13 LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO Tratar de liderança consiste em investigar sobre um tema relativamente antigo, porém que está presente até os dias atuais por apresentar problemáticas que se modificam ao longo do tempo, com o surgimento de novas necessidades, novas teorias e novos tipos de funcionários e principalmente, novos tipos de líderes, que procuram atender a busca por filosofias de liderança inovadoras que trazem também bons resultados para a empresa.

em um de seus trabalhos enfatiza que: Liderança dentro de uma empresa é importante, pois tem como objetivo ajudar que seja possível através dos seus colaboradores transformarem aspectos considerados essenciais para alcançar metas estabelecidas pela empresa (KOTLER, apud JULIO & SILIBI NETO 2002, p. A liderança de acordo com Hunter (2004, p. pode ser vista como uma capacidade que uma pessoa apresenta em conseguir incentivar pessoas, podendo então a liderança ser desenvolvida e treinada, pois defende que uma pessoa pode ser treinada para desempenhar a função de influenciar as pessoas, tendo como objetivo principal, alcançar as metas da empresa como sendo para um bem comum. TEORIAS DE LIDERANÇA 1. Teoria dos Traços Quando se trata sobre esta teoria, torna-se importante trazer o entendimento de Daft (2009, p.

Teoria comportamental As teorias comportamentais, segundo enfatizado por Fiedler (2010), começaram a ter destaque, depois que foram percebidas fragilidades no teor desenvolvido pela teoria dos traços. Pois com o tempo, passou-se a perceber que não seriam certos traços mostrados por uma pessoa que, podia definir o sucesso dos líderes, pelo contrário, o que vinha definindo o líder era justamente a capacidade que uma pessoa demonstrava em conseguir adequar os comportamentos às exigências do momento (FIEDLER, 2010). Como defendido por Pereira & Heldemann (2001 p. a teoria comportamental, apresenta como inovação importante, que á liderança pode ser treinada e aprendida. Sendo assim, através da teoria comportamental as pessoas poderiam depois de um treinamento conseguir assumir estilos importantes que são definidos para o desempenho de uma liderança eficaz (PEREIRA e HELDEMANN, 2001 p.

al. p. consequentemente, quando se trata sobre á Teoria Contingencial ou Situacional: O líder parte do princípio que não existe um exclusivo estilo de liderança válido para e toda e qualquer situação, ou seja, cada tipo de situação exige um estilo de liderança diferente para se obter a eficácia da equipe de trabalho. O líder necessita ter flexibilidade na relação com seus liderados alterando seu estilo de atuação em função dos aspectos situacionais. Portanto, nesta teoria o exercício da liderança é em função de três variáveis: o líder, os liderados e a situação em que se encontram (Cavalcanti et. Conforme ressalta Chiavenato (2009, p. existem alguns traços que determinam o líder que são: Traços físicos: energia, aparência pessoal, peso e estatura.

Traços intelectuais: agressividade, adaptabilidade, entusiasmo e autoconfiança. Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa. Traços relacionados à tarefa: impulso de realização, iniciativa e resistência (CHIAVENATO, 2009 p. LIDERANÇA COMO UM FATOR DIFERENCIAL PARA SUCESSO ORGANIZACIONAL A necessidade de transformação de acordo com o que é exposto por Chiavenato (2009, p. tem sido imposta de fora para dentro da organização e isso acontece através do progresso tecnológico, pelo método de globalização e pela concorrência acirrada em que o mercado de trabalho se encontra e isso atribui de certa forma por novas formas de liderar/motivar as pessoas, para produzirem mais, trabalharem em conjunto e acolherem melhor um cliente cada vez mais exigente, sempre pensando em conseguir um bom resultado para o sucesso organizacional.

Uma questão relevante mencionada por Oliveira (2004, p. é que, o processo de liderança não pode ser em hipótese alguma, desconsiderado diante das organizações que almejam obter bons resultados e destaque no mercado, segundo compreende-se: A Liderança, composta pelo conjunto de pessoas que ocupam posições nas quais lhes cabe gerenciarem o trabalho de outros, é um dos recursos fundamentais para que a empresa consiga atingir seus objetivos. Ela é que vai conduzir as atividades, fazendo planejamentos, monitorando os acontecimentos, identificando os problemas e principalmente influenciando o comportamento das pessoas, que são consideradas o bem mais valioso da empresa porque são responsáveis diretas pelo desempenho da mesma. Esse é um dos motivos da importância da liderança que se sustenta com o tempo. Liderar desta forma é influenciar pessoas a buscarem resultados estabelecidos, de preferência visando ao desígnio comum.

Reis (2009, p. por sua vez vem defendendo, que o maior desafio contemporâneo para as organizações é fazer com que as pessoas produzam mais, melhor e com qualidade de vida, mas sem perder o objetivo do alcance dos resultados e isso pode ser alcançado através de um bom líder. CONCLUSÃO Constatou-se como solução para a problemática desta pesquisa, que líderes na atualidade podem colaborar para o sucesso organizacional, pois são pessoas que além de motivar e incentivar os colaboradores á alcançarem as metas estabelecidas, também tem capacidade de planejar, traçar metas, dão soluções para problemas que aparecem, visando sempre à melhoria comum para realização de todas as pessoas envolvidas no processo. Liderança e motivação. Série Gestão de Pessoas.

Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas: como transformar gerentes em gestores de pessoas. GUIMARÃES, Cláudia Patrícia Silvério Fragas. Liderança eficaz: pessoas motivadas e felizes, organizações saudáveis. São Paulo, 2002. HUNTER, James C. O monge e o executivo. Escala de avaliação do estilo gerencial (EAEG): desenvolvimento e validação. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. n. p. dez. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2004, p. Disponível em: www. unitau. br/prppg/cursos/ppga/mba/2004/ge/oliveira_moguelmoreira_de. pdf Acesso em: 06 maio. www. spell. org. br/perfis-aceitaveis-de-lideranca nasorganizacoes-da-microrregiao-do-vale-do-itapocu--santa-catarina>Acesso em: 11 maio 2019. REIS, Homero. São Paulo: Pearson-Prentice-Hall, 2008. ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2009. SILVA, Márcia Lúcia da.

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